Como escolher um aquecedor: compare as propriedades do EPS e da lã mineral

Como escolher um aquecedor: compare as propriedades do EPS e da lã mineral
  1. Tipos e características de materiais
  2. Comparação por características
  3. Escolha para tarefas específicas

Apesar da variedade de aquecedores no mercado de construção moderno, a lã mineral e a espuma de poliestireno extrudado (EPS) ocupam uma posição de liderança. Qual é a diferença entre os materiais? Qual é o melhor para um aplicativo específico?

Tipos e características de materiais

As diferenças na estrutura e nas propriedades técnicas desses aquecedores devem-se ao uso de diferentes materiais e tecnologias de produção. A lã mineral é um isolamento fibroso, cuja matéria-prima são as rochas, minerais técnicos ou escória queimada (resíduos da indústria metalúrgica).

As fibras de lã mineral podem ser orientadas horizontal ou verticalmente, ou dispostas de maneira caótica. Aquecedores deste último tipo têm os melhores indicadores de eficiência térmica e isolamento acústico. Um baixo coeficiente de condutividade térmica é fornecido devido ao fato de que um grande número de bolhas de ar se acumulam entre as fibras do material - um isolante de calor eficaz.

Minvata implica o uso de um respirador durante o trabalho. O corte e a instalação do material são acompanhados pela liberação de uma grande quantidade de poeira, que irrita as mucosas do trato respiratório superior.

Dependendo da base, os materiais de lã mineral são divididos em vários tipos.

  • Slagged. Raramente é utilizado para isolar edifícios, pois apresenta baixos valores de eficiência térmica e resistência à umidade. Inflamável e ambientalmente inseguro.
  • Lã de vidro. O material é à base de fibras de vidro, além de dolomita, areia e ligantes. A produção resulta em filamentos de vidro longos e finos formados em folhas. Eles se distinguem por sua resiliência e elasticidade, altas taxas de eficiência térmica. A desvantagem é a presença de superfícies de corte. A fibra penetra na pele causando irritação, por isso os trabalhos com lã de vidro devem ser feitos com roupas especiais.
  • Lã basáltica (pedra). O material é obtido pela fusão de rochas como dolomita, basalto. Aquecendo as rochas a uma temperatura de 1300-1500 ° C, são obtidas matérias-primas semilíquidas. Dele, as fibras são puxadas, que são formadas em camadas. Em seguida, o material é prensado e submetido a um tratamento de alta temperatura de curto prazo.

O material resultante tem baixa permeabilidade térmica, bom desempenho de isolamento acústico. Pertence a materiais permeáveis ​​ao vapor, permite que as paredes "respirem" e, assim, contribui para a manutenção de um clima interior favorável. Ao contrário de outros isolantes de lã mineral, a lã de rocha é caracterizada pela resistência à umidade. Isso, por sua vez, oferece maior resistência ao gelo.

A temperatura de fusão da lã de rocha é de cerca de 1000 ° C, por isso é um material resistente ao fogo. Contendo ingredientes naturais, o material é ecologicamente correto. Mesmo quando a temperatura aumenta, o isolamento não emite toxinas perigosas.

Finalmente, é mais conveniente de usar. Ao contrário da lã de vidro, o material não pica.

O poliestireno expandido é um material cheio de gás que consiste em muitas bolhas de ar. Este isolamento possui 2 formas de liberação - espuma e espuma de poliestireno extrudado. Este último é uma versão mais avançada, consistindo em células fechadas isoladas umas das outras.

EPS é feito por dilatação e subsequente soldagem de células por meio de água quente (até 100 ° C) ou vapor. Em seguida, a matéria-prima passa pela extrusora. O resultado é um material mais durável. EPPS, em comparação com a espuma, tem melhores indicadores de resistência ao fogo e resistência à umidade, libera menos estireno durante a operação.

Comparação por características

Para comparar materiais, é lógico analisar seu desempenho de acordo com as principais características que são importantes para os aquecedores.

  • Permeabilidade ao vapor de água. O EPPS tem uma permeabilidade ao vapor de 0,03 mg / (m * h * Pa). Os indicadores de lã mineral superam esse valor em 10 vezes, ou seja, ela passa o vapor úmido 10 vezes melhor. Isso é uma grande vantagem para casas de madeira, mas não para edifícios em que são usados ​​materiais poliméricos. Se a lã mineral ficar presa entre duas camadas de revestimentos sintéticos, a condensação resultante não encontrará uma saída e permanecerá dentro do isolamento. Isso levará ao umedecimento do material e à perda das propriedades de isolamento térmico. Em princípio, quando a espuma de poliestireno extrudado é usada em condições semelhantes, a situação será semelhante. A única exceção é que a condensação pode escapar pelas costuras e irregularidades.
  • Resistência à umidade. A lã mineral é capaz de absorver 0,2-20% de umidade de sua massa. Ao mesmo tempo, ao se molhar, perde suas propriedades de isolamento térmico, pois os líquidos conduzem calor. Nesse sentido, o uso de lã mineral requer impermeabilização de alta qualidade. As variedades de lã mineral com tratamento hidrofóbico são consideradas mais resistentes à umidade. O EPS é capaz de absorver em média 0,4% de umidade, o que é facilitado por um sistema de células fechadas. Isto permite em alguns casos descurar a impermeabilização, utilizar o material para isolar a cave, caves e aplicar materiais de contacto para acabamento (primário, gesso) directamente na superfície.
  • Força. A resistência de qualquer isolamento depende de sua densidade. Quanto mais baixos forem os indicadores deste último, mais proteção adicional o material precisa. Todos os aquecedores com densidade inferior a 250 kg / sq. m, com necessidade de proteção contra influências externas. EPS tem medo da influência de produtos químicos agressivos, exposição aos raios ultravioleta, para lã mineral o principal "inimigo" é a umidade e para materiais soltos - vento.
  • Resistência ao fogo. A lã de rocha é considerada não combustível e a lã de vidro é um material pouco combustível. Quando exposta a temperaturas acima de 500 ° C, a lã de vidro não queima. O EPPS queima mesmo a uma temperatura de 100-120 ° C e é muito ativo. Além disso, compostos tóxicos são liberados durante a combustão. Dependendo da marca da lã mineral (ou seja, o teor de ligantes orgânicos nela, sujeitos à combustão), ela possui uma classe de NG (material incombustível), G1 ou G2 (materiais fracos e moderadamente combustíveis). O EPS, independente da marca dos produtos, sempre possui classe G (ou seja, combustível). A classe de inflamabilidade, aliás, também varia dependendo do tipo de material e varia de G1 (levemente inflamável) a G4 (altamente inflamável).
  • Resistência ao calor. A lã de rocha e o poliestireno expandido têm valores de condutividade térmica idênticos. O coeficiente de condutividade térmica da lã de rocha é 0,042-0,036 W / (mK), EPS - 0,040-0,030 W / (mK). A lã de vidro é ligeiramente inferior a esses materiais em termos de eficiência térmica. Segundo especialistas, a EPPS apresenta a melhor eficiência térmica, já que 90% de sua composição são vazios de ar formados por células fechadas. No isolamento de lã mineral, que não possui tais células, o ar quente move-se em direção ao frio, fazendo com que o ambiente resfrie mais rapidamente. Apenas a lã mineral para ladrilhos pode ser comparada com o material de poliestireno expandido em termos de suas propriedades de isolamento térmico.
  • Carregue em estruturas de suporte. Os materiais com características de isolamento térmico iguais têm pesos diferentes e, consequentemente, cargas diferentes nas superfícies a serem aparadas. Portanto, por 1 sq. m ao terminar com uma camada de 10 cm de espuma de poliestireno extrudido é responsável por 15 kg. A lã mineral utilizada (densidade e espessura correspondem em termos de eficiência térmica a um indicador semelhante de EPS) pesará cerca de 20 kg / m2. m. Ao mesmo tempo, para lã mais pesada, mais cola é necessária, o que também aumenta o peso da estrutura.
  • Facilidade de instalação. Ambos os materiais de trabalho são bastante simples e convenientes, mas existem algumas nuances no processo de instalação. Assim, o poliestireno expandido é facilmente cortado e colado, porém, há uma grande probabilidade de preservação das costuras e juntas entre as placas - futuras “pontes frias”. A este respeito, o isolamento de lã mineral é muito mais fácil de colocar sem costuras. No entanto, o trabalho só deve ser realizado em um respirador e, se for usada lã de vidro, roupas especiais são necessárias.
  • Amizade ambiental. A EPPS libera estireno, que tem um impacto negativo na saúde humana. A lã de rocha é considerada totalmente segura.
  • Durabilidade. EPSS pode ser operado por apenas 6 a 8 anos. No entanto, se houver camadas de proteção permeáveis ​​a vapor e água nas camadas do material, o período de operação do isolamento chega a 25-30 anos. Naturalmente, o custo do material também aumenta.

A vida útil da lã mineral é de 20 a 25 anos e, se estamos falando de folhas densas, de 30 a 40 anos. Não é suscetível a mofo, não é do interesse dos roedores.

Mas o EPS está se tornando o lar para o último.

Dignidade

A vantagem de ambos os materiais é a alta eficiência térmica idêntica. E os materiais de lã mineral são, além disso, um excelente material de isolamento acústico. Tanto o isolamento de algodão como de espuma de poliestireno são versáteis no uso - eles são adequados tanto para edifícios recém-construídos quanto para edifícios em restauração. Ambos os isolamentos podem ser usados ​​em quase todas as áreas do edifício, isole a sala por dentro e por fora.

A vantagem da lã de rocha é a sua incombustibilidade. Isso o torna o isolamento ideal para edifícios altos, pisos, garagens e instalações com requisitos de segurança aumentados. Além disso, a lã mineral é usada para aumentar a resistência ao fogo de outros materiais de isolamento.

desvantagens

Talvez a principal desvantagem do EPS seja sua baixa resistência ao fogo aberto. Apesar da presença de retardadores de chama na composição, ele rapidamente se inflama e mantém a combustão. Se todo o edifício for isolado com espuma de poliestireno extrudido, em caso de incêndio, os usuários correm o risco de ficarem presos no fogo. Além disso, as toxinas são liberadas durante a combustão. Inalá-los, mesmo que por um curto período de tempo, leva a uma deterioração significativa do estado de uma pessoa.

Outra desvantagem do EPS é considerada sua instabilidade aos efeitos de agentes agressivos, por exemplo, contidos em lacas nitro. Mesmo a exposição aos vapores de muitos deles leva à destruição do material. Por outro lado, a lã de vidro e a lã de rocha solta de baixa densidade encolhem com o tempo, o que também leva a uma diminuição em suas propriedades de isolamento térmico.

Acredita-se que a desvantagem da lã mineral é seu custo mais elevado. Este é realmente o caso. Mas se levarmos em conta o custo total do isolamento com EPS e lã mineral, os custos serão quase os mesmos.

Claro, tudo depende também do fabricante e da densidade do material.

Escolha para tarefas específicas

Concluindo a revisão comparativa de lã mineral e EPS, será justo dizer que não existem aquecedores "bons" e "ruins". As vantagens e desvantagens dos materiais se devem à exatidão de sua aplicação. Em outras palavras, o uso de cada tipo de isolamento deve corresponder à sua finalidade.

EPPS é adequado para resolver as seguintes tarefas:

  • isolamento de fundações, incluindo superfícies (horizontais e verticais) em contato com solo úmido e congelado;
  • Isolamento térmico de fachadas e superfícies internas de edifícios de vários materiais;
  • isolamento de pavimentos na cave, na divisão por baixo da betonilha;
  • proteção de isolamento térmico de telhados não ventilados.

A lã mineral é um material de isolamento usado para os seguintes objetos:

  • casas de madeira - isolamento da fachada e superfícies internas;
  • mansardas, sótãos explorados, telhados inclinados;
  • edifícios de tijolo, concreto e concreto armado;
  • objetos e áreas sujeitas a aquecimento de alta temperatura (paredes de banho, superfícies próximas a lareiras);
  • gás e oleodutos, sistemas de aquecimento e outros objetos de formas complexas;
  • edifícios de painel de moldura.

Ao usar várias camadas de isolamento ao mesmo tempo, o EPSP não deve ser colocado fora do prédio, é mais lógico colocar lã mineral mais solta sobre ele. Neste caso, será possível implementar o princípio de aumento da permeabilidade ao vapor de dentro para fora da sala. Para fachadas suspensas, a lã mineral é muito mais adequada, que funciona perfeitamente, sendo ventilada com um sistema semelhante de organização da fachada, protege as paredes de forma confiável.

Para fachadas de três camadas, além do isolamento em massa (argila expandida, perlita), utiliza-se EPS. Também será a melhor opção ao aplicar gesso de camada fina na fachada.

A mistura pode ser aplicada diretamente no isolamento.

Você pode descobrir como isolar rapidamente as paredes de um apartamento com suas próprias mãos assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário