Isolamento térmico de fachadas: tipos de materiais e métodos de instalação
Na hora de construir e projetar a fachada de uma casa, não basta cuidar da sua robustez e estabilidade, mas da beleza externa. Esses fatores positivos se depreciam instantaneamente se a parede estiver fria e ficar coberta com condensação. Portanto, é extremamente importante pensar em uma proteção térmica de alta qualidade e escolher o material mais adequado para ela.
Métodos de isolamento térmico
O isolamento térmico de fachadas resolve quatro tarefas principais de uma vez:
- prevenção do frio no inverno;
- prevenção de calor no verão;
- redução nos custos de aquecimento;
- reduzindo o consumo atual de ventiladores e condicionadores de ar.
O dispositivo da camada isolante térmica do lado de fora é considerado o passo mais correto por todos os tecnólogos, sem exceção. Os profissionais isolam as residências por dentro apenas se o isolamento externo não puder ser usado por algum motivo. Como mostra a prática, trabalho ao ar livre:
- reduzir o impacto do clima e outros fatores adversos nas estruturas principais;
- evitar a condensação de umidade na superfície e na espessura da parede;
- melhorar o isolamento acústico;
- permitir que a casa respire (se tudo for feito corretamente e a escolha do material for correta).
O reboco úmido é mais procurado do que outros esquemas, e o custo geral e a facilidade de implementação permitirão que continue a ser a opção mais popular por muito tempo. A “torta” inclui, além do material de proteção térmica, cola à base de polímero, estrutura de reforço e acabamento decorativo. A formação de uma moldura articulada é obrigatória para uma fachada ventilada e isso inevitavelmente torna todo o edifício mais pesado.
Um pré-requisito para a operação confiável desse tipo de parede de duas camadas é deixar um espaço por onde o ar circulará. Se não for controlada, a umidade penetrará em outros materiais isolantes e danificará as próprias paredes.
Outro esquema é o gesso pesado. Primeiramente são instalados painéis que basicamente bloqueiam a saída de calor para o exterior e, em seguida, é aplicada uma camada de gesso. Pode parecer que tal solução é melhor do que uma fachada molhada, porque não há restrições quanto à densidade dos materiais. Mas, ao mesmo tempo, a qualidade do isolador deve ser a mais alta possível.
Os construtores amadores recorrem frequentemente a este método, uma vez que permite não nivelar as paredes até um estado perfeitamente liso.
Se você precisar isolar a fachada de uma casa velha para uso durante todo o ano, a solução mais simples é o isolamento térmico para revestimento. Não é apenas confiável e eficaz na prevenção da perda de calor: a estrutura externa pode ter uma aparência extraordinariamente elegante; outras opções raramente alcançam o mesmo resultado.
Um pré-requisito é a formação do quadro. Ele é criado usando peças de madeira ou aço tratadas com agentes de proteção. Em seguida, é sempre colocada uma camada de barreira de vapor, e só depois de cobri-la com proteção térmica é que chega aos painéis decorativos.
Todos os métodos acima são destinados principalmente a tijolos, painéis ou edifícios construídos a partir de blocos de concreto de argila expandida. As fachadas de madeira não podem ser isoladas com materiais poliméricos. Principalmente estruturas fibrosas são adequadas para eles. É importante observar uma série de condições para o isolamento térmico:
- a prontidão da casa pelo menos até o nível do telhado;
- o fim do encolhimento da construção;
- impermeabilização preliminar e isolamento de fundações;
- o fim da instalação de janelas, ventilação e todas as comunicações que entram nas paredes (fora delas);
- clima ideal (sem geadas severas, calor significativo, vento e qualquer precipitação).
Recomenda-se também concluir o acabamento áspero do interior, concretar e verter os pisos, e preparar a fiação. As paredes são estudadas com antecedência e, mesmo com a instalação independente de isolamento térmico, os conselhos de construtores experientes não serão supérfluos. Ao escolher um esquema, deve-se pensar em como reduzir o número de pontes frias ao limite. Idealmente, não deveria haver nenhum. O aquecimento com argila e palha é permitido apenas em paredes de madeira, mas esta já é uma abordagem arcaica, adequada apenas em situações isoladas.
