Isolamento pulverizado: o que é e onde se utiliza?

Contente
  1. Recursos e composição
  2. Especificações
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Aplicativo
  5. Tecnologia de aplicação
  6. Fabricantes e avaliações

O processo de isolamento de edifícios está em constante aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, é frequentemente acompanhado pelo uso das mais eficazes e novas tecnologias e de materiais de construção mais promissores do que aqueles que todos estão acostumados a usar. E agora outro tipo de isolamento de alta qualidade apareceu no mercado, que é pulverizado na superfície de uma determinada área. Esses materiais já ocupam posições de destaque entre os melhores isolantes térmicos.

Recursos e composição

O isolamento pulverizado é chamado de matéria-prima isolante de calor (na verdade, um análogo da espuma de poliuretano em latas), que é aplicada à superfície por pulverização usando um equipamento especial.

Essa substância é composta por dois produtos líquidos, que, quando misturados, podem formar uma grande quantidade de espuma, que se destina a cobrir uma área significativa para seu isolamento.

O principal componente do isolamento pulverizado é a espuma de poliuretano. Este material é uma mistura especial de dois componentes, que são polímeros de poliol e isocianato.

  • Componente A é uma substância contendo hidroxila, é necessário manter a reação com o componente B. É uma solução saturada de cor amarelada ou marrom escura, na qual podem ser encontrados vários poliésteres com catalisadores, reguladores de espuma, retardadores de fogo e agentes de expansão.
  • Componente B - isocianato - uma substância marrom escura no estado líquido com um odor químico específico. Se o componente começar a interagir ativamente com a atmosfera, um poliuretano sólido começa a se formar no processo, que ficará completamente inutilizável. É por esta razão que as suas entregas são efectuadas em contentores hermeticamente fechados, que protegem de forma fiável os componentes do contacto com líquidos ou ar (em latas).

Quando misturados, os componentes A e B entram em interação ativa, enquanto uma grande quantidade de dióxido de carbono é liberada, o que ajuda o material a espumar bem. Após sua solidificação, o poliuretano forma uma camada de isolamento, que consiste em um grande número de pequenas células hermeticamente fechadas, que são completamente preenchidas com dióxido de carbono.

Devido a isso, o material possui coeficiente de condutividade térmica reduzido, sendo, portanto, ideal para isolamento.

Especificações

O material isolante térmico pulverizado tem um peso bastante leve e pode ser aplicado com uma camada de qualquer espessura a uma superfície de qualquer material sem problemas significativos. O isolamento pulverizável é bem conhecido por todos os profissionais e artesãos novatos que apreciam este material prático para suas características únicas:

  • A maior condutividade térmica foi registrada para esses materiais, e é de aproximadamente 0,020-0,028 W / mS. Em materiais mais modernos, esse valor será bem menor, o que torna sua compra menos desejável para o consumidor.
  • Excelente desempenho de isolamento acústico. Esta categoria de isoladores reduzirá com sucesso até mesmo os sons de impacto mais fortes que interferem no sono e descanso nas condições mais confortáveis. Assim, o silêncio completo será garantido em qualquer sala ao trabalhar com instrumentos especiais que se distinguem pelo aumento da saída de ruído.
  • A permeabilidade ao vapor dos isoladores pulverizados permitirá que eles simplesmente absorvam a umidade, ao mesmo tempo que não permite a formação de uma grande quantidade de condensação, o que pode arruinar o revestimento.
  • A utilização deste material inovador permite isolar mesmo aqueles locais antes considerados inacessíveis - e tudo isto graças à sua consistência única.
  • Os parâmetros de adesão que são característicos deste material de isolamento térmico permitirão isolar rapidamente superfícies feitas de qualquer material.
  • O tempo de execução das obras com este isolamento também pode ser recorde - 9-10 horas são suficientes para um isolamento de 100-120 m2, com a menor carga de mão-de-obra deste processo.
  • Nas características do isolamento do tipo spray, excelente resistência a vários tipos de organismos biológicos e reagentes químicos também é observada.
  • O revestimento resultante durará muito tempo e não sofrerá o impacto constante das várias precipitações típicas da zona de uso, a atmosfera agressiva de todos os tipos de produção industrial, várias pragas e microrganismos (ao mesmo tempo, o material tem medo de exposição prolongada à luz solar, que deve ser levada em consideração ao trabalhar com ele).
  • Espuma de poliuretano com densidade de 70 kg / cu. m. O material praticamente não permite a passagem de água e muitas vezes é usado como impermeabilizante.
  • Os especialistas não classificam este material como incombustível (GN), porém, devido ao retardante de fogo incluído no componente A, foi concedido um certificado especial de prevenção de incêndio tipo G2. O material em si não queima bem e sua composição contribuirá apenas para a rápida autoextinguição de uma chama aberta devido à liberação oportuna de dióxido de carbono das células.
  • O consumo aproximado de isolamento é de 890 ml por 1 m2 com espessura da camada aplicada de 5 mm.

