Aquecedores: tipos e características de materiais
A questão do isolamento de edifícios é especialmente relevante hoje. Por um lado, não existem grandes problemas com a compra de isolantes térmicos - o mercado da construção oferece muitas opções. Por outro lado, é esta variedade que dá origem ao problema - que isolamento escolher?
O que é isso?
O problema do isolamento térmico de edifícios modernos (especialmente novos edifícios urbanos) é especialmente grave hoje. Isolamento térmico são elementos estruturais que reduzem as taxas de transferência de calor dos materiais e da estrutura (unidade) como um todo.
O isolamento térmico é também entendido como um processo que evita a mistura da energia térmica da estrutura (equipamentos de refrigeração, rede de aquecimento, etc.) e edifícios com o ambiente externo. Em outras palavras, a camada de isolamento térmico tem um efeito térmico.
O isolamento térmico proporciona um clima interno confortável, mantendo-o aquecido durante as estações frias e evitando o aumento excessivo de calor nos dias quentes.
O uso de isolamento pode reduzir os custos de eletricidade em até 30-40%. Além disso, a maioria dos materiais modernos de isolamento térmico têm propriedades de isolamento acústico. Uma prática bastante comum na construção de uma moradia privada é a utilização de materiais isolantes e estruturais de paredes e tectos.
Dependendo da condutividade térmica, as seguintes classes de materiais de isolamento térmico são distinguidas:
- classe A - materiais com baixa condutividade térmica dentro de 0,06 W / m kV. e abaixo;
- classe B - materiais com condutividade térmica média, cujos indicadores são 0,06 - 0,115 W / m kV;
- classe C - materiais com alta condutividade térmica igual a 0,115 -0,175 W / m kV.
Existem muitas maneiras de instalar o isolamento, mas todas pertencem a uma destas tecnologias:
- Parede monolítica - é uma divisória de tijolo ou madeira, cuja espessura para eficiência térmica deve ser de pelo menos 40 cm (dependendo da região).
- "Torta" multicamadas - um método em que o isolamento é localizado dentro da parede, entre as divisórias externa e externa. A execução deste método só é possível na fase de construção ou face à fachada com alvenaria (se a resistência da fundação o permitir ou se houver base separada para a alvenaria).
- Isolamento externo - um dos mais populares, devido à sua eficácia, o método, que envolve o revestimento das paredes externas com isolamento, após o qual são fechadas com materiais de fachada. A organização de uma fachada ventilada permite aumentar o desempenho do isolamento térmico, quando permanece um entreferro entre a parede com isolamento e o acabamento da fachada. O método envolve necessariamente o uso de revestimentos e filmes permeáveis ao vapor e impermeáveis.
- Isolamento interno - um dos mais difíceis e menos eficazes em comparação com o método de isolamento externo. Fornece isolamento de superfícies do interior do edifício.
Especificações
Todos os tipos de isolamento são caracterizados por certas propriedades. Os seguintes são comuns:
- Baixa condutividade térmica. Os indicadores de eficiência térmica são os principais na escolha de um aquecedor.Quanto menor o coeficiente de condutividade térmica (medido em W / (m × K) mostra a quantidade de energia térmica que passa por 1 m3 de isolamento seco a uma diferença de temperatura de 10C), menor a perda de calor do material. A mais quente é a espuma de poliuretano, que possui um coeficiente de condutividade térmica de 0,03. Os valores médios são cerca de 0,047 (índice de condutividade térmica de poliestireno expandido, lã mineral grau P-75).
- Higroscopicidade. Ou seja, a capacidade do isolamento de absorver umidade. O isolamento de alta qualidade não absorve umidade ou absorve uma quantidade mínima dela. Caso contrário, é impossível evitar o molhamento do material, o que significa a perda da propriedade principal (eficiência térmica).
- Barreira de vapor. A capacidade de passar o vapor de água, garantindo assim um nível ideal de umidade na sala e mantendo as paredes ou outras superfícies de trabalho secas.
- Resistência ao fogo. Outra característica importante de um material isolante térmico é sua resistência ao fogo. Alguns materiais apresentam alto risco de incêndio, sua temperatura de combustão pode chegar a 1000 graus (por exemplo, lã de basalto), enquanto outros são extremamente instáveis a altas temperaturas (poliestireno expandido). A maioria dos aquecedores modernos são materiais autoextinguíveis. O aparecimento de fogo aberto em sua superfície é quase impossível e, se ocorrer, o tempo de queima não ultrapassa 10 segundos. Durante a combustão, nenhuma toxina é liberada, a massa do material durante a combustão é reduzida em pelo menos 50%.
A toxicidade da combustão é geralmente mencionada quando se fala em resistência ao fogo. O ideal é um material que, mesmo aquecido, não emita compostos tóxicos perigosos.
