Penoplex 50 mm de espessura: propriedades e características

Contente
  1. Características: prós e contras
  2. Dimensões da folha
  3. Âmbito de aplicação
  4. Dicas de instalação

No inverno, até 50% do calor passa pelo teto e pelas paredes da casa. O isolamento térmico é instalado para reduzir os custos de aquecimento. A instalação de isolamento reduz a perda de calor, permitindo que você economize nas contas de luz. Penoplex de várias espessuras, em particular 50 mm, é um material popular para isolar estruturas residenciais.

Características: prós e contras

O material de isolamento térmico Penoplex é feito de poliestireno por extrusão. Na produção, os grânulos de poliestireno são derretidos a temperaturas de até +1400 graus. Um catalisador de espuma é introduzido na mistura, que reage quimicamente para formar oxigênio. A massa aumenta de volume, enchendo-se de gases.

No processo de fabricação, aditivos sintéticos são introduzidos para melhorar as propriedades do isolante térmico. A adição de tetrabromoparaxileno proporciona autoextinguível em caso de incêndio, outros enchimentos e estabilizadores protegem contra radiação ultravioleta e oxidação, conferem qualidades antiestáticas ao produto acabado.

A composição de poliestireno expandido sob pressão entra na câmara da extrusora, onde é moldada em blocos e cortada em placas com espessura de 50 mm. A placa resultante contém mais de 95% dos gases encerrados em células de poliestireno não maiores que 0,2 mm.

Devido às peculiaridades das matérias-primas e da estrutura de malha fina, a espuma de poliestireno extrudado apresenta as seguintes características técnicas:

  • o coeficiente de condutividade térmica varia ligeiramente dependendo do teor de umidade do material de 0,030 a 0,032 W / m * K;
  • a permeabilidade ao vapor é 0,007 Mg / m * h * Pa;
  • a absorção de água não ultrapassa 0,5% do total;
  • a densidade do isolamento varia conforme a finalidade de 25 a 38 kg / m³;
  • a resistência à compressão varia dependendo da densidade do produto de 0,18 a 0,27 MPa, flexão final - 0,4 MPa;
  • resistência ao fogo da classe G3 e G4 de acordo com GOST 30244, refere-se a materiais normalmente e altamente combustíveis com uma temperatura de emissão de fumaça de 450 graus;
  • classe de inflamabilidade B2 de acordo com GOST 30402, material moderadamente inflamável;
  • a chama se espalha pela superfície no grupo RP1, não propaga o fogo;
  • com alta capacidade de geração de fumaça no grupo D3;
  • a espessura do material de 50 mm tem um índice de isolamento acústico no ar de até 41 dB;
  • condições de temperatura de uso - de -50 a +75 graus;
  • biologicamente inerte;
  • não entra em colapso sob a ação de soluções construtivas, álcalis, freon, butano, amônia, álcool e tintas à base de água, gorduras animais e vegetais, ácidos orgânicos e inorgânicos;
  • sujeito à destruição quando gasolina, diesel, querosene, alcatrão, formalina, álcool dietílico, solvente de acetato, formaldeído, tolueno, acetona, xileno, éter, tinta a óleo, resina epóxi entrarem na superfície;
  • vida útil - até 50 anos.
  • Resistência a danos mecânicos. Quanto maior a densidade, mais forte é o produto. O material se decompõe com o esforço, não se desintegra e é fracamente perfurado. O conjunto de características permite isolar com este material tanto objetos em construção como edifícios que necessitam de reconstrução e reparação. As propriedades do material determinam os aspectos positivos do uso de espuma de 50 mm de espessura.
  • A espessura da camada de isolamento é pequena em comparação com outros materiais de isolamento. O isolamento térmico de 50 mm de espuma de poliestireno extrudido é equivalente a 80-90 mm de uma camada de isolamento de lã mineral e 70 mm de espuma.
  • As qualidades hidrorrepelentes não permitem suportar o crescimento de fungos e bactérias, o que atende aos requisitos sanitários e higiênicos, evidenciando a resistência biológica do isolante térmico.
  • Não provoca reação química em contato com soluções alcalinas e salinas, formando misturas.
  • Alto nível de segurança ambiental. Durante a produção e operação, nenhuma substância prejudicial é liberada que possa afetar negativamente o meio ambiente e a saúde humana. Você pode trabalhar com isolamento sem equipamento de proteção individual.
  • Retorno rápido do isolador de calor devido ao custo aceitável e economia nos transportadores de calor.
  • Autoextinguível, não suporta nem propaga a combustão.
  • A resistência ao gelo até -50 graus permite suportar 90 ciclos de temperatura e umidade, o que corresponde ao nível de durabilidade de 50 anos de operação.
  • Inadequado para habitação e reprodução de formigas e outros insetos.
  • O peso leve facilita o transporte, armazenamento e instalação.
  • Instalação rápida e fácil devido às dimensões e conexões de travamento.
  • Ampla gama de aplicações e versatilidade. Aprovado para uso em edifícios e estruturas residenciais, públicas, industriais, agrícolas.
  • O material não é resistente ao fogo, emite fumaça corrosiva ao arder. A parte externa pode ser rebocada para que não haja contato direto com a chama. Isso aumenta o grupo de inflamabilidade para G1 - substâncias pouco inflamáveis.

Qualquer construção e material de isolamento térmico tem aspectos negativos durante a operação. Eles devem ser levados em consideração durante a instalação e os riscos de isolamento térmico das estruturas devem ser reduzidos. Entre as desvantagens do penoplex, várias características podem ser distinguidas.

  • Os solventes químicos podem destruir a camada superior do material.
  • O baixo nível de permeabilidade ao vapor leva à formação de condensado sobre uma base isolante. Portanto, é necessário isolar as paredes externas das instalações, deixando uma brecha de ventilação.
  • Ele se torna frágil com a exposição prolongada à radiação ultravioleta. Para evitar consequências desastrosas, o penoplex deve ser protegido da luz solar realizando um acabamento externo. Pode ser gesso, sistema de fachada ventilada ou úmida.
  • A baixa adesão a várias superfícies permite a fixação em buchas de fachada ou adesivos especializados.
  • O material pode ser danificado por roedores. Para proteger o isolante térmico, que é aberto ao camundongo, é utilizada uma malha metálica com células de 5 mm.

Dimensões da folha

As dimensões do penoplex são padronizadas e convenientes para instalação. A largura da folha é de 60 cm, o comprimento é de 120 cm. A espessura do isolamento de 50 mm permite fornecer o nível de isolamento térmico necessário num clima temperado.

O cálculo do número de quadrados necessários para o isolamento é feito antecipadamente, levando em consideração a área da estrutura.

Penoplex é fornecido em embalagem retrátil de polietileno. O número de peças em um pacote depende do tipo de material. A embalagem do isolador térmico universal contém 7 folhas com volume de 0,23 m3, permitindo cobrir uma área de 4,85 m2. Em embalagem de espuma de poliestireno para paredes - 8 peças com volume de 0,28 m3, área de 5,55 m2. O peso da embalagem varia de 8,2 a 9,5 kg e depende da densidade do isolador de calor.

Âmbito de aplicação

O isolamento térmico da casa deve ser realizado de forma abrangente, de forma a conseguir uma redução eficaz das perdas de calor. Como até 35% do calor passa pelas paredes da casa e até 25% pelo telhado, o isolamento térmico das paredes e estruturas do sótão deve ser realizado com isoladores térmicos adequados. Além disso, até 15% do calor é perdido pelo piso, portanto, o isolamento do porão e da fundação não apenas reduzirá a perda de calor, mas também protegerá contra a destruição sob a influência do movimento do solo e da erosão do solo pelas águas subterrâneas.

Penoplex 50 mm de espessura é usado na indústria de construção individual e profissional.

Os tipos de isolamento subdividem-se de acordo com o âmbito de aplicação nas obras de isolamento térmico. Em prédios baixos e apartamentos privados, várias séries de penoplex são usadas.

