Isolamento reflexivo: características técnicas e escopo
O isolamento reflexivo é um material de duas camadas que consiste em uma base e um refletor. Uma variedade de isolamento térmico é usada como base, por exemplo, celofane espumado, lã mineral, poliestireno expandido. A camada dural é aplicada como uma tela. Ele armazena calor diretamente. A folha funciona como um espelho, refletindo mais de 85% da radiação térmica, e não permite que ela saia do isolamento térmico de forma alguma.
Peculiaridades
O isolamento reflexivo tem as seguintes características técnicas importantes:
- faixa de temperatura de aplicação - quanto maior, melhor;
- coeficiente de condutividade térmica - de 0,038 a 0,051 W / m · ° С;
- espessura do isolamento;
- coeficiente de refletividade - de 90%;
- permeabilidade ao vapor - em casos raros, excede 0,001 mg / m · h · Pa;
- grupo de inflamabilidade - G1-G4 (em condições de ignição adquire-se a primeira variedade).
Ao escolher o isolamento reflexivo, é necessário utilizar o tipo de base sugerido pelo fabricante e levar em consideração a sua finalidade. Assim, o uso de material do tipo B no interior de um edifício não é apenas lucrativo do ponto de vista financeiro, mas também arriscado: o efeito do banho será sentido desde o primeiro dia de operação. Para saunas, é preferível selecionar marcas que tenham uma ampla gama de aplicações térmicas (com uma borda acima de 90 graus).
Além disso, o isolamento reflexivo é usado para:
- isolamento de paredes, caves e caves, tetos e telhados;
- melhorar a resistência térmica de algumas estruturas (vidros duplos, portas);
- proteção de equipamentos especiais (sistemas de refrigeração, unidades de encanamento, ventilação);
- reflexão do calor dos radiadores de aquecimento.
Além disso, é frequentemente usado como material de embalagem para alguns dispositivos.
Existem vários benefícios importantes do isolamento reflexivo.
- Possibilidade de redução de custos: durante o isolamento, não é necessário utilizar uma grande quantidade de materiais. Para condições de vida confortáveis no edifício e minimizando os custos de aquecimento, as paredes de tijolo com uma largura de 55 cm devem ser aumentadas.
- Quando as paredes são estreitadas, a carga na base da casa é significativamente reduzida, o que permite reduzir o seu volume. Esta é uma nova economia.
- A simplicidade do design do isolamento térmico. Sua instalação é absolutamente fácil.
- Esse isolamento é inofensivo e ecológico. Para sua fabricação, são utilizadas as mesmas matérias-primas utilizadas para a produção de produtos em contato com os alimentos.
- Devido ao pouco peso do material, é prático transportá-lo.
Graças às células leves em espuma de polietileno, possui uma alta condutividade térmica. O calor que entrou no edifício não consegue sair - permanece dentro. O material laminado é capaz de suportar sobrecargas significativas. Este material é muito durável (se instalado corretamente). Além disso, é muito fácil e confortável de usar. No revestimento das paredes ou do teto, é reforçado com um grampeador especial de construção. Existe um isolamento com uma capa de ligação. A camada de isolamento térmico com camada reflexiva à base de espuma de polietileno pode ter até 20 mm.
A principal desvantagem deste isolamento térmico é a sua maciez, razão pela qual não pode ser recoberto com gesso e papel de parede.
Para fins de fixação, qualquer método conveniente pode ser usado. Os tipos de fixação autoadesivos têm boas críticas. Ao contrário de muitos filmes de barreira de vapor, bem como com elementos reflexivos, o isolamento de espuma é colocado firmemente, em vez de sobreposto. No entanto, isso não significa de forma alguma que as costuras não devam ser fechadas de forma alguma, pelo contrário, esta etapa é considerada necessária. O principal material de vedação é uma fita especial de duralumínio.
Hoje, o porilex reflexivo e refletor de calor da marca Mosfol está em demanda.
