Tudo sobre lã de rocha

Contente
  1. O que é isso?
  2. Propriedades básicas
  3. Comparação com outros materiais
  4. Variedades
  5. Marcando
  6. Dimensões (editar)
  7. Formulários
  8. Fabricantes
  9. Recursos de instalação

Ao construir uma nova casa ou renovar um apartamento em um prédio residencial, surge a questão do isolamento. Um material especial projetado para reter o calor pode economizar significativamente nas contas de aquecimento, especialmente em casas e chalés. O isolamento de alta qualidade ajuda a garantir condições de vida confortáveis. No entanto, escolher não é tão fácil. E muitas pessoas preferem lã de rocha.

O que é isso?

A lã de rocha é um isolante térmico amigo do ambiente, utilizado na disposição de instalações residenciais e industriais. O segredo da preservação do calor está oculto na imobilidade do ar localizado nas fibras. E o que é mais interessante, essas fibras são feitas de pedra.

O isolamento apresentado é feito à base de basalto. E a fabricação de isolamento de basalto tem muito em comum com o método natural de produção. Cientistas, estudando vulcões no Havaí, descobriram que, quando expostos a altas temperaturas, formam-se fios que se dobram em forma de algodão. Conseqüentemente, é simplesmente impossível não usar tal fenômeno.

As fábricas instalaram unidades que mantêm temperaturas de até 1.500 graus. E com esse impacto, as rochas derretem como um pedaço de gelo. Em seguida, os mestres transformam a massa fundida em fibras e combinam-na com elementos de ligação que dão ao algodão a consistência e a forma necessárias. Na maioria dos casos, as substâncias sintéticas desempenham o papel de aglutinantes.

As fibras preparadas são enviadas para a câmara de polimerização, onde o material endurece a uma temperatura de 200 graus. O algodão acabado é enrolado em rolos, cortado em placas ou esteiras. E no final, o produto é embalado em papel alumínio.

Um isolante térmico de pedra pode ser considerado um material versátil que é recomendado para ser colocado sob o revestimento, gesso e outros tipos de revestimento.

Propriedades básicas

Apesar dos tipos de isolamento existentes, a lã de rocha apresenta vantagens inegáveis ​​e várias desvantagens. Mas, primeiro, você deve começar com as características positivas.

  • A lã de rocha pertence aos produtos naturais, visto que os recursos naturais são utilizados na sua produção.
  • Este material pode ser usado em diferentes condições de temperatura.
  • O isolamento de pedra tem condutividade térmica de alta qualidade.

As desvantagens incluem vários parâmetros.

  • Os ratos começam em lã de rocha. Os roedores, embora não usem o isolamento para a alimentação, ainda assim o estragam.
  • Preço Alto.

Tendo percebido que a lã de rocha é uma das melhores opções de isolamento, deve familiarizar-se com as suas características e propriedades técnicas.

Graças às capacidades do mundo moderno, foi possível desenvolver uma tecnologia para a criação de um produto impermeável, cobrindo-o com uma substância especial.

Permeabilidade ao vapor

Os proprietários modernos de casas e chalés estão preocupados com o respeito ao meio ambiente, a segurança da moradia, o conforto do microclima e temem o aparecimento de mofo. Neste caso, existem duas opiniões. A primeira proposição pressupõe que a casa deve ser como uma garrafa térmica. O segundo diz que os edifícios devem "respirar" devido à permeabilidade ao vapor das paredes. A lã mineral pertence ao segundo julgamento, pois tem a propriedade de permeabilidade ao vapor. As moléculas de água penetram através do isolador de calor sem condensar nas fibras, evitando que o algodão se molhe.Recomenda-se usar esse isolamento em edifícios de madeira para que as paredes possam "respirar".

O ar da rua entra na sala não apenas pela janela, mas também por rachaduras e microfissuras invisíveis. Se as paredes forem surdas e a casa estiver completamente isolada das correntes de ar, depois de algum tempo aparecerá mofo nas paredes e no teto. É por isso que os adeptos da sustentabilidade querem ter paredes para "respirar". E sem um isolamento de pedra, que remove moléculas de vapor d'água, você não pode fazer isso.

Segurança contra incêndios

Conforme mencionado anteriormente, a lã de rocha é produzida com base em um grupo não combustível de basalto gabro. Para derreter a pedra em escala industrial, é necessária uma temperatura de 1.500 graus. Esse calor é comparável à abertura de um vulcão. Um incêndio doméstico nunca será capaz de atingir tal temperatura, portanto, o isolamento, quando exposto até mesmo a uma chama aberta, não se deteriorará e pegará fogo. Sua resistência ao fogo é 100% de qualidade.

Além da resistência ao fogo, a lã de rocha resiste ao calor, reduzindo sua resistência, para que a estrutura da casa não sofra. Em termos simples, o edifício não desmorona, seus elementos individuais não derretem.

Além de resistir às temperaturas de combustão, a lã de rocha não emite substâncias tóxicas que afetam negativamente a saúde humana.

Absorção de som

O isolamento de pedra se distingue por um isolamento acústico aprimorado, e tudo graças à estrutura complexa de algodão hidrófilo com fibras entrelaçadas aleatoriamente com um espaço de ar. Esta propriedade agradou aos proprietários dos estúdios de gravação anexos ao edifício residencial. O sistema de alto-falantes funcionando em potência máxima não interfere com o resto dos vizinhos... O material protege de forma confiável os proprietários do ruído de impacto.

Durabilidade

Como qualquer outro isolamento, a lã de rocha instalada passa por um procedimento de encolhimento. Mas este processo é tão insignificante, o que significa que não afeta de forma alguma a vida útil do material. As placas ou rolos laminados não perdem a forma de produção e não aparecem rascunhos entre eles. Hoje, durante a produção da lã de rocha, o material é tratado com um agente repelente de água, que cria um efeito repelente de água. Este recurso permite manter a estrutura do isolamento em caso de umidade e chuva.

Amizade ambiental

A lã de rocha pertence à lista dos materiais sustentáveis. Alguns fabricantes estão até dispostos a fornecer o certificado Eco Material Green correspondente. E ainda, a questão da compatibilidade ambiental do isolamento de pedra deve ser entendida com mais detalhes.

No passado recente, foram realizados estudos que revelaram que a lã de basalto é um produto inseguro. Em 1995, livretos de várias empresas indicavam que as fibras do isolamento de basalto são combinadas com resinas sintéticas obtidas pela interação do fenol e do aldeído fórmico. De acordo com suas características, a resina possui muitas diferenças das fibras naturais. E, em primeiro lugar, essa é a diferença no tratamento de temperatura. Uma vez no forno, as fibras não derretem até que a temperatura interna não exceda 1000 graus. A resina, por sua vez, começa a se decompor a 200 graus, exalando um odor pungente.

Outros fabricantes especificaram que a quantidade de aglutinantes de fenol-formaldeído na composição dos aquecedores de pedra que eles produziram era insignificante. Isso significa que eles não podem prejudicar a saúde humana. No entanto, em 1997, uma classificação de materiais isolantes foi publicada, indicando que a lã mineral contém metais alcalino-terrosos perigosos, ninguém poderia refutar essa teoria. Hoje, muitos fabricantes fazem isolamento de pedra com base no aglutinante apresentado. E pertence à 2ª classe de perigo de compostos voláteis.

Certamente, muitas pessoas sabem que o formaldeído contém alérgenos altamente tóxicos. E na composição das lajes de lã mineral, essa substância é superior a 6%.Mas se você olhar do outro lado, o formaldeído está próximo ao longo da vida de uma pessoa. Pode ser encontrada em móveis e até mesmo no ar externo. Portanto, é impossível argumentar que a lã de rocha é amiga do ambiente, no entanto, sua composição ainda não fez mal a ninguém.

Comparação com outros materiais

Antes de saber a diferença entre lã de rocha e outros aquecedores, você deve se aprofundar nas características técnicas dos materiais. A lã de rocha, como a lã de vidro e a lã de escória, é um tipo de lã mineral. Assim, a questão - o que é melhor, lã mineral ou lã de rocha, desaparece por si mesma. A única diferença está na tecnologia de produção e nas matérias-primas utilizadas. O isolamento, que contém vidro quebrado e areia de quartzo, não requer o uso de substâncias resinosas. Consequentemente, durante a instalação, o material se desintegra e pequenas partículas podem entrar no trato respiratório de uma pessoa.

O isolamento de argila e carbonato, que é um desperdício da indústria metalúrgica, não pode ser usado dentro de instalações residenciais. Este material é tóxico e pode causar alergias. O isolamento de basalto é feito apenas de materiais naturais que não são prejudiciais à saúde humana. Além disso, propõe-se que você se familiarize com a clara diferença entre pedra e isolamento mineral. Não se esqueça de um tipo de isolamento como penoplex.

Este material é um produto de origem sintética, no qual já se faz sentir a diferença entre a lã de rocha. Pois bem, o custo do penoplex é muito inferior ao de qualquer tipo de lã mineral.

Variedades

De acordo com os critérios de textura, forma, composição e adequação, a lã de rocha é dividida em várias variedades.

  • Suave. Este material é feito de fibras finas. Eles formam muitas cavidades, dentro das quais o ar é retido, o que é um obstáculo à perda de calor. Lã macia é usada para isolar pontos que não envolvem grande estresse. Em termos simples, pode ser usado como cobertura de fachadas e telhados.
  • Dureza média. Nesse caso, fibras mais rígidas são utilizadas na fabricação de lã mineral. Este material pode ser usado para isolar fachadas onde há fortes correntes de ar.
  • Duro. Este tipo de lã mineral usa fibras grossas. Essas placas são projetadas para cargas pesadas. A colocação pode ser feita por baixo da betonilha e no interior das paredes.

A lã mineral macia é vendida em rolos, enquanto as variedades de dureza média a alta são feitas em placas. Alguns construtores afirmam que é muito mais conveniente trabalhar com algodão em rolo. Outros têm certeza de que as lajes são mais confortáveis ​​de instalar.

Até o momento, outra variedade foi desenvolvida, a saber, lã de pedra fundida soprada. A presença de folha fornece uma propriedade de isolamento duplo. Em termos simples, a variedade de folha deixa o calor do lado de fora e o reflete, direcionando o ar quente para o ambiente.

Este tipo de isolamento pode ter metalização unilateral e dupla face, pelo que faz parte da lista de resistências universais.

Marcando

Não se esqueça que a lã de rocha, como qualquer outro material de construção, tem suas próprias marcações. A principal diferença entre cada marca individual é a densidade do isolamento. A partir daqui, a diferença nas propriedades também é vista.

  • P-75. Esta marca de isolamento de pedra é caracterizada por uma densidade mínima e é projetada para cobrir superfícies horizontais com baixo estresse, por exemplo, um sótão.
  • P-125. Esta marcação destina-se ao isolamento de paredes interiores, divisórias e tectos. Mas o principal é que o ar contido dentro do material é suficiente para bloquear ruídos externos e reter o calor.
  • P-175. A lã de rocha com esta marca é caracterizada por uma densidade aumentada.É usado para isolar pisos de concreto armado. De acordo com dados externos, o algodão P-175 se assemelha a uma placa feita de aparas de madeira.
  • P-200. Esta marcação é caracterizada por densidade e rigidez máximas. Uma carga de 200 kg é assumida para cada metro cúbico de material. Mas, infelizmente, esse material tem várias desvantagens. Devido à densidade máxima, o isolamento acústico na sala torna-se baixo e a condutividade térmica deixa muito a desejar.

Dimensões (editar)

Hoje, as placas de lã mineral são apresentadas nos tamanhos mais aceitáveis. As dimensões exigidas são determinadas pela relação comprimento e largura, por exemplo, 100x50 cm ou 120x60 cm A espessura mínima do isolamento de pedra é de 10 mm. Também existem opções para 20, 30, 50, 100 e 150 mm. A escolha da espessura depende do espaço livre nas paredes e demais tetos que requerem isolamento.

Formulários

A lã de rocha é um isolamento moderno muito popular na construção de novas casas ou na renovação de apartamentos. Pode ser utilizado não apenas na disposição de edifícios residenciais, mas também no isolamento de edifícios anexos. A lã de rocha é o melhor material isolante para fachadas. Suas propriedades de isolamento térmico garantem que a perda de calor seja evitada durante as estações frias e que ele permaneça fresco no tempo quente. Além de arranjar uma fachada quente por fora, lã de rocha pode ser usada para isolar as paredes por dentro. Só por cima terá que aplicar uma camada de gesso.

A lã de rocha também é usada como isolamento de piso. É colocado na base do revestimento do pavimento e, a seguir, despejado com uma betonilha. Também pode ser usado para isolar uma varanda.

Ao isolar um telhado ou telhado, plano ou inclinado, é recomendado o uso de lã de rocha em uma forma combinada. Mas as partições dentro dos quartos devem ser completamente cobertas. A lã de rocha pode ser usada para cobrir colunas, pisos de concreto armado, fogões, dutos de ar e chaminés.

Notavelmente, este material garante segurança contra incêndio e tem muitas propriedades universais. Ele também possui um alto nível de isolamento de ruído, razão pela qual é usado em arranjos de estúdios de gravação. Além de móveis domésticos, o isolamento de pedra pode ser usado em um banho. Este material não apenas retém o calor dentro da sala, mas também se torna um obstáculo para o surgimento de microgreens.

Fabricantes

Hoje, muitas empresas se dedicam à produção de lã mineral. Mas nem todos estão preparados para emitir um certificado de conformidade e garantir a qualidade do produto fabricado. Para não escolher um material ruim, sugere-se que você se familiarize com a classificação dos melhores fabricantes de isolantes para pedras.

  • TechnoNIKOL. Devido à alta qualidade de seus produtos, esta empresa ganhou reconhecimento em vários países ao redor do mundo. A marca dedica especial atenção à criação de lã mineral. Este produto é colocado à venda em série. Por exemplo, rocklight, teplorell ou technoacoustic. Cada série individual tem suas próprias vantagens e o preço correspondente.
  • Está acabado. Um fabricante francês de materiais de construção que oferece aos clientes uma variedade de produtos manufaturados de lã de rocha. As amostras isover classic, isover kl-37 e isover kt-37 são muito populares. E o preço de um produto depende inteiramente da densidade do material e da quantidade necessária.
  • Lã de rocha. Uma conhecida marca que se dedica à produção de materiais de construção de alta qualidade. O isolamento de pedra desta empresa distingue-se pela sua resistência, durabilidade e, o mais importante - a melhor preservação do calor.
  • Knauf. A marca representada com reputação mundial está envolvida na produção e venda de materiais de construção de vários tipos e direções. O sortimento da empresa é preenchido com uma grande variedade de aquecedores, onde a lã de rocha é de grande importância.Este fabricante tem feito muitos esforços para enriquecer seu sortimento com diferentes tipos de isolamento de pedra. E esse esforço foi apreciado pelos amantes do calor e do conforto dos aposentos.

Recursos de instalação

Tendo tratado das características da lã de rocha, sugerimos que você se familiarize com o método de sua instalação. E você deve começar com a tecnologia de aquecimento da parte externa da casa. Este trabalho requer aderência a uma sequência clara de ações. As placas de isolamento colocadas do lado de fora devem ser protegidas dos efeitos do vento. Para este efeito, são adequados pisos de vidro-magnésio, placas de aglomerado ou de fibra.

  • Inicialmente, você deve limpar a superfície de trabalho de ferragens, pregos e outras saliências que podem danificar a lã de isolamento. Uma cornija de metal deve ser instalada na parte inferior da parede. A mesma montagem é aparafusada ao teto. Primeiro, o algodão ficará plano. Em segundo lugar, é uma proteção séria contra roedores.
  • A fachada do edifício deve ser preparada. Isso é necessário para aumentar a resistência de união entre as superfícies. Em seguida, a cola é aplicada na parte de trás do algodão. Em seguida, é pressionado contra a superfície de trabalho preparada de cima para baixo. Como fixadores adicionais, você pode inserir cavilhas de plástico nas placas. Ao colocar as lajes, é necessário garantir que elas fiquem firmemente unidas.
  • Um material à prova de vento é colocado por cima da lã de rocha e um primer é aplicado por cima.

Além disso, propõe-se familiarizar-se com o processo de instalação de isolamento no interior das instalações. Nesse caso, um pré-requisito é a presença de uma caixa de metal. Se, repentinamente, ripas de madeira forem usadas para criar o torneamento, elas devem ser envernizadas. A distância entre as paredes e a lã de rocha não deve ser superior a 2 cm, o que é necessário para criar um espaço de ar adicional. Para deixar a distância necessária da parede à superfície do isolamento, a cola deve ser aplicada não em camada contínua, mas em manchas.

No processo de trabalho, você provavelmente terá que cortar o isolamento. Para fazer isso, use uma faca afiada ou serra. É inútil usar ferramentas elétricas para cortar. Após a instalação do isolamento, é necessário proceder à disposição da barreira de vapor. Ele é preso às guias com fita dupla-face. A última etapa do trabalho está terminando. A superfície isolada preparada é revestida com gesso cartonado, em seguida, massa de vidraceiro e, em seguida, o acabamento é feito.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário