Facas de corte de isolamento

Contente
  1. Visualizações
  2. Escolha
  3. Termos de uso

O isolamento é frequentemente necessário na vida doméstica para reduzir o custo de aquecimento do ambiente e apenas para uma vida confortável no quarto. Qualquer tipo de isolamento é vendido em rolos, portanto, para o trabalho, o material deve primeiro ser cortado em pedaços, para os quais é necessário escolher a faca certa. Facas para corte de isolamento serão discutidas no artigo.

Visualizações

As facas de corte de isolamento são classificadas em vários tipos. Vamos considerá-los.

Faca de construção

O âmbito de aplicação deste tipo de facas não se esgota no corte de papelão, papel, couro e plástico - também pode ser utilizado para trabalhar arames e espumas, lã mineral e outros isolantes. Além do mais, para uma faca de construção, você pode trocar a lâmina para trabalhar com um determinado material. Porém, tem principalmente uma lâmina curta, e ao usar essa faca na instalação de espuma, é preciso entender que ela pode deixar rachaduras, lascas e outros defeitos diversos no material.

Serrote para madeira ou metal

Uma serra também é adequada para aparar o isolamento. É especialmente conveniente para cortar camadas largas de lã mineral. Uma boa serra tem dentes finos não diluídos e afiação. Ela fará o trabalho, excluindo qualquer dano ao material.

Faca de cozinha

A falta de uma ferramenta profissional não é mais um problema. Para cortar camadas de isolamento, até mesmo uma faca de cozinha padronizada projetada para pão ou carne é adequada. Porém, antes de usar, não se esqueça de afiar bem com lixa.

Maquinas de corte

As máquinas-ferramentas são perfeitas para construção em grande escala. mas para uso doméstico independente descartável ou duplo, este dispositivo é muito caro e será completamente impraticável comprá-lo.

Faca altamente especializada

Existe uma vasta gama de facas profissionais, incluindo ferramentas elétricas de aço inoxidável que podem cortar qualquer material em questão de segundos. Seu comprimento chega a 300 mm. Essas facas são oferecidas por fabricantes de materiais de isolamento térmico. O principal é seguir cuidadosamente todas as instruções para o uso de tais ferramentas e guias de segurança durante a operação. Além disso, ao trabalhar, deve-se levar em consideração o tipo de aquecedores.

Escolha

A escolha de facas para isolamento é bastante ampla, portanto, antes de mais nada, deve-se atentar para as características do material de isolamento térmico.

O mais fácil é o caso com uma pequena quantidade de trabalho. Por exemplo, facas de cozinha comuns ou facas de escritório são adequadas para cortar lã mineral em placas com menos de 50 mm de espessura. Para um linho mais saturado, será necessário recorrer ao uso de uma serra para madeira ou metal, uma faca de construção, especializada, preparada para o corte de isolamento térmico.

As facas de carbono ou aço inoxidável são universais.

No entanto, uma faca de carbono precisa de mais cuidado do que um aço inoxidável, caso contrário, pode aparecer ferrugem. Depois de lavar o aço carbono, certifique-se de limpar e lubrificar a lâmina até secar.

Termos de uso

Antes de iniciar o trabalho, é imprescindível que você se familiarize com o manual de uso da faca e garanta a segurança da instalação para evitar erros graves e pequenos e danos à sua saúde. Existem várias regras básicas.

O isolamento deve ser cortado em baixas temperaturas ambientes - para começar a cortar lã mineral com segurança, é necessário vestir um traje especial durável que evite o contato da pele com o material tóxico e sua irritação.

Para proteger as mãos de cortes e abrasões ao cortar sem cuidado, cubra-as com luvas revestidas de borracha ou silicone.

Os órgãos respiratórios devem ser cobertos com um respirador durável e os olhos devem ser protegidos com óculos profissionais especiais., como partículas de vidro de espuma ou lã mineral podem entrar no trato respiratório ou na membrana mucosa dos olhos.

Durante o processo de instalação, é necessário fazer pequenos intervalos e abrir as janelas para ventilar o ambiente. Se possível, é melhor trabalhar imediatamente em uma sala bem ventilada.

Para que o material isolante de calor não se quebre e as partículas voem menos dele, a ferramenta de corte deve necessariamente ser tecnicamente sã e bem afiada. Para reduzir a quantidade de poeira no ar, o isolamento deve ser cortado ao longo da localização das fibras.

No processo de corte, é necessário contar com o restante de uma pequena camada de aproximadamente 2 cm de comprimento para garantir uma sobreposição justa do espaço a ser isolado.

A lã mineral se presta melhor ao corte antes de desdobrar.

Os painéis de lã mineral devem ser retirados da caixa da embalagem e cortados um de cada vez para não danificar acidentalmente sua forma ao transferir o material de um lugar para outro e ao colocá-los uns sobre os outros.

Pedaços de isolamento já cortados não podem ser simplesmente jogados no chão ou em outra peça, uma vez que uma grande quantidade de fibras de espuma imediatamente começará a subir no ar. O material deve ser manuseado com muito cuidado.

Além do mais, ao realizar trabalhos de instalação por conta própria, a melhor opção é consultar especialistas, pois pode ser necessário cortar peças de formas complexas. O aconselhamento profissional o ajudará a evitar o desperdício desnecessário de material. Os fabricantes também aconselham começar a cortar o algodão antes de desenrolar o rolo e, para garantir cortes uniformes e precisos, é necessário marcar previamente o material com uma régua.

O material de isolamento residual não precisa ser jogado fora. Eles permanecerão adequados para isolar depósitos, garagens, galpões ou outras salas de serviço. Além disso, eles podem ser reciclados e vendidos a um custo baixo para uso posterior.

Ao final do trabalho, recomenda-se lavar bem o rosto e as mãos com sabão e água fria.

Para obter mais informações sobre facas para isolamento de corte, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário