Penoplex com densidade de 35: características e escopo
Na hora de criar um projeto de casa, os futuros proprietários prestam muita atenção ao planejamento, decoração externa e interna, ou seja, criando aconchego. Mas uma vida confortável sem calor não funcionará, portanto, a escolha de materiais isolantes de calor é feita com muito cuidado. Cada vez mais, os clientes usam os produtos Penoplex para se aquecerem em suas casas.
Características do material
O isolamento sem escrúpulos contribui para o congelamento das paredes, destruição da fachada, introdução de patógenos, fungos e mofo nas instalações. E apenas uma perda de calor (até 45%) devido ao mau isolamento térmico das paredes, pisos, telhados não vai agradar a ninguém. Isso significa que a vida útil do edifício, sua confiabilidade e aparência, e o microclima das instalações internas dependem em grande parte da escolha dos materiais adequados.
Antes de a empresa aparecer em São Petersburgo, que iniciou a produção de placas de poliestireno espumado, os desenvolvedores russos tiveram que usar materiais isolantes de calor de fabricantes estrangeiros. Isso aumentou significativamente o custo de construção. A primeira linha de produção na Rússia para a produção de penoplex foi lançada há 19 anos na cidade de Kirishi, e imediatamente os seus produtos começaram a ter grande procura, uma vez que, com uma qualidade comparável às marcas estrangeiras, o preço caiu e os prazos de entrega foram reduzidos. Agora, as placas laranjas características podem ser vistas em muitos canteiros de obras.
Ressalta-se desde já que é correto chamar tanto o material quanto a empresa de "Penoplex". Mas como a combinação de som com "e" é inconveniente para o idioma russo, o nome do produto - penoplex - ficou universalmente preso.
Dependendo da finalidade, vários tipos de lajes são produzidos hoje:
- "Telhado Penoplex" - para isolamento de telhado;
- "Fundação Penoplex" - para isolamento térmico de fundações, pisos, caves e caves;
- "Parede Penoplex" - para isolamento de paredes externas, divisórias internas, fachadas;
- "Penoplex (universal)" - para isolamento térmico de quaisquer elementos estruturais de casas e apartamentos, incluindo galerias e varandas.
"Penoplex 35" é o antecessor de duas séries de materiais: "Penoplex Roof" e "Penoplex Foundation". O primeiro é menos inflamável devido à introdução de um retardador de chama com um aditivo patenteado pelo fabricante.
Composição
Penoplex é obtido por extrusão de espuma de plástico. Para este processo, atualmente é utilizado um reagente ecologicamente correto CO2, as matérias-primas também são seguras. Não contém formaldeídos e outras substâncias nocivas, poeira e fibras finas. Como resultado da extrusão, forma-se uma estrutura celular de poliestireno expandido, ou seja, o material consiste em pequenas bolhas, mas acaba sendo homogêneo e durável.
Propriedades técnicas
Recebeu o nome de "Penoplex 35" porque sua densidade média é de 28-35 kg / m3. O principal indicador de materiais de isolamento térmico é a condutividade térmica. Este valor para espuma de poliestireno extrudado é extremamente baixo - 0,028-0,032 W / m * K. Para comparação, o coeficiente de transferência de calor do ar, o mais baixo da natureza, a 0 graus Celsius é de cerca de 0,0243 W / m * K. Devido a isso, para obter um efeito comparável, você precisará de uma camada de espuma 1,5 vezes mais fina do que outro isolamento.
Outras características técnicas também podem ser atribuídas ao mérito deste material:
- leve em peso, penoplex é bastante forte - 0,4 MPa;
- resistência à compressão - mais de 20 toneladas por 1 m2;
- resistência ao gelo e resistência ao calor - faixa de temperaturas suportáveis: -50 - +75 graus Celsius;
- absorção de água - 0,4% do volume por mês, cerca de 0,1% por dia, em temperaturas abaixo de zero, quando o ponto de orvalho está dentro, não se forma condensação;
- permeabilidade ao vapor - 0,007-0,008 mg / m * h * Pa;
- isolamento de ruído adicional - até 41 dB.
Dimensões padrão das lajes: comprimento - 1200 mm, largura - 600 mm, espessura - 20-100 mm.
Vantagens e desvantagens
Todos os parâmetros acima se aplicam igualmente aos materiais "Penoplex Foundation" e "Penoplex Roofing". Eles diferem em qualidade, como inflamabilidade. As classes G2 e G1 são frequentemente indicadas em certificados de conformidade. Como mostra a prática, seria mais correto atribuir Penoplex Foundation ao grupo G4, Penoplex Roofing ao G3. Mas isso é suficiente para considerar essas placas um material resistente ao fogo.
Aditivos especiais, retardadores de fogo, evitam o desenvolvimento do processo de combustão e a propagação das chamas. O material está em conformidade com os padrões de segurança contra incêndio GOST 30244-94.
Segundo a ST SEV 2437-80, penoplex refere-se a isolantes térmicos que não espalham chama durante a combustão, são difíceis de queimar, mas com alta geração de fumaça. Esta é uma das poucas desvantagens. Embora a fumaça não seja venenosa. Durante a combustão, são emitidos principalmente gases dióxido de carbono e monóxido de carbono. Ou seja, espuma fumegante não é mais perigosa do que uma árvore em chamas.
Além das vantagens descritas, deve ser destacado que os materiais desta marca são resistentes à decomposição e formação de bolores, não sendo atrativos para roedores. Outra qualidade importante é a capacidade de resistir a vários ciclos de congelamento e descongelamento, mantendo suas características e, mais importante, propriedades de isolamento térmico. Graças a essas características, as placas Penoplex 35 podem servir efetivamente por mais de 50 anos.
Como o isolamento térmico retém o calor na casa, não permite que a umidade passe de fora, a troca de ar será difícil, então você precisa cuidar de uma boa ventilação. As desvantagens incluem um preço bastante alto. Mas ao escolher outro isolamento mais barato, por exemplo, o algodão, é preciso levar em conta que esse material absorve facilmente a umidade, muitas vezes encolhe, formando áreas frias, é menos durável e pode exigir reparos em breve. Portanto, no final, pode acontecer que um cliente tão "econômico" pague a mais.
Âmbito de aplicação
As marcas falam por si. "Penoplex Foundation" pode ser usado para isolamento térmico do solo, isolamento vertical da fundação, bem como sob a sola, caves, caves, assentamento de caminhos de jardim. Lajes de telhado são usadas em qualquer configuração de telhado, incluindo telhados de inversão, em que as camadas da "torta" são empilhadas na ordem inversa. Neste caso, o penoplex é colocado sobre uma camada impermeabilizante.
Na construção de estradas, ao isolar armazéns, hangares, instalações industriais, o Penoplex 45 mais denso é usado.
Devido à sua resistência à umidade, as placas não requerem barreira de vapor externa adicional. A necessidade de uma camada isolante do interior surge quando as divisórias são isoladas de um material com uma maior permeabilidade ao vapor, por exemplo, concreto aerado (0,11-0,26 mg / m * h * Pa). O polietileno e o vidro líquido podem servir como barreira de vapor nas laterais da sala.
Dicas de instalação
Ao isolar o piso, as camadas são empilhadas na seguinte ordem:
- uma camada de nivelamento da superfície, por exemplo, brita com areia;
- lajes "Fundação Penoplex";
- material de barreira de vapor;
- mesa;
- composição adesiva;
- revestimento, decoração exterior.
Quando um piso quente é colocado, a espessura da estrutura será significativamente menor do que ao usar outro isolante térmico. E um fator importante é a economia de energia.
Ao isolar o telhado, a barreira de vapor externa também não é necessária, e a interna é colocada sob o penoplex.
No telhado inclinado, as lajes são escalonadas para esconder as vigas.Fechado com ripas com pregos. Ressalta-se que a espuma da cobertura apresenta nas bordas um rebordo em forma de L, que permite uma união justa das telhas, evitando fissuras e fendas.
Vamos falar sobre o isolamento vertical com mais detalhes.
- A fim de obter um ajuste confortável das placas de isolamento térmico à superfície da fundação, elas devem ser preparadas. Tudo deve ser completamente limpo de revestimentos antigos, se houver. Remover tintas, vernizes com solventes ou mecanicamente com ferramentas.
- Para excluir a possibilidade de aparecimento de fungos e mofo, você pode tratar a superfície com uma composição bactericida ou fungicida. Remova quaisquer depósitos de sal existentes mecanicamente.
- O ângulo de deflexão na fundação é verificado usando um fio de prumo ou nível. Agora a superfície precisa ser nivelada. Isso pode ser feito com um tipo adequado de gesso. Após a secagem, aplicar primer com composto de acabamento. Esse processamento não terá nenhum efeito significativo nas propriedades do isolador térmico, apenas melhorará a adesão.
Existe outra maneira de melhorar o ajuste do isolamento. É possível fazer lajes por encomenda, tendo em conta as curvas da superfície. Para isso, é feito um mapa de irregularidades e feito um penoplex de certa espessura em locais específicos.
Os elementos metálicos devem ser revestidos com tinta anticorrosiva e compostos de verniz. Se você fizer o reboco, poderá começar a trabalhar em cerca de um mês. As placas são montadas em cola, fixadas adicionalmente com buchas. Além disso - uma camada protetora ou malha de metal para gesso e acabamento externo.
O processo de instalação é simples. As placas "Penoplex 35" são fáceis de usar devido à sua resistência e leveza. Eles não se desintegram, podem ser cortados com uma simples faca. Isso não requer máscaras ou outro equipamento de proteção.
Pode-se concluir que Penoplex é um material de isolamento térmico versátil e eficiente em termos energéticos que manterá de forma confiável o calor de sua casa.
Você aprenderá como determinar a densidade da espuma no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.