Cilindros de isolamento térmico: características e finalidade

Cilindros de isolamento térmico: características e finalidade
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Especificações
  4. Dimensões (editar)
  5. Componentes
  6. Visão geral dos fabricantes
  7. Como escolher e calcular?
  8. Recomendações de uso

Até recentemente, todos os oleodutos tinham de ser cuidadosamente isolados ou enterrados abaixo do nível de congelamento do solo. Esses métodos eram trabalhosos e o isolamento não durava muito. A situação mudou para melhor com o surgimento de cilindros isolantes de calor para tubos no mercado de construção.

O que é isso?

Os cilindros de isolamento térmico são isolantes para sistemas de abastecimento de água e esgoto, gasodutos, redes de aquecimento, etc. Fica claro pelo nome do material que ele tem formato cilíndrico e desempenha a função de proteger do congelamento tubos de aço e outros metais, de polietileno. Atua como uma concha para tubos, evitando a perda de calor.

Pelo fato dos cilindros serem colocados no tubo ou em sua seção diretamente durante a montagem, é possível obter um encaixe mais apertado, o que significa maior eficiência térmica.

    O material se diferencia pela versatilidade e pode ser utilizado tanto no âmbito civil quanto doméstico, para dutos abertos e subterrâneos, bem como em sistemas pelos quais é transportado líquido superaquecido (temperatura chega a 600 ° C).

    Existem vários tipos de cilindros, mas todos os produtos deste tipo devem atender aos seguintes requisitos:

    • baixa condutividade térmica;
    • características de isolamento acústico quando se trata de tubos de grande diâmetro;
    • resistência ao clima quando se trata de sistemas na superfície da terra;
    • inércia química, resistência a efeitos agressivos;
    • resistência à umidade, permeabilidade ao vapor, resistência ao gelo.

    Visualizações

    Vamos considerar as principais variedades.

    • A maioria dos cilindros isolantes são feitos de lã mineral, principalmente pedra. Como base, são utilizadas rochas (gabro e diabásio), aditivos (rochas carbonáticas) e um ligante de origem orgânica. Na sua produção são utilizadas tecnologias de bobinagem, ou seja, camadas são enroladas. Isso garante a uniformidade do coeficiente de condutividade térmica em toda a superfície do tubo.
    • Outro tipo de cilindros são produtos polietileno espumado... Externamente, são tubos que apresentam de um lado uma seção longitudinal ao longo de todo o seu comprimento. O comprimento padrão é 2.000 mm, o diâmetro varia de 18 a 160 mm. É a dimensão do diâmetro que constitui a base para a classificação dos produtos deste tipo.
    • Os cilindros têm uma aparência completamente diferente feito de poliestireno expandido... Eles são semicilindros chamados conchas. Cada uma das metades possui um espigão e uma ranhura, quando instaladas, as metades são ligeiramente deslocadas, após o que o mecanismo de travamento é conectado. Dimensões totais do isolamento de poliestireno: comprimento - 2.000 mm (às vezes existem produtos com um comprimento de 1.500 mm), diâmetro - de 32 a 530 mm, espessura - dentro de 30-100 mm.
    • Cilindros feito de espuma de poliuretano (PPU) é um exemplo de aquecedor que possui as mais altas características técnicas. Eles também têm a forma de um meio cilindro, o lado externo do qual é equipado com papel, folha ou fibra de vidro. Isso fornece não apenas uma aparência apresentável dos produtos, mas também protege a superfície da espuma de poliuretano dos efeitos nocivos da luz solar e aumenta a resistência às intempéries. A "concha" de espuma de poliuretano também tem um comprimento de 2.000 mm, com um diâmetro de 32-1220 mm e uma espessura de 30-60 mm.A estanqueidade da ligação das metades durante a instalação é assegurada pela presença de uma dobra e uma ranhura em cada uma delas.
    • Finalmente, existem os chamados perlite-cimento e aquecedores de cerâmica para tubos. Eles, como tintas e primers, são aplicados na superfície do tubo. Esses revestimentos são especialmente solicitados em superfícies fortemente curvas. Além da eficiência térmica, os revestimentos demonstram boa adesão, resistência à umidade e intempéries e baixo peso.