  • "Conforto" com densidade de 26 kg / m3. Projetado para isolamento de chalés, chalés de verão, banheiros e casas particulares. As placas "Comfort" isolam paredes, rodapés, pisos, tetos, sótãos, telhado. O apartamento é utilizado para expandir a área e eliminar a humidade nas loggias e varandas. Na construção suburbana, é adequado para o dispositivo de uma zona de jardim e parque. O isolamento térmico do solo sob caminhos de jardim e áreas de garagem evitará a deformação do revestimento de acabamento. São placas universais com resistência de 15 t / m2, um cubo contém 20 m2 de isolamento.
  • "Fundação", cuja densidade é 30 kg / m3. É usado na construção de moradias privadas em estruturas carregadas - tradicionais, alicerces e fundações rasas, caves, áreas cegas, caves. As placas são capazes de suportar uma carga de 27 toneladas por metro quadrado. Proteja o solo do congelamento e do influxo de águas subterrâneas. Adequado para isolamento térmico de caminhos de jardim, ralos, canais de drenagem, fossas sépticas e tubulações.
  • "Muro" com uma densidade média de 26 kg / m3. Instalado em paredes internas e externas, divisórias. Em termos de condutividade térmica, um isolamento de 50 mm substitui uma parede de tijolo de 930 mm de espessura. Uma folha cobre uma área de 0,7 m2, aumentando a velocidade de instalação. As ranhuras nas bordas removem as pontes frias que se estendem profundamente na superfície das paredes e mudam o ponto de orvalho. Ideal para fachadas com outros acabamentos decorativos. A superfície áspera fresada das placas ajuda a aumentar a adesão com misturas de gesso e adesivos.

Na construção profissional, o tamanho das lajes pode variar, são cortadas em comprimentos de 120 e 240 cm. Para isolamento térmico de prédios de apartamentos, instalações industriais, comerciais, públicas, esportivas e industriais, as seguintes marcas de placas de espuma são usadas.

  • «45» caracterizado por uma densidade de 45 kg / m3, resistência aumentada, suporta uma carga de 50 t / m2. Projetado para uso na construção de estradas - construção de estradas e ferrovias, reconstrução de ruas da cidade, aterros. O isolamento térmico das estradas ajuda a reduzir o consumo de materiais de construção, o custo da reparação da estrada e aumenta a sua vida útil. O uso de penoplex 45 como camadas de isolamento térmico na reconstrução e ampliação da pista do aeródromo permite reduzir a deformação do revestimento em solos agitados.
  • "Geo" projetado para uma carga de 30 t / m2. A densidade de 30 kg / m3 permite isolar a fundação, subsolo, pisos e coberturas operadas. Penoplex protege e isola a fundação monolítica de um edifício de vários andares. Também faz parte da estrutura de uma fundação de laje rasa com a colocação de utilidades internas. É utilizado para a instalação de pavimentos no solo em instalações residenciais e comerciais, em frigoríficos industriais, em estádios de gelo e pistas de patinagem, para a fundação de fontes e instalação de bacias de bilhar.
  • "Cobertura" com densidade de 30 kg / m3, destina-se ao isolamento térmico de quaisquer estruturas de cobertura, desde uma cobertura inclinada até uma cobertura plana. A resistência de 25 t / m2 permite a instalação em telhados invertidos. Esses telhados podem ser usados ​​para estacionamento ou áreas verdes de recreação. Além disso, para o isolamento de telhados planos, foi desenvolvida uma marca de penoplex "Uklon", que permite o escoamento da água. As lajes são criadas com uma inclinação de 1,7% a 3,5%.
  • "A Fundação" de resistência média e densidade de 24 kg / m3 é um análogo da série "Comfort", destinado ao isolamento universal de quaisquer estruturas na construção civil e industrial. É utilizado para isolamento de paredes externas em edifícios de vários andares, isolamento interno de subsolos, preenchimento de juntas de dilatação, criação de lintéis de portas e janelas, construção de paredes multicamadas.A alvenaria laminada consiste em uma parede interna de suporte, uma camada de espuma e um acabamento externo em tijolo ou ladrilho. Essa alvenaria reduz a espessura das paredes em 3 vezes em comparação com os requisitos dos códigos de construção para uma parede feita de um material homogêneo.
  • "Fachada" com densidade de 28 kg / m3 é utilizado para isolamento térmico de paredes, divisórias e fachadas, incluindo primeiro piso e cave. A superfície fresada das lajes simplifica e reduz o trabalho de reboco no acabamento da fachada.

Dicas de instalação

A garantia da eficácia do isolamento térmico é a observância de todas as etapas e regras de trabalho de instalação.

  • Antes de instalar o penoplex, é necessário preparar a superfície sobre a qual será colocado o material. Um plano não homogêneo com rachaduras e amassados ​​deve ser reparado com uma mistura de gesso. Se houver detritos, elementos soltos e restos de acabamentos antigos, remova as peças interferentes.
  • Se forem encontrados vestígios de mofo e musgo, a área afetada é limpa e tratada com uma mistura de fungicida anti-séptico. Para melhorar a adesão ao adesivo, a superfície é tratada com um primer.
  • Penoplex é um termoplástico rígido e rígido que se fixa em superfícies planas. Portanto, o nível de uniformidade é medido. Se a diferença for maior que 2 cm, o alinhamento será necessário. A tecnologia para instalar isoladores de calor é ligeiramente diferente dependendo do design da superfície - para telhados, paredes ou pisos.
  • A instalação do isolamento térmico pode ser efectuada em qualquer altura do ano, mas é mais confortável se a temperatura for superior a +5 graus. Para a fixação das placas, utilize adesivos especiais à base de cimento, betume, poliuretano ou polímeros. Buchas em forma de cogumelo para fachada com núcleo de polímero são utilizadas como fixadores adicionais.
  • A instalação nas paredes é feita pelo método horizontal de colocação das lajes. Antes de instalar o penoplex, é necessário colocar a barra inicial de forma que o isolamento fique no mesmo plano e as fileiras não se movam. A linha inferior de isolamento ficará na barra inferior. O isolante térmico é fixado à cola de forma escalonada com o alinhamento das ranhuras. O adesivo pode ser aplicado em faixas de 30 cm ou em camada contínua. Certifique-se de colar as bordas de conexão dos painéis com cola.
  • Em seguida, os orifícios são perfurados a uma profundidade de 8 cm. 4-5 cavilhas são suficientes para uma folha de espuma. São instalados tarugos com hastes, as tampas devem estar no mesmo plano do isolamento. A última etapa é decorar a fachada.
  • Ao isolar o piso, o penoplex é colocado sobre uma laje de concreto armado ou solo preparado e fixado com cola. É colocada uma película impermeabilizante na qual é feita uma fina camada de betonilha de cimento. Após a secagem completa, você pode instalar o revestimento final do piso.
  • Para o isolamento térmico do telhado, o penoplex pode ser colocado no piso do sótão na parte superior ou sob as vigas. Ao erguer um novo telhado ou reparar uma cobertura de telhado, o isolador de calor é instalado no topo do sistema de vigas. As juntas são coladas com cola. Lâminas longitudinais e transversais de 2-3 cm de espessura com degrau de 0,5 m são fixadas ao isolamento, formando uma moldura sobre a qual são fixadas as telhas.
  • O isolamento adicional do telhado é realizado no sótão ou no quarto do sótão. A moldura do ripado é montada nas vigas, sobre as quais é colocada a penoplex, fixada com buchas. Uma contra-rede é instalada no topo com um vão de até 4 cm. Uma camada de barreira de vapor é aplicada com revestimento adicional com painéis de acabamento.
  • Ao isolar fundações, você pode usar a tecnologia de cofragem permanente a partir de painéis de espuma. Para isso, a estrutura da fôrma é montada por meio de amarração e reforço universais. Após o preenchimento da fundação com concreto, o isolamento permanece no solo.

Para uma visão geral da comparação do penoplex com outros materiais, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário