Selecionamos a espessura do isolamento
Todos associam o lar com conforto, aconchego e aconchego. O calor em uma casa é criado com a ajuda de um sistema de aquecimento de alta qualidade, mas o isolamento de uma casa ou apartamento continua sendo um fator importante, porque muitas vezes, especialmente em casas antigas, o estado do isolamento das paredes é ruim ou totalmente ausente.
Para o isolamento, existe um material especializado - o isolamento, que é montado em paredes externas, tetos ou pisos.
No interior (na parte interna das paredes), isso geralmente não é feito. Isso se deve a muitos fatores, incluindo a falta de lucratividade dessa atividade.
Um indicador importante é a espessura do próprio material isolante, que é calculado especialmente para os volumes necessários de aquecimento, área e temperatura fora da janela.
Por que é tão importante calcular corretamente?
No mundo moderno, o isolamento térmico é necessário não só para maior conforto, mas também para economia. O custo do aquecimento está crescendo implacavelmente, o que atinge cada vez mais o bolso, e a tarefa do isolamento também é economizar dinheiro retendo o calor.
A espessura selecionada com competência para isolamento de parede e piso ou teto pode reduzir as contas de serviços públicos várias vezes.
No inverno, o calor é retido no interior do edifício por muito mais tempo, e no verão, ao contrário, retém o excesso de calor da rua.
Parece a muitos que quanto maior a espessura da placa de material de isolamento térmico, maior a economia. Mas isso está longe de ser o caso: será mais fresco no verão e muito mais quente no inverno, mas a estrutura da parede pode sofrer deformação e destruição. Uma espessura menor pode levar a um aumento adicional no consumo de energia.
O isolamento térmico da estrutura de uma casa (teto, paredes, piso) é uma parte necessária durante a reparação ou construção (tanto em um edifício residencial como em edifícios destinados à obra). A seleção de materiais de alta qualidade para isolamento térmico é um ponto importante neste assunto, mas muito mais importante é a seleção competente da espessura do material. Disso dependem fatores como a durabilidade da estrutura e características técnicas durante a operação direta do edifício.
Deve haver dutos entre o primeiro e o segundo andares e uma chaminé no topo.
Se compararmos a condutividade térmica de diferentes matérias-primas, podemos ver que a laje de lã mineral a conduz melhor do que a estrutura dos blocos de concreto de argila expandida.
Por que o isolamento térmico é necessário?
Muitas pessoas não entendem totalmente como a espessura do isolamento afeta a durabilidade e as características técnicas da estrutura. Em termos simples, o isolamento térmico permite que você economize nas contas de serviços públicos, porque a perda de calor é reduzida em quase um terço e, em alguns casos, pela metade.
Outro efeito colateral importante do isolamento térmico é o isolamento acústico. Isso é especialmente importante para prédios de apartamentos em áreas urbanas, onde os sons da rua podem ser desconfortáveis. As casas de painéis também têm um isolamento acústico extremamente baixo.
Se falamos de construção pessoal com as próprias mãos, por exemplo, uma mansão ou uma casa de campo, então os materiais de isolamento térmico permitem reduzir os custos de construção através da substituição de materiais para paredes de edifícios.
Assim, usando placas grossas de poliestireno ou lã mineral (com até 10 cm de largura), é possível substituir as paredes de tijolo por elas. A carga sobre estas paredes deve ser pequena, pelo que este método é adequado para edifícios térreos, varandas ou casas para hóspedes.
Requisitos para materiais de isolamento térmico
Há um grande número de requisitos para materiais de isolamento térmico, que são alocados de acordo com a carga operacional de um novo edifício, critérios climáticos, recursos materiais, etc.
Uma das principais e importantes características do isolamento térmico é a capacidade técnica de conduzir e reter calor. Depende de vários fatores, tais como: a estrutura e porosidade do material, sua densidade, bem como o nível de umidade e absorção de umidade.
De acordo com a condutividade térmica, três classes de condutividade térmica são distinguidas:
- UMA - baixa condutividade térmica e economia de calor (0,06 W / sq. M);
- B - condutividade térmica média e economia de calor (0,06 - 0,115 W / sq. M);
- V - alta condutividade térmica e economia de calor (0,115 - 0,175 W / sq. M).
Para garantir o isolamento térmico de alta qualidade da fachada (final), seja um edifício alto ou uma pequena mansão pessoal, o isolamento térmico deve ser bastante durável e resistente para poder suportar o peso do acabamento final.
Para isso, é necessário escolher cuidadosamente o material com base no que a parede será revestida na fase de decoração externa. Um ladrilho, por exemplo, pesa muito, portanto é necessária uma base sólida, mas o papel de parede (assim como o revestimento de cortiça) ficará perfeitamente preso em quase todos os casos, mas é altamente desaconselhável aplicar esse revestimento na rua.
Além do fato de que o isolamento térmico deve ser o mais estanque possível ao vapor, ele não deve absorver umidade. Este material não deve inflamar ou queimar, além de suportar combustão (deve se extinguir após a ignição), emitir substâncias nocivas e tóxicas, e não deve sofrer deformação durante as mudanças de temperatura.
Métodos de aquecimento
A redução da perda de calor depende da correta seleção do material, bem como de sua localização na edificação. Existem várias formas de isolar paredes, que se diferenciam em suas propriedades, apresentando vantagens e desvantagens.
Existem os seguintes métodos para isolamento de parede:
- Muro. É uma partição de tijolo comum com SniPovskaya de 40 cm de espessura.
- Isolamento multicamadas. É um revestimento de parede em ambos os lados. Isso é feito apenas no momento da estrutura da estrutura, caso contrário, parte da parede terá que ser desmontada.
- Isolamento externo. O método mais comum é realizado com o isolamento da parte externa da parede, após o que é aplicada uma camada de acabamento. Entre as desvantagens deste método está a necessidade de barreira adicional de água e vapor.
Quais são as dimensões do material?
Se o material isolante for muito fino, o frio e a umidade penetrarão na parede, mas a espessura excessiva também é inútil.
A seguir são consideradas as dimensões padrão do material:
- 75 mm;
- 150 mm;
- 60 mm;
- 200 mm;
- 70 mm;
- 80 mm;
- 50 mm;
- 15 mm.
Se a camada de material isolante de calor for menor do que a colocada em pelo menos alguns centímetros, as paredes começarão a deixar o frio passar e umedecê-lo.
Por exemplo, o ponto de orvalho que está localizado fora da estrutura se moverá ligeiramente para o interior da parede, devido ao fato de que o material de isolamento térmico não será capaz de segurá-lo. Como resultado, a condensação aparecerá no plano da parede, lentamente umedecerá, se desintegrará, bolor e fungos aparecerão.
Uma camada muito espessa de isolamento térmico resultará em custos desnecessários. Qualquer bom proprietário deseja construir não apenas uma casa de alta qualidade e confiável, mas também economizar o máximo possível, e uma camada espessa de isolamento custa um bom dinheiro.Além disso, com um isolamento térmico de grande espessura, não se observa ventilação natural do interior das paredes, pelo que se torna muito abafado e desconfortável no interior do edifício. Além disso, se o isolamento for feito no interior da parede, uma camada espessa de material ocupará uma grande quantidade de espaço livre, reduzindo a quadratura da sala tanto visual quanto fisicamente.
Por isso é importante poder calcular a espessura do isolamento térmico.
Outro ponto muito significativo é que a determinação da espessura do isolante térmico depende diretamente da matéria-prima com a qual a parede é feita. Com base nessas informações, podemos concluir sobre a condutividade térmica e as propriedades térmicas dessa parte da estrutura. Esses dados permitem qualificar a transferência de calor em qualquer metro quadrado de área. A lista absoluta desses materiais é indicada no SNiP No. 2-3-79. A densidade do isolamento é diferente, mas geralmente é usado de 0,6 - 1000 kg / m3.