      Dependendo da presença da camada externa, os cilindros estão disponíveis não revestidos e revestidos. O último pode ser uma camada de folha de alumínio, uma camada de fibra de vidro ou invólucros de proteção galvanizados.

      Recentemente, apareceu outro tipo de revestimento - do lado de fora, uma malha de fibra de vidro, sobre a qual é aplicada uma camada de folha metálica.

      Especificações

      • Em termos de densidade, os cilindros correspondem a esteiras densas de lã de rocha. Gravidade Específica produtos variam de 150-200 kg / m3. Isso fornece a rigidez necessária do material e resistência ao estresse mecânico. Pode suportar cargas distribuídas de até 700 kg / m².
      • Coeficiente de condutividade térmica é semelhante aos indicadores de condutividade térmica do isolamento de lã mineral e é igual a 0,037-0,046 W / m * K. Além das qualidades de isolamento térmico, os cilindros se distinguem pelas propriedades de isolamento acústico. O coeficiente de absorção sonora chega a 95 dB (todos os produtos, exceto poliestireno expandido).
      • O material não retém umidade entre a superfície do tubo e o isolamento devido a alta permeabilidade ao vapor (0,25 mg / m² * h * Pa). O condensado resultante é descarregado para fora do isolamento, que protege os tubos contra corrosão e mofo devido à alta umidade.
      • O certificado de conformidade indica que absorção de água os cilindros devem ser de 1%. A umidade que atinge a superfície não é absorvida pelo material, mas literalmente se instala em gotas em sua superfície. A alta resistência à umidade, por sua vez, garante a resistência do revestimento a baixas temperaturas. O isolamento de lã mineral é mais suscetível à umidade. Qualquer isolamento, quando molhado, perde suas propriedades de isolamento térmico. Nesse sentido, ao usar cilindros de lã mineral, é necessário cuidar de uma camada impermeabilizante de alta qualidade. O material de cobertura pode ser enrolado sobre o cilindro, mastique betuminoso pode ser aplicado ou uma membrana impermeabilizante pode ser fixada.
      • Outra vantagem é segurança contra incêndios cilindros para tubos em lã mineral, espuma de polietileno e espuma de poliuretano. O material é considerado incombustível (GN) ou possui classe G1 (materiais pouco combustíveis) quando se trata de produtos revestidos com folha de alumínio. Aquecedores de poliestireno expandido, dependendo do tipo, possuem uma classe de indicadores de G1 a G4 (baixo combustível - alto combustível).
      • Cilindros são resistentes às intempéries e resistência a altas e baixas temperaturas. Por exemplo, a faixa térmica de operação dos cilindros de lã mineral é de -190 ... + 700 ° C, o que os torna a melhor opção para o isolamento térmico de tubos de aquecimento e chaminés. Mas os análogos de poliestireno expandido não são adequados para tubos de aquecimento, pois a temperatura de uso é -110 ... + 85 ° С. Se for necessário aplicá-los em tubos cuja temperatura ultrapasse 85 ° C, é primeiro enrolada uma camada de isolamento de lã mineral de 3 cm e, em seguida, a "concha" é fixada.

      Dimensões (editar)

      As dimensões dos cilindros são determinadas por seu diâmetro. Assim, as menores dimensões são para produtos feitos de espuma de polietileno, cujo diâmetro começa em 18 mm e termina em 160 mm. Os análogos da lã mineral também podem ter um diâmetro pequeno de –18 mm. No entanto, a gama de diâmetros internos em tais produtos é mais ampla - o diâmetro máximo é 1020 mm.

      Tamanhos ligeiramente grandes são caracterizados por cilindros de espuma de poliestireno e espuma de poliuretano. Seu diâmetro interno mínimo é de 32 mm.As dimensões máximas do diâmetro dos cilindros de espuma de poliuretano excedem as das contrapartes de poliestireno expandido.

      Pequenas mudanças dimensionais ocorrem dentro da linha de fabricantes individuais. Além disso, quase todas (principalmente as marcas russas) oferecem cilindros feitos sob medida de acordo com o tamanho do cliente.

      Componentes

      Um conjunto de cilindros, além do tubo (ou "concha"), inclui vários elementos que permitem isolar seções complexas do tubo como conexões, transições, cotovelos. As curvas são usadas para isolar curvas e curvas de tubulações. As camisetas permitem o isolamento térmico das juntas de sistemas orientados horizontal e verticalmente.

      Para um ajuste mais seguro e confortável, são usados ​​grampos. A compressão da borda do tubo é garantida com o uso de um tampão.

      Visão geral dos fabricantes

      • Hoje os produtos da marca contam com a confiança dos compradores e recebem boas críticas de especialistas. Knauf, URSA, Rockwool, ISOVER... Apesar do custo mais elevado em relação aos materiais de algumas outras marcas, esses isolantes térmicos são muito procurados. Isto deve-se ao facto de os produtos cumprirem plenamente as características técnicas declaradas, apresentarem um aspecto atractivo de produtos acabados, distinguir-se pela segurança e pela presença de todos os componentes, o que garante uma instalação simples e rápida.
      • Entre os fabricantes nacionais, cujos produtos não são inferiores em propriedades aos congêneres europeus, mas têm custo inferior, eles se diferenciam TechnoNICOL, Izorok.
      • A posição de liderança entre os fabricantes de isolantes para tubos de polietileno espumado é ocupada pela empresa Energoflex.
      • Os produtos da marca estão em alta entre os cilindros de poliestireno expandido "TEIXO".

      Como escolher e calcular?

      Cada tipo de cilindro possui sua própria área de aplicação. Ou seja, ao escolher um determinado produto, deve-se, antes de tudo, avaliar as condições de seu funcionamento.

      • Então, isolamento de lã mineral são considerados os mais vulneráveis ​​- devem ser protegidos da umidade e de fatores ambientais. No entanto, quando instalados corretamente, eles exibem baixa condutividade térmica, incombustibilidade e bioestabilidade.
      • Cilindros polietileno espumado será usado para isolar tubos de pequeno diâmetro. No entanto, devido à sua instabilidade a danos mecânicos, é melhor usá-los dentro de edifícios residenciais.
      • Poliestireno expandido os cilindros ou segmentos são termicamente eficientes, resistentes à umidade e duráveis, mas atraentes para roedores e são materiais combustíveis que podem inflamar e manter a combustão. Além disso, possuem uma pequena faixa térmica de operação e não podem ser usados ​​para isolar tubulações de água quente, sistemas por onde circulam líquidos aquecidos.
      • Versátil e verdadeiramente confiável é a opção de espuma de poliuretano... Tem uma longa vida útil, não é combustível, tem um baixo coeficiente de isolamento e proporciona absorção sonora. As "conchas" de espuma de poliuretano não se tornam comida ou lar para roedores.

      Para as juntas, você deve comprar fita de construção (com isolamento térmico interno) ou fita de folha metálica com uma base adesiva (se o trabalho for realizado ao ar livre).

      Para o cálculo, é necessário levar em consideração a área do tubo, as condições de seu funcionamento e o material de fabricação, a espessura do isolamento. É mais conveniente fazer cálculos usando fórmulas especiais.

      Recomendações de uso

          Independentemente do tipo de cilindros, recomenda-se observar as seguintes regras para seu funcionamento e instalação, que irão estender o período de utilização livre de manutenção dos produtos.

          • O isolamento térmico e o vazamento de espuma de poliuretano em tubulações urbanas devem ser realizados somente em tempo seco. É inaceitável cobrir tubos molhados com um cilindro, pois isso afetará negativamente a condição do isolamento.
          • Tubos de metal requerem pré-pintura.É melhor usar primers ou composições de coloração em pó para isso.

          Quais recursos devem ser considerados ao isolar tubos em uma casa podem ser encontrados no vídeo a seguir.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário