As sutilezas do processo de aquecimento da fundação de uma casa de madeira

As sutilezas do processo de aquecimento da fundação de uma casa de madeira
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Características de isolamento

As principais funções do isolamento da fundação são reduzir a perda de calor da estrutura e proteger a base da destruição e congelamento. No entanto, isso só pode ser alcançado por meio de isolamento térmico externo, desde que sejam utilizados materiais adequados.

Peculiaridades

As casas de madeira são estruturas bastante leves em comparação com as contrapartes de tijolo ou concreto, portanto, podem ter uma base leve. Dependendo das características do solo no local, um ou outro tipo de fundação é selecionado. Como regra, esta é uma tira rasa, pilha ou base de tira de pilha. No entanto, independentemente do tipo de sistema utilizado, é obrigatório para todos os tipos de bases o seu isolamento.

Os especialistas recomendam isolar o porão do interior, e é importante fazer isso ao longo de superfícies horizontais e áreas cegas verticais. O isolamento externo da fundação permite que você resolva uma série de problemas.

Perda de calor reduzida em casa

Uma fundação não isolada causa até 20-25% da perda de calor de um objeto, mesmo na presença de isolamento térmico das paredes e do piso. Isso se deve à formação de "pontes frias" na fundação, por onde o calor escapa.

Reduzindo o inchaço do solo no inverno

O isolamento da base pelo lado externo permite evitar o congelamento significativo do solo próximo ao isolamento. Isso, por sua vez, prolonga a vida útil da estrutura, reduz a probabilidade de deformação sazonal do solo, o que significa violações da horizontal e da geometria da fundação.

Menos ciclos de congelamento / descongelamento

Cada material de base é resistente ao gelo, a madeira não é exceção. A resistência ao gelo refere-se ao número de ciclos de congelamento / descongelamento que a fundação pode suportar sem perder suas propriedades técnicas. Deve ser entendido que em um inverno tais geadas e degelos podem ocorrer por mais de 10, o que, é claro, afeta a durabilidade da fundação e, portanto, de todo o edifício. O uso de isolamento permite reduzir o número de ciclos de congelamento / descongelamento da fundação.

Proteção de fundação

A fundação, protegida do congelamento e da penetração de umidade, é caracterizada pela resistência e confiabilidade. Ao ficar encharcada, a madeira sofre empenamento, começa a apodrecer, perde resistência, assim como seu isolamento térmico e acústico característico.

Proporcionando um clima interno favorável

Ao isolar a fundação pelo exterior, é possível aproximar o mais possível o ponto de orvalho da superfície da torta de isolamento, o que evita que as paredes e o isolamento se molhem e evita o aumento da humidade no interior da divisão. Pelo contrário, com o calor adequado e isolamento de vapor em uma casa de madeira, o teor de umidade ideal será mantido.

Manter a saúde das comunicações

Freqüentemente, uma rede de comunicações é instalada no porão de uma casa. O uso de isolamento garante sua proteção contra congelamento e rompimento.

Materiais (editar)

Os materiais para isolar a fundação de uma casa de madeira devem atender aos seguintes critérios:

  • baixa condutividade térmica;
  • permeabilidade ao vapor;
  • Resistência à umidade;
  • alta resistência ao desgaste;
  • facilidade de instalação.

As mais importantes são as características de condutividade térmica, permeabilidade ao vapor e resistência à umidade. Quanto menos o material conduzir calor, mais quente ficará a casa. A árvore é caracterizada pela capacidade de absorver o excesso de umidade e, se necessário, doá-la. Por isso é tão importante o uso de isolamento “respirável”, que pode remover o excesso de vapor de umidade, evitando que se transformem em gotículas de água diretamente na superfície das paredes ou do isolamento. A permeabilidade ao vapor do isolamento deve ser próxima à permeabilidade ao vapor do material de fundação, caso isso não seja possível, o uso de barreira de vapor é obrigatório.

Entre os materiais mais populares para isolar uma base de madeira, existem vários tipos.

Poliestireno expandido

Este é um plástico de espuma bem conhecido. No entanto, os especialistas atuais recomendam usar sua melhor opção - espuma de poliestireno extrudado. Este último é caracterizado pela baixa condutividade térmica, resiste melhor à umidade do que o plástico de espuma e tem uma grande margem de segurança.

Tais desvantagens do isolamento, como insegurança ambiental (durante o uso, uma certa quantidade de estireno é liberado) e inflamabilidade (dependendo do tipo de produto, o material pertence à classe G1-G4) quando é instalado na fundação tornam-se insignificante.

A facilidade de fixação também atrai os usuários - o poliestireno expandido é produzido em forma de placas retangulares, tem superfície plana. Para a fixação, utiliza-se um adesivo especial (é importante que não contenha solventes), como fixação adicional - buchas tipo guarda-chuva.

Penoplex, feito à base de espuma de poliestireno extrudido, é também um tipo de isolamento de poliestireno expandido. Em termos de suas características operacionais, ela excede ligeiramente a última, embora externamente não seja diferente.

Um ponto importante na utilização do isolamento à base de poliestireno expandido é a sua instabilidade aos raios UV, portanto, o isolamento deve ser coberto com elementos de proteção e decorativos para o porão e não armazenado desembalado.

Argila expandida

Isolamento natural, que consiste em pequenos "seixos" cheios de ar. Difere em baixa condutividade térmica, respeito ao meio ambiente, segurança contra incêndio, boa permeabilidade ao vapor, mas absorvendo umidade. O isolamento úmido, como você sabe, perde suas características técnicas. Isso pode ser evitado por impermeabilização de alta qualidade.

Via de regra, a argila expandida é usada em cabanas de toras, bem como em casas com piso térreo. Neste caso, é organizada uma aparência de bloqueio - a uma altura de 50-60 cm do solo, é feita uma área cega, cujas paredes são impermeabilizadas e cobertas com argila expandida.

Para isolamento, é melhor usar material de diferentes frações - fragmentos maiores proporcionarão um efeito de isolamento térmico, fragmentos menores preencherão o espaço entre eles.

Espuma de poliuretano

Um isolamento moderno com indicadores de eficiência térmica semelhantes aos dos materiais de poliestireno expandido. Além do mais, difere na resistência à umidade, seguro, do ponto de vista do respeito ao meio ambiente, não combustível.

Aquecer com espuma de poliuretano significa borrifá-la sobre a superfície com uma camada de 3-10 cm de espessura, como o poliestireno expandido, o material é instável à radiação ultravioleta, portanto é necessário protegê-lo após a pega. Além disso, neste caso, o acabamento de contato não pode ser instalado, portanto, antes mesmo de pulverizar a composição, deve-se cuidar da caixa, na qual serão fixados os materiais do embasamento de acordo com o princípio da fachada ventilada.

Penofol

Material em rolo à base de espuma de polietileno, que possui boas características de isolamento térmico. Além do mais, um dos lados do produto é equipado com uma camada de folha, uma característica da qual é a capacidade de refletir o calor. Ou seja, o isolamento atua pelo princípio de uma garrafa térmica - na estação fria mantém o calor dentro de casa, no calor do verão proporciona frescor dentro da sala, evitando que sobreaqueça.

Além disso, a presença de um revestimento de folha melhora a resistência à umidade e a resistência dos materiais. O formulário de liberação oferece facilidade de instalação.

Características de isolamento

Idealmente, o isolamento da fundação deve ser feito na fase de sua criação. Porém, mesmo em uma casa construída, você pode isolar a base com alta qualidade, porém, o processo será mais trabalhoso.

Em primeiro lugar, você precisa liberar a base, limpando-a até o solo. Ao redor da fundação, deve-se obter uma vala com largura conveniente para trabalhar nela. Se a estrutura está em fase de construção, então você pode usar equipamentos especiais para agilizar o processo, se em uma casa já construída, você terá que cavar com as próprias mãos.

Além disso, a fundação em toda a superfície deve ser limpa de sujeira, se necessário, remover irregularidades e rachaduras, amassados. Para obter uma superfície lisa, use uma lixadeira de concreto ou madeira. Uma argamassa especial com alta velocidade de adesão permite eliminar fissuras e buracos nas bases de concreto. Se, em vez disso, você usar uma argamassa de cimento-areia convencional, terá que esperar cerca de 2 semanas para que ela endureça. Deixar a fundação desprotegida por um período tão longo é indesejável.

É importante que as superfícies estejam limpas e secas (o teor máximo de umidade é de 4-8%). Só assim é possível conseguir a aderência do isolamento.

Antes de prosseguir com o isolamento, é necessário fazer a impermeabilização. Na primeira etapa, um primer é aplicado. É importante atingir a unidade do revestimento - para que não haja áreas da base desprotegidas com um primer. É mais cómodo trabalhar com rolo sintético de curta distância, em zonas de difícil acesso - com pincel.

Após a secagem do primer, a impermeabilização do rolo é colada. A fixação é feita por fusão, existem também versões de produtos autoadesivas mais caras. A impermeabilização deve ser colada de baixo para cima.

Movendo-se de cima para baixo, a camada de betume derretido irá drenar, então os trabalhadores correm o risco de se queimar.

Em seguida, o isolamento é anexado. Se forem placas de espuma de poliestireno, então são coladas (a fixação em um primer de betume solúvel em água também é possível). As placas são empilhadas de ponta a ponta, deve-se tentar evitar a formação de vãos entre os elementos.

Uma camada de isolamento, localizada abaixo do nível do solo, só precisa ser colada. Depois de preencher esta parte da base com terra, o isolamento será pressionado de forma confiável. É extremamente indesejável o uso de fixadores aqui, pois isso significa uma violação da camada de impermeabilização - a água subterrânea poderá entrar em contato com a fundação.

O isolamento na parte aérea pode e até precisa ser adicionalmente fixado com buchas do tipo guarda-chuva. Sob eles, um orifício de diâmetro adequado é primeiro perfurado e, somente então, os fixadores são aparafusados ​​ou inseridos.

Ao usar o penoplex, uma camada de material de cobertura é geralmente revestida em cima dele na parte subterrânea. Para o elemento do porão, geralmente são utilizadas membranas impermeáveis, nas quais o material decorativo é então fixado (na caixa).

A instalação do poliestireno expandido já foi mencionada acima. Um ponto importante é a preparação preliminar da caixa, a pulverização geralmente é feita por profissionais.

Uma instalação completamente diferente é típica para argila expandida. Para fazer isso, você precisa cavar uma vala e equipá-la com cofragem. Além disso, uma mistura de concreto com argila expandida é derramada no espaço entre esta e a fundação. Após a solidificação dessa camada, ela pode ser adicionalmente isolada com argila expandida e, em seguida, impermeabilizada.

Se estamos falando sobre isolar a fundação de pilha com argila expandida, então eles agem de forma diferente. Valas com 30-40 cm de profundidade são cavadas entre os suportes e barras ranhuradas são fixadas nos próprios suportes.Neles são inseridas pranchas, após o que obtêm uma espécie de "bolsa", espaço. É coberto com argila expandida.

O processo de aquecimento da fundação completa-se enchendo-a, socando a terra à volta, decorando a cave ou o espaço entre as estacas e sobrepondo o primeiro piso.

Para obter informações sobre como isolar a fundação de uma casa de madeira, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário