As sutilezas de isolar casas de madeira do lado de fora
As casas de madeira são consideradas um dos tipos de edifícios mais procurados, sobretudo se falamos do campo e dos edifícios do início e meados deste século, onde muitos mais têm escombros. Nem todos podem mudar de moradia, e nem sempre é possível fazer isso. Mesmo assim, as questões de economia de energia e eficiência energética em nosso tempo de altas tarifas de recursos e utilidades preocupam a todos. E hoje vamos falar sobre como isolar as casas de madeira do lado de fora.
Características do isolamento térmico da madeira
Qualquer madeira tem uma propriedade que permite a absorção de umidade. Com a ajuda de várias impregnações, é possível reduzir a higroscopicidade de tal material, mas não é possível eliminar completamente esta propriedade. Se houver um sistema de ventilação eficaz, a humidade pode evaporar-se de forma bastante rápida e eficiente e não terá tempo para ter qualquer efeito negativo na madeira, o que permitirá manter um bom microclima numa aldeia ou casa da cidade.
Mas a violação do movimento das massas de ar leva ao fato de que a condensação começa a se acumular e a árvore começa a inchar, razão pela qual fungos e apodrecimento começam a aparecer nela, e o ar começa a cheirar característico. Para evitar tais problemas, recomenda-se seguir estas dicas:
- use apenas isolamento com boas características permeáveis ao vapor;
- é melhor isolar paredes secas, mas não molhadas e úmidas;
- cobrir o isolamento térmico com membrana impermeabilizante em ambos os lados;
- deixe um pequeno espaço de ar entre o acabamento e o isolamento.
Se você planeja pintar as paredes de uma casa de madeira ou apenas precisa isolar as costuras, a tinta com um selante também deve ser permeável ao vapor.
Via de regra, são fabricados sobre base acrílica. E, claro, a superfície deve ser preparada tanto quanto possível antes do isolamento. Além disso, os próprios troncos ou a superfície das placas externas não devem ser danificados por pragas como o besouro da casca.
Métodos de isolamento de fachada
Deve-se dizer que existem duas tecnologias de isolamento externo para isolar uma casa de madeira do lado de fora:
- fachada ventilada;
- fachada molhada.
A primeira tecnologia é adequada para casas de madeira. A moldura é montada nas paredes, após o que é revestida com tapume, ripa ou outro material de acabamento. Neste caso, o isolamento é colocado entre o material de acabamento e a parede. Esta tecnologia é muito boa na medida em que exclui a realização de trabalhos molhados, sendo a própria fachada neste caso mais sólida e duradoura.
No segundo caso, as paredes da casa são simplesmente coladas com isolamento, após o que são rebocadas com uma tecnologia especialmente desenvolvida para o efeito.
Agora vamos falar com mais detalhes sobre os recursos de cada um dos métodos.
Tecnologia de fachada ventilada
O processo de criação da chamada fachada ventilada (ou articulada) inclui várias partes:
- preparação da fachada;
- arranjo da abertura de ventilação e instalação da estrutura;
- revestimento do quadro.
Se falamos de isolamento que pode ser usado com esse método, deve-se dizer que a melhor solução seria lã mineral.Muitas pessoas querem fazer o isolamento com espuma.
E, em princípio, com este método, seu uso também é permitido. É necessário apenas lembrar que a espuma resiste muito mal aos efeitos do fogo e também não permite a passagem de vapor e umidade. E isso pode afetar negativamente o microclima dentro de casa. Portanto, neste caso, é melhor dar preferência à lã mineral.
Se falamos de racks para a estrutura, então tanto as barras quanto as tábuas são usadas para isso. Eles podem ser fixados nas paredes usando suportes ou cantos de metal. A propósito, como opção, você pode aplicar o perfil que é usado para instalar o drywall. Além disso, será necessária uma película de barreira de vapor, que protegerá o isolamento de molhar, o material que será utilizado para o acabamento: revestimento, revestimento de parede, casa de bloco ou algum tipo de material de fachada.
Além disso, para implementar este método, você precisará de um aquecedor mezhventsovy. Normalmente, usa-se estopa de juta nesta capacidade, que atua como uma excelente proteção para as costuras, mas pode-se usar espuma especial ou qualquer outro material que seja adequado. Você também precisará de um preservativo para madeira para que ela resista à umidade. Geralmente é aplicado sob o gesso.
Agora vamos falar sobre os recursos de outro método.
Tecnologia de fachada úmida
Consiste nas seguintes partes:
- preparação da fachada;
- instalação de isolamento;
- reforço;
- quadro.
Com um pouco mais de detalhe, neste caso também é melhor dar preferência a materiais como a lã mineral. Além do isolamento, neste caso, também será necessário adquirir uma cola especial para lã mineral, um tarugo em forma de guarda-chuva, uma malha especial de reforço em fibra de vidro, cantos perfurados, primer, tinta para fachada, como bem como gesso decorativo. Depois que todos esses materiais forem adquiridos, você pode começar a trabalhar.
Características do material
A decisão de isolar uma casa de madeira deve ser feita tendo em vista a qualidade de sua construção. Se a espessura das paredes for selecionada corretamente, pode não ser necessário fazer um isolamento térmico adicional. Mas é necessário isolar uma casa de madeira se estiver frio. E se também for antigo, então, provavelmente, você simplesmente não pode viver sem ele.
Mas, ao mesmo tempo, é importante selecionar materiais para isso, de forma que sua eficácia seja maximizada. Nem todos os aquecedores são recomendados para isolar as casas desse tipo do lado de fora.
É importante entender aqui que os aquecedores podem ser de duas categorias:
- natural;
- artificial.
A primeira categoria não viola o microclima em casa, pois permite que ela respire. A segunda categoria de materiais será mais acessível em termos de preço, mas o uso de tais materiais pode nem sempre ser seguro para a saúde. Mas a questão de qual é a melhor maneira de isolar uma casa de madeira é realmente muito importante. Aqueles que preferem materiais naturais costumam usar esteiras de algas, adobe ou fibra de cânhamo. Às vezes, os proprietários também recorrem ao isolamento de madeira e serragem. Mas esta não é, digamos, uma forma muito ecológica de aquecimento.
E aqueles que acreditam que o isolamento térmico artificial não é a pior solução podem isolar as casas com espuma de poliestireno extrudado, lajes de basalto, isopink, isover, penoplex e até argila expandida.
Você também deve fornecer a seguinte lista de isolamento artificial para a casa:
- isolamento mineral, que inclui vários tipos de lã: pedra, lã de vidro e basalto;
- penoizol;
- ecowool;
- Isopor;
- espuma de poliuretano.
Em geral, como você pode ver, a escolha de aquecedores para criar o isolamento térmico de uma casa de madeira é muito grande. Mas como você escolhe a melhor solução? Você pode tentar estudar as características técnicas dos aquecedores, que serão discutidas a seguir.
Lã de pedra
Este tipo de isolamento é mais frequentemente feito de basalto ou de derretimento de outras rochas. Normalmente, este material contém três componentes:
- fibras de pedra;
- aglutinantes (ureia, resinas de formaldeído);
- aditivos de hidrofobização.
Este material é classificado como incombustível, pois pode suportar facilmente o aquecimento de até 600 graus e não altera suas propriedades físicas e características sob a influência dessa temperatura. Além disso, a lã de rocha tem boa permeabilidade ao vapor e baixa condutividade térmica. Na maioria das vezes, esse material é apresentado na forma de placas ou tapetes, e é coberto com papel kraft, fibra de vidro ou folha. As lajes de basalto são bastante densas, o que lhes permite, com o isolamento térmico devidamente executado, não só não encolher, mas também manter a sua forma durante todo o período de utilização.
Além disso, este material é excelente contra o aparecimento de microrganismos. É muito fácil instalar essa placa devido ao seu baixo peso e dimensões.
Se falarmos sobre as deficiências, então não há tantas delas em tal fogão. O principal é a baixa resistência das fibras: se o material for espremido ou cortado, o pó se forma rapidamente, o que é muito fácil de inalar. Por esse motivo, é melhor trabalhar com o material após usar um respirador. Outra desvantagem desse material será o preço bastante alto, portanto, se o orçamento for pequeno, é melhor procurar alternativas.
Ecowool
A produção de ecowool é realizada a partir dos resíduos da indústria de papelão e papelão. Por esse motivo, esse tipo de isolamento é feito de 80% de celulose. Para melhorar as características da celulose, suas fibras são misturadas a retardadores de fogo e antissépticos. Esse material pode absorver e liberar água sem perder suas propriedades de isolamento térmico. Se você optar por tal aquecedor, a condensação nunca aparecerá. Além disso, possui excelentes propriedades de isolamento acústico e não emite substâncias nocivas. Aliás, insetos ou roedores não entram nesse isolamento devido à presença de aditivos especiais em sua composição.
Este tipo de isolamento é uma massa leve e solta de cor cinza, que é embalada firmemente em sacos de 15 quilos. Antes do aquecimento, a massa é despejada do saco, afrouxada com uma batedeira e colocada. A eficácia de tal material depende da densidade da camada. Se o material for compactado muito fracamente, ele encolhe muito rapidamente e forma pontes frias. Mas se esse algodão for bem colocado, não mudará suas características durante toda a vida útil.
Se falamos das deficiências do ecowool, então, antes de mais nada, devemos mencionar a tecnologia de seu assentamento. Isso requer uma unidade pneumática especial, que é cara e requer conhecimentos especiais. Ou seja, neste caso também é necessário gastar dinheiro na procura de determinados especialistas.
Lã de vidro
A lã de vidro é feita de derretimento de vidro quebrado, ao qual são adicionados bórax, calcário e outros componentes. O elo de conexão neste caso será betume ou polímeros sintéticos. A lã de vidro possui fibras longas, o que lhe permite superar os análogos em bases diferentes em termos de elasticidade, e também possui uma alta densidade mecânica, apesar de sua baixa densidade.
Deve-se destacar que a lã de vidro é permeável ao vapor, retém perfeitamente o calor e não teme os efeitos de substâncias quimicamente agressivas. Não queima e resiste com calma ao aquecimento até 450 graus sem alterar suas propriedades físicas. E também resiste perfeitamente a mudanças repentinas de temperatura.
A lã de vidro é produzida na forma de tapetes, pratos e rolos, inclusive aqueles com revestimento de folha. Sua maior desvantagem pode ser chamada de fibras espinhosas, que causam irritação severa na pele humana e atingem facilmente os olhos e os pulmões.Além disso, é bastante frágil, por isso é bastante difícil de trabalhar - antes de colocá-lo, é necessário usar roupas boas e justas, além de luvas.
isopor
Este material é o mais acessível em termos de custo. Possui excelentes características de desempenho, o que permite que seja utilizado para economizar significativamente no aquecimento. Este material é feito na forma de painéis de vários tamanhos e espessuras. Para a realização de trabalhos de isolamento de natureza externa, utiliza-se material de densidade média. É importante entender aqui que quanto maior a densidade do isolamento, piores serão suas qualidades de isolamento térmico. É verdade que a resistência ao estresse será maior. Material muito denso é geralmente usado para isolamento de piso.
Este material tem uma pequena massa e é uma boa barreira não só para massas de ar frio, mas também para som. Possui baixa condutividade térmica, devido à qual retém por muito tempo o calor acumulado no ambiente. É fácil de cortar e prender à parede.
Além disso, é resistente a temperaturas extremas e à radiação ultravioleta, não absorve umidade e tem uma vida útil considerável. Ao mesmo tempo, este material também apresenta uma série de desvantagens. Sua resistência mecânica é extremamente baixa: o material é muito fácil de quebrar e esfarelar. Por este motivo, após ser fixada na parede, irá necessitar de protecção com reforço, bem como a aplicação de um revestimento decorativo. Aliás, eles também podem fazer decoração de interiores colocando-o, por exemplo, sob a parede de gesso.
A desvantagem do material também pode ser chamada de baixa resistência ao fogo. Além disso, quando exposto a altas temperaturas, pode liberar substâncias nocivas à saúde. Aliás, se você pretende usar cola para fixar o material, então precisa descobrir se esta ou aquela marca específica de cola é adequada, já que alguns tipos podem destruir o material.
Escória
Para a confecção desse tipo de lã mineral, são utilizadas escórias de alto-forno, ou seja, resíduos da indústria metalúrgica. Isso determina a disponibilidade desse tipo de material. A lã de escória tem uma condutividade térmica ligeiramente maior do que o isolamento de basalto. O material pode ser aquecido até 300 graus Celsius sem problemas. Se a temperatura for mais alta, ele começa a se deformar e perder suas características. Via de regra, a lã de escória é produzida em rolos e placas, geralmente revestidos com papel alumínio. Possui baixa rigidez, razão pela qual é excelente para isolamento térmico de superfícies irregulares, bem como excelentes características de isolamento térmico e acústico. Além disso, o molde não pode se desenvolver nele.
Mas a escória também tem uma série de desvantagens:
- higroscópico;
- não gosta de mudanças de temperatura;
- libera ácidos quando exposto à umidade;
- em contato com a pele causa irritação extremamente severa.
Espuma de poliuretano
A espuma de poliuretano é considerada um material de nova geração. É um isolante térmico em spray. Ele absorve umidade minimamente e também tem condutividade térmica mínima. O mais interessante é que quanto maior a densidade da espuma de poliuretano, maior sua condutividade térmica. Na verdade, esse material, por assim dizer, envolve o prédio e não permite que massas de ar frio ou umidade passem para dentro.
Este material é uma excelente solução para edifícios em uma área de clima ártico, pois suas características são extremamente eficazes para tais condições naturais.
É verdade que os especialistas são bastante ambíguos ao avaliar a necessidade de usar esse material como isolamento. Segundo alguns, não vale a pena usar espuma de poliuretano para construções de madeira, pois a árvore simplesmente não respira, por isso começa sua lenta destruição.De acordo com outros, se você calcular corretamente a espessura do revestimento de espuma de poliuretano para paredes de madeira, então a superfície estará sempre seca e perfeitamente protegida contra decomposição, e a troca de umidade que a madeira necessita será realizada dentro da sala, e não fora .
Isolantes de calor naturais
Conforme mencionado acima, além dos artificiais, existem também os chamados isolantes térmicos naturais. Isso inclui lajes feitas de serragem do tipo Steico Flex, Palha. E você também pode usar isolamento de argila, que também é considerado isolamento. Em geral, esta categoria de isolamento do ponto de vista do respeito pelo ambiente é uma excelente solução. Além disso, eles são baratos. Mas sua principal desvantagem é a complexidade da criação. Além disso, a fibra de linho é usada como um isolamento natural, que tem excelentes propriedades anti-sépticas e evita o aparecimento de mofo e bolor. Este material é fácil de cortar, instalar e trabalhar.
Separadamente, é necessário falar sobre o material Steico Flex. Este material é feito de esteiras de fibra de madeira fáceis de instalar e manusear, mesmo sem o uso de ferramentas.
Com esse material, você pode isolar não só as paredes, mas também o piso, assim como o teto. Além disso, esse isolamento será uma excelente solução não só para uma casa de madeira, mas também para uma casa de madeira cortada ou forrada com tijolos. Ele também tem excelentes características de isolamento acústico e responde bem a temperaturas extremas.
A sua utilização permite tornar o microclima da casa o mais confortável possível para os seus residentes.
Cálculo de espessura
Um ponto importante é o cálculo da espessura do isolamento. De referir que a espessura da camada de isolamento térmico depende da espessura das paredes da casa, bem como das características climáticas. Mas saber a espessura que o isolamento deve ter é simplesmente necessário. Se houver muito, isso pode afetar adversamente a casa, e uma quantidade insuficiente causará a baixa eficiência do processo de isolamento como um todo.
Além disso, este parâmetro afeta significativamente a estrutura da moldura, pois é muito importante saber a que distância das paredes as guias devem ser retiradas sob a pele externa. Não é difícil fazer esses cálculos sozinho, especialmente se você aplicar um determinado método de cálculo. Sua essência é que a resistência total à transferência de calor de uma parede de várias camadas da estrutura R não deve ser menor que a calculada para uma determinada região climática.
De referir que a parede não é apenas a própria casa de toras, mas também toda a decoração interior, camada de isolamento térmico, bem como a decoração exterior da fachada. Cada camada tem seu próprio índice de resistência térmica, que também deve ser calculado.
Para determinar a espessura do isolamento especificamente exigida, é necessário conhecer o coeficiente de condutividade térmica de cada camada, bem como sua espessura. O cálculo será realizado de acordo com a fórmula: Rn = Hn / λn, Onde:
- Hn é a espessura de uma determinada camada;
- λn - coeficiente de condutividade térmica do material do qual esta ou aquela camada é feita.
Como resultado, a fórmula de cálculo será semelhante a esta: Hу = (R– H1 / λ1 - H2 / λ2 - H3 / λ3 ...) × λу, Onde
- λу - coeficiente de condutividade térmica do isolador térmico especificado;
- Bem - a espessura do isolamento.
Encontrar esses coeficientes é bastante simples. Às vezes, os fabricantes até os indicam na embalagem. Medir a espessura das camadas também não é difícil. Se você não deseja calcular tudo manualmente, pode usar uma calculadora online. Já possui todos os materiais básicos e de uso frequente de construção, isolamento e acabamento.
Trabalho preparatório
Se falamos de trabalhos preparatórios antes de isolar uma casa, então eles devem ser realizados em uma estação seca e quente, para que as paredes não fiquem congeladas ou úmidas. A superfície das paredes deve ser limpa tão eficientemente quanto possível de sujeira, poeira, musgo, fungos.É imperativo realizar um exame cuidadoso das costuras entre as coroas. Se você encontrar algum vazio, ele deve ser reparado com um selante e, em seguida, selado com um selante. O mesmo método pode ser usado se você encontrar rachaduras profundas na árvore de uma casa de toras.
Depois disso, é realizado o priming. O primer é aplicado com pincel, tratando cuidadosamente todos os sulcos, irregularidades, bem como os recortes das pontas das toras.
Observe que se a madeira absorver o primer muito rapidamente, ele é aplicado em duas camadas. Depois disso, é necessário esperar até que a superfície esteja completamente seca para só então proceder ao próprio processo de aquecimento.
Se a obra for realizada com a tecnologia de fachada cortina, é necessário realizar a sua preparação, que consta das seguintes etapas:
- desmontagem de todos os elementos do tipo dobradiça que possam interferir na obra (antenas, viseiras, peitoris e vazantes);
- tratamento de paredes com impregnação anti-séptica;
- fechamento dos vãos entre as juntas com aquecedor, se houver.
Em geral, esta é uma lista grosseira de trabalho preparatório. Mas pode ser diferente dependendo do tipo e estrutura da casa, da tecnologia de isolamento escolhida, bem como das características do próprio edifício.
Etapas de instalação
Considere um algoritmo aproximado para isolamento, tanto no caso da tecnologia de fachada ventilada, quanto no caso da tecnologia úmida, que são feitas manualmente.
Assim, se o trabalho preparatório para a criação de uma fachada cortina for feito de forma correta e a tecnologia for seguida, inicia-se então a instalação da moldura para isolamento.
Na primeira etapa, é necessário equipar o vão de ventilação. Para isso, placas com espessura de 2 centímetros devem ser fixadas nas paredes. Você pode organizá-los como quiser. O principal é que mais tarde você pode anexar racks a eles.
Depois disso, colocamos um filme de barreira de vapor nas placas com um grampeador. É imperativo que seja colocado bem e sobreposto para que haja espaço entre ele e a parede. Os locais onde haverá juntas devem ser colados com fita adesiva. Deve-se ressaltar que o isolamento do vão de ventilação é importante, pois se isso não for feito, pode-se começar a acumular umidade entre o isolamento e a parede, o que acarretará em conseqüências ruins. Depois disso, os racks são instalados. Primeiro, dois postes extremos são montados, entre os quais as cordas devem ser puxadas. Estes serão uma espécie de balizas para trilhos intermediários. A instalação dos postes finais é feita à mesma distância da parede e apenas na vertical.
Se as tábuas forem usadas como ralos, elas devem ser reforçadas com cantos de metal e parafusos autoatarraxantes. Em seguida, é feita a instalação dos trilhos intermediários, que ficam a uma distância de 1 a 2 centímetros das placas de lã mineral.
Agora é necessário colocar o material isolante de calor no espaço entre os racks. Como regra, neste caso é melhor usar lã mineral. Os tapetes devem aderir o mais possível uns aos outros e aos montantes, para que não haja lacunas no isolamento. Depois disso, um filme de barreira de vapor é anexado ao quadro. Ele também deve ser sobreposto. É fixada com ripas horizontais, que também irão segurar o isolamento. Isso completa o isolamento da fachada desta forma.
Depois disso, a moldura deve ser banhada, que será a etapa final. O acabamento pode ser diferente. Se você não tem nenhuma preferência pronunciada, concentre-se principalmente no preço e na qualidade do material.
Por exemplo, o forro é um material ecológico que permite manter uma aparência atraente da casa. E se você pegar o revestimento de vinil, esse material é fácil de limpar e não requer nenhum cuidado especial.
Se você ainda decidir aplicar o tapume, a sequência de ações será a seguinte:
- é necessário instalar o perfil inicial, que deve ser colocado horizontalmente em torno do perímetro da casa (não será supérfluo deixar a distância do solo ou área cega para o perfil de cerca de dez centímetros);
- os perfis correspondentes são montados nos cantos da casa;
- a primeira fila de painéis é instalada: por baixo o revestimento é inserido no perfil inicial, e por cima dele e a caixa são conectadas por meio de parafusos auto-roscantes;
- de acordo com este mecanismo, toda a casa é revestida com revestimento;
- antes de instalar o último painel, você precisa corrigir o perfil final;
- no final, realiza-se a instalação dos restantes elementos: vazante, declives e assim sucessivamente.
É aqui que termina o tapume. De referir que, de acordo com o mesmo esquema, a casa é revestida com ripas, painéis térmicos ou outros materiais.
Se falamos de fachada molhada, após a preparação, as paredes da casa são imediatamente cobertas com lã mineral por baixo do gesso. Primeiramente preparamos a cola, depois a aplicamos nas esteiras minerais com uma espátula dentada. Não será supérfluo usar o nível do edifício, bem como esticar as balizas para que todas as placas fiquem no mesmo plano. Depois de todas as paredes da casa terem sido coladas, a lã mineral deve ser fixada à parede com cavilhas-guarda-chuvas.
Agora, as aberturas das janelas, incluindo as empenas, são cobertas com lã mineral. Não é necessário instalar buchas nas encostas das janelas, mas nas encostas das portas é necessário. Depois disso, aplicamos a regra a várias seções das paredes e verificamos se há saliências. Depois disso, cole os cantos perfurados nos cantos externos com cola. Ao final, colamos as tampas dos pinos-guia com cola para que a fachada fique lisa.
Agora realizamos o processo de reforço, também chamado de reboco bruto. Primeiro, preparamos a malha cortando-a em pedaços do tamanho necessário. Em seguida, cortamos em pedaços para as encostas. Agora, colamos a malha nas encostas, após o que fazemos os mesmos passos com as paredes. Quando tudo estiver seco, aplique novamente a cola com uma camada fina e remova os desníveis. Agora só falta aplicar o gesso decorativo. Este processo será mais fácil do que o reforço e é realizado na seguinte sequência:
- as paredes da casa são tratadas com primer (o melhor é aplicá-lo em duas camadas);
- a solução é preparada de acordo com as instruções da embalagem;
- o gesso decorativo é aplicado nas paredes com uma espátula, devendo a camada ser a mais fina possível;
- quando o gesso começa a aderir nas paredes, é necessário enxugá-lo com um pequeno, o que criará um padrão;
- só falta pintar a casa e tudo estará pronto.
Em geral, como você pode ver, é possível isolar você mesmo uma casa de madeira do lado de fora. Mas é importante observar a tecnologia desse processo o máximo possível, para ter uma ideia clara das nuances do trabalho e determinar exatamente qual método de isolamento e qual material é adequado para isso.
Sabendo de tudo isto, para além de ter certos conhecimentos, conseguirá isolar bem a sua casa com elevada qualidade e sem problemas num espaço de tempo bastante curto, o que irá aumentar e melhorar significativamente as suas características de isolamento operacional e térmico.
Para obter informações sobre como isolar uma casa de um bar do lado de fora, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.