Descrição do isolamento laminado: o que são e como escolher?
Ao isolar grandes áreas, a melhor eficiência é mostrada não por placas de isolamento, mas por rolos com isolamento. O mesmo se aplica a tubos e dutos de ventilação. Sua principal diferença é o aumento da densidade, e a consequência para isso é a alta rigidez do revestimento, o que permite isolar muito melhor objetos com geometrias não padronizadas.
Características da espécie
Existem vários tipos de isolamento, principalmente divididos por composição.
Minvata
Um dos mais comuns no mercado russo é um material isolante térmico à base de lã mineral. Isso se deve principalmente à combinação de preço e propriedades tecnológicas do próprio material. É muito fácil de operar. É aconselhável escolher um material branco, macio e autoadesivo para a madeira.
O nome "lã mineral" é inerente a muitos materiais de isolamento térmico, que são diferentes na sua composição e propriedades. O isolamento não é particularmente popular, que é feito pela fusão de algumas rochas com a formação de certas fibras. Durante a produção, essas fibras são tecidas em um único tapete, essa lã é chamada de "basalto". Para qualquer residente da Rússia e da CEI, o termo "lã de vidro" também é familiar.
Este material de isolamento é uma tecnologia ultrapassada, mas devido ao seu preço ainda é procurado hoje. É feito derretendo vidro quebrado em fibras simples. Também existe o algodão em rama obtido no processo de fusão de resíduos da indústria metalúrgica (lã de escória).
Devido às matérias-primas utilizadas na sua fabricação, seu preço é muito inferior ao da lã de vidro ou da lã de basalto.
Recursos, prós e contras
O algodão em lã difere um do outro nas características técnicas. A lã de vidro tem um limite de alta temperatura de 450 graus, após o qual o material adquire danos irreversíveis. A densidade da lã de vidro é 130 kg / m3 e a condutividade térmica é cerca de 0,04 W / m * C. Este material não é inflamável, não arde, tem um alto limiar de vibração e absorção de som.
Praticamente não há encolhimento ao longo do tempo, incluindo as versões de longo prazo.
As desvantagens incluem o fato de que, quando a água entra, todas as propriedades positivas desse material se perdem. A lã de vidro é um material bastante frágil e quebradiço. Em contato com a pele causa irritação, coceira, de difícil remoção.
Se entrar nos olhos, pode prejudicá-los gravemente, bem como se entrar na nasofaringe. Você precisa trabalhar com esse material com roupas fechadas.
A lã basalto pode suportar altas temperaturas (até 710 graus). Sua condutividade térmica é de cerca de 0,04 W / m * C, a densidade varia na faixa de 210 - 230 kg / m3. Ao contrário da lã de vidro, este material não tem medo da umidade e também não perde suas propriedades. Quando em contato com a pele, o isolamento do rolo não causa irritação ou coceira.
A escória tem a maior massa e densidade. Sua densidade oscila na região de 390 - 410 kg / m3 e sua condutividade térmica é de cerca de 0,047 W / m * C. No entanto, seu máximo de temperatura é muito mais baixo (cerca de 300 graus). A lã de escória derrete, no processo de derretimento sua estrutura também é destruída e irreversivelmente.
Os tamanhos desses materiais variam de acordo com os padrões estabelecidos pelo fabricante. No entanto, os mais comuns são:
- comprimento de 3 a 6 m;
- largura padrão 0,6 ou 1,2 metros.
Alguns fabricantes fazem outras dimensões em largura (0,61 m). A espessura do algodão é padrão (20, 50, 100 e 150 mm).
Material de folha
Freqüentemente, um lado do isolamento é coberto com uma camada de material revestido de folha metálica. Isso permite que você proteja o revestimento da umidade e dos raios ultravioleta. Na maioria das vezes, esses materiais são usados para isolamento interno de instalações, a lã em si pode ser absolutamente qualquer coisa. Os tipos de tais materiais são variados. Estes incluem poliestireno expandido, cortiça, polietileno.
O material mais popular do mercado é o poliestireno expandido. É muito prático e barato. Lida com isolamento acústico e vibração. O comprimento do rolo é geralmente de 10 m, a largura não excede 0,5 m. Este material lida bem com umidade e fungos. No entanto, em termos de grau de isolamento térmico, é significativamente inferior ao polietileno espumado.
O isolamento térmico em cortiça é caracterizado pela elevada resistência, baixo peso, inocuidade e boa aparência. Para divisões húmidas, recomenda-se a utilização de pavimentos de cortiça impregnados com cera. As dimensões deste material são as mesmas do poliestireno expandido. O polietileno espumado é um material muito bom. Representa pequenas células com ar, papelão ou papel localizado nas bordas.
O substrato é protegido por laminação. Devido a isso, é possível obter a conexão mais durável e confiável com qualquer tipo de base. O isolamento do rolo tem boas características de condução de calor. Dependendo da finalidade, existem revestimentos laminados e metalizados.
Para reflexão de vapor, um tipo de material de folha é mais adequado; para contenção de vapor, uma pulverização metalizada é necessária.
