Lã mineral: tipos e aplicações

Contente
  1. Características principais
  2. Prejudicial à saúde
  3. Tipos por composição
  4. Formulário de liberação
  5. Comparação com isopor
  6. Que densidade existe?
  7. Como é produzido?
  8. Aplicativo
  9. Como escolher?
  10. Como corrigi-lo?

Para o isolamento das instalações, são utilizados materiais especiais para proteger o edifício dos efeitos do frio. A lã mineral é muito procurada, o que apresenta muitas qualidades e vantagens positivas. Este produto está dividido em várias variedades, é produzido em diferentes formas, por isso deverá familiarizar-se com as suas características para poder escolher o material adequado para trabalhos posteriores.

Características principais

Qualquer construção consiste em diferentes etapas e, quando se trata de instalações residenciais, o isolamento é um dos procedimentos importantes. Para isso, a lã mineral é mais frequentemente usada, a gravidade específica da qual depende da densidade e de várias características. O isolante térmico pode ser adquirido em qualquer loja de ferragens, além disso, é oferecido a preços baixos, mas também possui diversas outras características operacionais.

Minvata fornece não apenas calor, mas também isolamento acústico, deve atender aos padrões GOST, ser resistente ao fogo, confiável e suficientemente denso.

Quanto à vida útil, tudo depende da qualidade do assentamento do material.

As principais vantagens do produto incluem vários fatores. Então, como parte da lã mineral sem elementos orgânicos, portanto, a vida útil é tão longa que você não precisa se preocupar com reparos por muito tempo. Muitas pessoas estão interessadas na temperatura de combustão do material, e aqui deve-se notar que sua inflamabilidade é mínima, a lã mineral não pode pegar fogo, e isso é uma vantagem significativa. É um isolamento respirável com uma estrutura fibrosa, pela qual o excesso de umidade passa e o ar circula.

Então, o material não vai moldar e decompor, o que também confirma uma longa vida útil. Se você está preocupado se os ratos vivem em lã mineral, isso é um equívoco - roedores e insetos não são atraídos por esse isolamento, então ele pode ser armazenado pelo tempo que você quiser. As flutuações de temperatura não são terríveis, assim como a influência de um ambiente agressivo.

A lã mineral tem uma baixa condutividade térmica: apenas 10 cm de isolamento equivale a uma barra de 25 cm, e alvenaria com espessura de 117 cm. Deve-se destacar que o tipo basáltico desse material é o mais durável - pode ser usado por 50 anos sem se preocupar com o desempenho. Para a escória, este período é um pouco mais curto, mas pode ser adquirido para aquecimento de um armazém ou sala de serviço.

O material é frequentemente usado para decoração de interiores de acordo com SNiP. Devido à alta permeabilidade ao vapor da lã mineral, ela não serve apenas como aquecedor, mas também protege contra ruídos desnecessários, podendo ser utilizada em estruturas de madeira e pedra.

Assim, os principais fatores para a escolha deste material pelos consumidores são sua alta qualidade, excelente desempenho e um preço acessível.

Prejudicial à saúde

Este é um aspecto importante a ser considerado. A fragilidade das fibras é uma desvantagem do isolante térmico, e se a instalação for realizada sem o uso de equipamentos de proteção, incluindo respirador, óculos, luvas e traje, as mucosas podem ser danificadas e a pele irritada.Os tipos de lã mineral mais perigosos são a escória e o vidro, com os quais muitos estão familiarizados desde a infância, porque muitas vezes podem ser vistos perto de edifícios residenciais e porões. Hoje, muitas pessoas decidem abandonar o uso deste tipo de isolamento para proteger a própria saúde.

Deve-se notar que a composição contém substâncias de formaldeído, por isso é melhor usar lã mineral para trabalhos ao ar livre. Porém, não há necessidade de se preocupar se a temperatura normal for observada - neste caso, o material não é perigoso. Durante o trabalho de instalação, é importante seguir algumas regras e tecnologia: após a instalação do isolamento, é recomendável fazer uma camada de barreira de vapor para que as partículas de fibra não penetrem no ambiente.

Tipos por composição

Como acima mencionado, a lã mineral é dividida em várias variedades: algumas delas são mais refratárias, outras são feitas em um ligante sintético, há um material laminado. Portanto, é importante se familiarizar com as características de cada aula para encontrar a opção mais adequada.

Lã de vidro

Para a produção desse material, utiliza-se cerca de 80% do casco, o restante é composto por outros ingredientes, como areia, refrigerante, calcário. Os componentes são misturados, fundidos e depois centrifugados para produzir fibras finas de 5 cm de comprimento.O material tem excelente desempenho. A única desvantagem é que requer equipamento de proteção para trabalhar. A lã de vidro é muito procurada por uma série de razões. Em primeiro lugar, tem elevada resistência química, é adequado para assentamento em superfícies irregulares, absorve bem o ruído, suporta vibrações e tem uma baixa condutividade térmica.

O material não é inflamável e tem preço acessível. Porém, durante a instalação, é necessário cuidar da proteção contra vapor, é necessário levar em consideração a nitidez do produto e garantir um bom isolamento. A vida útil da lã de vidro chega a 10 anos, o que também importa.

Antes de iniciar o trabalho com o isolamento, é importante proteger os olhos, o trato respiratório e também se certificar de que não haja áreas de pele expostas, pois as fibras são quebradiças e partículas podem voar durante a instalação.

Pedra

Os principais componentes deste material são o diabásio e o gabro. A espessura das fibras pode ser de 5 a 12 mícrons, o comprimento não ultrapassa 1,6 cm. Quanto às propriedades do material, é semelhante à lã de escória, mas não há causticidade, o que é uma grande vantagem. A instalação do isolador térmico pode ser realizada de forma independente em um curto espaço de tempo. Esse tipo de lã mineral absorve mal a umidade, então essa opção é mais adequada para isolamento.

Escória

As escórias de alto forno são utilizadas como ingrediente principal nas matérias-primas, das quais são obtidas fibras com comprimento não superior a 16 mm. Na construção privada, este material é mais frequentemente utilizado, além disso, pode ser utilizado para isolar instalações não residenciais. As vantagens incluem a capacidade de instalação em superfícies onduladas e irregulares, resistência ao fogo, longa vida útil, isolamento acústico de alta qualidade e resistência a substâncias bio e químicas.

No entanto, deve-se ter em mente que a lã de escória não é adequada para isolar canos de água ou fachadas. Durante a instalação, é necessário o uso de equipamentos de proteção - a composição contém resinas de fenol-formaldeído, portanto, é melhor não utilizá-la em edifícios residenciais. Na maioria das vezes, porões, edifícios não residenciais e sótãos, instalações industriais são isolados com escória.

O material tem rigidez mínima, mas bom isolamento térmico.

Basalto

Dolomita ou basalto é o principal componente para fazer tal material. É um produto de grão fino com fibras superfinas de até 5 cm de comprimento. Como a composição contém um conjunto mínimo de ingredientes, a produção ocorre por meio de uma tecnologia simples. Quanto à condutividade térmica da lã de basalto, é a mais baixa em comparação com outras variedades.

No entanto, várias vantagens devem ser destacadas.O material possui uma elevada rigidez à compressão, pelo que durante a instalação é possível não utilizar suportes de apoio, suporta também a influência de produtos químicos e pode durar até 50 anos. O basalto tem baixa higroscopicidade, é resiliente e bastante durável, é capaz de absorver sons e não queima. Este tipo de lã mineral é ecologicamente correto, por isso atrai muitos consumidores devido à sua versatilidade e excelente desempenho.

Combinado

Este tipo de isolamento combina lã mineral basáltica com folha. Este material é excelente para proteger do fogo as estruturas de madeira e aço. Portanto, o produto é utilizado ativamente para abastecimento de água, esgoto e dutos de aquecimento, bem como canais de fumaça, em saunas e banhos.

Formulário de liberação

No mercado você pode encontrar lã mineral de todas as categorias, que são oferecidas em diferentes formas dependendo do âmbito de aplicação. Os fabricantes produzem materiais na forma de esteiras, placas e rolos, sendo estes últimos os mais procurados. A opção de rolo atrai pelo fato de você mesmo poder escolher o comprimento, enquanto outros são oferecidos em tamanhos padrão. No entanto, existe um outro tipo de isolamento, que se apresenta na forma de massa fibrosa.

