Isolamento isoroco: características e escopo
A lista TOP dos melhores materiais modernos de isolamento térmico, junto com aquecedores europeus, também inclui produtos Isoroc da Rússia. Tendo entrado no mercado em 2000, esta empresa conseguiu rapidamente conquistar a confiança e o respeito de construtores profissionais e novatos. Isso é comprovado pela entrada da empresa na sociedade internacional Saint-Gobain, que é líder na produção de materiais de construção e no desenvolvimento de tecnologias inovadoras na indústria da construção.
Características de produção
O moderno isolamento Isoroc é feito de basalto ou gabro utilizando tecnologias desenvolvidas na Alemanha, utilizando equipamentos da empresa sueca Ungers.
O processo de criação de um material de isolamento térmico consiste em várias etapas:
- Sob a influência de altas temperaturas (até 1500 ° C), a rocha é derretida.
- O fundido é colocado em uma centrífuga, na qual é extraído em "filamentos".
- As fibras resultantes, sob a influência de massas de ar, são transportadas para a câmara de deposição de fibras, na qual são adicionados componentes despoeirantes e hidrorrepelentes.
- A fibra de basalto processada entra no aparelho, onde é distribuída e os fios individuais são firmemente entrelaçados. Ao tecer, as fibras são colocadas em diferentes direções para aumentar a resistência do tecido.
- Posteriormente, o material resultante é prensado sob alta pressão e novamente submetido a tratamento térmico. Ao ser novamente aquecida, a fibra se polimeriza, formando um material resistente a danos mecânicos (rasgo, rachadura).
- O isolamento acabado é cortado em placas ou esteiras e colocado em embalagens termorretráteis.
No processo de produção, tudo é levado em consideração: desde a qualidade das matérias-primas até a observância exata das proporções dos componentes e das tecnologias. Em todas as etapas de produção, dezenas de parâmetros diferentes são monitorados constantemente, o que garante uma qualidade excepcionalmente alta de cada lote de produtos.
Especificações de isolamento
Devido à sua composição e tecnologia de fabricação, o isolamento Isoroc adquire as seguintes características técnicas:
- Alta densidade, que afeta a resistência do material e sua resistência à deformação. Dependendo da densidade, o escopo de uso do material é determinado e seu custo muda.
- Indicadores de compressibilidade - de 2 a 20%.
- A condutividade térmica varia na faixa de 0,04-0,042 W / mK, devido à qual o material retém bem o calor. Esse efeito é obtido devido ao grande número de poros de ar formados no material durante o processo de produção.
- A boa permeabilidade ao vapor evita o acúmulo de condensação no ambiente e a formação de mofo.
- Segurança contra incêndios. As fibras de pedra do isolador de calor não inflamam mesmo quando em contato com um fogo aberto e podem suportar temperaturas de até 1000 ° C.
As características dos diferentes modelos de isolamento diferem, mas, ao mesmo tempo, todos os produtos sempre contribuem para:
- melhorar o clima interno;
- melhoria significativa nas propriedades de isolamento térmico e acústico;
- reduzindo a carga na base do edifício (fundação).
Além disso, qualquer modelo Isoroc reduz os custos de reparo.
Vantagens e desvantagens do material
Em comparação com a maioria dos materiais de isolamento, o isolamento de basalto isoroc tem uma série de vantagens, incluindo:
- alta hidrofobicidade;
- boa resistência às influências negativas externas (mecânicas e naturais);
- facilidade de instalação e operação;
- Amizade ambiental;
- peso leve.
Além disso, não se deforma, não se enruga com o tempo, os microorganismos não se multiplicam nele e os insetos com roedores preferem ficar longe dele. Graças a tudo isso, o isolamento de basalto tem uma longa vida útil e não precisa ser trocado por muito tempo.
Quanto às deficiências, apenas o custo bastante elevado do material pode ser atribuído a elas.
Âmbito de aplicação
A lã mineral Isoroc encontrou aplicação em uma ampla variedade de trabalhos de construção e reparo. Na maioria das vezes, é usado para:
- telhados (planos e inclinados);
- pisos de sótão e cave;
- paredes dentro da casa;
- fachadas externas (para gesso ou em fachadas de cortina ventiladas);
- piso;
- painéis sanduíche ou estruturas de concreto de três camadas;
- equipamentos industriais e dutos.
A elevada qualidade e uma vasta gama de isolamentos tornam possível a sua utilização tanto em construções privadas de grandes como de edifícios baixos.
Tipos de isolamento Isoroc
A gama da empresa inclui várias opções de isolamento. Os mais populares e procurados são:
- Isolight e suas modificações. Este tipo de material de isolamento térmico destina-se ao isolamento de superfícies horizontais, verticais e inclinadas de qualquer tipo. É adequado para uso em paredes de quadro, tetos entre pisos, em alvenaria de três camadas, fachadas ventiladas. As placas de isolamento Isolight convencional têm densidade de 50 kg / m3 e são consideradas a melhor opção para construção privada de baixo relevo. Além disso, a gama de modelos inclui placas de lã mineral com densidade de 40 kg / m3 (Isolight-L) e 60 kg / m3 (Isolight-Lux). Em densidades diferentes, todos os materiais desta série têm características semelhantes. Assim, o indicador de absorção de água de qualquer um desses aquecedores, mesmo com exposição prolongada à umidade, não ultrapassa 1 kg / m2, e a condutividade térmica varia de 0,33 a 0,40 W / (m. K), dependendo das condições de operação .
- Ultraleve - uma das novidades na gama de materiais de isolamento térmico. O principal diferencial deste tipo de isolamento é a sua densidade reduzida - 33 kg / m3. Ao mesmo tempo, o fabricante oferece chapas com espessuras de 100 mm e 50 mm. Fora isso, os padrões de desempenho do Ultrlight praticamente não diferem dos aquecedores da série anterior.
- Isoroof - material destinado ao isolamento térmico de uma cobertura plana de papelão ondulado de aço e tetos intermediários. Pode ser colocado tanto no topo de uma mesa de cimento, quanto diretamente sobre uma base de concreto ou concreto armado. Este tipo de isolamento possui alta densidade - 150 kg / m3, espessura de 40 a 130 mm. Ao mesmo tempo, é bastante elástico, fácil de processar, inerte a produtos químicos e não suscetível a efeitos biológicos (mofo, podridão). Nesta série, modificações também são apresentadas com a marcação Isoroof -B (Isoroof-T), -H (Isoroof-B), -NL (Isoroof-BL). Eles diferem uns dos outros em densidade e são usados para criar um sistema de isolamento térmico de duas camadas.
- PP 75 e PP 125 - materiais adequados para isolamento térmico de edifícios, estruturas e isolamento de equipamentos industriais, cuja superfície pode ser aquecida até + 400 ° С. O primeiro tipo tem densidade menor (até 75 kg / m3), mas tem mais flexibilidade, o que permite sua utilização em superfícies curvas (por exemplo, dutos). O isolamento marcado com PP 125, por sua vez, dobra e muda de forma muito mais difícil, mas tem uma densidade de 12 kg / m3 e uma resistência de pelo menos 10 kPa.
- Isovent - placas refratárias, mais frequentemente usadas para isolar saunas e banhos. Revestido com folha de alumínio, malha metálica ou tecido de fibra de vidro, não requer durante a instalação o uso de membranas poliméricas adicionais. Além do isolamento básico, a série inclui modificações SL e L. A principal diferença entre os modelos é a densidade.Isovent tem o indicador mais alto - 90 kg / m3. Ao mesmo tempo, as placas de fibra basáltica deste tipo podem ter uma espessura reduzida - 40 mm. Quanto a outras modificações, seus parâmetros de espessura variam entre 50-170 mm. A densidade do isolamento rotulado como SL é 75 kg / m3 e L é 80 kg / m3.
- Isofloor - uma das melhores opções para instalação em pisos intermediários e pisos. Pode ser instalado sob betonilha de cimento e pisos autonivelantes. Adequado também para isolar painéis sanduíche com revestimento metálico. Com densidade de 110 kg / m³, as placas de lã mineral deste tipo apresentam maior resistência, o que lhes permite suportar cargas significativas sem deformação e perda de suas características de desempenho.
Todas as placas de lã mineral Isoroc são vendidas em embalagens de 4 ou 8 folhas. O peso e as dimensões da embalagem dependem da densidade e das dimensões do próprio isolamento.
Regras de instalação
A qualidade do isolamento com lajes de lã mineral basáltica Isoroc depende muito de como foram instaladas. Portanto, reparadores não profissionais e novatos para a instalação de isolamento vale a pena usar o conselho de artesãos experientes:
- Para a fixação das placas, são utilizados adesivos especiais e buchas de disco.
- Para que a estrutura seja o mais forte e durável possível, para a colocação do isolamento térmico, é necessário construir uma moldura a partir de um perfil metálico ou barras de madeira.
- Se necessário, use uma faca de montagem para cortar a placa de fibras de basalto. Com alta densidade e espessura do material, a faca é substituída por uma serra.
O processo de instalação do isolamento térmico em si consiste em várias etapas:
- Instalação de uma moldura de metal ou madeira. Para isso, o perfil ou as barras são fixados em uma posição estritamente vertical. A distância entre os apoios depende da largura da laje de lã mineral - o isolamento deve encaixar bem entre eles.
- As placas isoroc são fixadas a superfícies de pedra com pregos na proporção de 5-6 cavilhas por 1 m2. Em outros casos, a cola é usada para fixação.
- Uma membrana à prova de vento é colocada em cima da lã de basalto, todas as juntas são cuidadosamente coladas com fita adesiva.
Ao isolar um telhado, piso ou fachada, as regras de instalação podem diferir ligeiramente. Uma condição importante para a colocação do isolamento é a presença de um vão ventilado entre ele e o acabamento externo. É necessário para que a umidade retida pelo filme de barreira de vapor não seja absorvida pelos materiais de acabamento.
Avaliações
Numerosos comentários de clientes atestam a popularidade e a alta qualidade dos aquecedores da marca Isoroc.
A maioria das pessoas que isolaram suas casas com placas de lã mineral deste fabricante apreciam muito as qualidades de isolamento térmico do material. Ao mesmo tempo, eles observam que após a instalação de placas de isolamento de basalto, mesmo em baixas temperaturas externas, o consumo de energia é reduzido significativamente, uma vez que o ar na sala aquece mais rápido e permanece quente por mais tempo.
Além disso, ao usar o isolamento de fibra de basalto, o vapor não se acumula dentro da sala, o que não só aumenta o conforto, mas também prolonga a vida útil de acabamento e outros materiais de construção.
Junto com o desempenho do material, a facilidade de transporte e instalação do isolamento merecem notas altas.
Para uma visão geral do isolamento Isoroc, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.