Isolamento do telhado por dentro com lã mineral
O arranjo de um telhado quente deve ser realizado em várias etapas, embora seja importante encontrar um isolamento de alta qualidade que seja confiável e dure o tempo suficiente.
Freqüentemente, a lã mineral é usada para isso, que tem suas próprias características e vantagens. Portanto, se você decidir se envolver em isolamento de telhado, escolha cuidadosamente o material e também familiarize-se com a tecnologia de instalação para obter um resultado de alta qualidade.
Peculiaridades
Antes de iniciar o isolamento do telhado, você deve selecionar cuidadosamente um material que atenda aos requisitos elevados e tenha excelentes características de desempenho. A melhor opção nesse caso seria a lã mineral, que já se tornou um clássico na construção civil. As principais características do isolamento do telhado incluem a necessidade de secar o sistema de vigas antes da instalação. É um processo tecnológico sério que exige profissionalismo e tempo.
É considerado o esquema mais racional, segundo o qual o isolamento térmico externo das encostas ocorre após a montagem da viga e a colocação do material de cobertura na fase final. Esta é uma opção eficaz para arranjar o isolamento do telhado. Quando se trata de trabalho interno, é necessário concluir todo o trabalho de instalação, após o qual você pode prosseguir com a instalação de lã mineral.
É importante ressaltar que este processo pode ser realizado de forma independente, seguindo as instruções que serão descritas a seguir.
A escolha do isolamento
Hoje o mercado oferece uma ampla gama de materiais que podem ser utilizados como isolantes de telhados por dentro. Se forem rampas, uma camada de isolamento térmico é colocada entre as vigas na frente do acabamento, o que é bastante conveniente. A questão é que tipo de lã mineral escolher, se houver várias. Por esta é importante familiarizar-se com suas características técnicas e operacionais, compará-las e analisar os benefícios.
Você pode começar observando a lã de vidro, que é procurada há muitos anos. Este material contém fibra de vidro, cuja espessura não excede 15 mícrons. Esses produtos são oferecidos em diversos formatos - rolos, esteiras e placas. Em termos de características distintivas, a lã de vidro apresenta excelente desempenho de isolamento térmico, alta resistência ao fogo e resistência a patógenos biológicos. Se você escolher um material em placas, certifique-se de como será fácil de instalar. É seguro dizer que esta é uma opção econômica para isolamento, que atrai muitos consumidores.
Deve-se entender que a lã de vidro não é segura, para seu manuseio são necessários traje de proteção e máscara, pois as fibras podem entrar no trato respiratório e nos olhos.
Basalto ou lã de pedra foram os próximos na lista de materiais de isolamento térmico. É um produto fibroso que contém argila bentonítica, carbonato e outros ingredientes compostos. Essa lã mineral é incapaz de queimar, também tem um bom desempenho de isolamento térmico, é resistente a mofo e bolor, o que é uma vantagem importante. Quanto à estrutura, não é tão resistente, mas a instalação será fácil e segura, por isso o material chama muita atenção.
Como isolar diferentes tipos de telhados?
Antes de prosseguir com o processo de isolamento, você precisa aprender sobre os diferentes tipos de instalação de isolamento térmico, porque são um pouco diferentes. Por se tratar de instalação de material pela parte interna do telhado, a melhor opção seria instalar lã mineral no espaço que fica entre as vigas. Mas este método só é adequado quando a espessura do isolamento térmico não ultrapassa a largura das vigas, caso contrário terá que recorrer à instalação conjunta, o que demorará mais tempo. O tipo de telhado deve ser levado em consideração, e mesmo assim a instalação deve ser realizada.
Plano
Esses tipos de telhados são freqüentemente encontrados em garagens e depósitos onde são utilizadas lajes de concreto armado. Será necessária a montagem da estrutura do pórtico caso seja utilizada uma placa monolítica com reforço como material. O primeiro passo é certificar-se de que não há defeitos, caso sejam encontrados, será necessário fazer reparos, selar as costuras, tratá-los com primer. Isso garantirá uma boa adesão do bolo de isolamento térmico à superfície.
Os especialistas recomendam o uso de materiais impermeabilizantes líquidos para tratar o teto - geralmente é a resina betuminosa.
Se você tem um teto de concreto e o preparou, o próximo passo é instalar uma estrutura de madeira. O principal elemento estrutural são barras com seção de 50x50 mm, você pode escolher um perfil galvanizado. Se você está optando por madeira serrada, é recomendável tratá-la completamente com um anti-séptico para melhorar o desempenho e protegê-la da umidade. Deve-se notar que os artesãos usam mais um perfil de metal., que vai durar muito mais, mas tudo depende da correta tecnologia de instalação e do cumprimento das instruções.
Para que o resultado corresponda às expectativas, comece desenhando várias linhas paralelas a uma distância de cerca de 50 cm. As suspensões são montadas neles, use buchas de ferro. É importante considerar o tipo de material de revestimento para o teto que você escolher. Se o peso do acabamento for grande, a etapa de instalação deve ser menor. Em primeiro lugar, dois perfis são suspensos nas bordas, depois todos os outros são horizontais, precisam ser fixados com pequenos parafusos auto-roscantes. Certifique-se de seguir o alinhamento horizontal e os primeiros perfis. Em seguida, você precisa puxar fios fortes para formar o plano do revestimento do teto. Os componentes intermediários do torneamento são instalados ao longo deles, após o que se pode presumir que a estrutura do quadro está pronta.
Agora você precisa reforçar o teto com material isolante. Você pode escolher rolos de lã mineral ou tapetes. O isolamento é colocado sob a estrutura de modo que fique apoiado sobre ela. Quanto à espessura da camada, tudo depende da distância que fica entre a superfície e a caixa. A regra principal é não deixar espaço entre as partes da lã mineral, pois isso permitirá a passagem do frio.
Coloque o isolamento térmico de forma que todas as partes da lã mineral se encaixem perfeitamente, a melhor escolha seria instalar em camadas. Faça a instalação em um padrão quadriculado e não se preocupe com os rascunhos. A fase final do isolamento do telhado com as próprias mãos será a colocação de uma película impermeabilizante, após a qual poderá fazer o revestimento.
Arremessado
Aquecer o telhado de um galpão de uma casa particular ou de um balneário com lã mineral não pode ser considerado um processo difícil se você seguir as recomendações. Trata-se de colocar isolamento térmico entre os elementos da viga. Também é importante usar uma película protetora aqui para evitar a entrada de umidade e manter o calor. Para isolar um sótão ou sótão, é importante levar em consideração que uma caixa é frequentemente instalada no sistema de vigas, ao qual o material de cobertura é fixado.
São telhados frios, por isso é importante isolá-los para garantir conforto e aconchego na casa.
É necessário iniciar o assentamento do material de barreira de vapor pelo fundo da estrutura, instalando-o gradativamente em faixas. Sua principal tarefa é prevenir a penetração de umidade do revestimento caso apareçam vazamentos. E também fornecerá proteção contra vapores.
As tiras devem ser sobrepostas, cobrindo as juntas com fita adesiva.
Depois disso, você pode prosseguir com a instalação do isolamento térmico. Preste atenção na largura, que deve corresponder às vigas. Se as esteiras ou rolos forem finos, a lã mineral pode ser dobrada em várias camadas, mas também é melhor optar por uma instalação quadriculada para evitar vãos e fendas. Use um grampeador e grampos de aço para prender a membrana impermeabilizante. Depois disso, você pode começar a fazer o acabamento com materiais de painel ou cartão; compensado e aglomerado também são usados com frequência. Como você pode ver, o trabalho não é difícil se você fizer tudo em etapas, além de preparar com antecedência todos os materiais necessários. O isolamento do telhado com lã mineral proporcionará a você um microclima confortável, e você não terá que pensar em reparos por muitos anos.
Recomendações
Seja como for, qualquer trabalho relacionado com a construção e reparação da cobertura é um processo responsável. É imprescindível seguir as regras para obter um resultado de qualidade. Você não deve usar lã mineral com uma alta densidade, será muito pesado, o que colocará uma grande carga no sistema de vigas. Além disso, essa característica afeta a condutividade térmica do material e é repleta de muitos problemas. Durante a instalação, verifique constantemente se há alguma lacuna. Se for encontrado algum problema, basta usar um selante para consertar o defeito. Se a estrutura for em madeira, é necessário processá-la com compostos especiais para prolongar a vida útil. É imperativo criar uma lacuna de ventilação para permitir que a umidade escape de debaixo do telhado.
Isolamento das paredes do sótão com lã mineral no vídeo abaixo.
Quando decidimos isolar o sótão, não procuramos muito materiais. Talvez tenha sorte, mas a tática valeu a pena. Compramos um isolamento “profissional” e eles isolaram tudo com ele - tanto as encostas quanto o piso. O que eu gostei - tem 2 rolos de 0,61x4,1 metros na embalagem, e cada um deles tem 2 peças (50 mm de espessura). É conveniente trabalhar - se estiver no chão, então o desenrolou - e pronto. Para as paredes, basta cortar o comprimento desejado, depois ele sobe na moldura ao longo do degrau padrão de uma barra de 60 cm sozinha, basta apertá-la um pouco. Não há necessidade de apertar adicionalmente! Ao contrário da lã mineral basáltica, não se desintegra e não gera pó, também não tem farpas. Eles trabalharam com luvas de algodão comuns e respiradores. Vai durar 50 anos - não sei, mas até agora tudo bem)
O comentário foi enviado com sucesso.