Para a sua aplicação é necessário dispor de equipamentos especiais, nomeadamente: compressor.

Comparação com isopor

Visto que a lã mineral é um material de isolamento, muitas vezes muitos questionam: é melhor do que o poliestireno e quais são as diferenças entre eles. Para isso, é necessário estudar os indicadores de ambos os produtos, a fim de comparar as características e encontrar a diferença.

Deve-se notar que isoladores são idênticos em quase tudo. Nesse caso, é importante atentar para a estrutura do material para entender qual deles tem medo de umidade ou aumento de temperatura. Como o algodão se assemelha a um cobertor de fibra de vidro, é mais adequado para isolamento acústico de um ambiente. Mas se você colocar na água, ele vai absorver o líquido, ficar muito mais pesado e perder algumas de suas propriedades. Portanto, é importante aqui proteger o material da umidade, para a qual os artesãos usam filme de PVC ou barreira de vapor. Esta combinação dá o efeito máximo e a água não violará a integridade do isolamento.

Já a poliescuma é um material hidrofóbico que não consegue absorver água como uma esponja, mas a umidade penetra na estrutura, destruindo a conexão entre as bolas. A laje começará a desmoronar e desmoronar. Assim, a espuma também deve ser protegida da umidade, principalmente quando se trata de uso ao ar livre.

Comparando as características, deve-se notar que, ao contrário da espuma, a lã mineral é resistente ao fogo, que se apresenta em uma luz favorável, e por isso muitos escolhem este material específico para isolamento térmico.

Que densidade existe?

O índice de densidade é uma característica importante que deve ser considerada na escolha de um material. Pode haver diferentes opções de lã mineral no mercado, e você precisa estar ciente de como a densidade afeta outras propriedades e qualidades do isolante.

Soft tem densidade de 30-50 kg por metro cúbico, é produzido em rolos, portanto é adequado para ser colocado em superfície horizontal. A compressibilidade do material chega a 50%, se o isolamento for semirrígido é utilizado em salas técnicas.

Um produto de dureza média - 125 kg por metro cúbico - tem compressibilidade de até 12%. Já a lã mineral mais densa encolhe 2%, o indicador de densidade é de 150 a 175 kg / m3. Se o isolamento do telhado for necessário, esta opção é a mais adequada. Na forma de placas, é produzido um material com densidade de 200 kg por metro cúbico.

Como é produzido?

A produção de lã mineral requer equipamento profissional e muita experiência. Os principais materiais de fabricação são várias rochas.Rochas de carbonato e gabro-basalto, obtidas durante a produção de produtos de metal laminado, atuam como subprodutos. 90% da lã mineral é composta por rocha, o resto são vários aditivos. Para tornar o isolamento mais denso, para unir as fibras, os fabricantes adicionam adstringentes - podem ser resinas com fenol ou argila bentonítica.

A camada superior do material consiste em papel fino para artesanato, que tem uma composição de alumínio ou polietileno. Os componentes são misturados e, em seguida, derretidos em um dispositivo especial que produz lã mineral. O material é então cortado em placas, esteiras ou enrolado em grandes rolos.

Aplicativo

A lã mineral tem uma série de propriedades positivas, por isso é ativamente usada no campo da construção:

  • isolamento interno de uma casa de madeira e toras;

  • isolamento de tetos entre pisos com vigas, tetos;

  • isolamento térmico de fachadas de cortina ventilada;

  • lã mineral isolamento; sistema de chão; comunicações rodoviárias;

  • uma camada intermediária entre os painéis sanduíche para dar mais rigidez ao material, incluindo estruturas de concreto e concreto armado;

  • acabamento de divisórias em gesso cartonado;

  • isolamento do telhado, gasoduto.

Claro, esta não é toda a lista de áreas nas quais a lã mineral é ativamente usada, mas essas são as áreas mais comuns onde é impossível passar sem esse produto. É seguro dizer que o produto é líder em materiais de isolamento térmico.

Como escolher?

Se você decidir fazer o isolamento doméstico, precisa conhecer algumas regras para escolher o material certo. Para isso, é importante levar em consideração as características da estrutura onde a obra será executada: se é residencial ou comercial, qual o material utilizado durante a construção.

Especialistas recomendam calcular com antecedência a densidade da lã mineral, que corresponderá à tarefa... É importante notar que muitas vezes os erros ocorrem não devido à má qualidade do material, o que acontece muito raramente, mas justamente com operação inadequada. Portanto, antes de comprar, é melhor estudar todas as características técnicas e características de utilização desta ou daquela categoria de lã mineral.

As lajes com alta densidade são muito procuradas - elas têm taxas mínimas de absorção de umidade, portanto, essa opção é mais adequada para fachadas. Para isolar uma sala, você pode prestar atenção aos tapetes - este é um material em rolo, cujo design é bastante conveniente.

É importante levar em consideração o material de que são feitas as paredes: se forem de madeira, a densidade não deve ser alta, pois a superfície deve respirar, caso contrário ficará bolorenta. Existe uma regra tácita que para paredes finas é necessário ter uma camada espessa de isolamento térmico.

Como corrigi-lo?

Esta é uma questão importante que deve ser tratada se você decidir fazer o isolamento da sala sozinho. Acima de tudo, certifique-se de possuir traje de proteção para trabalho e luvas para evitar reações alérgicas e a ingestão de partículas de fibras no trato respiratório e na pele exposta.

Existem várias opções de instalação de lã mineral, dependendo do escopo e do tipo de material.

É importante considerar do que são feitas as paredes da fachada - bloco de espuma, drywall, madeira, tijolo e muito mais.

Se falamos de isolamento de paredes internas, vale a pena usar uma caixa. Essa moldura é feita de barras fixadas à parede. Entre eles existem células onde é necessário colocar a placa de isolamento térmico. Este método também é adequado para trabalhar com partições de drywall. Mas se você deseja revestir paredes externas, essa opção não é totalmente adequada. Para fixadores, use cola de espuma ou composto junto com buchas. A moldura externa é revestida com lajes macias de lã de rocha.A moldura é necessária para aliviar a carga nas áreas inferiores onde o isolamento está localizado. Aqui você pode usar uma viga de madeira ou um perfil de metal, que é mais durável.

Assim, para isolamento de fixação, você pode usar as seguintes opções - cola ou espuma, buchas e engradado. Tudo depende das suas preferências e condições de trabalho, sendo que cada método possui características e vantagens próprias.

Você deve começar com as ripas, que muitas vezes são usadas para fachadas ventiladas. O isolamento macio não é adequado para paredes molhadas, não tem rigidez suficiente, por isso não será capaz de suportar o peso do revestimento. Se você gosta do acabamento de cordeiro ou besouro da casca, deve considerar outras opções. O torneamento é mais adequado para trabalhos de interiores, onde se justifica plenamente.

Para obter o efeito máximo, para começar, um material de barreira de vapor é colocado na parede, que pode ser fixado com um grampeador. Em seguida, é montado o perfil da cave, a madeira é aparafusada com parafusos auto-roscantes, só depois pode começar a colocar a lã mineral. Certifique-se de que as lajes estão firmes o suficiente para que não haja passagens pelas quais o frio possa passar.

Este acabamento é ótimo para casas de madeira.

Quando se trata de fixação com cola, este é um daqueles métodos adequados apenas para fachadas ventiladas. Se for necessário realizar trabalhos de reboco, então necessitará de tarugos-guarda-chuvas, também chamados de "fungos" - este método de instalação de lã mineral é 90% dos casos, portanto você pode considerá-lo com segurança.

Para que tudo corra bem, é necessário marcar os locais onde serão feitos os furos, onde será inserido o passador. Certifique-se de que a tampa esteja firmemente contra o material. A haste deve ser inserida manualmente na manga e então martelada com um martelo. O chapéu deve ser rebaixado, mas não exagere.

Agora você já sabe tudo o que precisa saber sobre lã mineral, suas propriedades técnicas, características dos diferentes tipos de materiais, bem como áreas de aplicação. Essas informações o ajudarão a entender cuidadosamente que tipo de isolamento é adequado para o seu caso e como trabalhar com ele corretamente para produzir um isolamento acústico e térmico de alta qualidade.

Assista ao vídeo sobre lã mineral.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário