Poliestireno expandido: dimensões e características de aplicação
O método de produção do poliestireno expandido foi patenteado no final da década de 20 do século passado, tendo passado por várias modernizações desde então. O poliestireno expandido, caracterizado pela baixa condutividade térmica e leveza, encontrou a mais ampla aplicação em muitas áreas da atividade industrial, na vida cotidiana e como material de construção de acabamento.
Qual a diferença entre a espuma de poliestireno e a espuma de poliestireno?
O poliestireno expandido é um produto da injeção de gás em uma massa de poliestireno. Com mais aquecimento, essa massa de polímero aumenta significativamente em seu volume e preenche todo o molde. Para criar o volume necessário, pode ser usado um gás diferente, que depende do tipo de poliestireno expandido produzido. Para aquecedores simples com propriedades padrão, o ar é usado, bombeado para preencher as cavidades na massa de poliestireno, e dióxido de carbono é usado para conferir resistência ao fogo a certos tipos de EPS.
Ao criar este polímero, vários componentes adicionais também podem estar envolvidos na forma de retardadores de fogo, compostos plastificantes e corantes.
O início do processo tecnológico de obtenção de um isolante térmico começa a partir do momento em que os grânulos individuais de estireno são preenchidos com gás com a posterior dissolução dessa mistura na massa polimérica. Em seguida, essa massa é submetida a aquecimento com a ajuda de vapor líquido de baixo ponto de ebulição. Como resultado, o tamanho dos grânulos de estireno aumenta, eles preenchem o espaço, sinterizando em um único todo. Como resultado, resta cortar o material obtido desta forma em placas do tamanho necessário, e elas podem ser utilizadas na construção.
O poliestireno expandido é geralmente confundido com o poliestireno, mas esses materiais são completamente diferentes. O fato é que o poliestireno expandido é um produto da extrusão, que consiste na fusão dos grânulos de poliestireno e na ligação desses grânulos no nível molecular. A essência do processo de fabricação de espuma é a conexão dos grânulos de poliestireno uns com os outros como resultado do processamento do polímero com vapor seco.
Métodos tecnológicos e forma de liberação
É comum distinguir entre três tipos de poliestireno expandido com suas propriedades únicas, que se devem ao método de fabricação de um determinado isolamento.
O primeiro é um polímero produzido por um método de não prensagem. A estrutura de tal material é repleta de poros e grânulos com um tamanho de 5 mm - 10 mm. Este tipo de isolamento possui alto nível de absorção de umidade. Encontra-se à venda o material das marcas: C-15, C-25 e assim por diante. O número indicado na marcação do material indica sua densidade.
O poliestireno expandido obtido por fabricação sob pressão é um material com poros internos hermeticamente fechados. Devido a isso, tal isolante térmico prensado tem boas propriedades de isolamento térmico, alta densidade e resistência mecânica. A marca é designada pelas letras PS.
A espuma de poliestireno extrudado é o terceiro tipo desse polímero. Com a designação EPPS, é estruturalmente semelhante aos materiais prensados, mas seus poros são significativamente menores, não ultrapassando 0,2 mm. Este isolamento é usado com mais frequência na construção. O material possui densidades diferentes, que estão indicadas na embalagem, por exemplo, EPS 25, EPS 30 e assim por diante.
Existem também conhecidos tipos de isolamento de autoclave estrangeiro e autoclave-extrusão.Devido à sua produção muito cara, raramente são usados na construção doméstica.
As dimensões de uma folha deste material, cuja espessura é de cerca de 20 mm, 50 mm, 100 mm, bem como 30 e 40 mm, são 1000x1000, 1000x1200, 2000x1000 e 2000x1200 milímetros. Com base nesses indicadores, o consumidor pode escolher um bloco de folhas de EPS tanto para isolamento de superfícies bastante grandes, por exemplo, como substrato para um laminado para um piso quente, quanto para áreas relativamente pequenas a serem isoladas.
Propriedades do poliestireno expandido
A densidade e outros parâmetros técnicos deste material se devem à tecnologia de sua produção.
Entre eles, em primeiro lugar está a condutividade térmica, graças à qual o poliestireno expandido é um material isolante tão popular. A presença de bolhas de gás em sua estrutura serve como fator de preservação do microclima interno. O coeficiente de condutividade térmica deste material é 0,028 - 0,034 W / (m. K). A condutividade térmica desse isolamento será tanto maior quanto maior for sua densidade.
Outra propriedade útil do PPS é sua permeabilidade ao vapor, cujo indicador para suas diferentes marcas varia entre 0,019 e 0,015 mg / m • h • Pa. Este parâmetro é maior que zero, pois as folhas de isolamento são cortadas, portanto, o ar pode penetrar através dos cortes na espessura do material.
A permeabilidade à umidade do poliestireno expandido é praticamente nula, ou seja, não permite a passagem de umidade. Quando um fragmento de PBS é imerso em água, ele não absorve mais do que 0,4% de umidade, ao contrário do PBS, que pode absorver até 4% de água. Portanto, o material é resistente a ambientes úmidos.