Todos os componentes devem estar intimamente relacionados entre si, portanto, a seleção de materiais isolantes de calor, à prova de vapor e impermeabilizantes deve ser realizada simultaneamente. Não é necessário entrar em contato com construtores profissionais para obter as informações necessárias. A maioria das situações é resolvida com sucesso com a compra de circuitos de isolamento totalmente prontos, que já estão completos com fixadores e outros equipamentos em produção. Trabalhar com esses kits se resume quase exclusivamente a seguir as instruções do fabricante. Será necessário apenas calcular a necessidade de materiais e não se confundir com a escolha de um tipo específico.
É necessário isolar as fachadas do painel levando em consideração as seguintes considerações:
- condições climáticas favoráveis ou desfavoráveis;
- a intensidade da precipitação;
- força e velocidade média dos ventos;
- orçamento acessível;
- características individuais do projeto.
Todas essas circunstâncias afetam diretamente a escolha de uma opção de isolamento adequada. É preferível entrar em contato com o Código Penal ou uma parceria de proprietários para fazer um orçamento. O trabalho ao ar livre é geralmente confiado a escaladores industriais (você pode fazer sem a ajuda deles apenas nos primeiros andares). Uma membrana permeável ao vapor de água deve ser colocada sob a lã mineral.
Se o poliestireno for escolhido para o isolamento de qualquer casa, é imprescindível exigir dos vendedores certificados de conformidade do material com o nível de inflamabilidade G1 (muitas vezes as verificações de especialistas revelam uma violação deste requisito).
Se o concreto de argila expandida for revestido com lajes de argila expandida, é necessário verificar se sua espessura é de pelo menos 100 mm, e as próprias chapas estão bem colocadas, sem o aparecimento de costuras. A barreira de vapor ao isolar tais blocos é estritamente necessária. Acima das paredes de concreto de argila expandida que não possuem acabamento externo, recomenda-se a construção sobre uma estrutura de revestimento de alvenaria para maior eficiência energética. A lacuna resultante é preenchida com vários materiais de isolamento.
Se não há desejo de recorrer a alvenarias complexas e demoradas, pode-se usar blocos isolantes com revestimento aplicados em ambiente industrial.
Tipos de materiais
Tendo lidado com os esquemas básicos de isolamento de fachada, agora você precisa descobrir quais materiais podem ser usados para esse propósito e quais são seus parâmetros específicos. Segundo os profissionais, é muito útil o uso de espuma de poliuretano. Uma vez que a composição está totalmente preparada para o trabalho em condições industriais, resta apenas aplicá-la por meio de cilindros. A julgar pelos comentários, as garantias dos fabricantes de espuma de poliuretano de base balão sobre a combinação de proteção térmica com isolamento acústico são totalmente consistentes com a verdade. A resistência e o aumento da elasticidade da composição de polímero resultante quando ele sai há muito tempo atrai a atenção dos construtores.
A espuma de poliuretano cobre muito rapidamente uma grande área e, ao mesmo tempo, penetra até mesmo nas menores lacunas. Não pode apodrecer ou se tornar um terreno fértil para fungos microscópicos.Mesmo quando exposto ao fogo aberto, o material de espuma apenas derrete, mas não acende. Se ele se sobrepõe à base de metal, fornece proteção confiável contra a corrosão.
Ao mesmo tempo, deve-se ter cuidado ao usar espuma de poliuretano em locais onde a luz solar direta ou a água podem afetar o material.
As casas Sibit, que são bastante populares agora, podem ser isoladas da mesma forma que qualquer outro edifício. Fachadas úmidas e ventiladas são aceitáveis. Os profissionais recomendam cobrir a parte subterrânea com espuma de poliestireno extrudido ou outros aquecedores impermeáveis à água.
A alvenaria fresca, até 12 meses, é melhor deixada sozinha. Se isolado antes do final deste período, o sibit não terá tempo de secar e ficará bolorento.
Se por enquanto é impossível desacelerar a construção (e na maioria das vezes acontece), vale a pena isolar com a ajuda de EPS. Sua camada é exibida acima do solo, acima da área cega em cerca de 0,1 m. O fato é que se você apenas enterrar uma pedra não isolada, ela não secará de qualquer maneira, as águas do solo, encontradas mesmo na terra mais seca, interferirão muito nisso . A base será destruída muito em breve.
O segmento acima do solo não precisa ser sobreposto para que seque. Recomenda-se também aquecer e ventilar a cave nos meses de inverno, não realizar trabalhos molhados; gesso impermeável ao vapor de água pode ser aplicado sobre EPSS.
Se uma casa feita de sibit ou outro material serviu por algum tempo, o problema de secagem desaparece por si mesmo. Então você pode considerar a possibilidade de isolar a fachada com painéis sanduíche. Um pré-requisito é o uso de barreiras de vapor de filme e a organização de intervalos de ventilação. Boas propriedades de proteção são demonstradas por material de cobertura e vidro, que são aplicados nas próprias paredes. Os materiais de alta densidade localizados no circuito acima do isolamento devem ser protegidos do vento.
Voltando aos painéis sanduíche, vale ressaltar suas vantagens indiscutíveis como:
- fortaleza mecânica;
- cobertura confiável das camadas subjacentes de influências externas;
- incombustibilidade;
- supressão de ruído;
- facilidade;
- proteção das peças metálicas contra a corrosão.
Os painéis sanduíche são frequentemente recomendados para edifícios de madeira que estão em operação há muito tempo. Neles, não só a contenção do frio é um problema, mas também a proteção externa do circuito externo que se enfraqueceu ao longo dos anos. Devido à grande variedade de formatos de painel, não é difícil selecionar a opção ideal para uma finalidade específica.
As empresas modernas lançaram a produção de painéis com uma grande variedade de camadas externas. Existem placas de alumínio, aço inoxidável, fibras e partículas, madeira compensada e, às vezes, até placas de gesso. Os avanços da tecnologia permitem proteger os produtos da ignição por meio de uma camada incombustível.
Uma combinação simultânea das mais altas características práticas e decorativas é obtida escolhendo sanduíches de aço com uma camada externa de polímero. Os interessados podem até solicitar uma imitação de qualquer pedra natural.
Durante a instalação, os painéis devem ser posicionados de forma que as fibras isolantes formem um ângulo reto com a base revestida.
A compra de uma ferramenta especializada só trará economia no longo prazo. Afinal, não há outra maneira de cortar painéis sanduíche da maneira necessária de forma rápida e eficiente, sem perdas desnecessárias.
O isolamento para uso externo geralmente é coberto com telhas de clínquer. Você pode imitar sua aparência em uma base de madeira usando três métodos.
- O uso real de tijolos de clínquer. É aceitável se a base da fundação for larga.
- Utilização de painéis térmicos de fachada revestidos a ladrilho. Nenhum cimento é necessário.
- Painéis de plástico (a forma mais barata e fácil de instalar).
De referir o conceito Lobatherm, que prevê a fixação do isolamento na fachada, a formação de uma camada de reforço à base de uma mistura especial e malha de vidro. Você também precisará terminar a superfície com ladrilhos de clínquer semelhantes a tijolos. Um sistema semelhante é adequado para cobrir paredes de pedra, tijolo, espuma de concreto e concreto aerado.
Se todo o trabalho for feito corretamente, você pode garantir a viabilidade do revestimento por pelo menos meio século sem reparo.
O gesso termo-isolante e o acabamento com tinta especial podem ser usados apenas como um auxiliar para aumentar as propriedades de proteção do isolamento principal. Não há necessidade de falar seriamente sobre isolamento com papelão e papel kraft ainda mais prático.
Ambos os materiais fornecem proteção contra o vento em vez de retenção de calor. A massa do papelão é três vezes pior em suas características térmicas do que a lã de rocha e é um terço inferior até mesmo a uma placa de pinho comum. Além disso, os problemas podem estar associados ao risco de incêndio do material e ao fato de serem criadas condições favoráveis para os insetos em seu interior.
Será muito mais prático isolar a fachada com penofol, ou seja, espuma de polietileno. A vantagem desta solução é que ela suprime efetivamente a transferência de calor por convecção e radiação infravermelha. Não é surpreendente, portanto, que um nível impressionante de proteção térmica tenha sido alcançado. 100 mm de penofol são iguais em suas características a 500 mm de parede de tijolos de alta qualidade. Além dessas vantagens, deve-se citar:
- facilidade de instalação;
- impermeabilidade ao vapor;
- proteção confiável contra superaquecimento pelos raios solares.
Tais qualidades tornam possível prescindir de outros revestimentos impermeabilizantes e de barreira de vapor, reduzindo significativamente o custo de reparos ou construção. Penofol categoria A distingue-se por uma disposição unilateral da folha, não se destina à fachada. Mas dá excelentes resultados ao isolar o telhado e várias comunicações. A Descarga B possui folha em ambas as faces, destinada inicialmente ao isolamento térmico de pisos entre pisos. Finalmente, os materiais C podem ser usados nas áreas mais difíceis.
Existem várias outras opções - em algumas a folha é complementada com uma tela, em outras o polietileno laminado, em outras a espuma de polietileno ganha estrutura em relevo. A folha é capaz de refletir até 98% da radiação térmica incidente em sua superfície. Portanto, ele resiste efetivamente à proteção contra o frio em fevereiro e contra o calor em junho ou julho. O Penofol pode ser simplesmente colado a uma base de madeira. Também é permitido pela tecnologia anexar com um grampeador a grampos ou pregos.
Deve-se ter em mente que a espuma de polietileno espumada não pode "ostentar" grande rigidez, portanto, após sua aplicação, é impossível colocar camadas adicionais de acabamento. Os grampos são piores do que a cola, pois comprometem a integridade do material e o impedem de realizar suas funções básicas. Além disso, um isolamento verdadeiramente completo só é possível quando se usa penofol em conjunto com outros materiais de proteção.
As áreas do isolador danificadas mecanicamente são restauradas manualmente com fita de alumínio.
O uso de feltro, é claro, tem uma história muito mais longa do que o uso de penofol e outros isolantes modernos. Mas se você olhar para as características práticas, não há vantagens particulares. A única vantagem que está fora de dúvida é sua segurança ambiental impecável. Se, no entanto, se optar por este material em particular, a vida útil da protecção térmica irá deliciar os proprietários.
Definitivamente, você deve cuidar da impregnação com retardantes de fogo em uma organização licenciada pelo Ministério de Emergências.
isopor
Embora os especialistas falem relativamente pouco sobre o feltro, a espuma atrai muito mais atenção.A controvérsia em torno dele é muito acalorada, e alguns estão tentando provar a superioridade desse material sobre outros, e seus oponentes partem do pressuposto de que é insignificante. Sem entrar na discussão, uma coisa pode ser dita: a espuma é uma solução atraente apenas com uma preparação cuidadosa da superfície. É absolutamente necessário retirar das paredes tudo o que possa interferir no trabalho.
Isso se aplica, entre outras coisas, aos elementos decorativos, dos quais há muitas casas usadas há muito tempo. Construtores experientes certamente verificarão a resistência do gesso batendo na superfície. Um fio de prumo ou um cabo longo ajudará a identificar vários desvios do plano e as menores falhas. Não há necessidade especial de usar um nível de construção. Devem ser removidas as áreas defeituosas da camada de gesso e, em seguida, um cinzel é usado para retirar o influxo de concreto e o excesso de argamassa nos vãos entre os tijolos.
Você não pode montar a espuma em uma parede coberta com tinta a óleo, você terá que sacrificar uma camada dela. Naturalmente, manchas de mofo e gordurosas, vestígios de ferrugem e sal escorrendo serão categoricamente intolerantes. Rachaduras mais profundas do que 2 mm devem ser preparadas com compostos que penetram na espessura do material. A preparação é realizada com o auxílio de uma escova maklovitsa. Se forem encontradas irregularidades superiores a 15 mm, após o primer, aplica-se gesso ao longo das balizas.
As faixas iniciais das molduras devem corresponder em tamanho à largura do material isolante. Não é desejável fazer tiras de cola contínuas, a aplicação pontilhada ajudará a evitar o aparecimento de "tampões" de ar. O assentamento e prensagem das folhas de espuma na parede deve ser feito imediatamente após a aplicação da cola, caso contrário haverá tempo para secar e perder sua capacidade de carga.
Todas as folhas são verificadas por nível, caso contrário, podem ocorrer erros muito graves. Se necessário, ajuste a posição da placa, remova-a completamente, limpe a cola velha e aplique uma nova camada.
Lã de vidro e ecowool
A lã de vidro e a lã ecológica são muito semelhantes, mas também existem diferenças significativas. Portanto, a lã de vidro é perigosa para a saúde e não é muito conveniente no trabalho diário. Não é categoricamente adequado se você precisar isolar as paredes do lado de fora usando o método de fachada úmida. A vantagem da lã de vidro é sua absoluta inércia química. Em condições domésticas, simplesmente não há substâncias que reagiriam com este isolamento.
A baixa densidade permite evitar uma sobrecarga significativa da fundação, o que significa que a lã de vidro é compatível mesmo com edifícios leves. Sua séria desvantagem é sua alta higroscopicidade, mas não há necessidade de temer a ação do fogo aberto e do forte aquecimento. Mesmo a lã de vidro laminado deve ser coberta por fora com camadas de barreira de vapor e impermeabilizante, caso contrário não será capaz de cumprir a tarefa. A lã de vidro também pode ser usada como parte de uma fachada ventilada e, em seguida, é colocada na caixa ou um espaçador é colocado entre suas partes.
Da camada de algodão até a superfície da parede, não se deve colocar nenhum filme ou membrana, eles ainda são supérfluos ali. Além disso, a presença de lã de vidro no intervalo entre as camadas de barreira de vapor apenas tornará inevitável que seja danificado pelo líquido. Se tal erro for cometido repentinamente, você terá que desmontar todo o bolo, secar o isolamento e observar rigorosamente a tecnologia na próxima tentativa. O algodão ecológico é semelhante em suas propriedades, exceto pelo fato de não ser tão espinhoso e completamente seguro de usar.
A escolha entre esses dois materiais depende mais da marca específica do que da espécie.
Lajes de basalto
Graças aos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, a lã de basalto pode ser usada não apenas para o enchimento de paredes internas. Com base nela, são criadas placas de isolamento excelentes.Andesitos, diabásios e outras rochas formadas como resultado da atividade vulcânica são as matérias-primas iniciais para sua produção. Depois de derreter a temperaturas de 1400 graus e acima, que é substituída pelo sopro em um fluxo de gás em movimento rápido, a massa líquida se transforma em fios.
As lajes de basalto são amplamente utilizadas no processo de isolamento de casas com estrutura, enquanto o impacto do ruído da rua também é reduzido.
As paredes externas são cobertas por uma caixa preliminar. Sempre mantenha uma pequena folga antes de terminar o revestimento. Para manter as placas na parede áspera, elas são fixadas com parafusos auto-roscantes. A próxima camada será um filme que contenha o vento e, por último, serão montados revestimentos, painéis de parede, grés porcelanato ou qualquer outro revestimento a gosto e possibilidades financeiras.
A vantagem das lajes à base de lã basáltica é a excelente resistência aos esforços mecânicos, inclusive os decorrentes da instalação do acabamento frontal.
Espuma de poliuretano
O PUF pode ser apresentado não apenas na forma de espuma bombeada para cilindros de alta pressão. Os profissionais usam uma mistura mais complexa, aplicada à fachada com equipamentos especializados. Um aluguel pode aumentar significativamente o custo do trabalho de reparo. Sem falar que não será possível realizar todas as manipulações qualitativamente, é sempre necessário confiar tal processamento a mestres reais.
É importante levar em consideração que a condutividade térmica da espuma de poliuretano (0,2 ou mesmo 0,017 W / mx ° C) encontrada em folhetos publicitários refere-se apenas às condições ideais e nunca é alcançada na prática.
Mesmo com a mais rígida aderência à tecnologia e o uso de equipamentos de última geração, tais números só podem ser alcançados quando as células são preenchidas com gases inertes proibidos por questões ambientais. Na maioria dos casos, nos canteiros de obras russos, você pode encontrar espuma de poliuretano, cuja formação de espuma é fornecida pela água. Esse material não chega nem a metade dos indicadores anunciados.
Se um revestimento com células abertas é pulverizado, menos dinheiro é gasto em acabamento e isolamento, mas as qualidades de proteção são reduzidas ainda mais. E, finalmente, gradativamente, mesmo dentro de células fechadas, ocorrem processos que contribuem para a volatilização dos gases e sua substituição pelo ar atmosférico.
Um alto nível de adesão não é garantido para todos os tipos de espuma de poliuretano ou em todas as superfícies. É, em princípio, inatingível com um suporte de polietileno. Grandes problemas aguardam aqueles que, sob a influência das promessas dos fabricantes, decidem que a superfície da parede não precisa de ser preparada. Assim, uma camada fina de gesso descascando ou áreas empoeiradas ou manchas de gordura podem desvalorizar todos os esforços que estão sendo feitos. Os profissionais sempre aplicam a espuma de poliuretano apenas em paredes perfeitamente secas, mas para a formação de uma estrutura com células abertas, a hidratação dosada pode até ser útil.
Preparação da superfície
Não presuma que a condição da fachada isolada do lado de fora é muito importante apenas ao aplicar espuma de poliuretano. Em vez disso, o oposto é verdadeiro: o que quer que esteja escrito nos materiais de marketing, uma preparação cuidadosa para o trabalho apenas aumenta as chances de sucesso. A probabilidade de que o revestimento que está sendo formado se torne inutilizável é significativamente reduzida. Muitas vezes é necessário preparar paredes para ladrilhos, porque eles:
- parece ótimo em quase qualquer situação;
- durável;
- resistente a influências externas negativas.
Infelizmente, a maneira mais simples de nivelamento é inaceitável para paredes de rua - instalação de placas de drywall. Mesmo suas variedades resistentes à umidade não são confiáveis o suficiente, porque não estão adaptadas aos efeitos das temperaturas negativas. Você terá que usar uma variedade de misturas de nivelamento.
Antes de usá-los, ainda é necessário remover poeira e sujeira, eliminar mecanicamente as saliências maiores.Qualquer mistura, incluindo gesso, é misturada e aplicada estritamente de acordo com as instruções do fabricante, "conselhos experientes" são categoricamente inaceitáveis aqui.
Na utilização de faróis, os primeiros são colocados nos cantos e, quando a mistura endurece na parede, será possível esticar os fios, que se tornarão as principais diretrizes para a fixação dos demais perfis. Importante: o gesso é preparado em uma quantidade que pode ser totalmente consumido em 20-30 minutos. Em algumas espécies, o ciclo de vida da solução pode ser mais longo, mas não vale a pena correr o risco, é mais correto deixar uma margem de tempo.
Para garantir que o ladrilho não caia, certamente a parede estucada receberá um primário. A escolha de cores e texturas depende puramente da preferência pessoal.
Não importa se os ladrilhos são aplicados na parte externa ou não, ao isolar uma casa de concreto há sutilezas e nuances. Portanto, antes de aplicar o poliestireno expandido, a camada de concreto deve ser recoberta com um anti-séptico e um primer. Em vez de gesso, o nivelamento geralmente é feito com uma mistura de cimento e areia. Calcular a necessidade de material de isolamento não é difícil, basta conhecer a área total da fachada e preparar um abastecimento de telhas em cerca de 15%. As folhas de tamanho médio são ideais para o trabalho: as muito grandes são difíceis de prender e, se você pegar as pequenas, terá que criar muitas juntas que tornam a estrutura pouco confiável.
Será necessário tirar cinco buchas para todas as placas e dar outra margem de 5 a 10%, como mostra a prática de construtores experientes, quase sempre se esgota. Para sua informação: é aconselhável aplicar o anti-séptico várias vezes, isso só vai melhorar o resultado. Com a cola, não só os cantos ficam sempre manchados, mas também o meio da folha; as buchas são aparafusadas nos mesmos lugares. O adesivo de isopor sai de um dos dois cantos inferiores. A mistura finalmente secará em 48-96 horas.
Após a secagem da cola, uma tela de reforço é fixada na superfície das placas usando a mesma composição. Em seguida, esta malha deverá ser revestida com cola por cima, nivelar com uma espátula e massa de vidraceiro. Em seguida, vem uma camada de primer e, acima dela, os materiais de acabamento (na maioria das vezes painéis laterais) são colocados. O concreto também pode ser isolado com gesso especial. Mas, por si só, esta opção é recomendada apenas para as regiões mais quentes da Federação Russa.
Uma abordagem especial é necessária ao isolar uma casa de bloco de espuma. Às vezes, é feito revestindo as paredes do lado de fora com blocos do mesmo concreto de espuma de baixa densidade. Barras de reforço são usadas para conectar os dois planos. Esse trabalho é longo e trabalhoso e deve ser feito por pedreiros qualificados. Para obter a máxima eficiência, lã mineral, isolamento de celulose ou concreto de espuma líquido são despejados na lacuna.
Consegue-se um bom resultado com a utilização de placas de polímero de várias composições, principalmente aquelas acabadas com gesso. A baixa permeabilidade ao vapor pode ser compensada aumentando a ventilação. Se você planeja cobrir os blocos de espuma com uma fachada ventilada, é difícil encontrar uma solução melhor do que a lã mineral tradicional. A camada da face geralmente é um revestimento lateral ou algum tipo de madeira formada por peças de metal.
Antes de instalar a espuma de poliestireno, vale a pena montar uma placa de aço na parte inferior, ela não só apoiará as placas, mas também evitará que roedores as alcancem.
Construtores experientes cuidam do desbaste das placas de poliestireno. Eles são enrolados no verso com rolos de agulha ou incisados manualmente com uma faca. A cola pode ser aplicada na superfície das placas com espátulas ou talochas dentadas. Importante: antes de instalar isolantes com espessura igual ou superior a 5 cm, vale a pena passar cola na própria parede. Isso aumentará os custos, mas se justifica pelo aumento da confiabilidade na fixação do material.
Antes do trabalho de reboco, somente as redes metálicas resistentes aos álcalis podem ser instaladas.Ao isolar uma casa monolítica de concreto de madeira, deve-se orientar-se pelas condições climáticas de uma determinada região. Em vários lugares, as características térmicas dos blocos são boas o suficiente para que não haja perigo de congelamento ou hipotermia em casa. Porém, mesmo em condições ideais, é necessário realizar acabamentos externos, para os quais se utilizam misturas de gesso ou revestimentos com barreira de vapor. Esta solução permite pelo menos trazer o ponto de orvalho para a superfície externa dos blocos.
Além do concreto de madeira, existe outro material que é seguro em termos de propriedades térmicas - o concreto aerado. Mas, mesmo tendo construído uma casa com blocos de silicato de gás, nem sempre é possível evitar o isolamento adicional. A grande maioria das equipes de construção usa lã mineral padrão e folhas de espuma.
A primeira opção é melhor que a segunda, pois o baixo custo não justifica a baixa permeabilidade ao vapor. Outros tipos de isolamento não são nem um pouco competitivos quando se trabalha na fachada de uma caixa de concreto aerado.
Sutilezas de instalação
O isolamento do tipo "faça você mesmo" de casas particulares com defeitos nas paredes superiores a 2 cm só é possível depois de nivelar a superfície com soluções de cimento. Após a secagem, essas soluções são cobertas com um primer que impede a destruição. Para a instalação de uma fachada ventilada, a base pode ser nivelada com suportes. Se for usada lã mineral, o isolamento pode ser instalado usando uma estrutura de ripas de madeira. As âncoras ajudam a fortalecer a fixação nas paredes.
Em superfícies irregulares, vale a pena usar uma lã mineral especial, que contém camadas de diferentes densidades. A camada menos densa deve ser fixada à parede para que contorne, envolva as irregularidades e torne a estrutura mais lisa. Então não haverá problemas com a penetração do frio na superfície.
A tecnologia de acabamento das camadas sobrepostas pode ser qualquer, desde que seja conveniente. Se as placas de polímero forem aplicadas à parede, todas as camadas serão deslocadas horizontalmente em 1/3 ou 1/2.
É possível aumentar a aderência das placas cortando os cantos das bordas laterais. Para reduzir a necessidade de fixadores, parafusar buchas nas bordas das peças unidas ajudará. Recomenda-se prestar atenção não só ao tipo de isolamento, mas também para garantir que sua espessura seja corretamente determinada, às vezes, o cálculo com a ajuda de profissionais economiza dinheiro.
É necessário orientar-se por informações sobre os coeficientes de resistência térmica atribuídos a um determinado assentamento. A camada máxima de isolamento deve ser montada sobre o concreto armado, pois é esse material que apresenta a maior condutividade térmica.
Dicas úteis
Os tipos de sistemas de isolamento da fachada externa de uma casa de pedra são aproximadamente iguais aos das superfícies de concreto. As fendas de ventilação e saídas de ar devem ser descarregadas estritamente para o lado frio, ou seja, para fora. Deve haver pelo menos uma abertura de ventilação para entrada de ar em cada sala. Então, tanto no verão quanto nos meses de inverno, o microclima interno será ideal. Ao isolar edifícios de um bloco de concreto, muitos especialistas recomendam o poliestireno expandido PSB-S-25.
No processo de acabamento de concreto armado, você não pode prescindir do gesso decorativo. Os furos para buchas neste material são feitos exclusivamente com perfurador. As linhas externas são medidas com um laser ou nível de água. O mesmo requisito se aplica a outros edifícios, mesmo dacha ou anexos de jardim.
O isolamento completo das instalações anexas às casas só é conseguido de forma complexa, para as mesmas varandas também devem ser montadas camadas especiais sob o piso e no interior da cobertura do telhado.
Para obter informações sobre como isolar a fachada de um edifício residencial privado, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.