Visualizações
Existem 3 tipos de isolamento reflexivo, rotulados A, B e C.
- Se o nome do isolamento contiver a letra UMA, isso significa que apenas uma de suas superfícies é coberta com um refletor. É usado para isolar quase todas as superfícies e sua largura pode ser diferente. É colocado com o lado da folha dentro da sala.
- Isolamento térmico com letra V coberto com folha de alumínio em ambos os lados. Geralmente é usado para decorar freezers devido ao fato de que o frio não sai e o calor não penetra em seu interior. Além disso, este material é usado para manter diferentes temperaturas em ambientes.
- Isolamento com carta COM no nome - é um isolamento térmico reflexivo com uma camada autoadesiva. Um de seus lados é coberto com papel alumínio, e o outro - com uma mistura adesiva e uma película protetora. Este tipo de isolamento é considerado o mais conveniente para instalação.
Princípios de uso
O isolamento reflexivo só pode ser usado como meio adicional (auxiliar) de isolamento. Por objetividade, deve-se dizer que em certos casos o TIM refletivo pode ser o principal e mesmo o único meio de isolamento. Por exemplo, ao isolar dutos de ar de sistemas de ventilação. Mas em edifícios privados padrão não existe essa necessidade. Devido às suas características, o isolamento reflexivo pode ser usado como barreira de vapor e material de barreira contra umidade em ambientes internos.
No caso de usar o TIM, você precisa entender alguns pontos e nuances de seu uso. É proibido o uso de TIM reflexivo especificamente para trabalhos de impermeabilização. O TIM reflexivo deve ser utilizado como isolante geral (umidade, vapor e ruído), e se levarmos em consideração o seu respeito ao meio ambiente, apresenta uma vantagem significativa em relação aos materiais convencionais na aplicação, por exemplo, em ambientes internos.
Ao isolar tetos, quase não há restrições - você pode usá-lo em qualquer lugar.
- Os requisitos de economia de energia para isolamento de tetos são, sem dúvida, maiores do que, por exemplo, para paredes, e uma camada adicional não interferirá.
- Dentro da sala, o ar quente sempre se move para cima, ou seja, as condições de contorno para o funcionamento do piso também são piores em comparação com as paredes da sala.
Com isolamento de parede adicional, o TIM reflexivo não pode ser usado em todas as salas. Por exemplo, na ausência de boa ventilação, você pode obter uma sala de vapor, na qual será simplesmente impossível estar. Ao realizar trabalhos com TIM reflexivo, é necessário levar em consideração que ele funciona corretamente apenas na presença de entreferro e proteção mecânica (geralmente isso é feito de forma construtiva). Por isso, instalar o TIM no teto ou parede e depois colar o papel de parede não funcionará.
Como isolar?
Tetos
No estágio inicial, você precisa entender quanto material é necessário e como consertá-lo. Calculada a área de isolamento, acrescente 10 cm de cada lado e obtenha a quantidade necessária de material. Pode ser facilmente cortado com uma faca. Ao recortar é necessário deixar uma margem (no mínimo 3-4 cm) para futura instalação e ajuste do material de acordo com o desenho e exclusão de excessos.
O isolamento térmico é instalado com uma camada reflexiva dentro da sala. É necessário sobrepor as paredes - melhor com uma margem. Todo o excesso pode então ser facilmente removido com uma faca.Se o teto for de madeira, o assentamento TIM no teto pode ser feito com um grampeador de construção. Neste caso, é necessário definir imediatamente o material corretamente em relação às estruturas do edifício: uma imprecisão durante a instalação de 1 cm no início pode crescer para 10 e 20 cm no final. A distância entre os colchetes é definida no decorrer do trabalho. A principal condição é a ausência de ondas no isolamento.
As tiras de TIM reflexivo devem ser colocadas de ponta a ponta e, em seguida, coladas com uma fita especial (reflexiva).
Paredes
Para obter a máxima eficiência do isolamento da parede, é necessário deixar um espaço de ar de 15–20 mm da superfície da folha. O isolamento reflexivo com o isolamento convencional é usado com eficácia para estruturas de vários andares e de baixo crescimento. Ao mesmo tempo, a proteção térmica das paredes aumenta rapidamente sem alterar seu volume.
Normalmente, ao isolar paredes internas, duas opções de instalação são usadas. Na primeira opção, ficam dois espaços de ar: entre a parede externa e o isolamento, entre o isolamento e o revestimento da parede, por exemplo, placas de gesso cartonado. Na segunda versão, uma lacuna é fornecida: entre a parede externa e o isolamento térmico. Neste caso, use o material marcado com A. A película deve ser virada dentro da sala.
Cobertura
Esse trabalho geralmente é feito com lã mineral. Comecemos pelos materiais para o telhado: impermeabilização que se encaixa sob o telhado, um isolante térmico com espessura de mais de 15 centímetros, uma barreira de vapor. Mas deve-se levar em conta que a eficácia de tal combinação é de apenas 85%.
O que pode ser feito? Apenas engrosse a camada de isolamento térmico. Só há uma maneira: em vez de um material de barreira ao vapor, use o penofol, cuja eficiência de proteção térmica já é de 97%.
A melhor maneira é colocar o isolamento por dentro, mesmo na fase de construção do telhado. Ou seja, após a instalação das escoras verticais, é necessário sobrepor o impermeabilizante sobre elas. Em seguida, o torneamento e o material de cobertura são preenchidos.
O restante trabalho é feito a partir do sótão ou sótão. O isolamento é colocado no espaço entre as vigas, em cima das quais é colocado penofol. Depois disso, você pode fechá-la com vários acabamentos (forro, compensado).
Como escolher?
Ao escolher um material para isolar estruturas de edifícios, é imprescindível levar em consideração alguns pontos importantes.
- Em primeiro lugar, é faixa de temperatura de aplicação... Para a maioria das instalações, tanto residenciais quanto comerciais, quase todos os TIM reflexivos são adequados. Para saunas, banhos e outros locais com altos níveis de umidade e temperatura, é desejável o uso de um material à base de polipropileno, que possui uma ampla faixa de utilização (até +150 graus). Do ponto de vista “preço-qualidade”, na maioria dos casos, o ideal é a utilização de TIM reflexivo com espessura de 4 mm. Os próprios fabricantes declaram isso.
- A refletividade do TIM também depende da composição. O revestimento de folha de alumínio é preferível ao filme lavsan metalizado, não apenas em refletividade, mas também em faixa de temperatura e parâmetros mecânicos. No entanto, em alguns casos, esse isolamento térmico pode ser limitado em uso devido ao fato de que o revestimento de alumínio é eletricamente condutor. A qualidade do TIM reflexivo também depende da tecnologia de sua fabricação (polietileno reticulado ou não reticulado). Existe polietileno reticulado física e quimicamente.
Na prática, ao comprar TIM, você pode usar o seguinte truque: se você olhar através do material para uma luz forte, você pode ver claramente a qualidade do material (presença de listras, uniformidade, manchas e sua quantidade).
Comparando os materiais entre si, você pode encontrar a melhor opção para você. Às vezes acontece que o aumento de alguns rublos no custo de um material pode ser compensado por sua melhor qualidade.
O isolamento reflexivo reduz muito a perda de calor do edifício e, portanto, minimiza os custos de aquecimento e a quantidade de combustível usado. Antes de comprar um material, é necessário consultar seu certificado de qualidade, já que alguns fabricantes ao invés de folha de alumínio aplicam uma fina camada de metal na superfície do isolamento. Esse isolamento térmico, com base nas avaliações de construtores profissionais, tem características significativamente piores e sua vida útil também é menor. Se um rolo de isolamento tem um preço muito baixo, então com certeza é falso.
Para uma visão geral do isolamento reflexivo PenoHome para paredes, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.