Vantagens e desvantagens

Este material pode se tornar uma excelente barreira para a perda improdutiva de calor no inverno e ajudará a economizar no ar condicionado nos meses de verão. Devido às suas boas qualidades de retenção de calor, apenas uma camada muito pequena de espuma precisa ser pulverizada, portanto, a espuma de PU é ideal para arranjar o isolamento térmico interno. Além do mais, o material pulverizado tem muito mais qualidades positivas:

  • O isolamento pulverizado, como o nome indica, é aplicado pulverizando uma mistura pronta para uso de um equipamento especial na forma de uma pistola, que é conectada ao compressor. Por esse motivo, após a polimerização, o material se forma completamente camada perfeita, o que elimina o aparecimento de pontes frias nas juntas e onde a espuma irá aderir aos elementos funcionais da estrutura.
  • Devido ao fato de que ao solidificar, a espuma de polímeros não absorve água, ela pode facilmente suportar muitos ciclos sucessivos de congelamento e descongelamento sem destruir sua própria estrutura interna. Além disso, isolamento bem tolerar os efeitos de muitos fatores externosque outros materiais têm medo. Uma exceção pode ser feita apenas por radiação UV. Sujeito a todas as regras de instalação existentes, a camada de isolamento mantém suas características técnicas por pelo menos 50 anos.
  • Isolador térmico aplicado por spray adere bem a todos os materiais de construção conhecidos, por exemplo, para alisar de forma justa drywall e até mesmo metal. No entanto, eles devem primeiro ser preparados com alta qualidade, completamente limpos de poeira, remover detritos deles e remover várias manchas de gordura.
  • Para instalação de isolamento não há necessidade de usar suportes, adesivos ou sarrafos, o que economizará significativamente seu orçamento de construção. Se for instalado o ripado, basta fixar o material decorativo externo, que pode ser forro, tapume ou drywall. Portanto, mesmo o mestre mais inexperiente será capaz de lidar com este tipo de instalação sem dificuldade.
  • Após a polimerização, a espuma se torna tão forte que mesmo capaz de suportar tensões mecânicas externas muito significativas. Pode ser utilizado para o isolamento térmico das fundações de edifícios e suas caves, que se encontram parcialmente enterradas no solo. No processo de enchimento e operação ativa, o isolamento pulverizado não é danificado, o que também é uma excelente característica.

Mas também havia algumas desvantagens:

  • O custo final de um metro quadrado de isolamento acabará sendo muito mais alto do que com o uso de materiais de isolamento já conhecidos e familiares - espuma ou lã mineral. No entanto, as características técnicas bastante elevadas do novo material poderão justificar os montantes substanciais investidos no isolamento das habitações.
  • A necessidade de usar equipamentos especiais. Para pulverizar uma camada ou quantidade significativa de espuma, um compressor e um tipo especial de dispositivo são usados ​​onde dois elementos são misturados. Todos esses dispositivos precisarão ser adquiridos ou, se você precisar apenas isolar sua casa, precisará alugar o equipamento. E isso também não trará os menores custos.
  • A necessidade de usar vários meios de proteção. Após o endurecimento, o material em si é considerado totalmente seguro para humanos, mas durante o processo de formação de espuma ele emitirá elementos químicos nocivos, portanto, é necessário trabalhar com um respirador. E para proteger a pele da espuma grudada (que então será muito difícil de limpar), você precisa comprar um macacão ou outra roupa especial.
  • Baixa resistência aos UV. A estrutura do material se desintegra rapidamente quando a espuma é irradiada com raios ultravioleta. Portanto, a camada isolante deve ser sempre protegida do exterior com materiais decorativos - gesso de cimento, revestimento durável, painéis.

Aplicativo

Devido ao cumprimento das normas de segurança, o isolamento pulverizado pode ser usado para a disposição de edifícios públicos e residenciais. O escopo de seu uso é bastante versátil, o que não é surpreendente:

  • estruturas de telhados e sótão de vários tipos e formas;
  • isolamento de pisos em instalações residenciais e diversas instituições e instituições;
  • isolamento de paredes de várias instalações.

Dependendo da finalidade dos objetos de uso, a seguinte classificação pode ser proposta:

  • construção industrial;
  • todos os tipos de dependências;
  • equipamento de refrigeração;
  • oleodutos;
  • vários tanques de processo.

Muitos proprietários de seus próprios chalés, e até apartamentos, querem fazer todas as obras ao redor da casa com as próprias mãos, se possível. Mas, neste caso, pode ser difícil fazer isso sem algum treinamento e equipamentos importantes.

Em qualquer caso, para isolamento de espuma de poliuretano faça você mesmo você precisará do uso de equipamentos e componentes especiais necessários para esta operação, a saber:

  • poliol, que deve ser misturado em um recipiente com freon;
  • isocianato misturado com freon 134.

Esses cilindros devem ser enchidos de forma que a pressão neles seja de pelo menos 8 atm. Depois que a superfície é processada e preparada, a pulverização em si ocorre - você precisa ativar cuidadosamente a pistola de pulverização, direcionando o jato espumoso de isolamento para o local desejado. Uma vez que o processo de aplicação independente não é tão complicado quanto as medidas preparatórias, será mais conveniente escolher um aquecedor em cilindros. Além disso, eles custam quase o mesmo. O isolamento pulverizado em cilindros é considerado muito mais conveniente, pois executou com competência o treinamento industrial, incluindo o regime de pressão necessário.

Tecnologia de aplicação

A espuma de poliuretano é frequentemente escolhida para processar o sistema de vigas de dentro, para que possa ser usada não apenas na fase de construção de uma habitação, mas também depois que todo o trabalho for concluído do lado do sótão.Após o endurecimento, a espuma não apenas isola o espaço sob o telhado, mas também cria uma barreira de absorção de ruído de alta qualidade e também fortalece toda a estrutura do telhado. Um isolante térmico aplicado por spray é conveniente para o isolamento térmico das paredes do sótão, que geralmente têm uma forma complexa com um grande número de juntas irregulares e locais de difícil acesso. Normalmente, o isolamento de uma sala pode levar várias horas, após o que você pode desfrutar de muito calor confortável no inverno e de um agradável frescor no verão.

Se você escolher isolamento para paredes, então você precisa saber que pode aplicá-lo tanto em paredes externas quanto em superfícies internas. Além do isolamento em si, o tratamento ajuda a proteger os elementos estruturais do edifício dos efeitos da chuva, ventos, oscilações de temperatura e outros fatores destrutivos.

O material pode ser perfeitamente aplicado em superfícies horizontais e, para um bom isolamento, apenas uma pequena camada é necessária, de modo que a distância do chão ao teto não diminuirá significativamente.

A tecnologia de aplicação do material não é muito complicada:

  • superfícies precisam ser limpas de poeira e sujeira, e também um pouco úmidas;
  • você precisa instalar um bico especial no cilindro;
  • o balão deve ser agitado suavemente, a seguir o bico deve ser direcionado suavemente para a área a ser isolada da mesma forma;
  • puxando o gatilho da pistola, o material é distribuído pelo pulverizador.

Fabricantes e avaliações

Hoje, os seguintes aquecedores pulverizados podem ser considerados muito populares:

  • Polynor É um isolamento à base de espuma de poliuretano desenvolvido em conjunto por várias construtoras de renome. A Polynor tem apenas as melhores avaliações dos consumidores como o melhor de todos os materiais modernos, o que é ideal para isolamento térmico e acústico. Além disso, o escopo de sua aplicação é amplo o suficiente, ele abre oportunidades consideráveis ​​para trabalhos de isolamento de alta qualidade.
  • Ecotermix - é um isolamento pulverizado, feito à base de óleos vegetais, que contém uma quantidade mínima de substâncias nocivas. À venda existem duas variedades: o grau 300 - com estrutura fechada para proteger do frio as superfícies externas, e o grau 600 - com estrutura aberta para o trabalho interior. Assim, você tem a oportunidade de selecionar um material para um tipo específico de trabalho.
  • Sealection 500 - Material de fabricação americana. Possui estrutura aberta e classe de segurança contra incêndio G2. Também está em alta demanda, embora tenha um custo decente.
  • Healtok Soy 200 - isolamento com estrutura fechada, feito de óleo de soja e vários resíduos da quantidade de polímeros. Adere perfeitamente a qualquer superfície possível, preenche com alta qualidade todas as fissuras e poros em paredes e pisos.
  • Isolamento de poliuretano pulverizado Teplis - esta é uma excelente solução nas questões urgentes de aquecimento de espaços abertos, locais de difícil acesso e comunicações, o telhado, a fundação do edifício. Teplis pode ser usado com sucesso mesmo por uma pessoa que não possui habilidades especiais. A pulverização é realizada com uma pistola de montagem. Velocidade de isolamento de 1 m2 em 2-3 minutos.
  • Isolamento Penoplex FastFix pode ser aplicado a qualquer superfície, incluindo vertical, bem como superfícies com inclinação negativa. Ideal para pequenos espaços. Também pode ser utilizado como isolante auxiliar para aplicação em superfícies desniveladas e geometricamente irregulares, bem como em locais onde é tecnologicamente difícil a utilização de placas isolantes.

Claro, existem outras empresas que produzem isolamento, mas o isolamento desses fabricantes é a maior demanda.

Você aprenderá informações ainda mais interessantes sobre isolamento pulverizado no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário