O que é melhor para o isolamento: espuma ou lã mineral?
O isolamento de edifícios é uma etapa obrigatória da construção, porque mesmo o sistema de aquecimento mais moderno e de alta qualidade não aguenta o clima frio. O mercado oferece uma grande seleção de materiais que são usados para isolamento, mas atualmente os mais populares deles são a espuma e a lã mineral.
A escolha não é fácil, pois ambos os materiais apresentam vantagens e desvantagens. Para encontrar a opção mais bem-sucedida, você deve comparar suas propriedades.
Comparação de características
Para ver a diferença entre os materiais, você precisa comparar suas características. Levando em consideração as peculiaridades e propriedades dos aquecedores, pode-se entender o que é melhor escolher para o isolamento térmico da fachada e do cômodo interno. Considere algumas das qualidades dos materiais que devem ser levadas em consideração.
Permeabilidade ao vapor de água e permeabilidade à água
É importante levar em consideração esses indicadores, pois deles depende se o microclima dentro de casa será confortável para morar. Em qualquer sala, com o tempo, uma certa quantidade de vapor d'água e dióxido de carbono se acumula. Se houver demasiadas substâncias, estas acumular-se-ão sob o isolamento, pelo que surgirá posteriormente um fungo nas paredes.
A lã mineral tem uma maior permeabilidade ao vapor do que a espuma. O poliestireno expandido é capaz de passar 10 vezes menos ar e umidade do que a lã mineral. Possui coeficiente de permeabilidade de 0,03 mx Pa por hora e lã mineral de média densidade - 0,3 mx Pa por hora.
Se for necessário isolar um prédio residencial ou uma sala com alto nível de umidade, você deve escolher placas minerais.
Resistência à flexão
Este indicador é importante se você precisar isolar superfícies com geometria complexa. Podem ser meias colunas na entrada da casa, vários canos ou paredes com nichos. Ao dobrar, a espuma é capaz de colapsar em 10 por cento, em contraste com a lã mineral, que pode ser usada para isolar qualquer tubo sem problemas.
Diante desse fato, a espuma não é recomendada para uso como isolamento em superfícies difíceis.
Condutividade térmica
A condutividade térmica é uma das propriedades mais importantes dos materiais de isolamento térmico. Este indicador é calculado levando em consideração o volume de fluxo de calor que pode passar pelo material. O isopor mantém o calor com mais eficiência, mas a lã de rocha também tem uma condutividade térmica decente.
Levando em consideração aproximadamente os mesmos indicadores, podemos dizer que o isolamento térmico de uma sala com lã mineral equivale ao seu isolamento com folhas de espuma. Esses aquecedores não são em vão os mais populares e exigidos.
Segurança contra incêndios
O indicador é mais importante ao construir edifícios de madeira a partir de um bar. A lã mineral é a melhor opção por ser feita de materiais incombustíveis (vidro, escória e pedra). Você não pode queimar esse isolamento em casa. As superfícies sobre as quais o material será colocado servirão de barreira em caso de incêndio, o que não permitirá que a chama se espalhe por toda a sala. Em caso de incêndio, isso permitirá o resgate de pessoas e propriedades em tempo hábil.
Polyfoam inflama de forma extremamente rápida e auxilia ativamente a combustão, durante a qual componentes tóxicos são liberados do material. Os fabricantes modernos oferecem a oportunidade de comprar espuma extrudada, que é tratada com impregnações especiais que evitam que queime. Mas mesmo neste caso, o isolamento perde para lã mineral. Também deve ser lembrado que a espuma de poliestireno não deve ser colocada em salas onde haja risco de incêndio.
Preço
O custo mínimo do algodão é de cerca de 1435 rublos, o máximo é de 2200-2300 rublos. O preço do poliestireno é 1900-2390 rublos por metro quadrado. Inicialmente, parece que a lã mineral tem uma pequena vantagem.
Mas por isso para obter o mesmo efeito de economia de calor, a opção correta seria comparar o custo do isolamento térmico para 1 metro de uma estrutura de casa quadrada. Neste caso, é claro que a vantagem do poliestireno expandido é de 160 rublos por metro quadrado, enquanto cerca de 226 rublos terão de ser gastos em lã mineral.
Operação e instalação
É importante considerar os indicadores de durabilidade durante a operação. A lã mineral é mais durável do que sua concorrente. Mas é importante na hora de comprar isolamento levar em consideração o tempo de uso da área isolada e acabamento. Por exemplo, se você isolar uma sala usando o método de "fachada úmida" usando gesso decorativo, que dura cerca de 20-25 anos, não há necessidade de usar lã mineral, pois ainda precisará ser removida junto com o gesso.
Os roedores não prejudicam a lã mineral com muita frequência, mas a espuma sofre constantemente com essas pragas. Eles costumam fazer ninhos nele. Mesmo que você introduza aditivos especiais no material, isso pode não resolver o problema. O poliestireno expandido não é protegido de efeitos biológicos adversos, portanto, não é recomendado seu uso em ambientes com alta probabilidade de roedores.
Não existem grandes diferenças na instalação dos materiais, portanto, neste aspecto, nenhum deles apresenta vantagens.
Durabilidade
Polyfoam não é um material durável, pois com o tempo pode se deteriorar devido a uma ampla variedade de fatores:
- umidade;
- vento;
- raios ultravioleta.
Mas deve ser lembrado que na maioria das vezes os construtores colocam uma camada protetora sobre o isolamento. O papel dessa camada é desempenhado por materiais de acabamento ou gesso especial. Se feito corretamente, a espuma pode durar até 50 anos para o dono da casa. A lã mineral é um material que pode durar até 100 anos. Para a sua produção são utilizadas rochas vulcânicas, graças às quais o isolamento tem uma longa vida útil. Mas este material também tem uma desvantagem. Seu desempenho de isolamento térmico diminuirá quando as fibras estiverem endurecidas.
Para não enfrentar tal problema, recomenda-se selecionar o tipo correto de isolamento. As superfícies horizontais são isoladas com esteiras, as verticais - com placas mais grossas.
Prejudicial à saúde
Se as condições de operação forem padrão, nenhum isolamento será prejudicial à saúde humana. Mas se a temperatura ambiente for alta ou houver um incêndio, a espuma ficará incrivelmente perigosa, pois dela sairá estireno, que se acumula no corpo. Em caso de incêndio, as substâncias tóxicas contidas no poliestireno expandido podem levar a pessoa ao estado de inconsciência.
O que escolher para isolar uma casa do lado de fora?
A lã mineral é um material cuja estrutura é porosa, portanto, ao utilizá-la, é necessário um filme para a fachada, que a protegerá da umidade e do vento. Se negligenciarmos esse fato, subsequentemente o isolamento ficará úmido e não reterá o calor. Além disso, devido a ventos fortes, a lã mineral pode deformar-se, na maioria das vezes isso acontece com o material localizado nos cantos da casa.
A opção ideal para isolar tijolo, moldura e outras casas é a espuma de poliestireno, pois não absorve muito bem os líquidos. Ele vai durar muito mais do que seu concorrente, sem a necessidade de membranas de construção adicionais.
Qual é a melhor forma de isolar a fundação?
Se durante a instalação da fundação foram realizados “trabalhos úmidos”, é necessário o uso de espuma de poliestireno. Se forem colocados blocos de concreto aerado, ambos os materiais podem ser usados, mas o trabalho de impermeabilização deve ser executado antes do procedimento de isolamento.
O melhor isolamento para usar dentro
Ao isolar paredes feitas de blocos de espuma e outros materiais por dentro com lã mineral, vale lembrar a necessidade de uma barreira de vapor decente e de colagem cuidadosa das costuras com fita adesiva. O poliestireno expandido não é uma opção muito boa para o isolamento térmico de instalações internas, uma vez que os roedores muitas vezes fazem passagens no material e se movem livremente no edifício. Já a lã mineral, que tem uma estrutura "espinhosa", repele as pragas. Quando aquecido, o poliestireno expandido emite um odor químico, por isso é recomendável usá-lo para isolar edifícios externos. Por exemplo, pode ser usado para banhos.
Ao escolher um material, você deve considerar alguns fatores:
- a premissa é residencial ou não residencial;
- se o isolamento será afetado por altas temperaturas e altos níveis de umidade;
- é possível instalar uma camada adicional de barreira de vapor.
Para edifícios de madeira, recomenda-se a escolha da lã mineral, cuja densidade é de nível médio. Na maioria das vezes, é usado para elementos de construção individuais:
- sótão e telhados inclinados;
- partes do sótão no país;
- varandas;
- quartos com altas temperaturas.
Os tetos e pisos de casas particulares são geralmente isolados com espuma de poliestireno. Ao isolar qualquer edifício externo e interno, é importante levar em consideração todos os fatores, pois cada material possui uma lista de qualidades individuais. Você pode comparar as características de aquecedores competitivos, mas apenas o dono da casa pode decidir qual é o mais adequado para uma determinada situação.
Lã mineral e poliestireno são os materiais mais populares e cada um deles merece um lugar de honra no ranking dos aquecedores mais eficazes e melhores para a criação de condições de vida confortáveis.
O comentário foi enviado com sucesso.