Folha de espuma de poliuretano: características técnicas e recursos de aplicação

Folha de espuma de poliuretano: características técnicas e recursos de aplicação
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Especificações

Por muito tempo, a folha de espuma de poliuretano foi considerada um dos materiais de construção mais populares. A grande variedade de utilização deste material único torna possível utilizá-lo não só como isolamento na construção de edifícios, mas também no fabrico de tecidos e mobiliário.

Peculiaridades

A espuma de poliuretano é uma espuma sintética em forma de folha retangular, que possui várias espessuras e é fácil de usar. Na verdade, a espuma de poliuretano pode ser descrita como um tipo de plástico. PPU foi inventado em 1937 por cientistas alemães sob a orientação do químico Otto Bayer. Naquela época, o material ainda não gozava de tanta popularidade, mas estava claro que ele possui propriedades únicas e que muitas oportunidades de uso futuro na produção o aguardam.

Hoje em dia, a espuma de poliuretano é muito popular. A fabricação de espuma de PU é uma tarefa viável. É fácil fazer no próprio canteiro de obras, basta manter as proporções necessárias de ingredientes especiais. As costuras são feitas despejando componentes de processamento petroquímico em um molde especial. Após uma mistura completa, a mistura é distribuída em formas preparadas com uma prensa, onde o material endurece e assume a forma e o tamanho necessários.

Pela sua estrutura, o material acaba por ser poroso, com presença de células que são preenchidas por uma substância gasosa. Os tamanhos de malha afetam a densidade do material.

De acordo com o tipo de rigidez, vários tipos de folhas de espuma de poliuretano são diferenciados:

  • Versão padrão;
  • material duro;
  • espuma de poliuretano de maior rigidez;
  • altamente elástico;
  • elástico à prova de fogo.

    O isolamento elástico rígido à prova de fogo da marca PPU-ER possui altas propriedades de isolamento térmico. Suas características técnicas tornam o material indispensável para a disposição de edifícios e empreendimentos industriais. Este material é utilizado em áreas de manufatura altamente responsáveis, como as indústrias automotiva e de aviação.

    A folha de espuma rígida de poliuretano se provou bem para isolamento de paredes. Este material é produzido na forma de placas e tem propriedades supressoras de ruído. A instalação das paredes no edifício é efectuada tanto pelo exterior como pelo interior. A espuma rígida de poliuretano é ótima para isolar dutos. Freqüentemente, são usados ​​formatos especiais que são presos a tubos com braçadeiras ou arame, o que, por sua vez, ajuda a reter o calor e os protege de danos e baixas temperaturas do ar.

    Vantagens e desvantagens

    A espuma de poliuretano é um material de construção moderno que possui uma estrutura forte e propriedades de isolamento térmico. O escopo de aplicação da espuma de poliuretano é bastante diverso e inclui muitos setores, como construção civil, aviação, automotivo, brinquedos e móveis estofados.

    Os principais aspectos positivos do material podem ser indicados da seguinte forma:

    • o material não causa reações alérgicas;
    • não forma fungos e bolores;
    • resistente às mudanças de temperatura;
    • fácil de usar;
    • uma ampla gama de atividades;
    • altas taxas de isolamento acústico.

      A espuma de poliuretano para a produção de móveis não representa um habitat favorável para insetos.E também sua principal vantagem é a capacidade de assumir diversas formas necessárias, o que é importante na fabricação de estofados para móveis, assentos e colchões.

      Apesar das vantagens significativas, a espuma de poliuretano também apresenta aspectos negativos.

      • A influência negativa da radiação ultravioleta contribui para o desgaste rápido. Gesso ou tinta podem ser usados ​​como proteção.
      • A espuma de poliuretano é um material retardante de chamas. Uma temperatura elevada não causará um incêndio, no entanto, o isolamento pode começar a arder. Este processo pode ser interrompido quando o material for resfriado. Portanto, onde a superfície pode começar a aquecer, é melhor recusar o uso de espuma de poliuretano.

      Especificações

      Como um aquecedor, a espuma de poliuretano tem uma superioridade significativa sobre outros materiais de construção. Normalmente, a espuma rígida de poliuretano é usada na construção, que tem excelentes qualidades de economia de energia na forma de alta densidade de até 70 kg / m3 e baixa condutividade térmica de 0,02 a 0,03 W / m.

      Em geral, a espuma rígida de poliuretano é caracterizada pelas seguintes características:

      • baixa permeabilidade à água;
      • força elevada;
      • vários métodos de fabricação de material;
      • ampla gama de temperaturas de operação;
      • resistência à precipitação, elementos químicos, radiação e corrosão.

      Em geral, a folha de espuma de poliuretano é um material de construção moderno que encontrou ampla aplicação em várias indústrias, incluindo construção, móveis e roupas.

      Este polímero de espuma versátil é resistente à umidade e temperatura. A espuma de poliuretano é durável em operação e possui altos padrões sanitários e higiênicos, o que a torna segura para a saúde e a vida humana.

      Você aprenderá mais sobre os benefícios da espuma de poliuretano no próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário