Espuma de poliuretano: o que é e onde se utiliza?

Espuma de poliuretano: o que é e onde se utiliza?
  1. Características do material
  2. Descrição
  3. Qual é a diferença da espuma de borracha?
  4. Visualizações
  5. Formulários
  6. Visão geral dos fabricantes
  7. Vantagens e desvantagens
  8. Como se isolar?
  9. Dicas úteis dos profissionais
  10. Seleção de contratante

Um dos materiais de construção mais controversos do mercado hoje é a espuma de poliuretano. Em pessoas comuns, às vezes é chamado de "borracha de espuma". A espuma PU é amplamente utilizada como aquecedor. No entanto, a espuma de poliuretano causa muitas críticas controversas: alguns a consideram universal, quase sem falhas, outros a criticam implacavelmente.

Para formar sua opinião sobre este material, é necessário sistematizar e resumir todas as informações disponíveis sobre ele.

Características do material

O material é um tipo de plástico, para ser mais preciso, é um polímero poroso preenchido com gás. É baseado em componentes de poliuretano poliol e diisocianato.

O componente poliol fornece a base de polímero, que determina a densidade, dureza, inflamabilidade e outras características da espuma de poliuretano. O componente isocianato é responsável pela formação de espuma.

Vários aditivos destinam-se a corrigir propriedades diferentes. Por exemplo, os retardadores de fogo aceleram a polimerização, reduzem o grau de inflamabilidade do material.

Os constituintes separadamente são substâncias tóxicas, portanto, os oponentes da espuma de poliuretano, em primeiro lugar, preste atenção a esse fato. No entanto, quando misturados, os ingredientes tóxicos formam uma mistura absolutamente inofensiva que é neutra e não entra em nenhuma reação química com nenhum elemento.

O processo de obtenção de espuma de poliuretano está associado à formação simultânea de gases. Como o dióxido de carbono é predominantemente emitido, caracterizado pela baixa condutividade térmica, a espuma de poliuretano é dotada de excelentes qualidades de isolamento térmico. É por isso que o material é um excelente isolamento.

A taxa da reação química e a proporção de mistura dos componentes determinam as seguintes características da espuma de poliuretano obtida:

  • Flexível o material elástico tem elasticidade, mas é caracterizado por baixa resistência ao rasgo. Borracha de espuma bem conhecida desta categoria.
  • Denso e a versão durável é dura, mas quebradiça quando dobrada.
  • Espumado PPU tem uma ampla gama de vantagens.

Via de regra, a espuma de poliuretano é obtida a partir de derivados de petróleo, mas existe a possibilidade de sua produção a partir de componentes de origem vegetal. Para isso, os óleos de mamona, soja, colza e girassol são ótimos. Como a produção de polióis a partir de matérias-primas vegetais é menos lucrativa, esse método de produção é impraticável e raramente usado.

Descrição

A espuma de poliuretano é de dois tipos: espumada e sólida. Isso explica as várias características inerentes a eles. A primeira opção é conveniente para aplicação e ergonômica, pois não deixa costuras após a aplicação. O segundo é projetado para criar superfícies de absorção de choque e servir como um isolante de calor.

Condutividade térmica

As propriedades de condutividade térmica da espuma de poliuretano dependem diretamente de sua estrutura celular. Por exemplo, para tipos rígidos de espuma de poliuretano, a condutividade térmica varia entre 0,019 e 0,035 W / (m · K).

Para comparação, podemos dar um exemplo de um indicador para vidro gasoso 0,84 W / (m · K) ou lã mineral 0,045-0,056 W / (m · K).

Absorção de ruído

A capacidade dos materiais de absorver ruído de intensidade variável depende de fatores como porosidade, espessura e propriedades de amortecimento.

A partir da prática do uso da espuma de poliuretano, concluiu-se que sua capacidade de reduzir o nível de ruído depende da rigidez da moldura e da frequência das vibrações sonoras. Para absorção de ruído, é melhor usar um tipo semi-elástico de espuma de poliuretano.

Resistência química

A espuma de poliuretano é considerada um tipo de material relativamente resistente a produtos químicos agressivos. Seu grau de resistência é maior que o do poliestireno expandido.

Foi confirmado experimentalmente que a espuma de PU não tem medo de gasolina, álcool, ácidos diluídos e vários tipos de plastificantes. Não pode ser destruído pela ação de vapores corrosivos, desde que sua concentração esteja dentro de limites aceitáveis. O ácido concentrado pode danificar a superfície da espuma de poliuretano, mas, como mostra a prática, nem sempre.

Devido a essa propriedade, a espuma de poliuretano é ativamente usada para proteger as superfícies metálicas da ferrugem. A eficácia dependerá do grau da espuma de poliuretano.

Absorção de umidade

O indicador de absorção de umidade depende diretamente da porosidade do material, portanto, é determinado pela densidade do isolamento. Quanto mais denso for, menos água absorve.

A espuma de poliuretano tem um baixo efeito absorvente - 1-3% por dia do volume original.

Para aumentar a resistência à água, os fabricantes introduzem substâncias especiais na composição do PP - repelentes de água. Por exemplo, o óleo de rícino pode diminuir esse limite em 4 vezes.

Resistência ao fogo e inflamabilidade

Uma das vantagens do PPU é sua resistência ao fogo. O material pertence à classe dos autoextinguíveis, dificilmente combustível e dificilmente inflamável.

Se for necessário aumentar o grau de resistência, os fabricantes introduzem aditivos especiais na forma de fósforo ou compostos de halogênio.

É extremamente conveniente e economicamente justificado usar um revestimento de duas camadas de espuma de poliuretano em instalações industriais com alto nível de segurança contra incêndio. Uma camada resistente ao fogo é aplicada sobre a camada usual. Será o suficiente para manter a chama apagada.

Densidade

Uma característica como a densidade é importante para o isolamento, uma vez que muitos fatores e propriedades funcionais diferentes dependem dela.

Para espuma de poliuretano, a densidade está na faixa de 30-80 kg / m³.

O próprio indicador depende de vários critérios, mas dois dos mais importantes podem ser distinguidos:

  • tecnologia de produção de espuma de poliuretano;
  • uma tarefa funcional específica que o PPU executará.

Ao isolar, diferentes tipos de espuma de PU são usados: dura, elástica, mais macia. Conhecendo as características de cada tipo, você pode economizar dinheiro durante a construção sem perder funcionalidade.

Rigidez

A dureza não é idêntica à densidade. Para móveis, a espuma de borracha é caracterizada pela divisão em várias marcas, dependendo da rigidez.

  • ST - o menor grau de dureza. É utilizado para estofar apoios de braço ou encosto de móveis.
  • EL - material modificado. A espuma de poliuretano desta marca é utilizada para a produção de colchões rígidos, poltronas de sofás e outros produtos que impliquem cargas dinâmicas.
  • RH - a marca é caracterizada por um alto grau de elasticidade com rigidez inicialmente baixa. O material é mais adequado para a fabricação de produtos ortopédicos e móveis de qualidade.

Durabilidade

Testes de laboratório e industriais confirmaram que a vida útil da espuma de poliuretano é de pelo menos 25 anos. Além disso, após esse tempo, o material perde levemente seu desempenho, permitindo sua posterior utilização.

Segurança ecológica

Ao aplicar espuma de poliuretano líquida, deve-se lembrar que os vapores liberados durante uma reação química são contra-indicados para humanos. Portanto, é necessário proteger o sistema respiratório com um respirador. Após o endurecimento, a espuma de poliuretano torna-se segura.

Durante um incêndio, a espuma de poliuretano não queima, mas em altas temperaturas pode emitir monóxido de carbono, que é perigoso para a saúde.

Qual é a diferença da espuma de borracha?

A borracha de espuma é um tipo de espuma de poliuretano flexível.

A estrutura celular porosa oferece boa permeabilidade ao ar, vapor e umidade. O grau de elasticidade é controlado pela adição de vários tipos de polióis durante a produção.

Ao escolher bens de consumo, deve-se lembrar que "borracha esponjosa" é o nome comercial da PPU, que foi registrado durante o período soviético por uma empresa escandinava de mesmo nome.

A borracha de espuma é usada principalmente nas indústrias de luz e móveis. Estofos de móveis, enchimentos de colchões e almofadas, peluches, manequins - esta é uma lista das utilizações mais comuns deste tipo de espuma de PU.

O material é caracterizado por diferentes espessuras e, consequentemente, diferentes rigidez. Basicamente, é produzido na forma de folhas ou blocos.

Combinam-se diferentes tipos de espuma de borracha na indústria moveleira, o que melhora a qualidade dos produtos.

Por exemplo, um lençol mais rígido é usado para um assento de sofá do que para um encosto.

Os produtos ortopédicos, via de regra, não devem ser moles. Eles são fornecidos para que o corpo seja posicionado de forma correta e confortável. Para isso, foi desenvolvido um novo tipo de espuma de borracha com "efeito memória". É capaz de recuperar sua forma original após a deformação. Durante a operação, esse material repete os contornos do corpo de uma pessoa deitada sobre ele, o que permite que você relaxe o mais confortavelmente possível.

As principais características mecânicas da espuma de borracha, das quais depende a vida útil dos produtos móveis:

  • rigidez;
  • densidade;
  • força;
  • elasticidade;
  • tamanho da célula;
  • coeficiente de suporte.

Por exemplo, a relação de suporte e o tamanho da malha são decisivos em tipos de espuma de poliuretano altamente resilientes.

A espuma de borracha para móveis está exposta a cargas significativas, por isso fabricantes conscienciosos usam o material com a maior densidade. Suporta facilmente cargas dinâmicas de longo prazo e pesos estáticos.

Visualizações

Os especialistas distinguem três tipos de espuma de poliuretano:

Duro

Este tipo de material possui alta densidade, dureza e leveza. Devido a essas características, é utilizado como isolante acústico ou térmico. A espuma rígida de PU assemelha-se a placas. Uma das aplicações são os painéis sanduíche.

Reticulado

Espuma de poliuretano com estrutura de células abertas. Ele fornece respirabilidade e higroscopicidade. Portanto, os painéis feitos de espuma de poliuretano reticulada são mais frequentemente usados ​​para isolamento térmico de fachadas e telhados. A principal vantagem do material é seu baixo índice de resistência e alta capacidade de retenção de poeira. Isso dá a ele a capacidade de filtrar e regenerar. Nesse sentido, a purificação de vários líquidos e gases é muito popular, uma vez que a espuma reticulada de PU filtra o ar com alta concentração de poeira grossa. Uma área de aplicação é o sistema de controle de temperatura.

Elástico

A versão especificada da espuma PU é semelhante à borracha esponjosa. Ele é projetado para criar superfícies de absorção de choque, portanto, é usado na indústria de móveis. Devido à sua segurança ambiental e química, é utilizado na área da medicina.

Os últimos desenvolvimentos tornaram possível obter várias subespécies de espuma de poliuretano elástica:

  • Látex artificial nas suas propriedades está próximo de uma esponja natural. É caracterizado pela elasticidade, a capacidade de recuperar sua forma, maior resistência ao desgaste e ventilação. Características altamente elásticas têm sido muito apreciadas pelos fabricantes de produtos ortopédicos.
  • Espuma PU com efeito memória. O material apresenta um alto grau de elasticidade, pelo que, após deformação, recupera rapidamente a sua forma original.

Integrante

A espécie é caracterizada pela solidez e consistência densa. Na maioria das vezes, é usado na fabricação de automóveis.

Espumado

Os componentes PPU estão em estado líquido em cilindros. Eles se misturam durante a operação ao aplicar espuma na superfície.

Este tipo de espuma de poliuretano é dividido em duas subespécies:

  1. PPU com estrutura celular fechada. Ao trabalhar em grande escala, os profissionais usam formulações de dois componentes. As peças se misturam durante a montagem, o que causa uma reação química com a liberação de dióxido de carbono. Dá à espuma uma estrutura rígida, cujos poros são bolhas de ar isoladas umas das outras.
  2. PPU com células abertas. Para trabalhos em áreas confinadas, bem como na vida cotidiana, recomenda-se o uso de formulações de um componente. Na maioria das vezes, eles são chamados de "espuma de poliuretano". Nesse caso, todos os componentes da composição já estão misturados e sob pressão dentro do recipiente. Para que a reação prossiga, é necessário o contato com oxigênio e água, que é garantido quando a válvula é aberta e a mistura sai. O ar e o vapor d'água, assim como uma superfície umedecida, permitem obter uma estrutura porosa de espuma de poliuretano, cujas células serão abertas.

A segunda opção não pode competir com a primeira, pois perde força. Para a formação de espuma de poliuretano, utiliza-se o freon, que eventualmente evapora e é substituído pelo ar, o que reduz o coeficiente de condutividade térmica. Portanto, para o isolamento de edifícios, PPU com estrutura celular aberta não é adequado, mas é bastante adequado para isolamento acústico e absorção de ruído.

Formulários

A espuma de poliuretano, devido à variedade de formas, tipos, características, possui uma ampla gama de aplicações.

Construção

Uma das áreas de aplicação mais importantes é a construção.

A baixa condutividade térmica do material aumenta sua competitividade em relação a outros isolantes.

A baixa permeabilidade ao vapor e as propriedades de impermeabilização dos blocos de espuma rígida de poliuretano tornam possível usá-los em quase todas as obras de construção:

  • Isolamento térmico das paredes externas da casa, varanda, sótão, telhado;
  • isolamento acústico dentro e fora de edifícios e estruturas (hangares, oficinas, armazéns);
  • impermeabilização e isolamento de fundações.

As opções de espuma de poliuretano autoespumante, que apresentam alto grau de aderência à superfície, possibilitam o uso do material em qualquer superfície, em quaisquer condições.

Os trabalhos de construção e instalação são realizados de forma mais rápida e melhor. Agora é possível eliminar pequenos defeitos nas paredes, lacunas entre as molduras durante a instalação de janelas e portas.

Os dutos de tronco também são isolados com espuma de poliuretano. Para isolamento, via de regra, três métodos são usados:

  • Preencher. Uma mistura de espuma de poliuretano é despejada entre o tubo principal e o invólucro de polietileno, o que permite otimizar a produção, pois o número de operações é reduzido, a resistência estrutural aumenta e um alto grau de resistência à temperatura é alcançado. Este método de isolamento reduz significativamente a perda de calor. Os oleodutos e gasodutos são frequentemente isolados desta forma.
  • Pulverização. O método é usado para tubos de grande diâmetro. Como no primeiro caso, o método fornece aplicação contínua de isolamento. Pode-se observar como uma vantagem que a pulverização pode ser feita no local. A faixa de temperatura da camada isolante é de menos 80 a mais 130 graus.
  • Shell PPU. Para isolamento de tubos externos, conchas de espuma de poliuretano são criadas com um comprimento de cerca de um metro e uma espessura de até 10 cm.

    O PPU também está presente na composição de modernos painéis sanduíche utilizados na construção civil e industrial. Este material de construção é uma estrutura multicamadas que consiste em duas camadas de cobertura e isolamento.

    Ao usar espuma de poliuretano como camada isolante de calor com espessura de 3,5 cm, obtém-se um efeito semelhante ao uso de um painel de lã mineral com espessura de 12,5 cm. Você também pode comparar tal painel com uma parede de tijolo 96 cm de espessura. As principais vantagens dos painéis sanduíche são leveza, resistência, durabilidade, alto grau de isolamento térmico, baixo coeficiente de absorção de umidade, alta velocidade de construção e nenhum desperdício de construção.

    Recentemente, os elementos decorativos arquitetônicos também são feitos de espuma de poliuretano. Isso inclui baixos-relevos e estátuas, estuque e baguetes, cornijas, colunas, balaustradas e muito mais.

    Indústria automobilística

    A espuma de poliuretano integral é utilizada na fabricação de assentos de automóveis como enchimento, bem como no isolamento acústico do próprio interior.

    Todos os painéis macios do interior do carro também são feitos em espuma de poliuretano: apoios de braços, alças, apoios de cabeça, volante e até pára-choques.

    A borracha de espuma reticulada é usada para criar o sistema de controle de temperatura.

    Indústria de móveis

    Os fabricantes de móveis usam espuma de poliuretano como material de enchimento ou acolchoamento. Formando travesseiros, colchões, vários rolos não podem prescindir de sua participação. Como a densidade varia, você pode atingir diferentes graus de elasticidade e fornecer qualquer alívio.

    Com o aprimoramento de algumas propriedades, é possível obter um novo tipo de PPU. Assim, por exemplo, foi obtido um material viscoelástico com efeito memória. É utilizado para travesseiros e colchões ortopédicos que se adaptam à estrutura corporal da pessoa que dorme sobre eles, o que melhora a qualidade do sono e do descanso.

    A versão elástica da espuma de poliuretano mantém sua forma bem e pode suportar um peso significativo, portanto, os móveis baseados nela duram o suficiente. Além disso, não acumula poeira e é respirável, o que é especialmente importante para quem sofre de alergias. Os fabricantes alertam que, se você pular nos móveis, como costumam fazer as crianças, a elasticidade diminuirá muito mais rápido.

    Indústria leve

    A fabricação de calçados e vários itens de vestuário geralmente utiliza plásticos macios na forma de espuma de poliuretano. Por exemplo, apoio do peito do pé para calcanhares, vários relevos. A sola em espuma de poliuretano dura muito tempo e não reclama.

    A borracha de espuma é o enchimento mais comum para peluches e manequins.

    Para a vida cotidiana, várias esponjas para lavar pratos, rolos para pintar, panos, "pincéis" são produzidos em espuma de poliuretano. Neste caso, utiliza-se espuma de poliuretano de uso especial, pois é necessário que não se desintegre durante o funcionamento, resista ao contato constante com água e produtos químicos domésticos. Os fabricantes para esses fins adicionam cargas especiais que melhoram as características de qualidade.

    A espuma de poliuretano reticulada é um material para a produção de filtros de ar em qualquer sistema de purificação de ar: condicionadores de ar domésticos e industriais, aspiradores de pó. Filtração de água em um aquário, produtos de petróleo e vários tipos de óleos, combustíveis e lubrificantes durante a produção e transporte - esta é uma lista considerável de suas aplicações.

    O transporte suave de mercadorias frágeis não está completo sem a embalagem de espuma de poliuretano.

    Indústria química

    O isolamento de tubulações de baixa temperatura não pode prescindir do PPU.

    A espuma de poliuretano é amplamente utilizada como isolante frio em qualquer técnica.

    Medicina

    As marcas viscoelásticas de espuma de borracha são utilizadas na área da medicina para a fabricação de diversos revestimentos para queimaduras e outras lesões cutâneas, o que permite perturbar menos as áreas lesadas.

    Além disso, o material é amplamente utilizado para a fabricação de almofadas e suportes ortopédicos com contornos: rolos, gavetas ou cilindros.

    Visão geral dos fabricantes

    O isolamento de espuma de poliuretano se tornou popular recentemente. Com isso, surgem no mercado novos fabricantes desses produtos, bem como empreiteiros que prestam serviços para sua instalação.

    Fornecedores respeitáveis ​​de espuma PU produzem componentes sob suas próprias marcas. O restante, via de regra, são revendedores, adquirindo componentes de marcas conhecidas.Algumas empresas usam os serviços de refinarias locais.

    Usando avaliações de consumidores, existem vários fabricantes confiáveis ​​de espuma de poliuretano:

    • Basf É uma empresa química alemã com filiais em 160 países do mundo. A marca produz uma ampla gama de produtos. Mais de 7 mil itens, dos quais 60% são vendidos no mercado europeu, cerca de 22% das vendas são nos Estados Unidos da América, o restante é distribuído entre os mercados da América do Sul, Ásia, África e Pacífico. Na Rússia, a empresa possui várias subsidiárias, incluindo OOO Basf Stroitelnye Sistemy, OOO Basf Vostok, Wintershall Russland. Uma das bem conhecidas joint ventures que produzem produtos de espuma de poliuretano é a Elastokam. A empresa fabrica sistemas de poliuretano disponíveis para consumidores de todos os níveis, para uma variedade de aplicações.
    • Synthesia Internacional S. L. U. É uma empresa química espanhola fundada em 1964. A principal direção desde 1966 é a produção de poliésteres, bem como de sistemas de poliuretano para diversos setores industriais, por exemplo, térmico e acústico. Desde 1970, a espuma de poliuretano apareceu pela primeira vez na linha de painéis sanduíche, construção e sistemas de refrigeração. Hoje a empresa fabrica produtos para diversos segmentos de mercado. O distribuidor de produtos mais famoso da Rússia é a Global Term LLC. A empresa indicada fornece entregas diretas, realiza um determinado estoque de produtos em um depósito em Moscou, garante um sistema de pagamento flexível e consultas de especialistas técnicos.
    • Sipur (Polônia) - um dos maiores fabricantes de isolamento de espuma de poliuretano pulverizado. Os produtos termo-isolantes caracterizam-se pela baixa condutividade térmica, o que permite aplicar o isolamento em camada mais fina (espessura de pulverização até 6 cm). A empresa garante a vida útil da espuma de poliuretano por cerca de 50 anos. Graças à estrutura de célula fechada, o isolamento térmico não apenas retém o calor, mas também permite que as estruturas sejam reforçadas e protegidas da umidade. A densidade do isolamento é de 18-22 kg / m3, o grau de permeabilidade do ar é de cerca de 0,0045 kg / (m2 * hora), a faixa de temperatura para operação é de -70 a +100 graus. É patenteado material moderno e inovador, desenvolvido especificamente para o mercado CIS, pois alia preços razoáveis ​​e características de alta qualidade.
    • Icynene (Canadá). A marca produz isolamento de espuma de poliuretano com baixo consumo de energia para construção privada e industrial. Mais de 300 países comprovaram a qualidade do material produzido com certificados. O período de garantia é de 25 anos. A empresa está no mercado de isolamento de polímero desde 1986.
    • Wanhua (China). A empresa iniciou a produção em 1998 e hoje é reconhecida mundialmente. A gama da empresa inclui vários tipos de espuma de poliuretano de alta qualidade, poliaminas aromáticas, poliisocianato (MDI). Este último é produzido em duas fábricas com capacidade total de até 500 mil toneladas por ano.

    Vantagens e desvantagens

    A área de isolamento térmico da construção tem se desenvolvido rapidamente nos últimos anos. As tecnologias inovadoras e os equipamentos de última geração têm permitido atingir certas alturas no campo dos materiais isolantes de acabamento. O isolamento tradicional não pode fornecer uma vida útil tão longa sem perder suas propriedades de proteção, enquanto os novos aquecedores criam conforto, tornam possível economizar no aquecimento, eliminar correntes de ar e aumentar o isolamento de ruído e umidade. Para usar o material corretamente, você precisa conhecer e levar em consideração todos os seus prós e contras.

    As vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de espuma de poliuretano diferem significativamente.

    Borracha de espuma

    A conhecida espuma de borracha, muito utilizada desde os anos 60 do século XX, é valorizada pela sua maciez, elasticidade, capacidade de mudar de forma, pode ser cortada, colada, cosida.O material foi utilizado na indústria moveleira, na produção de brinquedos infantis, como embalagens, no dia a dia e assim por diante.

    As mais significativas são as seguintes vantagens:

    • Alto coeficiente de resistência ao desgaste.
    • Hipoalergênico. O material é seguro para a produção de artigos infantis.
    • Não é suscetível à formação de microrganismos prejudiciais.
    • Elasticidade.
    • Variedade de modelos. Dependendo da dureza, cor, espessura, a espuma de poliuretano pode ser usada em diferentes áreas.
    • A vida útil é de 5 a 15 anos, dependendo da densidade e das funções desempenhadas.

      No entanto, com todas as vantagens da espuma de borracha, desvantagens significativas também são observadas:

      • Ele contém o composto tóxico diisocianato de tolueno.
      • A borracha de espuma é higroscópica. Absorve odores e os retém por muito tempo.
      • Tem uma faixa de temperatura limitada.
      • Baixa vida útil em comparação com tipos rígidos de espuma de PU.
      • Risco de incêndio. O material é altamente inflamável, portanto, segundo a GOST, pertence ao grupo das substâncias inflamáveis, altamente inflamáveis ​​e tóxicas com alto grau de geração de fumaça.

      Os fabricantes tentaram introduzir retardadores de fogo na espuma de borracha, o que aumentaria sua resistência ao fogo.

      No entanto, isso levou a uma deterioração nas propriedades físicas e mecânicas e também causou um aumento significativo no custo.

      Composições auto-espumantes

      Vamos listar as vantagens mais famosas da espuma de poliuretano que a tornam popular:

      • A estrutura celular da espuma PU fornece um grau eficaz de condutividade térmica.
      • A possibilidade de pulverização permite evitar costuras e juntas, aumenta a eficácia do isolamento.
      • A variedade de tipos de espuma de poliuretano facilita o trabalho com superfícies de todos os formatos.
      • O baixo grau de higroscopicidade possibilita não só o isolamento térmico, mas também a impermeabilização de estruturas.
      • Alta permeabilidade ao vapor.
      • Após a pulverização, a espuma de poliuretano tem um odor neutro.
      • Alto coeficiente de adesão. Esta propriedade pode por vezes ser considerada uma desvantagem, uma vez que é possível remover o PUF pulverizado na superfície apenas mecanicamente. Não existem solventes especiais para esses fins.
      • Baixo peso. O material não pesa na superfície.
      • O PPU permite fortalecer as paredes quando aplicado.
      • Grande faixa de temperatura.
      • Durabilidade. O período de garantia é geralmente de cerca de 20-25 anos. No entanto, os fabricantes afirmam que, mesmo depois de vinte anos, as características de qualidade se deterioram ligeiramente.
      • Baixo intervalo de tempo para tratamento de superfície com espuma de poliuretano.
      • A prova de fogo. O material não queima, é autoextinguível.

      Entre as desvantagens estão os seguintes fatores:

      • Preço Alto. A diferença, por exemplo, com a lã mineral, é de 2 a 3 vezes. No entanto, deve-se notar que a vida útil é significativamente mais longa.
      • Se a espuma de poliuretano for aplicada por pulverização, a qualidade depende da habilidade do especialista.
      • Equipamentos de alta tecnologia para pulverizar espuma de poliuretano são caros, então nem todos podem pagar, mas apenas empresas especializadas.
      • Quando inflamado, o PPU arde e emite fumaça corrosiva. É ele quem faz mal à saúde.
      • O material tem medo da radiação ultravioleta, portanto, sob a influência da luz solar, escurece e adquire uma aparência feia. Para proteger o PPU, é melhor usar um acabamento de acabamento. Além disso, o sol causa a fusão da camada superior, mas se houver espessura suficiente, ele protegerá as inferiores da destruição.

      Como se isolar?

      O processo de isolamento de paredes pode ser dividido em dois tipos: interno e externo.

      interno

      Do nome decorre que o trabalho é realizado no interior. Na maioria das vezes, os cantos, galerias ou varandas são isolados.

      A espuma de poliuretano permite que você controle até mesmo áreas problemáticas, como banheiro e cozinha.

      O material tem boas propriedades de resistência à umidade.Para excluir a higroscopicidade, uma barreira de vapor com uma camada de folha deve ser colocada em cima do PUF, que deve estar localizado dentro da sala.

      Ao isolar galerias ou sótãos, a espuma de poliuretano ajudará a evitar perdas de calor e economizar custos de aquecimento.

      Tecnologia de isolamento térmico para varandas e galerias

      A fim de isolar uma pequena varanda ou loggia, não leva muito tempo para gastar. Normalmente, para esses fins, um conjunto padrão de ferramentas e materiais é necessário:

      • perfil de alumínio para torneamento (em qualquer edifício supermercado);
      • parafusos auto-roscantes com buchas;
      • furar;
      • Componentes PPU (é melhor adquirir um conjunto pronto);
      • pistola distribuidora - se você comprar um conjunto pronto, o equipamento já está nele;
      • equipamento de proteção individual - luvas, óculos, respirador;
      • nível de construção.

      Na fase preparatória, as paredes e o teto são limpos do revestimento antigo, gesso descascado e outros detritos. Se houver fendas profundas nas juntas entre as paredes ou nos cantos, é melhor preenchê-las com pedaços de isopor e massa de vidraceiro. Pequenos defeitos não precisam ser eliminados, pois a espuma aguentará esta tarefa.

      A segunda etapa é instalar as ripas. Para isso, os perfis são fixados ao longo das paredes em intervalos regulares, fixando-os com pontes perpendiculares. Os especialistas aconselham engradar todas as aberturas, janelas e portas, ao longo de todo o perímetro. A seguir, deve-se cobrir todas as janelas de vidro duplo, folhas de porta e comunicações com polietileno, para não estragar durante a aplicação do isolamento.

        A terceira etapa é a pulverização. De acordo com as instruções para os componentes de isolamento, a pistola, mangueiras de alimentação e bicos são coletados. As latas são agitadas bem antes de usar. Em primeiro lugar, é necessário espumar as fissuras nas juntas entre o teto e as paredes, cantos e aberturas do processo. Para esses fins, um bico mais estreito serve. Além disso, é melhor usar um pulverizador mais largo para aplicar uniformemente a espuma de poliuretano nas superfícies do teto e da parede. Em locais com pequenos defeitos ou irregularidades, o isolamento é aplicado em camada mais espessa para nivelamento. Após o término do trabalho, o excesso de espuma de poliuretano deve ser retirado da caixa.

        A fase final está terminando. O drywall é fixado ao engradado, se no futuro se planeja pintar as paredes, cobri-las com gesso ou papel de parede colado. O acabamento com painéis de plástico ou madeira é frequentemente praticado.

        Deve-se lembrar que no caso de gesso, a malha de reforço de fibra de vidro deve ser reforçada antes da aplicação da demão de acabamento.

        Porão

        Os porões úmidos precisam especialmente de isolamento e impermeabilização. Etapas do trabalho:

        1. O procedimento para isolar a superfície do excesso de umidade. Para começar, o piso é coberto com material de cobertura. Deve-se lembrar que as telhas são sobrepostas, sendo colocadas 20 centímetros cada uma nas paredes. Para garantir a estanqueidade de alta qualidade, o material do telhado é revestido com mástique em todo o perímetro, também é melhor fazer com as juntas. No caso de baixa umidade na cave, as paredes também são tratadas com mástique a uma altura de 10-15 cm do chão. A deformação do revestimento protetor ajudará a evitar a betonilha.
        2. A aplicação do isolamento de espuma de poliuretano começa do canto até a saída. Melhor fazer 3-4 camadas, rastreando claramente o nível em toda a área do piso.
        3. Uma mesa de concreto é aplicada uniformemente sobre a espuma de poliuretano. A regra é nivelar a espessura. A espessura mínima permitida é de 5 cm.
        4. Acabamento de acabamento. Após a secagem da betonilha, por pelo menos dois a três dias, o piso é revestido com ladrilhos, painéis, linóleo ou qualquer outro material.

        Salas de sótão e mansarda

        Trabalhar com isolamento de espuma de poliuretano no sótão depende do método de acabamento posterior.

        • Se o espaço do sótão após o isolamento for planejado para ser coberto com eurolining ou drywall, a espuma deve ser aplicada entre as vigas. Neste caso, não é necessário revestir as vigas do piso com impermeabilizante, anti-séptico ou primer.
        • Se o acabamento envolver gesso decorativo, o PPU deve ser aplicado em todas as superfícies, inclusive nas vigas.

        Você precisa começar a trabalhar com as juntas e costuras entre as paredes e o telhado. É importante monitorar a uniformidade da camada de isolamento. É conveniente que você comece a fazer o acabamento em pouco tempo, pois o isolamento endurece quase que instantaneamente.

        Exterior

        O isolamento externo da fachada do edifício permite não apenas reter o calor, mas também evitar a umidade, o aparecimento de mofo e outros microorganismos nocivos.

        Para uso externo, as modificações de espuma de poliuretano autoespumante são usadas com mais frequência. São aplicados uniformemente, sem costuras, preenchendo todos os defeitos e irregularidades das paredes. Além disso, o material tem excelente aderência e é adequado para isolar casas de madeira e estruturas de concreto e tijolo. PPU endurece rapidamente.

        Devido ao medo da luz solar, deve ser recoberto com uma camada protetora e decorativa de acabamento.

        Existem duas maneiras de isolar o telhado ou as paredes com espuma de poliuretano, dependendo do tipo de isolamento utilizado:

        1. Com o uso de estrutura elástica de espuma de poliuretano. O material plástico possui estrutura porosa e baixa densidade. A este respeito, esse isolamento permite isolar a cobertura com isolamento acústico simultâneo.
        2. Usando espuma rígida de PU. O material é mais comum na construção civil, pois possui alta densidade.

        Isso leva às seguintes características de desempenho:

        • resistência à umidade - proteção do telhado da água;
        • resistência à deformação, devido à qual o isolamento pode suportar cargas significativas;
        • o baixo peso da espuma PU reduz a carga geral na fundação;
        • facilidade de instalação - o isolamento térmico não requer análise de estruturas, preparação adicional.

        Na construção de casas particulares, o primeiro método é usado com mais frequência, no isolamento de grandes estruturas - o segundo.

        As principais etapas da aplicação de poliuretano ao isolar um prédio baixo com suas próprias mãos:

        1. Limpando a base e eliminação de grandes defeitos nele. Nesta fase, é necessário limpar as paredes, seções necessárias do piso ou teto de poeira, revestimento antigo e sujeira diversa. O procedimento melhorará a adesão da espuma de PU à superfície. Ao mesmo tempo, os especialistas prestam atenção para que não seja necessário nivelar as bases.
        2. Aplicação de camada de espuma de poliuretano usando equipamento especial. A pulverização é realizada em superfícies limpas. A espessura da camada de espuma de poliuretano dependerá de vários fatores. Menos material será gasto em superfícies niveladas. O tipo de piso isolado em si também afetará. Um cálculo preliminar para a perda de calor ajudará a evitar custos desnecessários, fornecendo a proteção necessária.
        3. Reforço com gravata especial. Via de regra, uma malha de fibra de vidro com pequenos orifícios é usada como reforço. Os profissionais aconselham não colocar a camada de reforço a menos de 6 cm.
        4. Acabamento. Para trabalhar na proteção do isolamento da espuma de poliuretano, podem-se utilizar quaisquer materiais: tijolo, gesso, pedra artificial ou natural, tinta para fachadas, revestimentos e outros.

          As grandes empresas que trabalham na construção de grandes edifícios e estruturas costumam usar um tipo rígido de espuma de poliuretano. Isso economiza tempo e dinheiro.

          Além disso, é economicamente vantajoso cobrir o isolamento de um hangar, armazém ou arranha-céus apenas com essa espuma de poliuretano, pois é mais durável, mais rápida de aplicar e não requer custos adicionais para nivelamento das paredes.

          A espuma de poliuretano pode ser aplicada de duas maneiras:

          1. Pulverização. O processo ocorre com o auxílio de um equipamento especial em forma de pistola, no qual são fornecidos dois componentes e água. Uma reação química ocorre, como resultado da qual espuma de poliuretano é obtida, uniformemente espalhada sobre uma superfície aberta.
          2. Preencher. Nesse caso, os componentes são previamente misturados e a mistura resultante é despejada no orifício.O método é adequado para locais fechados e de difícil acesso, formas arquitetônicas complexas (nichos, arcos, várias saliências, cantos, colunas), edifícios antigos.

          Dicas úteis dos profissionais

          • Ao autoaquecer as fachadas dos edifícios, deve-se ter em mente que após a aplicação da espuma de poliuretano na superfície, ela aumenta de volume em um curto período de tempo. Portanto, é melhor prever a quantidade de material aplicado com antecedência, para que durante a expansão não quebre ainda mais as fissuras preenchidas com ele.
          • A espuma PU endurece muito rapidamente e tem super adesão a todos os tipos de superfícies. Não há produtos para lavar. A este respeito, deve-se ter em mente que o tempo para fazer o trabalho propriamente dito e eliminar imprecisões é extremamente pequeno.
          • Para encher cavidades, por exemplo, entre uma parede de tijolo oposta e um bloco de espuma, é melhor usar misturas de recheio especiais. Eles não se expandem tão rapidamente quanto a espuma, portanto, a estrutura não se expandirá. No entanto, deve-se ter em mente que o custo de tal sistema é muito mais alto.
          • Água é freqüentemente usada para espumar espuma de poliuretano, portanto, os especialistas não aconselham a aplicação de tal isolamento em superfícies galvanizadas. Isso degradará as propriedades do metal. Além disso, as modificações de células fechadas de PPU não são adequadas para galvanização. Como o metal tem resistência suficiente, não precisa de reforço adicional.
          • É imperativo cobrir a espuma de poliuretano na parte superior com algum tipo de material de acabamento durante o processamento externo, uma vez que a espuma de poliuretano tem medo da radiação ultravioleta.
          • Antes de iniciar o isolamento, é melhor fazer um cálculo preliminar para determinar a quantidade de espuma de poliuretano. Em primeiro lugar, é calculada a espessura da camada aplicada. Por exemplo, para um telhado com uma área de 45 sq. m a melhor opção seria um tamanho de 6 a 10 cm. Ao aumentar a área para 50 sq. m e mais, o alcance diminuirá para um nível de 3-7 cm. Ao calcular o efeito de economia de calor, o número de aberturas de janelas e portas, o material da parede, a presença de materiais que economizam energia e o clima da região também são levados em consideração.
          • Antes de isolar a parede por dentro, é necessário avaliar seu coeficiente de resistência térmica. Se a superfície estiver quente, o isolamento de espuma de poliuretano é melhor aplicado do lado de fora. Neste caso, soma-se a resistência térmica da parede e da espuma de poliuretano, o que significa que o efeito desejado é alcançado. Se você fizer o oposto, a superfície externa congelará, o que afetará negativamente a resistência térmica geral.
          • Para uso independente, é melhor comprar kits de aplicação de espuma de poliuretano descartáveis. Neles é fornecido tudo: borrifador, mangueiras, fechos, ferramentas, peças de reposição e até equipamentos de proteção individual (óculos, luvas e respirador).
          • Não se preocupe se os montantes de madeira, como as vigas do telhado, se deteriorarem sob o revestimento de espuma de poliuretano à prova de vapor. Os coeficientes de permeabilidade ao vapor para madeira e espuma de poliuretano são aproximadamente iguais, o que exclui a ocorrência de tais problemas.
          • Não é recomendado processar o telhado por dentro com espuma de poliuretano de célula aberta. É claro que, como isolamento térmico, é melhor do que outros aquecedores minerais, mas como sua barreira de vapor é pior, serão necessários custos adicionais para ventilação e uma camada isolante. Portanto, essa opção é considerada economicamente inviável.
          • A espuma de poliuretano não resiste ao fogo, embora seja à prova de fogo. Portanto, se houver um efeito constante de altas temperaturas nas superfícies a serem isoladas, é melhor recusar o PPU. Quando queimado, arde em fogo lento e emite uma fumaça acre que é prejudicial à saúde.

          Seleção de contratante

          O isolamento de edifícios e estruturas requer prática especial, equipamentos sofisticados e componentes de alta qualidade da mistura. Portanto, se você tem oportunidades financeiras, é melhor usar os serviços de empresas especializadas. Para não se meter em confusão, os profissionais aconselham o cumprimento das seguintes regras na hora de escolhê-los:

          • Contrate as melhores empresas comprovadas com recomendações.
          • Os componentes do isolamento de espuma de poliuretano devem ter certificados de qualidade.
                  • Antes de iniciar o trabalho, é melhor certificar-se de que o período de armazenamento dos componentes não expirou.
                  • Equipamentos para pulverização e alimentação de PUF também devem ter documentos. Via de regra, os empreiteiros que trabalham há muito tempo na área de construção com grandes objetos utilizam lavadoras de alta pressão de marcas mundiais reconhecidas e comprovadas nesta área. Por exemplo, Graco ou Gama.

                  As bombas de êmbolo garantem a aplicação uniforme de espuma PU.

                  Antes de assinar o contrato, você precisa ler atentamente todos os seus termos e condições e esclarecer todos os lugares incompreensíveis associados ao prazo de conclusão da obra, pagamento, pré-pagamento, etc.

                  Para as características da espuma de poliuretano pulverizada e como aplicá-la, veja o próximo vídeo.

                  sem comentários

                  O comentário foi enviado com sucesso.

                  Cozinha

                  Quarto

                  Mobiliário