A pulverização é muito frágil e é danificada por pequenas influências mecânicas. O material laminado tem excelentes características de reflexão de calor. É menos suscetível a danos mecânicos. Hoje, um material prateado com um refletor é bastante popular.
Fabricantes e critérios de seleção
Uma das empresas líderes na produção de isolamento de rolos é uma empresa alemã Knauf... Uma característica distintiva do produto é a ausência de formaldeído. Além disso, os materiais são caracterizados pela facilidade de uso. Esta empresa fornece quase todos os rolos com instruções de instalação, o que permitirá que os construtores novatos façam melhor o trabalho de isolamento. Devido à composição, insetos (besouros, formigas) e roedores (ratos) não podem se instalar nesse isolamento térmico.
A marca francesa não é menos famosa. Está acabado... Esta empresa possui uma grande seleção de aquecedores de rolo. Rolos de folha também estão disponíveis. Os produtos desta empresa são utilizados para isolamento de espaços internos, bem como externos de edifícios.
Devido à sua composição, é à prova de fogo, não suporta combustão em caso de incêndio ou de curta duração e se autoextingue.
A empresa espanhola mais comum na parte europeia da Rússia URSA... Seus produtos são um pouco mais baratos que a marca francesa, o sortimento em nada é inferior a ela, o que torna os materiais mais procurados pelo comprador. A empresa dá uma garantia muito longa para seus produtos, é melhor esclarecer os valores exatos da garantia imediatamente antes de comprar.
O isolamento mais barato é produzido por uma marca nacional TechnoNICOL, que se destina a pessoas de renda média. A qualidade deste material é incomparável com suas contrapartes estrangeiras, mas o isolamento é muito procurado por pessoas que estão empenhadas na construção de chalés de verão ou casas particulares. Tendo em vista o preço, este é um isolamento térmico favorito para empresas de gestão e outras organizações que querem fazer algo grande por pouco dinheiro. Diferencia-se em sua qualidade e lã mineral "Warm House".
Ao comprar, é importante lembrar que diferentes tipos de instalações exigem diferentes isolamentos, assim como o isolamento do teto é altamente indesejável para uso no chão (e vice-versa).
O isolamento de paredes tem características próprias, pois a finalidade de cada tipo de isolamento é ligeiramente diferente, assim como as propriedades. Alguns pontos também dependem do material da estrutura na qual o isolamento térmico laminado é fixado. É necessário observar como a umidade afeta o material para levar isso em consideração na escolha.
Tecnologia de instalação
A tecnologia para instalar o isolamento do rolo é ligeiramente diferente das placas. Inicialmente, eles começam a isolar as paredes ou o chão. As paredes são feitas principalmente de lajes, assim como o teto reto. Portanto, frequentemente, o piso e as paredes inclinadas do teto são adequados para isolamento e instalação. Ao isolar o piso, vale a pena verificar que tipo de isolamento está disponível.
O isolamento em folha é usado principalmente, mas às vezes os rolos de isolamento são cobertos com folha isolante de calor comum ou filme de metal. O isolamento deve afastar-se 1 cm das paredes, devido ao facto de, com a alteração da temperatura, o material se contrair e expandir. A falta de espaço livre em um isolamento metalizado ou revestido de folha leva à sua deformação e danos ao longo do tempo.
O isolamento do teto (inclinado) é fixado entre as vigas, recortando um pouco mais para se inserir melhor entre as tábuas. Insira-os estritamente de baixo para cima para evitar vazios. Após a instalação, as superfícies são fixadas com perfis principais ou placas para aplicação de materiais adicionais (por exemplo, barreira de vapor) na parte superior. O trabalho é realizado com muito cuidado.
Vamos passar para a instalação de paredes com isolamento tipo rolo de dentro para fora. É produzido preparando as paredes para colagem. É diluída uma cola especial para algodão hidrófilo, a parede não deve ser em massa ou gesso, só é permitido concreto ou tijolo à vista. A composição é aplicada na parede uniformemente sob um pente especial, após o que eles começam a colar os rolos, que podem ser cortados por conveniência.
Neste caso, é aconselhável fazer a própria parede nivelada, plana, caso não haja mais planos de costura em caixa ou colagem de fibra de vidro. Depois de montado o material na parede, é necessário aparafusá-lo, cada pétala deve ser levemente afundada no algodão. Para 1 m2, são necessários pelo menos 5 orifícios de fixação. É melhor prender as próprias folhas e o espaço entre elas (neste caso, as duas folhas vão agarrar, o que vai evitar deformar, trazer o nível e o plano).
Depois que as folhas estiverem firmes, uma camada de cola deve ser aplicada. A tecnologia se assemelha ao enchimento, só que com uma solução diferenciada. É importante controlar o nível e o plano. É necessário fazer pelo menos duas passagens, pois será problemático colocar uma boa capa na primeira vez. Após o alinhamento, independente do tipo de ambiente, pode-se prosseguir para o próximo trabalho. Na instalação de placas de drywall no interior da casa, estas são fixadas por meio de buchas a uma camada de isolamento térmico, que é desejável processar com cola, como no parágrafo anterior.
Para as vantagens do isolamento de rolo URSA, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.