- Amizade ambiental. A compatibilidade com o meio ambiente é especialmente importante para materiais internos. A chave para o respeito ao meio ambiente geralmente é a naturalidade da composição. Assim, por exemplo, o isolamento basáltico, considerado seguro do ponto de vista do respeito pelo meio ambiente, é feito de rochas recicladas, argila expandida - de argila sinterizada.
- Características de isolamento acústico. Nem todos os materiais de isolamento térmico podem ser usados para isolamento acústico. No entanto, a maioria deles tem essas duas propriedades, por exemplo, isolamento de lã mineral, espuma de poliuretano. Mas a espuma de poliestireno amplamente utilizada não fornece um efeito de isolamento acústico.
- Bioestabilidade. Outro critério importante para o comprador é a bioestabilidade, ou seja, a resistência do material a mofo, fungo, aparecimento de outros microrganismos, roedores. A resistência e integridade do material, ou seja, sua durabilidade, dependem diretamente da bioestabilidade.
- Resistente à deformação. O isolamento deve suportar cargas, uma vez que pode ser localizado na superfície do piso, elementos estruturais carregados, entre divisórias. Tudo isso dita os requisitos para sua resistência a cargas e deformações. A durabilidade depende muito da densidade e espessura do material.
- Durabilidade. A duração da operação depende em grande parte da eficiência térmica, resistência à umidade, permeabilidade ao vapor e bioestabilidade do material. Para produtos de alta qualidade (por exemplo, espuma de poliuretano, lã de basalto), é fornecida uma garantia bastante longa, de até 50 anos. Outro fator de durabilidade é a conformidade com a tecnologia de instalação e as condições operacionais.
- Simplicidade de instalação e instalação. A maioria dos aquecedores tem uma forma conveniente de liberação - em tapetes, rolos, folhas. Alguns deles são facilmente fixados na superfície isolada, sem a necessidade de habilidades e equipamentos especiais (folhas de espuma), enquanto outros exigem o cumprimento de certas condições de instalação (por exemplo, ao trabalhar com isolamento de lã mineral, é necessário proteger os órgãos respiratórios, mãos).
Existem também esses tipos de isolamento, cuja instalação só é possível por especialistas com equipamentos especiais (por exemplo, espuma de poliuretano é pulverizada com uma unidade especial, o funcionário deve usar roupa de proteção, óculos e respirador).
Tipos de empregos
O isolamento térmico refere-se ao processo de redução da perda de calor aos valores calculados (individual para cada região e objetos). Este termo é semelhante ao conceito de "isolamento térmico", que significa a proteção de um objeto da troca negativa de energia térmica com o ar. Em outras palavras, a tarefa do trabalho de isolamento térmico é manter os indicadores de temperatura especificados do objeto.
O objeto pode significar edifícios residenciais e de escritórios, estruturas industriais e de engenharia, equipamentos médicos e de refrigeração.
Se falamos de isolamento térmico de instalações residenciais e industriais, então pode ser externo (outro nome é isolamento de fachada) e interno.
O isolamento térmico das paredes externas de edifícios residenciais é sempre preferível ao isolamento térmico das partes internas. Isso se deve ao fato de que o isolamento térmico externo acaba sendo mais eficaz, com o isolamento térmico interno há sempre 8-15% de perda de calor.
Além disso, o "ponto de orvalho" com o isolamento interno muda dentro do isolamento, que está repleto de umidade, aumento do nível de umidade da sala, aparecimento de mofo nas paredes, destruição da superfície da parede, acabamento. Em outras palavras, a sala ainda está fria (já que o isolamento úmido não pode evitar a perda de calor), mas úmida.
Por fim, a instalação de isolamento pelo interior ocupa espaço, reduzindo a área útil da divisão.
Ao mesmo tempo, existem situações em que o isolamento térmico interno continua a ser a única forma possível de normalizar a temperatura. A adesão estrita às tecnologias de instalação permite evitar as consequências desagradáveis do isolamento térmico. Certifique-se de cuidar do vapor e da impermeabilização das superfícies, bem como da ventilação de alta qualidade. Normalmente, um sistema de alimentação padrão não é suficiente, é necessário instalar um sistema de circulação forçada de ar ou usar janelas com válvulas especiais que proporcionam a troca de ar.
Para aumentar a eficiência do isolamento externo, recorrem à organização de um sistema de fachada ventilada ou sistema de três camadas. No primeiro caso, permanece um espaço de ar entre o isolamento e o material de revestimento montado em uma moldura especial. O sistema de três camadas é um revestimento de parede erguido por um método de poço, entre o qual o isolamento é derramado (argila expandida, perlita, ecowool).
Quanto ao acabamento, tanto a fachada "úmida" (são usadas misturas de construção) quanto a fachada "seca" (são usados fixadores) podem ser isoladas.
Freqüentemente, uma sala requer não apenas isolamento, mas também isolamento acústico. Nesse caso, é mais conveniente usar materiais que tenham propriedades de isolamento térmico e acústico imediatamente.
Quando se fala em isolar uma casa por dentro ou por fora, é importante entender que as paredes estão longe de ser a única fonte de perda de calor. A este respeito, é necessário isolar sótãos e porões não aquecidos. Ao usar um sótão, você deve considerar um sistema de telhado isolado multicamadas.
Na realização de trabalhos de isolamento térmico interno, deve-se prestar muita atenção às juntas entre o piso e a parede, a parede e o teto, a parede e as divisórias. É nesses lugares que as "pontes frias" são mais freqüentemente formadas.
Ou seja, independentemente do tipo de trabalho executado, é importante lembrar que o isolamento térmico requer uma abordagem integrada.
Variedade de materiais
Todos os aquecedores, dependendo das matérias-primas utilizadas, são divididos em:
- orgânico (ter uma composição amiga do ambiente - resíduos da agricultura, indústria da madeira, a presença de cimento e alguns tipos de polímeros é permitida);
- inorgânico.
Também existem produtos mistos.
Dependendo do princípio de funcionamento, os aquecedores são:
- visão reflexiva - reduz o consumo de calor ao direcionar a energia térmica de volta para o ambiente (para isso, o isolamento é equipado com um elemento metalizado ou folheado a folha);
- tipo de aviso - são caracterizados pela baixa condutividade térmica, evitando a liberação de grande quantidade de energia térmica para fora da superfície isolada.
Vamos dar uma olhada nos tipos mais populares de isolamento orgânico:
Ecowool
É considerado isolante de celulose, 80% é composto por celulose reciclada. É um material ecológico com baixa condutividade térmica, boa permeabilidade ao vapor e isolamento acústico.
A adição de retardantes de fogo e anti-sépticos à matéria-prima permite reduzir a combustibilidade do material e aumentar sua bioestabilidade.
O material é derramado em espaços entre paredes, é possível pulverizar em superfícies planas por método seco ou úmido.
Juta
Um substituto moderno para o reboque, tradicionalmente usado para reduzir a perda de calor nas lacunas entre coroas em edifícios de madeira. Produzido na forma de fitas ou cordas, além de alta eficiência térmica, não necessita ser trocado mesmo após o encolhimento das paredes.
Aglomerado
Isolamento, 80-90% consistindo em aparas finas. O resto dos componentes são resinas, retardadores de fogo e repelentes de água. Ele difere não apenas no bom calor, mas também nas propriedades de isolamento acústico, é ecologicamente correto e durável.
Apesar do tratamento com repelentes de água, ainda não apresenta alta resistência à umidade.
Cortiça
Isolante térmico à base de cortiça, disponível em rolo ou em folha. É usado apenas como isolamento interno. Atua como base para papéis de parede, laminados e outros revestimentos para pisos. Pode ser usado como um acabamento independente devido à sua aparência incomum, mas nobre. Freqüentemente, eles isolam as casas de painel por dentro.
Além da eficiência térmica, proporciona isolamento acústico e efeito decorativo. O material é higroscópico, portanto só pode ser montado em superfícies secas.
Arbolit
É um bloco de concreto aglomerado. Graças à madeira na composição, possui propriedades isolantes de calor e som, enquanto a presença de concreto proporciona resistência à umidade, resistência a danos e a resistência do material. É usado como isolamento e como blocos de construção independentes. Foi amplamente utilizado como material para edifícios com estrutura de painéis.
O mercado moderno de materiais de isolamento térmico inorgânico é um pouco mais amplo:
Poliestireno expandido
Existem 2 modificações conhecidas dele - espumado (caso contrário - espuma) e extrudado. É um conjunto de bolhas combinadas cheias de ar. O material sendo extrudado difere em que cada cavidade de ar é isolada da adjacente.
Polyfoam é adequado para isolamento externo e interno, caracterizado por alto desempenho de isolamento térmico. Não é permeável ao vapor, portanto, requer uma barreira de vapor confiável. Vale destacar a baixa resistência à umidade da espuma, o que torna obrigatória a instalação de impermeabilizantes.
Em geral, o material é acessível, leve, fácil de cortar e montar (colado). Para as necessidades do comprador, as placas de material são produzidas em vários tamanhos e espessuras. Este último afeta diretamente a condutividade térmica.
À primeira vista, a espuma é uma opção válida para isolamento. No entanto, deve ser lembrado que durante a operação emite estireno tóxico. O mais perigoso é que o material está sujeito a queima. Além disso, o fogo engolfa rapidamente a espuma, no processo de elevação das temperaturas, são liberados compostos nocivos à saúde humana.Esta foi a razão para a proibição do uso de espuma para decoração de interiores em alguns países europeus.
Polyfoam não é durável. Já 5-7 anos após a sua utilização, são encontradas alterações destrutivas na estrutura - aparecem fendas e cavidades. Naturalmente, mesmo os danos menores causam uma perda significativa de calor.
Finalmente, este material gosta muito de ratos - eles o roem, o que também não contribui para a operação a longo prazo.
A espuma de poliestireno extrudado é uma versão aprimorada da espuma de poliestireno. E, embora sua condutividade térmica seja ligeiramente superior, o material demonstra os melhores indicadores de resistência à umidade e resistência ao fogo.
Espuma de poliuretano
Material isolante térmico pulverizado na superfície. Possui a melhor eficiência térmica, devido ao método de instalação forma uma camada hermética uniforme na superfície, preenche todas as fissuras e costuras. Isso se torna uma garantia da ausência de "pontes frias".
No processo de pulverização, o material libera componentes tóxicos, portanto, é aplicado apenas em roupa de proteção e respirador. À medida que as toxinas endurecem, elas evaporam, portanto, durante a operação, o material demonstra total segurança ambiental.
Outra vantagem é a incombustibilidade, mesmo sob influência de altas temperaturas, o material não emite compostos perigosos.
Entre as deficiências, pode-se destacar os baixos valores de permeabilidade ao vapor, razão pela qual nem mesmo é recomendado aplicar o material sobre bases de madeira.
Este método de aplicação não permite obter uma superfície perfeitamente plana, pelo que a utilização de acabamentos de contacto (pintura, gesso) está quase sempre excluída. O nivelamento (bem como a remoção da camada de espuma de poliuretano) é um processo bastante complicado e demorado. A solução será usar estruturas articuladas.
Penofol
Isolamento universal à base de espuma de polietileno. As câmaras de ar das quais o material é formado fornecem baixa condutividade térmica. A principal diferença entre o penofol é a presença de uma camada de folha metálica em um dos lados, que reflete até 97% da energia térmica, embora não aqueça.
Além de altos valores de isolamento térmico, demonstra propriedades de isolamento acústico. Finalmente, não requer o uso de barreira de vapor e revestimentos impermeáveis e é fácil de instalar.
Entre as desvantagens está o custo mais elevado, porém, ele é nivelado pelos impressionantes indicadores de resistência ao calor do produto. Seu uso pode reduzir os custos de aquecimento em um terço.
Apesar da resistência do material, não é adequado para papel de parede ou estuque. O Penofol não aguenta a carga e desaba, pois as paredes com ele tratadas são fechadas com gesso cartonado. O acabamento já está feito nele. Ele pode atuar como um aquecedor não apenas para paredes, mas também para o teto e o chão.
Penofol é um excelente underlay para a maioria dos revestimentos de pisos, bem como para sistemas de aquecimento por piso radiante.
Placas de fibra
É um painel à base de madeira, colado com uma composição de cimento. Normalmente usados para decoração de exteriores, eles podem atuar como um material de construção independente.
São caracterizados por propriedades de isolamento térmico e acústico, porém apresentam peso considerável (é necessário fortalecer a fundação e estruturas de suporte), além de baixa resistência à umidade.
Isolamento cerâmico líquido
Um material isolante relativamente novo. Por fora, lembra tinta acrílica (aplicada, aliás, da mesma forma), que contém bolhas a vácuo. Graças a eles, torna-se possível um efeito de isolamento térmico (de acordo com os fabricantes, uma camada de 1 mm substitui a alvenaria de 1,5 tijolo de espessura).
O isolamento cerâmico não requer uma camada subsequente de acabamento e também funciona bem com a função de um material de acabamento. É utilizado principalmente em interiores, uma vez que não ocupa espaço útil.
A camada resistente à umidade prolonga a vida útil do revestimento e torna possível a limpeza úmida. O material é resistente ao fogo, não combustível, além disso, evita a propagação de chamas.
Isolamento de lã mineral
Este tipo de isolamento se distingue por uma estrutura fibrosa - o material é uma fibra disposta aleatoriamente. Bolhas de ar se acumulam entre os últimos, cuja presença fornece um efeito de isolamento térmico.
Disponível na forma de tapetes, rolos, folhas. Devido à sua capacidade de se recuperar e manter facilmente sua forma, o material é fácil de transportar e armazenar - é enrolado e embalado em caixas compactas e, em seguida, assume facilmente a forma e as dimensões indicadas. O material em folha é geralmente mais fino do que outras opções.
Ladrilhos, painéis de parede, revestimento lateral, papelão ondulado para revestimento externo e ripa ou drywall (como revestimento) para revestimento interno são geralmente usados como revestimento de fachada.
Ao trabalhar, deve-se cuidar da presença de um respirador. Durante a instalação, partículas de material sobem no ar. Uma vez nos pulmões, eles irritam as membranas mucosas do trato respiratório superior.
Dependendo das matérias-primas utilizadas, distinguem-se 3 tipos de lã mineral - à base de escórias, fibras de vidro e basalto.
O primeiro tipo de isolamento possui alta condutividade térmica e capacidade de absorver umidade, é inflamável e de curta duração, portanto, raramente é usado para isolamento.
A fibra de vidro apresenta as melhores características de isolamento térmico, a temperatura de combustão é de 500 graus. O material não queima, mas diminui de volume sob a influência de temperaturas acima das indicadas.
De acordo com a descrição dos usuários, o material é bioestável e tem um preço acessível. Devido à sua elasticidade, é adequado para o acabamento de edifícios e estruturas de formas e configurações complexas. Entre as deficiências, destacam-se os baixos indicadores de resistência à água (é necessária uma impermeabilização de alta qualidade), a capacidade de liberar compostos tóxicos (por isso é utilizado principalmente para isolamento externo ou requer proteção confiável).
Fibras finas e longas de lã de vidro penetram na pele, causando irritação. Por fim, tendo em sua composição um componente amorfo (vidro), a lã de vidro encolhe, tornando-se gradativamente mais fina durante a operação, o que provoca uma diminuição nas propriedades de isolamento térmico.
A lã de basalto é obtida pela fusão de rochas (basalto, dolomita). As fibras são extraídas de matérias-primas semilíquidas, que são então submetidas a prensagem e aquecimento de curto prazo. O resultado é um isolamento durável e permeável ao vapor com baixa condutividade térmica.
A lã mineral é tratada com impregnações especiais, o que a torna resistente à umidade. É um material não combustível que não agride o meio ambiente para uma ampla gama de aplicações.
Gesso quente
Mistura de gesso e acabamento, que contém partículas de materiais isolantes de calor como perlita, vermiculita.
Possui boa aderência, preenche fissuras e juntas, assume a forma indicada. Desempenha 2 funções ao mesmo tempo - isolante térmico e decorativo. Dependendo do local de utilização, pode ser sobre bases de cimento (para decoração de exteriores) ou de gesso (para decoração de interiores).
Vidro de espuma
A base do material são materiais recicláveis de vidro, que são queimados em fornos de alta temperatura até o estado de sinterização. O resultado é um material de isolamento caracterizado pela resistência à umidade, alta segurança contra incêndio e bioestabilidade.
Possuindo indicadores recordes de resistência entre outros aquecedores, o material é facilmente cortado, montado, rebocado. Forma de liberação - blocos.
Vermiculita
É um isolamento solto de base natural (rochas processadas - mica). Eles se distinguem pela resistência ao fogo (temperatura de fusão - não inferior a 1000 graus), permeabilidade ao vapor e resistência à umidade, não deforme e não se acomode durante a operação. Mesmo quando molhado, até 15% consegue reter suas propriedades de isolamento térmico.
É derramado em espaços entre paredes ou em superfícies planas (por exemplo, um sótão) para isolamento térmico. Considerando o alto custo da vermiculita, esse método de isolamento não será barato, por isso pode frequentemente ser encontrado em gessos quentes. Desta forma é possível reduzir o custo das matérias-primas para isolamento térmico, mas não perder as brilhantes propriedades técnicas do material.
Argila expandida
Isolamento solto conhecido há muito tempo. Baseia-se numa argila especial que é sinterizada no processo de cozedura a alta temperatura. O resultado são "pedras" extremamente leves (assim como brita e areia) com altas qualidades de isolamento térmico. O material não deforma, é bioestável, mas extremamente higroscópico.
Grânulos de poliestireno expandido
As mesmas cápsulas de ar que formam a base das placas de espuma de poliestireno. É verdade que aqui eles não são presos juntos e são fornecidos em bolsas. Eles têm as mesmas características das placas de espuma de poliestireno - baixa condutividade térmica, peso leve, alto risco de incêndio, falta de permeabilidade ao vapor.
Para isolamento, o material não deve ser derramado em vazios, mas pulverizado com um compressor. Só assim é possível aumentar a densidade do material, o que significa aumentar sua capacidade de isolamento.
Penoizol
Externamente se parece com pequenos flocos (o material tem uma fração mais fina em comparação com grânulos de poliestireno expandido, mais macio). As resinas naturais são a base. As principais vantagens são a baixa condutividade térmica, resistência à umidade e permeabilidade ao vapor, resistência ao fogo. Normalmente usado para paredes e tetos, que são pulverizados com equipamentos especiais.
Fabricantes
Atualmente, existe um grande número de materiais de isolamento térmico no mercado. Escolher os melhores produtos não é fácil, principalmente se você não estiver familiarizado com as marcas oferecidas.
No entanto, existem fabricantes cujos produtos são, a priori, de alta qualidade. Entre eles está o fabricante dinamarquês de lã mineral Rockwool. A linha de produtos é ampla o suficiente - uma variedade de materiais de diferentes formas de liberação, dimensões e densidade. O mais popular é o algodão de 10 cm para decoração de exteriores.
Entre as falas mais conhecidas:
- "Light Batts" - material para isolamento de casas particulares de madeira;
- "Light Batts Scandik" - material para isolamento de casas particulares feito de pedra, concreto, tijolo;
- "Acustik Batts" - material com melhor desempenho à prova de som, usado para o isolamento de edifícios de escritórios, estabelecimentos comerciais e de entretenimento, instalações industriais.
A classificação dos produtores de materiais de lã mineral também é invariavelmente liderada pela empresa francesa Isover. Na linha de produtos, é possível encontrar um material bastante rígido que é colocado em superfícies planas horizontais e não requer fixadores, bem como contrapartes de fachada de duas camadas. Isolamento universal, opções para telhados inclinados, bem como tapetes com características aprimoradas de isolamento acústico são necessários.
A maioria dos produtos é entregue em rolos de 7 e 14 metros, com espessura de 5 a 10 cm.
Materiais de isolamento acústico e térmico de alta qualidade são produzidos sob a marca registrada Ursa. Os seguintes tipos de isolamento podem ser encontrados à venda:
- "Ursa Geo" uma série de esteiras e rolos de várias durezas para isolamento térmico de todas as áreas da casa, incluindo subsolos e sótãos;
- "Ursa Tetra" - lajes caracterizadas por alta resistência e presença de impregnação hidrofóbica adicional;
- "Ursa PureOne" - fibra de vidro macia com acrílico como componente de ligação.Devido à compatibilidade ambiental do material, é adequado para uso em hospitais e creches;
- "Ursa XPS" representa placas de espuma de poliestireno de maior rigidez.
A qualidade alemã conhecida por todos é demonstrada pelos produtos da produção alemã Knauf. Toda a variedade de produtos fabricados pode ser atribuída a uma das séries - "Knauf Insulation" (materiais para isolamento profissional de edifícios residenciais de vários andares, hospitais, instituições administrativas) ou "Knauf Heat" (materiais para isolamento de habitações privadas).
O isolamento de marca é considerado uma excelente solução para organizar uma fachada ventilada. Izovol... As lajes são rígidas o suficiente para suportar cargas, possuem impregnação resistente à umidade e são adicionalmente reforçadas com fibra de vidro. Os mais populares são as seguintes linhas de produtos:
- isolamento técnico geral (isolamento universal de sótão e telhado, paredes, piso);
- cilindros tecnológicos e esteiras com uma camada de folha resistente à umidade para isolar dutos;
- isolamento de lajes para o fabrico de painéis sanduíche;
- tapetes de isolamento térmico com desempenho de isolamento acústico aprimorado.
O principal fabricante nacional de aquecedores é a empresa TechnoNIKOL. A principal direção de produção é a produção de lã de basalto e isolamento de espuma de poliestireno. O material não deforma, resiste a cargas pesadas e tem propriedades de isolamento acústico aumentadas.
Dependendo do tipo de produto, a densidade e a condutividade térmica do material mudam. Existem os seguintes tipos de produtos TechnoNICOL:
- "Rocklight" - lajes com características de resistência aumentadas e destinadas ao isolamento de uma casa privada;
- "Technoblok" - um material adequado para a instalação de fachadas, atua simultaneamente como elemento estrutural e isolante;
- "Teploroll" - esteiras retangulares alongadas com reduzido teor de fenol na composição;
- "Technoacoustic" - isolante térmico com melhor desempenho de isolamento acústico (reduz o ruído até 60 dB), utilizado para isolamento acústico de escritórios, locais de entretenimento.
Um lugar digno na classificação dos fabricantes de materiais para isolamento é ocupado pela empresa bielorrussa "Beltep". Os produtos são apenas ligeiramente inferiores em qualidade aos congêneres europeus, mas têm um custo mais acessível. Entre as vantagens - uma impregnação hidrofóbica especial, qualidades de isolamento acústico aumentadas.
Se você estiver procurando por poliestireno expandido de alta qualidade e relativamente seguro do ponto de vista do respeito ao meio ambiente, você deve prestar atenção aos produtos de marca Europlex... A linha do fabricante inclui espuma de poliestireno expandido e extrudado. A densidade do material varia de 30 a 45 kg / m³, dependendo do tipo de produto.
Existem várias opções de tamanho à escolha do comprador. Assim, o comprimento dos produtos pode ser 240, 180 e 120 cm, largura - 50 ou 60 cm, espessura - 3-5 cm.
A espuma de poliestireno extrudado também se distingue por sua alta resistência e maior resistência à umidade. "Penoplex"... Os experimentos realizados demonstram a resistência ao gelo do material. Mesmo após 1000 ciclos de congelamento / descongelamento, a eficiência térmica do material é reduzida em não mais do que 5%.
Como você sabe, a espuma de estireno é o isolamento mais barato e, como ambas as empresas são domésticas, podemos falar de uma economia significativa.
Como escolher?
Ao escolher um material isolante de calor, é importante focar no material do qual as paredes ou outras superfícies a serem isoladas são feitas.
- Para paredes de madeira, um isolamento de celulose relacionado, fibra de vidro ou lã de pedra é adequado. É verdade que é necessário considerar cuidadosamente o sistema de impermeabilização. A juta ajudará a fechar as lacunas entre as juntas. Para edifícios com painel de estrutura, você pode usar lajes de fibrocimento ou blocos de concreto de madeira, que atuarão como elementos estruturais da parede.Entre eles, você pode preencher o isolamento em massa (argila expandida, ecowool).
- Para isolamento externo, o isolamento de espuma de estireno, lã mineral é bem adequado. Ao enfrentar tais estruturas com tijolos, é permitido o preenchimento com argila expandida, perlita, ecowool formado entre a fachada e a parede principal. A espuma de poliuretano se provou bem.
- Para o isolamento interno de edifícios de alvenaria, utiliza-se tradicionalmente o isolamento de lã mineral, que é costurado com placas de gesso cartonado.
- As superfícies de concreto com o pior desempenho de isolamento térmico são recomendadas para serem isoladas em ambos os lados - externo e interno. Para isolamento externo, é melhor escolher um sistema de fachada ventilada. Gesso quente ou painéis com dobradiças, revestimentos são adequados como materiais de acabamento. Para decoração de interiores, pode-se usar isolamento em cortiça, uma fina camada de poliestireno expandido ou lã mineral, decorada com drywall.
Como calcular?
Diferentes aquecedores têm diferentes espessuras e é muito importante calcular os parâmetros necessários do aquecedor antes de fazer uma compra. Uma camada de isolamento muito fina não suportará a perda de calor e também fará com que o "ponto de orvalho" se mova para dentro da sala.
Uma camada excessiva não só levará a uma carga injustificada nas estruturas de suporte e custos financeiros inadequados, mas também causará uma violação da umidade do ar na sala, um desequilíbrio de temperatura entre as diferentes salas.
Para calcular a espessura necessária do material, é necessário definir o coeficiente de resistência de todos os materiais utilizados (isolamento, impermeabilização, camada de revestimento, etc.).
Outro ponto importante é a determinação do material do qual é feita a parede, pois isso também afeta diretamente a espessura do isolamento.
Dado o tipo de material da parede, podem-se tirar conclusões sobre sua condutividade térmica e desempenho térmico. Essas características podem ser encontradas no SNiP 2-3-79.
A densidade do material isolante de calor pode ser diferente, mas na maioria das vezes são usados produtos com uma densidade na faixa de 0,6-1000 kg / m3.
A maioria dos edifícios altos modernos são construídos em blocos de concreto, que têm os seguintes indicadores (importantes para calcular a espessura do isolamento):
- GSPN (calculado em graus-dias durante a estação de aquecimento) - 6000.
- Resistência à transferência de calor - de 3,5 C / m kV. / W (paredes), de 6 S / m kV. / W (teto).
Para trazer os indicadores de resistência à transferência de calor para paredes e tetos para os parâmetros adequados (3,5 e 6 C / m kV / W), você precisa usar as fórmulas:
- paredes: R = 3,5-R paredes;
- teto: R = teto 6-R.
Depois de encontrar a diferença, você pode calcular a espessura necessária do isolamento. A fórmula p = R * k ajudará nisso, na qual p será o indicador de espessura desejado, k é a condutividade térmica do isolamento utilizado. Se o resultado não for um número redondo (inteiro), deve ser arredondado para cima.
Os especialistas recomendam o uso de uma camada de isolamento de 10 cm ao escolher poliestireno expandido ou lã mineral.
Se os cálculos independentes usando as fórmulas parecem bastante complicados para você, você pode usar calculadoras especiais. Eles levam em consideração todos os critérios de pontuação importantes. O usuário só precisa preencher os campos obrigatórios.
É melhor usar calculadoras feitas por fabricantes confiáveis de materiais de isolamento térmico. Portanto, uma das mais precisas é uma calculadora desenvolvida pela marca Rockwool.
Dicas de aplicação
- O moderno isolamento de lã mineral é fornecido em rolos, esteiras e folhas. As duas últimas opções de entrega são preferíveis, pois são mais fáceis de unir sem formar fendas e fissuras.
- Ao instalar aquecedores de placa, certifique-se de que sua largura seja 1,5-2 cm maior do que a distância entre os perfis do subsistema.Caso contrário, permanecerá uma lacuna entre o isolador de calor e o perfil, o que corre o risco de se tornar uma "ponte fria".
- O isolamento, que será precedido de diagnósticos, será muito mais eficaz e eficiente. Para fazer isso, use um termovisor para identificar as principais áreas de "vazamento" de calor. Esta recomendação torna-se relevante especialmente ao isolar as partes internas de um edifício.
- Tendo identificado os principais pontos de perda de calor (estes são geralmente os cantos dos edifícios, o piso ou teto no primeiro e último andares, paredes finais), às vezes é suficiente isolá-los apenas para atingir a temperatura ideal no ambiente .
- Independentemente do método de isolamento e do material usado, a superfície deve ser cuidadosamente preparada - deve ser plana e limpa. Todas as juntas e fissuras existentes devem ser reparadas com argamassa de cimento, os desníveis devem ser reparados e os elementos de comunicação removidos.
- A etapa final do trabalho preparatório será a aplicação de um primer em 2-3 camadas. Ele irá fornecer um efeito anti-séptico e também melhorar a adesão das superfícies.
- Ao utilizar ripas de perfis metálicos, certifique-se de que possuem um revestimento anticorrosivo. As toras de madeira para a estrutura também estão sujeitas a tratamento com retardadores de fogo e repelentes de água.
- Lã mineral e aquecedores de feltro são empilhados em várias camadas. A coincidência de juntas entre camadas de camadas diferentes é inaceitável.
- A maior parte do isolamento colado (poliestireno expandido, lã mineral) precisa de fixação adicional com buchas. Estes últimos são fixados no centro da folha isolante, bem como em 2-3 pontos ao longo das bordas.
- Apesar da semelhança da cerâmica líquida com a tinta, não deve ser aplicada com pistola de pulverização ou dispositivos semelhantes. Assim, você pode danificar o revestimento de cerâmica, o que significa que a composição pode ser privada de suas propriedades de isolamento térmico. É mais correto aplicar a mistura com pincel ou rolo.
- Se for necessário dar uma certa tonalidade à superfície tratada, o isolamento cerâmico pode ser diluído com tinta acrílica. É necessário aplicar a composição em 4-5 camadas, aguardando a secagem de cada uma das camadas.
- A fixação da tampa de cortiça só pode ser efectuada em superfícies perfeitamente planas, caso contrário formar-se-á uma "ponte fria" no espaço entre a tampa e a parede e começará a formar-se condensação. Na impossibilidade de nivelar as paredes com reboco, monta-se uma moldura maciça de gesso cartonado sobre a qual se cola a "cortiça". Para consertar, você precisa de cola especial.
Ao usar espuma, é importante limpar completamente a superfície da parede de vestígios de tinta velha e solventes. É importante excluir o contato do isolamento com gasolina e acetona, pois dissolvem a espuma de poliestireno.
Cada parte do edifício precisa de "seu próprio" isolamento.
- Para telhados inclinados placas de basalto de alta densidade são recomendadas. Placas de espuma de poliestireno também podem ser usadas, mas neste caso é importante fornecer ventilação de alta qualidade. Se a velocidade de instalação for importante, borrife espuma de poliuretano, uma opção mais barata é ecowool. A espessura da camada é geralmente de 100 mm.
- Para um sótão sem aquecimento você pode usar argila expandida ou outros materiais a granel. Uma opção mais acessível é a serragem seca misturada com cal apagada na proporção de 8: 2. Grânulos de perlita, ecowool ou isolamento em placas também são adequados. Ao usar materiais a granel, a espessura da camada deve ser de pelo menos 200 mm, para aquecedores de placa, 100 mm é suficiente.
- Isolamento de parede mais frequentemente, é feito por meio de espuma, lã mineral, pulverização de espuma de poliuretano ou ecowool. Eles devem ser escolhidos com base nas características da estrutura e em suas próprias capacidades financeiras. O mais acessível será a espuma, as opções mais caras são lã mineral e espuma de poliuretano.
- Isolamento de piso - a pergunta é ambígua. Em uma casa com contrapiso baixo, é mais lógico realizar o isolamento térmico ao longo do solo usando materiais a granel.Para betonilha, poliestireno expandido é adequado, se a altura dos tetos permitir - pode-se preencher com argila expandida (para isolamento com poliestireno expandido, 50 mm de espessura da camada é suficiente, enquanto no caso de argila expandida - pelo menos 200 mm). Qualquer material é adequado como isolamento entre as defasagens. A tecnologia é semelhante ao isolamento térmico do sótão.
- Para fundação e pedestal espuma de poliuretano e espuma de poliestireno são aplicáveis. Uma nuance importante - ambos os materiais são destruídos pela luz solar, o que deve ser levado em consideração ao isolar o porão.
Para obter ainda mais informações sobre os materiais de isolamento mais populares para a construção de uma casa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.