Como borrifar espuma de poliuretano você mesmo?
Se você precisar isolar vários cômodos, do porão ao sótão, a espuma de poliuretano será uma excelente solução. Um material com excelentes propriedades, obtido pela mistura de substâncias poliméricas, adapta-se perfeitamente a todos os tipos de superfícies. Com sua ajuda, mesmo sozinha, você pode produzir isolamento de alta qualidade em casas a um preço razoável.
Peculiaridades
A natureza sintética do polímero permite modificar suas propriedades, melhorando-as para indicadores inacessíveis aos materiais naturais. Em particular, a espuma de poliuretano é um excelente isolamento e tem excelentes propriedades de adesão a quase todos os tipos de superfícies encontradas na construção de isolamento térmico.
A forte adesão é fornecida com materiais como:
- madeira - 1,5 kg / cm²;
- galvanizado e ferro fundido - 2,0 kg / cm²;
- alumínio - 1,0 kg / cm²;
- aço inoxidável - 1,5 kg / cm²;
- cimento - 2,5 kg / cm²;
- aço - 3 kg / cm².
Além disso, a seguir estão as características positivas do material:
- baixa condutividade térmica - 0,019–0,028 W / m²;
- leveza que não afeta o peso das estruturas - de 40 a 60 kg / m³;
- não precisa de fixadores - economia de custos;
- protege o metal revestido de processos corrosivos;
- não há pontes frias;
- a capacidade de cobrir superfícies com qualquer geometria;
- alta durabilidade, o material não apodrece, não seca, não desmorona sob a influência de fenômenos atmosféricos, mudanças de temperatura e outros fenômenos ambientais, exceto radiação ultravioleta;
- segurança absoluta, a espuma de poliuretano é química e biologicamente inerte, aprovada para uso em câmaras de refrigeração de alimentos;
- usando um formulário com as dimensões exigidas, você pode criar blocos isolantes de calor de qualquer formato;
- o material não é interessante porque nele não se multiplicam os alimentos para roedores e insetos, fungos e outros microrganismos, além de impedir o crescimento das raízes das plantas;
- resistente a substâncias agressivas: solvente, amaciante, combustível, óleo mineral, ácido diluído e álcali, gases poluentes de várias origens;
- refere-se a substâncias dificilmente combustíveis, queima do lado do contato com o fogo direto e somente se estiver presente, quando desaparece, apaga-se, a camada queimada transforma-se em carvão e não suporta mais a combustão.
Além das qualidades positivas, o PPU tem suas desvantagens, entre as quais vale destacar:
- a camada de espuma de poliuretano acabada é vulnerável à luz solar (ultravioleta). Para compensar essa desvantagem, a espuma de poliuretano é revestida com tinta ou filme com a propriedade protetora necessária;
- embora o PPU tenha uma queima lenta, mas próximo a uma fonte de fogo, por exemplo, uma lareira ou um fogão a gás, ele não deve ser usado, mesmo que não acenda, pode arder ou derreter;
- custo relativamente alto.
Descrição
A espuma de poliuretano é um material relacionado aos plásticos preenchidos com gás com uma estrutura celular preenchida com ar.
A fase líquida da espuma de poliuretano é formada pela combinação de duas substâncias: isocianato e poliol.
Em 2–4 segundos após a mistura dos componentes, o polímero forma espuma; quando aplicado à superfície, uma massa homogênea com altas propriedades de isolamento térmico é formada. A formação de espuma é acompanhada por um aumento na temperatura e um aumento na viscosidade, após o que o material se solidifica.
PPU é dividido em dois tipos principais, tais como:
- de células abertas ou espuma de poliuretano macia, que é usada na indústria leve;
- célula fechada ou espuma rígida de poliuretano, que é usada no isolamento térmico.
Composição
A espuma rígida de poliuretano de célula fechada é formada pela combinação de dois componentes.
- Poliol (A) É uma substância hidroxila que atua como base polimérica de espuma de poliuretano. É fracamente tóxico e não explosivo, deve ser armazenado em temperaturas de 0 ° C e superiores em um ambiente com baixa umidade e boa ventilação. Devido à tendência à delaminação, o componente "A" deve ser misturado antes do uso.
- Isocianato (B) É uma mistura à base de diisocianato de difenilmetano (50 a 60%) e poliisocianato. Tem uma alta atividade ao entrar em contato com o ar, como resultado, um sedimento inutilizável é formado, o que necessita de um armazenamento selado.
Especificações
Do ponto de vista técnico, o PPU possui as seguintes características:
- A densidade é de 18–300 kg / m³;
- Condutividade térmica - de 0,019 a 0,03 W / m²;
- tensão de ruptura na compressão - de 0,15 a 1 MPa, na flexão - de 0,35 a 1,9 MPa;
- absorção de umidade - de 1,2 a 2,1%;
- o número de poros fechados - de 85 a 95%;
- inflamabilidade de acordo com GOST 12.1.044 (substâncias dificilmente combustíveis).
Visão geral dos fabricantes
A qualidade dos componentes e a proporção correta são as condições mais importantes para a obtenção de uma boa espuma de poliuretano. Em pequenas lojas, são frequentemente vendidos cilindros de espuma de poliuretano com marcações incompreensíveis, cujo uso resulta na perda de dinheiro e no recebimento de isolamentos extremamente insatisfatórios. É por isso que é recomendável escolher fabricantes confiáveis cujos produtos tenham apenas avaliações positivas dos compradores.
- Yantai wanhua É uma grande empresa chinesa de espuma de poliuretano. Ela é uma das líderes mundiais na venda de espuma de poliuretano. Os produtos são certificados de acordo com todos os padrões de qualidade e ao mesmo tempo têm um preço razoável. Ao adquirir tal produto, você pode ter certeza de uma troca garantida em caso de defeito de fábrica. Nomes de produtos: componente A - Wanfoam-323C-1, componente B - Wannate PM-200.
- Bayer É uma grande empresa química e farmacêutica alemã com reputação mundial e excelente reputação. Nomes comerciais dos componentes de espuma de PU: componente A - Bayer Spray 150, componente B - Desmodur 44V20 L.
- BASF É uma empresa química alemã com mais de 150 anos de experiência, considerada líder mundial na produção de componentes de espuma PU de alta qualidade. O isolamento resultante é caracterizado por uma estrutura uniforme, os componentes são misturados sem complicações laterais. Nomes de produtos: componente A - Elastospray 1652 / 1-3, componente B - IsoPMDI 92140.
Como calcular a despesa?
Ao calcular o consumo de componentes de espuma de poliuretano, vários fatores são fundamentais.
- A espessura da camada aplicada. É determinado diretamente pelo nível de isolamento térmico necessário e depende da densidade de uma espuma de poliuretano específica.
- Área a ser tratada (S). É calculado de acordo com a forma padrão S = l * h, onde l é o comprimento da superfície eh é sua altura. O volume da espuma de poliuretano necessária (V) é calculado a partir da fórmula V = S / p, onde p é a vazão por 1 m².
- Espumador usado e tipo de trabalho: derramar ou pulverizar. Em geral, acredita-se que o consumo dos componentes A e B é de 1: 1. Na prática, ao usar um sistema freon, 1: 1 é consumido para pulverização e 1: 1,1 para derramamento. Ao usar um sistema de água, 1: 1 também é consumido para pulverizar e 1: 1,5 para despejar.
Como fazer você mesmo?
Existe uma opção simples de fazer você mesmo. Para fazer isso, você precisa comprar um dos kits descartáveis. O FoamKit do fabricante americano é uma excelente escolha. Com sua ajuda, você pode isolar sozinho uma casa particular, um chalé, um sótão de um chalé ou outro cômodo. O conjunto descartável é composto por dois pequenos cilindros, que são fornecidos com uma mangueira e uma pistola especial com diferentes bicos.
Após o início do uso, os componentes permanecem utilizáveis por 30 dias, e na forma embalada - 12 meses.
Em geral, o processo de pulverização é o seguinte:
- você precisa estar localizado a uma distância de cerca de 80 cm da pistola à parede;
- a primeira camada fina pulverizada é aplicada para garantir melhor adesão à parede;
- após 20 minutos, ao secar, aplica-se a próxima camada, que não deve ultrapassar 2,5 cm de espessura, e assim sucessivamente até a espessura necessária, com paradas para secagem da camada fresca;
- na camada final, o excesso e a flacidez são alisados 2–5 minutos após a aplicação. A pulverização caseira é feita.
Ao trabalhar, uma série das seguintes condições devem ser observadas:
- a superfície deve estar seca e livre de poeira e sujeira;
- a temperatura não deve ser inferior a + 5 ° C, enquanto dependendo da umidade, a temperatura da superfície de trabalho deve exceder a temperatura do ponto de orvalho em 3 graus.
A alternativa de autoprodução dos componentes da espuma de poliuretano é muito complexa e requer um alto nível de conhecimento em química e, além disso, a fabricação de uma unidade de alta pressão, o que exigirá habilidades mecânicas avançadas.
A utilização de conjuntos descartáveis com bicos de pulverização se justifica financeiramente quando se trabalha em áreas não superiores a 30 metros quadrados. m. E também existem muitas sutilezas para determinar as proporções para o resultado desejado, superfície não específica e outras nuances que devem ser levadas em conta mesmo se houver componentes e equipamentos de fábrica.
Componentes
Além dos cilindros componentes, o kit descartável inclui peças como mangueiras, pistola e bicos injetores. O equipamento profissional consiste em muitas peças e geralmente é uma unidade móvel, como uma máquina de solda a gás.
Os pulverizadores de alta pressão incluem o seguinte:
- "Foam-20" É um produto de uma empresa russa que consegue misturar componentes em 11 variações diferentes. O dispositivo está equipado com duas mangueiras de 2,5 metros, extensíveis até 60 metros se necessário. Permite produzir 1-3 kg de espuma de poliuretano por minuto, mistura em proporções de 1: 0,93 a 1: 1,7. As dimensões são 115x55x90 cm e o peso é 110 kg.
- Reator E-10 - Esta é uma instalação americana para pulverização de espuma de poliuretano, poliureia, poliuretano, epóxis e outros. Tem dimensões compactas de 52x55x95 cm e um peso relativamente pequeno de 72 kg. Produz até 5,4 kg de mistura por minuto, com comprimentos de mangueira de até 32 m.
Recomendações de uso
Ao realizar trabalhos de aplicação de espuma de poliuretano, vale a pena seguir algumas prescrições. Com a ajuda deles, você pode melhorar a qualidade da superfície resultante, reduzir o consumo de componentes, eliminar a necessidade de reaplicação por descamação e outras coisas.
Não é difícil pulverizar o material nos telhados se você seguir as seguintes recomendações de especialistas:
- o material pulverizado deve ser usado com extremo cuidado;
- a superfície sobre a qual a espuma de poliuretano é aplicada deve estar bem limpa e ter uma estrutura homogênea. Devem ser removidos sujeira e poeira, pequenos detritos, vestígios de óleos e gorduras, pedaços facilmente caindo da superfície;
- ao trabalhar com um tipo de material poroso, é melhor aplicá-lo antes de processar a espuma de poliuretano para aumentar a adesão;
- a umidade da superfície de trabalho deve corresponder a indicadores de acordo com o material de base como: concreto - 4% ou menos, cimento-areia - 5% ou menos, madeira - 12% ou menos;
- uma superfície úmida deve ser soprada com ar comprimido antes da aplicação, e em temperaturas abaixo de + 10 ° C - com ar comprimido quente;
- ao misturar os componentes, sua temperatura e a temperatura das mangueiras não devem ser inferiores a + 20 ° C. Se necessário, devem ser colocados em ambiente com temperatura mais elevada para aquecimento;
- o componente A deve ser agitado vigorosamente antes de misturar, o que pode ser feito rolando o recipiente ou ligando a recirculação quando se usa um pulverizador de alta pressão;
- a camada acabada de espuma de poliuretano é vulnerável à luz ultravioleta, após a aplicação é melhor cobri-la com tinta ou filme com a propriedade protetora necessária;
- o vento forte afeta significativamente a tocha de pulverização e o trabalho em tais condições não é recomendado devido ao consumo excessivo de componentes;
- se cristais se formaram no componente B, recomenda-se aquecê-lo até 65 ° C usando uma cinta térmica, pistola de ar quente ou método semelhante. O aquecimento para após a dissolução completa das partes endurecidas. O componente deve ser resfriado à temperatura operacional antes de misturar.
Para obter informações sobre como pulverizar espuma de poliuretano de forma independente, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.