Características da espuma de poliestireno extrudado Ursa XPS
Os materiais de isolamento térmico da Ursa são muito populares hoje. Eles são usados não apenas para isolar telhados e paredes, mas também para isolar tubos de ventilação e outras comunicações. Além disso, o isolamento é usado para isolamento acústico de alta qualidade. Devido à sua excelente retenção de calor, alto desempenho e durabilidade, o material se mostra bem em qualquer projeto, tanto em instalações industriais como privadas.
Características e tipos de material
O mais popular é a série Ursa XPS de isolamento feito de espuma de poliestireno extrudido. Distinguem-se por excelentes propriedades que garantem um bom isolamento térmico.
Uma tecnologia especial é usada para a produção - o material é feito de grânulos de poliestireno pré-fundido e um agente espumado. Os grânulos são fundidos sob pressão e sob a influência de temperaturas elevadas. A mistura resultante passa por uma extrusora, resultando em um material mais resistente e com estrutura fechada que não perde suas excelentes características com o tempo.
As placas Ursa XPS são utilizadas para isolamento térmico de várias instalações. Dentre seus análogos, este material é o de menor condutividade térmica, além de apresentar baixo peso, portanto, proporciona uma carga mínima nas estruturas de suporte. E trabalhar com esse material é fácil e simples.
Vamos considerar alguns dos tipos de material mais populares.
- Ursa XPS N-III - lajes largas utilizadas na construção. Eles são freqüentemente usados para isolar telhados planos de vários graus de complexidade. Na estrutura da parede, são utilizados como camada de isolamento para “alvenaria de poço”. Estas lajes encontraram a sua aplicação no isolamento de pisos, rodapés, varandas e galerias. A superfície das lajes apresenta irregularidades e relevos texturizados, o que simplifica muito o trabalho de reboco do material.
- Ursa XPS N-III-G4 - placas com características semelhantes às dos produtos XPS N-III. Esta série está disponível em uma ampla gama de espessuras. As placas são mais baratas, uma vez que existem menos aditivos retardadores de chama na composição, como resultado dos quais a classe de inflamabilidade é reduzida. São utilizados em caves, fundações, fachadas, bem como em pisos com posterior enchimento da betonilha.
- Ursa XPS N-V - as lajes mais duráveis que podem suportar cargas pesadas. Concebido para o isolamento térmico de fundações profundas, pavimentos de divisões com cargas elevadas. Podem ser edifícios industriais, estradas, ferrovias e até pistas. As lajes não são utilizadas para construção privada.
As vantagens do isolamento incluem as seguintes características técnicas.
- Resistência à compressão na deformação de 10%: N3 e G4 - 0,25, para N-V - 0,5 MPa. Apesar de seu baixo peso, o isolamento é capaz de suportar cargas significativas de longo e curto prazo.
- O dióxido de carbono seguro é usado na produção de aquecedores, o que resulta em produtos ecologicamente corretos. Todos os organismos vivos que respiram, incluindo humanos, emitem dióxido de carbono. Portanto, nem os processos de produção para a produção de lã mineral, nem o produto acabado são prejudiciais ao meio ambiente. Mas lembre-se que se trata de espuma de poliestireno e, sob o efeito de altas temperaturas, libera substâncias tóxicas.
- As lajes têm dimensões geométricas precisas, que fornecem uma camada isolante de alta qualidade. Como resultado, a instalação será mais fácil e rápida.
- Resistente a baixas temperaturas. As placas de poliestireno extrudido mantêm suas propriedades mesmo com geadas constantes.
- Durabilidade. O isolamento pode durar até 50 anos. Ao mesmo tempo, após vários anos de operação, o material não perderá sua forma e manterá suas características originais.
- À prova d'água. Este material de isolamento não absorve líquidos. As placas consistem em um grande número de células seladas, que, em hipótese alguma, não deixam a umidade entrar na cavidade. Esta propriedade torna o material versátil na operação, podendo ser utilizado inclusive na disposição de fundações e caves, pois sua propriedade de preservação do calor não se deteriora quando exposto a lençóis freáticos ou solo úmido.
- Inflamabilidade. Os retardantes de fogo são substâncias que aumentam a resistência ao fogo. Eles estão incluídos no isolamento Ursa XPS N-III-L. Os retardadores de chama não permitem a passagem de oxigênio, de modo que a combustão não ocorre.
Congelando e descongelando várias vezes, o isolamento mantém suas características. Não é surpreendente que este produto seja muito popular em regiões com frequentes flutuações de temperatura.
A espessura das placas Ursa XPS varia de 30 a 100 mm, densidade - 35 e 50 kg / m3, grau de inflamabilidade - R3 (combustível) e R4 (altamente combustível). As placas altamente inflamáveis são projetadas para isolamento térmico de fundações de tiras e áreas cegas. Para isolamento térmico de fachadas, é utilizado o primeiro tipo, que contém aditivos retardadores de chama.
O modelo Ursa XPS N-III-I foi projetado para operar em condições com temperaturas que variam de -50 a +75 graus. Este material é produzido na forma de placas leves, mas fortes e confiáveis, com uma superfície lisa e uma borda reta. As dimensões das lajes são 30x600x1250 mm, mas a espessura pode ser diferente - de 30 mm a 100 mm.
Também existem materiais projetados para construção profissional, como o XPS N-V. Este é o isolamento mais durável que recebeu muitas críticas positivas. Pode suportar cargas de 50 toneladas por metro quadrado.
Onde você pode usar isso?
As propriedades técnicas do isolamento permitem utilizá-lo para diversos fins. O material mais popular é utilizado na construção privada para isolamento térmico de fundações, telhados, paredes, pisos e fachadas. A construção de caves e outras partes subterrâneas de estruturas requer a utilização obrigatória de materiais de isolamento térmico. As lajes de extrusão são melhores do que outros análogos, capazes de fornecer proteção confiável da fundação contra os efeitos negativos do meio ambiente.
O uso de isolamento reduz significativamente os custos de construção devido à capacidade de instalar a fundação em uma profundidade menor. O isolamento térmico dos edifícios também aumenta o nível de conforto nas salas de estar. Em casas onde as partes subterrâneas não são aquecidas, é imperativo isolar os pisos. Essa solução evita que o ar quente escape, resultando em menores custos financeiros.
Devido à pequena espessura das lajes, a espessura total da camada termo-isolante dos pisos diminui, respetivamente, à medida que aumenta a altura dos tectos das divisões.
O isolamento é fixado à superfície com mástique. O material é embalado firmemente para evitar a formação de pontes frias. Em seguida, é feita uma mesa de concreto armado. Para evitar que a solução entre nas juntas, elas são coladas com uma fita especial. Em seguida, proceda à instalação do revestimento do piso. Para obter o melhor efeito de isolamento térmico, o Ursa XPS é freqüentemente instalado em conjunto com um sistema de "piso aquecido".
O material também é usado para outros fins.
- Placas de isolamento também podem ser usadas em arenas de gelo e até mesmo em câmaras frias. A instalação bem executada proporciona um bom isolamento térmico, aumentando a vida útil das estruturas.
- Isolamento de paredes de suporte de carga executado de fora ou de dentro. A primeira opção geralmente é usada para novos edifícios. Antes de instalar o isolamento, a parede é preparada e nivelada com gesso.As placas são montadas com cola e fixadas com buchas de disco. A segunda opção é adequada para casas antigas, quando a reconstrução da fachada não é permitida. Neste caso, o isolamento é colado à superfície com mástique de betume frio. Uma película de barreira de vapor é fixada na parte interna da placa. Em seguida, uma moldura é montada com barras de 5x5 cm.
- Outra área de aplicação de espuma de poliestireno extrudido é arranjo de telhados... Devido a características como resistência à umidade e baixa condutividade térmica, o material oferece excelente isolamento superficial. Na disposição de coberturas invertidas, a impermeabilização é montada sob a camada de isolamento térmico. O uso de lajes é popular porque elas podem ser instaladas até mesmo em um telhado antigo. E a rigidez do isolamento permite fazer um telhado com uma plataforma ideal.
- Para varandas e galerias. Para aumentar a área da sala em detrimento da varanda e proteger a sala da penetração do frio, é isolada com placas de Ursa. O material não é empoeirado, pode ser cortado com facilidade e facilidade. Para garantir um bom efeito, apenas 50 mm de camada de isolamento térmico são suficientes, o que economiza espaço significativamente.
Avaliações
Para obter uma compreensão mais detalhada dos recursos dos produtos Ursa, você precisa estudar as avaliações dos clientes. Na Internet, em vários fóruns e sites, você pode ler avaliações de desenvolvedores profissionais e particulares. O material de isolamento térmico Ursa provou-se bem, além disso, todos os compradores notam uma excelente combinação de produtos de alta qualidade e preços acessíveis.
Muitos compradores estão se perguntando o que é melhor - Ursa XPS ou Penoplex? Na prática, o penoplex é essencialmente o mesmo material que a espuma de poliestireno extrudido. Mas o penoplex é oferecido por outras empresas. É difícil determinar o melhor material, porque tudo depende do modelo específico, do custo de produção e entrega, do escopo de aplicação, etc.
Quanto às propriedades, são quase idênticas para os dois materiais. As placas de isolamento Ursa XPS são mais caras. A principal e indiscutível vantagem das placas oferecidas pela Ursa é que mesmo uma pessoa não treinada pode trabalhar com elas.
As características do isolamento Ursa XPS são ideais para desenvolvedores privados.
As placas são leves, podem ser cortadas rapidamente com uma faca comum de papelaria e são fáceis de instalar. Para isolar uma casa com suas próprias mãos usando este material, você não precisa de conhecimentos e habilidades profissionais. O resultado irá surpreendê-lo: você obterá proteção confiável contra baixas temperaturas com alta resistência mecânica, além de se proteger de ruídos estranhos.
Você aprenderá como isolar o piso com espuma de poliestireno extrudado no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.