A resistência deste material, igual a 0,4 - 1 kg / cm2, deve-se à resistência das ligações entre os grânulos de polímero individuais.
Esse material também é quimicamente resistente aos efeitos do cimento, fertilizantes minerais, sabão, refrigerante e outros compostos, mas pode ser danificado pela ação de solventes como aguarrás ou terebintina.
Mas este polímero é extremamente instável à luz solar e à combustão. Sob a influência da radiação ultravioleta, o poliestireno expandido perde sua elasticidade e resistência mecânica e eventualmente colapsa completamente, e sob a influência de uma chama ele rapidamente se extingue com a liberação de uma fumaça acre.
No que diz respeito à absorção sonora, este isolamento é capaz de amortecer ruídos de choque apenas quando colocado em uma camada espessa, e não é capaz de extinguir o ruído das ondas.
O indicador da pureza ecológica do PPP, assim como sua estabilidade biológica, é muito insignificante. O material não afeta o estado do meio ambiente somente se for revestido com algum tipo de revestimento protetor e durante a combustão emita muitos compostos voláteis prejudiciais, como metanol, benzeno ou tolueno. Fungo e mofo não se multiplicam nele, mas insetos e roedores podem se estabelecer. Camundongos e ratos podem criar suas casas na espessura das placas de poliestireno expandido e roer as passagens, especialmente se o piso estiver coberto com elas.
Em geral, este polímero é muito durável e confiável durante a operação. A presença de revestimentos de alta qualidade para proteção contra diversos fatores adversos e a correta e competente instalação desse material é a chave para seu longo serviço, que pode durar mais de 30 anos.
Prós e contras do uso de PPP
O poliestireno expandido, como qualquer outro material, tem uma série de características positivas e negativas que devem ser levadas em consideração ao escolhê-lo para uso posterior. Todos eles são diretamente dependentes da estrutura de um determinado grau deste material, obtido no processo de sua produção. Conforme mencionado acima, a principal qualidade positiva deste isolador de calor é o baixo nível de sua condutividade térmica, o que torna possível isolar qualquer objeto de construção com suficiente confiabilidade e alta eficiência.
Além da resistência do material a altas temperaturas positivas e baixas negativas, uma vantagem significativa desse material também é seu peso muito baixo. Ele pode facilmente suportar o aquecimento até uma temperatura de cerca de 80 graus e resistir até mesmo em geadas severas.
O amolecimento e o rompimento da estrutura do material começam apenas no caso de exposição prolongada a altas temperaturas acima de 90 graus Celsius.
As placas leves de tal isolante térmico são fáceis de transportar e instalar.sem criar, após a instalação, uma carga significativa sobre os elementos das estruturas de construção do objeto. Sem passar ou absorver água, este isolamento resistente à umidade não só preserva seu microclima no interior do edifício, mas também serve para proteger suas paredes dos efeitos adversos da umidade atmosférica.
O poliestireno expandido também recebeu uma avaliação elevada dos consumidores devido ao seu baixo custo, que é significativamente inferior ao preço da maioria dos outros tipos de isoladores térmicos no mercado russo moderno de materiais de construção.
Graças à utilização do PPP, a eficiência energética da casa por ele isolada aumenta significativamente, reduzindo várias vezes os custos de aquecimento e climatização do edifício após a instalação deste isolamento.
Quanto às desvantagens de um isolante térmico de espuma de poliestireno, as principais são a sua inflamabilidade e a insegurança ambiental. O material começa a queimar ativamente em temperaturas de 210 graus Celsius, embora alguns de seus graus sejam capazes de suportar o aquecimento de até 440 graus. Durante a combustão do PPP, entram no meio ambiente substâncias muito perigosas que podem prejudicar tanto este meio quanto os moradores da casa isolada com este material.
O poliestireno expandido é instável à radiação ultravioleta e aos solventes químicos, sob a influência dos quais se danifica muito rapidamente, perdendo suas principais características técnicas. A maciez do material e sua capacidade de armazenar calor atrai pragas que equipam suas casas nele. A proteção contra insetos e roedores requer o uso de compostos especiais, cujos custos aumentam significativamente o custo de instalação de um isolador térmico e o custo de sua operação.
Devido à densidade relativamente baixa desse isolamento, o vapor condensado em sua estrutura pode penetrar nele. Em temperaturas abaixo de zero grau e abaixo, esse condensado congela, danificando a estrutura do isolador de calor e causando uma diminuição no efeito de isolamento térmico de toda a casa.
Sendo um material, em geral, capaz de fornecer um grau de proteção térmica de uma estrutura de bastante alta qualidade, o próprio poliestireno expandido necessita de proteção constante de vários fatores adversos.
Se essa proteção não for cuidada com antecedência, o isolamento, que rapidamente perdeu seu desempenho positivo, causará muitos problemas para os proprietários.
Para obter informações sobre como isolar o piso usando espuma de poliestireno extrudado, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.