Izospan V: escopo e métodos de instalação
Uma pessoa está constantemente melhorando sua própria casa, tentando torná-la o mais confiável e segura possível. Em primeiro lugar, é necessário prestar atenção ao isolamento da fundação, porque quanto mais fiável e durável for, mais tempo poderá durar a casa.
Os especialistas acreditam que colocar uma barreira de vapor é um dos processos mais importantes na construção de uma casa. Um dos materiais mais populares e exigidos no mercado é o filme Izospan B, que é de alta qualidade, confiabilidade e durabilidade. O fabricante conseguiu criar um produto inovador e inigualável no mercado.
Propriedades
A empresa "Izospan" especializou-se há vários anos na produção de materiais para barreira de vapor. A alta densidade e a conformidade com GOST distinguem favoravelmente os produtos da empresa em comparação com outros. Dezenas de centenas de casas são protegidas com materiais de construção da Izospan, o que demonstra suas características técnicas e eficiência únicas.
Este material de construção permite proteger as estruturas da liberação excessiva de vapor. É esta circunstância que muitas vezes leva a impactos graves e destrutivos, portanto a impermeabilização é extremamente importante.
Uma característica distintiva do vapor é que ele pode passar por qualquer estrutura, inclusive concreto. E morar em uma casa sem produzir vapor não vai dar certo, porque é um produto natural da nossa vida. As únicas exceções são os materiais à prova de vapor, mas são extremamente caros e nem sempre adequados para a construção de uma casa.
Além disso, a permeabilidade total ao vapor tem um efeito negativo no sistema de ventilação da casa. O ambiente torna-se extremamente abafado, o que também prejudica a saúde dos residentes. Os aquecedores também estão sob pressão, portanto, é recomendado o uso de Izospan B. Sem a proteção adequada, o aquecedor logo se tornará inutilizável e começará a coletar umidade, caso contrário as propriedades do material e sua condutividade térmica diminuirão.
Uma característica distintiva deste filme de construção é que ele se encaixa no interior da sala. O fato é que sua principal tarefa é evitar a penetração de vapor do ambiente na camada isolante de calor.
Esse tipo de material inclui membranas de barreira de vapor de duas camadas, que podem não apenas conter umidade, mas também evitar que o vapor passe por elas. Para a produção desses filmes, utiliza-se apenas o polipropileno, que tem conseguido se firmar como um material confiável e eficaz. Isso torna extremamente difícil rasgar ou danificar o filme.
Normalmente o Izospan B é produzido em rolos, com tamanho e largura de 160 cm. Um rolo é suficiente para cobrir uma área de 70 metros quadrados. A principal diferença é que o material tem duas faces, por isso é preciso muito cuidado ao usá-lo. Cada lado tem uma função específica. Um deles é liso e o segundo é áspero.
Propósito
No tempo frio, a diferença de temperatura na sala e no exterior pode ser significativa. Como resultado, ocorre condensação e a umidade se instala nos aquecedores.Se a lã mineral ou lã de vidro for usada como principal material térmico, eles se molham e perdem suas propriedades e eficácia.
O uso de membranas de barreira de vapor avançadas evita que isso aconteça. O Izospan B é instalado na lateral da sala e não permite a penetração de umidade.
As características únicas deste material permitem sua aplicação nas seguintes áreas:
- ao instalar coberturas de telhado e contra-ripas;
- para acabamento de tetos, paredes ou em um piso;
- ao instalar isolamento ou vigas;
- para decoração interior ou revestimento exterior;
- como um isolamento entre pisos;
- para acabamento em gesso cartonado. Esta tecnologia permite colar o filme mesmo em armações de metal.
Vantagens e desvantagens
As instruções oficiais indicam que este material de construção tem um grande número de vantagens. E é verdade.
Entre as principais vantagens do Izospan B estão as seguintes:
- peso leve, o que simplifica muito o processo de transporte e assentamento do filme;
- alta resistência, proporcionando resistência a esforços e danos mecânicos;
- a presença de uma superfície dupla-face, que tem um efeito positivo na eficácia da película de construção;
- características técnicas únicas que distinguem favoravelmente o Izospan B em relação ao fundo de outros produtos para barreira de vapor;
- facilidade de instalação - o produto pode ser instalado usando as soluções mais simples;
- preço acessível, graças ao qual todos podem adquirir este filme para decoração de casa.
Quanto aos aspectos negativos, este material não tem inconvenientes. Alguns acham que seu custo está superfaturado, mas não é o caso, dada a alta qualidade do material.
Características de uso
Antes de usar este material de barreira de vapor, você precisa se familiarizar com uma série de requisitos que se aplicam à sua instalação.
Entre eles estão os seguintes:
- Se o isolamento for acabado, montado em superfície inclinada, todo o trabalho deverá ser executado de cima para baixo. As tiras de Izospan B devem ser fixadas horizontalmente e a sobreposição deve ser de 15 cm. O uso de um filme adesivo especial permite o isolamento das juntas.
- É importante montar o filme no lado direito da parede. Nem todo mundo segue essa regra, mas ela é crítica e tem impacto direto na eficiência do uso do produto. A colocação incorreta anula completamente o efeito do uso do material. De acordo com as instruções oficiais, o lado liso é colocado sobre o isolamento e o lado áspero é direcionado para a sala.
- A membrana pode ser fixada à superfície a ser protegida por meio de blocos de madeira e tiras de fixação.
Dado que este material para barreira de vapor possui uma vasta gama de aplicações, é necessário considerar cuidadosamente as características da sua instalação nos diversos tipos de superfícies. Na maioria das vezes, o filme é usado no processo de isolamento do sótão. Em primeiro lugar, é necessário colocar o próprio isolamento entre as vigas, após o que já é possível esticar Izospan V.
A instrução é parecida com esta:
- Izospan é fixado nas vigas. Os especialistas aconselham a fixação por meio de pequenas barras com espessura não superior a 5 cm. Em alguns casos, é permitida a utilização de tiras finas para a prensagem. Este método de fixação não só oferece confiabilidade, mas também economiza a área do sótão. A fixação só é possível se a largura das pernas da viga for 3 cm maior do que a do isolamento.
- Um acabamento fino é instalado no topo do filme, que é fixado da mesma forma que o próprio material de barreira de vapor. Devido a isso, forma-se uma lacuna entre o acabamento de acabamento e o material de isolamento, necessário para a rápida secagem do condensado.
O uso desse filme no processo de isolamento de coberturas merece atenção especial. Se a torta for montada, a fixação será feita da mesma forma que na versão anterior. No entanto, ao mesmo tempo, será necessário inicialmente montar a própria barreira de vapor. A fixação deve ser feita do lado de fora, e grampeadores podem ser usados para isso. Além disso, é possível realizar a instalação do torneamento por dentro com uma tábua estreita.
Depois que todo o trabalho preliminar estiver concluído, você pode colocar lã mineral ou qualquer outro isolamento na barreira de vapor. Em alguns casos, em vez de tornear, você pode se limitar a um fio comum. Deve ser puxado com muito cuidado para que as placas de isolamento fiquem fixas entre as vigas sem problemas.
Se lã mineral foi usada como material principal, um impermeabilizante também deve ser fixado nas vigas usando pequenas barras.
Izospan B é um material de construção que na maioria dos casos é usado para decorar paredes verticais por dentro.
As instruções de uso neste caso são as seguintes:
- Primeiro, é instalada uma barra na superfície, cuja largura é igual à espessura do isolamento. Se um acabamento fino estiver sendo executado, um perfil de metal pode ser usado, o que é extremamente importante para drywall.
- Agora você pode começar a instalar lã mineral ou poliestireno expandido. Acima é imprescindível fixar a barreira de vapor, após o que se pode realizar o acabamento final.
O processo de usar filme para isolar o exterior da casa é um pouco diferente. Em primeiro lugar, é necessário fixar às paredes um ripado de barra, cuja espessura não ultrapasse 3 cm, depois é puxada a barreira de vapor Izospan V e instala-se uma contra-rede. Já a película impermeabilizante pode ser fixada apenas no isolante térmico.
Deve-se notar que uma instrução semelhante para decoração exterior é adequadaprincipalmente para casas construídas de madeira. O fato é que os materiais de madeira são respiráveis, então eles podem facilmente passar o vapor de umidade. Quanto às paredes de concreto, elas lidam melhor com a retenção de vapor, portanto, uma membrana de barreira de vapor não é usada com tanta frequência.
As características únicas do Izospan B permitem que ele seja usado não apenas em paredes internas e externas, mas também em pisos. Tais manipulações devem ser realizadas nos casos em que seja necessário garantir a folga de ventilação. A própria camada isolante é montada entre as defasagens, após o que você pode começar a instalar o isolamento. Os especialistas aconselham a fixação do filme com barras, o que não só simplifica muito o processo de instalação, mas também garante sua máxima eficiência.
Devido à sua versatilidade, este tipo de película de construção também pode ser utilizado no processo de isolamento de pisos de sótãos e entre pisos. O uso do material, neste caso, praticamente não difere do uso para isolamento de piso. Do lado do sótão será instalado da mesma forma, mas também será necessário fixar o filme pelo lado inferior. Para fixação, como em outros casos, é aconselhável utilizar barras de pequeno diâmetro.
Dicas úteis
Acima, foram considerados os principais pontos da utilização de um filme de construção para a barreira de vapor Izospan V. Em primeiro lugar, este material é excelente para o acabamento do teto. O problema é que essa parte da sala geralmente não é isolada devido ao design e à localização. Recomendações de especialistas ajudarão a garantir a máxima eficiência do uso deste material.
Entre os mais populares estão os seguintes:
- Se as paredes da sala são feitas de madeira, então elas devem ser tratadas com compostos anti-sépticos antes da barreira de vapor. A umidade entre o filme e a madeira seca extremamente rápido, mas ainda é melhor estar seguro. Caso contrário, um fungo pode começar aqui, o que não só terá um efeito prejudicial sobre o estado da madeira, mas também pode afetar adversamente a saúde da família.
- Também vale a pena cuidar para proteger a madeira de insetos, pois após o término do trabalho não será mais possível fazer isso.
- Izospan B é extremamente durável, mas o filme pode ser danificado como resultado de instalação inadequada ou manuseio descuidado. Você deve ter muito cuidado, pois a eficácia desse material depende, antes de tudo, de sua integridade. Se houver manchas rasgadas, é melhor repará-las com fita adesiva ou cola especial.
Se você acredita nas análises, Izospan B é um material exclusivo para barreira de vaporque possui alta qualidade, confiabilidade e facilidade de instalação. Devido ao seu baixo custo, será acessível para qualquer pessoa que queira garantir a durabilidade da sua casa.
Quanto às características de desempenho do material, neste parâmetro ele é significativamente superior ao filme convencional e outros análogos do mercado. É por isso que é melhor usar este material específico para proteção contra umidade.
No próximo vídeo, você encontrará instruções sobre como usar a barreira de vapor Izospan B.
O comentário foi enviado com sucesso.