Na construção moderna, blocos de espuma são frequentemente usados, os quais estão sujeitos a certos requisitos de isolamento térmico:
- GSOP - 6000;
- resistência na transferência de calor e transferência térmica das paredes - mais de 3,5 C / sq. m / W;
- resistência na transferência de calor e transferência térmica de tetos - mais de 6C / sq. m / W.
Se você pretende colocar um certo número de camadas de isolante térmico, as características de resistência à transferência de calor são calculadas como a soma de todas as camadas. Neste caso, é necessário levar em consideração a condutividade térmica e as propriedades do material a partir do qual as paredes são preparadas.
Diagramas de cálculo e calculadoras
Para realizar o cálculo da engenharia térmica de um isolador térmico, é necessário levar em consideração vários pontos que não são fáceis de entender para um construtor inexperiente. O indicador mais necessário é considerado as características da parede e as características climáticas do território onde está a decorrer a construção, bem como a sua proporção. Depois de decidir sobre a tecnologia para realizar o trabalho e selecionar o material necessário, você deve começar a fazer cálculos.
Conselhos necessários: para isolar o primeiro andar de um edifício privado ou de apartamentos, recomenda-se escolher o mesmo material do mesmo fabricante do mesmo lote.
É imperativo isolar dutos e outras rodovias das laterais da rua que levam ao interior da casa. Estes são um dos locais mais potencialmente perigosos, onde ocorre uma grande perda de calor local e o frio penetra através deles (até 30% do calor é removido).
Quando tiver decidido a tecnologia para realizar o trabalho e escolhido o material adequado, você pode prosseguir com os cálculos.
Quais dados você precisa?
A condutividade térmica de paredes e tetos tem certos valores mínimos. Para calcular, você deve usar as fórmulas:
- parede: R = 3,6-R;
- teto: R = 6-R.
Após obter o valor numérico da diferença, calcule a espessura do isolamento usando a seguinte fórmula: p = R * k, onde p é a espessura desejada da isolação.
Quando se utiliza isolamento térmico de espuma ou lã mineral, o valor recomendado é de 10 cm (em casas de alvenaria, bem como em casas com paredes de painel, galerias, na varanda).
O coeficiente de transferência de calor de todos os materiais de parede ou outras seções em um edifício residencial é determinado separadamente, depende de diferentes condições climáticas e é individual:
GSOP = (tv-tav) x * z, Onde:
- televisão - temperatura média interna;
- a partir de - temperatura ambiente média;
- z de - a duração da estação de aquecimento em dias (se você tiver aquecimento autônomo, pegue o valor com base na experiência pessoal)
Calculadoras
Para quem não quer decorar estas fórmulas ou não tem a capacidade de calcular tudo sozinho, memorizando vários refinamentos, existe um grande número de calculadoras online.
Eles são especialmente projetados para selecionar a espessura ideal e levar em consideração uma variedade de fatores e características de isolamento e paredes.Alguns deles possuem um sortimento de mercadorias embutido, no qual não é necessário inserir valores adicionais - bastará selecionar o tipo de isolamento, sua marca e modelo, bem como o tipo de material do qual a parede está feita.
ROCKWOOL é muito popular entre essas calculadoras.que é projetado por profissionais de construção experientes. Esta calculadora também calcula a eficiência energética do isolamento, dando todos os valores necessários no relatório. Além disso, para quem não deseja entender a funcionalidade, o site desta calculadora fornece uma instrução passo a passo simples e fácil de entender: basta clicar no botão "Iniciar cálculo" e seguir as instruções.
Assim, mesmo um iniciante em construção pode calcular a espessura necessária de isolamento. No entanto, você deve ser orientado por conselhos úteis dos profissionais.
Deve ser lembrado que se você ignorar os cálculos da espessura do material isolante, uma série de problemas podem surgir, incluindo danos à estrutura da própria estrutura, que é quase impossível de consertar, e se possível, exigirá adicionais , custos muito maiores (você terá que esperar por uma revisão urgente ou reformulação da sociedade gestora).
Como calcular a espessura do isolamento, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.