Tipos de aquecedores de basalto e tecnologia de isolamento térmico com sua ajuda

Contente
  1. Características do material
  2. Variedades
  3. Propriedades e características
  4. Minuses
  5. Como escolher?
  6. Âmbito de aplicação
  7. Métodos de instalação

O isolamento de basalto é, à sua maneira, um material único usado na construção. A principal vantagem do material é a origem - rochas recicladas são utilizadas na produção.

O processo tecnológico de processamento de matérias-primas permite obter um dos isolamentos mais seguros - o basalto.

Características do material

O isolamento de basalto como um material natural é altamente valorizado pela economia de energia eficiente, que é alcançada devido a uma quantidade suficiente de ar em sua estrutura fibrosa. Assim, a base do isolamento é, obviamente, a almofada de ar criada, que protege contra a penetração do frio na divisão. Seu segundo nome é lã de rocha. As características salientes do material basáltico são geralmente consideradas em conjunto. Este tipo de isolamento passou no teste do tempo, consolidando-se há muito tempo entre os seus análogos no mercado da construção.

O isolamento de basalto tem várias características principais.

  • Não perde calor, pois é caracterizado por baixa condutividade térmica. O material de basalto não consiste em fibras estritamente orientadas. Eles estão localizados de forma extremamente caótica, o que afeta a estrutura e as características do material. Uma almofada natural de ar é criada. Devido ao grande número de dutos de ar ou camadas intermediárias entre as fibras de pedra, um isolante de calor natural é formado. O material na base tem um baixo coeficiente de condutividade térmica (na faixa de 0,032 - 0,048 watts por 1 m por Kelvin).
  • Em alguns aspectos, o isolamento de basalto pode ser comparado com um material combinado feito de cortiça, espuma de borracha, espuma de poliestireno convencional ou extrudida. Os aquecedores modernos também podem ser comparados levando-se em consideração diferentes parâmetros técnicos dos isoladores de calor. Assim, para comparação de indicadores semelhantes, você pode pegar 10 cm de isolamento de basalto com densidade de 100 kg por 1 m³ e uma parede de cerâmica de 117 cm de espessura.
  • Não absorve umidade. Outra propriedade do material é a hidrofobicidade. Quando a água atinge a camada isolante, a umidade não penetra em seu interior, mas permanece na superfície, preservando as propriedades de isolamento térmico do material. Se compararmos o isolamento com lã mineral, será perceptível como a última água gradualmente passa para dentro, sem deixar chance. Esse isolamento terá uma condutividade térmica muito maior. Se você precisa isolar um ambiente com alto nível de umidade, então você não deve usar, por exemplo, lã de vidro, é melhor dar preferência ao isolamento de basalto. Nesse caso, a água, por assim dizer, escoa em torno das fibras do material, pois durante a produção o isolamento fica impregnado de compostos especiais (óleos).
  • Não interfere na passagem do vapor. A permeabilidade ao vapor é uma excelente propriedade do material, devido à qual as fibras de basalto se tornam permeáveis ​​ao vapor independentemente da densidade. A umidade contida no ar passa silenciosamente pela camada isolante, não permitindo que a condensação permaneça. A permeabilidade ao vapor é um critério significativo na seleção do material para isolar uma sala com alta umidade.A camada de basalto não se molha, o que permite manter a temperatura desejada para uma estadia confortável na divisão. A permeabilidade ao vapor do isolamento de basalto é de aproximadamente 0,3 mg / (mh · Pa).
  • Não tem medo de fogo devido à sua alta resistência ao fogo. O material basáltico (lã basáltica) atende aos requisitos de segurança contra incêndio. O material fibroso é classificado como não combustível. Além disso, o material de basalto moderno de alta qualidade é capaz de resistir ao fogo. Para que o ponto de fusão chegue, a temperatura deve atingir mais de 1114 graus. Portanto, é frequentemente usado para isolar vários dispositivos que operam em temperaturas elevadas. O basalto pertence ao grupo NG de acordo com a classificação de materiais não combustíveis. Assim, a lã basalto é usada em edifícios de vários tipos e designs, tanto como aquecedor quanto como isolante.
  • Praticamente à prova de som. O isolamento de basalto tem uma propriedade importante como isolamento acústico. O material proporciona um bom nível de isolamento acústico, considerando sua origem natural. A lã basalto pode amortecer bem os sons (ondas verticais das paredes internas). Esta é uma ótima maneira de se isolar de sons estranhos e ruídos próximos. As ondas sonoras são absorvidas pelo material, reduzindo a reverberação.
  • Duradouro. O arranjo aleatório dentro das fibras na estrutura do isolamento de basalto e algumas das fibras na direção vertical fornecem ao material um nível de densidade suficiente. Graças a isso, o isolamento de basalto é capaz de suportar cargas significativas. Mesmo 10 por cento da superfície deformada tem uma resistência à compressão com propagação de 5–80 quilopascais. Indicadores mais específicos podem ser obtidos dependendo do conjunto de condições e levando em consideração o grau do material. Quanto mais fortes forem as propriedades da lã de basalto, melhores serão suas qualidades de isolamento térmico. Esse material vai durar muito tempo sem mudar de tamanho e forma durante todo o período de operação.
  • Inativa biológica e quimicamente. O isolamento de basalto é classificado como um material com atividade química passiva. Esta é uma das principais vantagens de um material de construção. Pode ser colocado junto a uma superfície metálica sem risco de ferrugem. O isolamento não reage a um ambiente biológico agressivo. Eles não apodrecem e moldam a lã de basalto, por isso é seguro dizer que este material tem uma série de características em termos de força e resistência a fatores externos. Mesmo fatores biológicos como a proliferação de camundongos e ratos não afetarão a qualidade do isolamento, uma vez que não o roerão. O material é usado com ousadia para isolar várias estruturas técnicas em condições difíceis.

Variedades

O material de basalto denso com uma estrutura fibrosa tem características de isolamento térmico insuperáveis. O isolamento moderno de basalto varia em tipo. Porém a principal diferença entre o material se resume ao tipo de fibra: fibras contínuas e fibras descontínuas. O diâmetro continua sendo o principal parâmetro da fibra básica.

É levado em consideração ao dividir os materiais em grupos como:

  • fibras microfinas - 0,6 mícrons;
  • fibras ultrafinas - 1,0 mícron;
  • fibras super finas - 1,3 mícrons;
  • fibras finas - 9-15 mícrons;
  • fibras espessadas - 15-25 mícrons;
  • fibras grossas - 50-500 mícrons.

Ao escolher um material isolante de basalto, deve-se atentar para a espessura e comprimento da fibra, pois muitos indicadores de qualidade do produto dependem disso.

O isolamento de fibra de basalto também é dividido em versões macias, semirrígidas e mais rígidas. À venda existe sempre uma laje de basalto, algodão, isolamento de laje ou massa, isolador de parede de rolo, isolador de calor em sacos ou tapetes.Diferenças específicas estão relacionadas à superfície - este é um produto em folha ou não que é fácil ou difícil de cortar com uma faca de construção. Em geral, o isolamento considerado é geralmente dividido em vários tipos.

Frustrar

O isolamento da telha metálica pode reduzir significativamente a perda de calor. Hoje em dia, cada vez mais as casas são cobertas com lã mineral laminada ou lã basáltica, o que é adequado para a maioria dos tipos de instalações. E também este isolamento permite que você economize abrigo adicional durante a estação de aquecimento. O material de construção reduz significativamente a perda de calor. É um excelente isolante térmico que consiste em uma dupla camada protetora que reflete o calor para o ambiente.

O material com uma superfície de folha, além das propriedades de isolamento térmico, se distingue pela capacidade de absorção de somportanto, fornece um nível adicional de isolamento acústico ecologicamente correto. A vida útil do isolamento é de até 40 anos ou mais. A lã mineral basáltica (folha) é aplicável tanto para decoração interna quanto externa. É utilizado para evitar a possibilidade de apodrecimento, formação de bolor, como barreira hídrica e de vapor. É aplicável em áreas residenciais e não residenciais. O material é adequado para o isolamento de pisos, paredes e tetos, bem como para cobertura de sistemas de ventilação, tanques diversos.

Lã mineral

O nome geral lã mineral muitas vezes implica o uso de lã mineral de alta qualidade - esta é a chamada lã de rocha, lã de vidro e lã de escória. O aumento da resistência está associado à estrutura de fibra densa do material. Para a produção de lã mineral basáltica, são utilizados dois tipos de rochas. Não contém impurezas sintéticas. A origem natural adiciona qualidades positivas ao isolamento. O material de construção acabado feito de lã mineral basáltica distingue-se pela sua baixa espessura e mínima fricção mútua das fibras (evita as vibrações sonoras).

O produto inorgânico é resistente a altas temperaturas. A lã de basalto é à prova de fogo e é usada para isolar o fogo. As placas não inflamáveis ​​não encolhem. Eles não mudam suas propriedades originais mesmo com o tempo. Lajes de lã de basalto podem ser usadas para evitar a condensação de umidade nas paredes de sustentação de um edifício.

Minvata não emite poeira ou vários compostos voláteis. O material de construção é considerado um dos mais eficientes e ecológicos.

Lã de pedra

O uso de lã de rocha de rochas basálticas também é comum hoje. O isolamento de fibra de basalto é um tipo especial de lã mineral. Como matéria-prima para a produção, utiliza-se rocha basáltica de gabro. Devido à origem natural, o material de construção é denominado pedra ou mineral. Embora estejamos falando sobre um produto. O basalto é uma rocha vulcânica que é processada nas mais altas temperaturas. Depois disso, na separação, o produto adquire sua fibra reconhecível.

Propriedades e características

O isolamento de fibra de basalto atua como um isolamento térmico básico. Ao escolher um material, você deve sempre olhar seus parâmetros técnicos e características características. A microfibra de pedra na verdade tem uma estrutura fossilizada, ela permanece estável e retém o calor por muito tempo devido a uma camada de ventilação natural. O material também protege a sala do vento e da umidade. Se for necessário isolamento adicional, ele é fornecido com aberturas de ventilação e revestimento à prova d'água na parte externa. Normalmente, uma camada de isolamento é suficiente, tendo alta densidade e tamanho médio. Mas muitas vezes o isolamento é realizado com isolamento em várias camadas com a presença de costuras sobrepostas de forma a aumentar as características técnicas.

Um filme especial é colocado no topo das esteiras de basalto, que adicionalmente protege o isolamento de basalto com 5 cm de espessura da condensação. Ao colocar o isolamento do lado de fora, lembre-se da sensibilidade do material a correntes de ar e ventos fortes. Nesse caso, a eficácia do material isolante de calor não excederá 40% dos indicadores originais. As principais propriedades do isolamento de alta qualidade, que não requer proteção adicional, devem ser chamadas de combinação - isto é isolamento térmico aceitável, um nível estável de difusão de vapor de água, resistência suficiente ao ataque de fungos e uma longa vida útil.

A espessura da camada de isolamento de 15 cm é suficiente para fornecer à sala um alto nível de isolamento (isolamento térmico, hídrico, acústico) com uma espessura de filme de 20 mm, 30 mm ou 100 mm.

Ao decorar paredes e colocar o isolamento de basalto, é importante considerar que os segmentos ou tapetes não aderem bem à superfície da parede. Nesse caso, o primer não salvará a situação. É melhor usar uma extensão de pino. O uso prático do isolamento de fibra de basalto é recomendado ao colocar o material em qualquer superfície. Durante o processo de instalação, o material normalmente é cortado em pedaços de 20 a 25 cm de largura. Assim, o material poderá manter sua resistência e desempenho.

Inicialmente, o material proveniente de matéria-prima natural possui as qualidades necessárias para cobrir as paredes internas e externas. Além disso, o material é utilizado para isolamento térmico de exaustores de chaminés ou chaminés, fogões de sauna, enquanto o seu número não importa. Nesses casos, não é preciso temer altas temperaturas. É importante considerar que, dependendo da marca, as esteiras de basalto, quando colocadas no solo, retiram água da superfície de contato. Este último deve ser tratado com uma composição hidrofóbica com contato constante com a umidade, portanto, lã de basalto não deve ser utilizada para isolar fundações, mesmo que o material seja caracterizado por alta condutividade térmica, mas pisos são bem possíveis e necessários. O isolamento de basalto resiste perfeitamente ao encolhimento, porque a estrutura do material é resistente, à prova de roedores. As placas de basalto são adquiridas em embalagens de várias peças.

Minuses

O material de isolamento térmico feito de fibras de basalto, como outros tipos de matérias-primas de construção, além de propriedades positivas, também pode causar preocupação. Muitos não sabem se a fibra de basalto traz algum dano. Vale a pena entender isso com mais detalhes. No processo de produção da fibra de basalto, as empresas demonstram a resistência do isolamento ao fogo. A experiência é realizada, por exemplo, sob a chama de um queimador de propano ou acetileno. No entanto, você não deve confiar inteiramente na resistência ao fogo do material. Com uma casa totalmente envolvida pelo fogo, não funcionará para se salvar, contando com um isolante. O material moderno de alta qualidade é realmente capaz de bloquear o caminho para a propagação do fogo, mas isso é uma questão de tempo.

Outro ponto importante na hora de escolher um isolamento natural é que o material ainda não é desprovido de qualidades nocivas.

Vale a pena considerá-los também.

  • O material de isolamento térmico pode gerar poeira ao ser movido, transportado, colocado ou cortado, embora não deixe marcas de poeira por si só. É tudo uma questão de contato com outras superfícies como uma produção. Em qualquer caso, ao trabalhar com materiais minerais, é importante observar as precauções de segurança: usar óculos e luvas especiais e trabalhar com respirador.
  • O material em si não queima, mas em caso de forte incêndio ou incêndio, o material emite gases (vapores e resinas podem ser uma consequência da base adesiva).
  • Os fabricantes de isolamento de basalto usam materiais auxiliares para aumentar as propriedades de isolamento - eles usam resinas de fenol-formaldeído, cuja nocividade é óbvia para todos.

Existem também consequências mais imprevisíveis do uso de compostos adicionais na produção de fibra de pedra - este é o fundo de radiação da rocha.

É claro que se trata de locais de extração de matéria-prima, portanto não é descabido perguntar onde exatamente foi minerada a rocha, se nela poderia haver compostos de metais pesados ​​e isótopos. No processo de processamento, as substâncias nocivas praticamente não são destruídas. Ao escolher as esteiras de basalto, é sempre necessário monitorar a qualidade da mercadoria.

Como escolher?

Qualquer comprador de materiais de construção está interessado em que o isolamento de basalto tenha as propriedades necessárias no volume máximo, por isso é selecionado por uma série de razões. O isolamento, é claro, deve atender aos requisitos técnicos modernos. A lã mineral é adequada como material principal para isolamento térmico, mas hoje é melhor comprar placas de basalto.

Ao inspecionar produtos, preste muita atenção à densidade do material (D).

  • Material leve - D até 35 kg / m³ - adequado para estruturas leves. Por exemplo, para estruturas de telhado inclinado ou ao organizar sótão e salas de mansarda.
  • As placas - D 35–50 kg / m³ - são adequadas para a construção de estruturas em ligas leves e para isolamento acústico na decoração de fachadas de edifícios baixos.
  • Material - D 50–75 kg / m³ - projetado para acabamento de pisos e tetos, divisórias internas espessas. Além disso, uma camada de isolante térmico é necessária para equipar uma estrutura de parede de três camadas em prédios baixos (é a camada do meio).
  • D 75–100 kg / m³ - utilizado como isolante térmico no acabamento de paredes externas ou na organização de fachadas ventiladas. A alta densidade das fibras possibilita a utilização do material para a instalação de isolantes térmicos de duas camadas em paredes externas.
  • As placas - D 125–150 kg / m³ - são necessárias para a construção de divisórias à prova de som. A parede pode ser isolada termicamente com gesso.
  • As lajes de basalto - D 175 kg / m³ - são utilizadas como uma camada de material isolante térmico independente na disposição de divisórias, paredes, fachadas com base em superfícies de concreto armado.
  • As placas - D 175–200 kg / m³ - são adequadas para isolar o piso sob a mesa.

Âmbito de aplicação

Propriedades como isolamento térmico e acústico são inerentes a vários isolamentos de fibra de basalto com estrutura de fibra rígida. O isolamento térmico com um design moderno utilizando a tecnologia de isolamento de telhas é aplicável na decoração de paredes, sótãos, estruturas de cobertura, fachadas de edifícios, tubagens. Lã mineral (ou lã de basalto), placas e rolos de basalto serão necessários ao instalar camadas de isolamento térmico para processar vários elementos de edifícios (madeira, tijolo, concreto aerado, concreto), para decorar objetos de configuração complexa (usando equipamento especial, quando colocação de dutos). Ao colocar lã basalto em salas úmidas, muitos construtores recorrem a materiais adicionais à prova de vento, à prova d'água e de barreira de vapor.

O basalto é aplicável para edifícios residenciais e não residenciais, muitos parâmetros dependem do fabricante e da marca do produto, por exemplo, "Basalit" apresenta um dos melhores resultados de vendas no mercado de construção para materiais isolantes modernos.

Métodos de instalação

Para evitar a perda de calor em casa, é importante não só escolher o material, mas também a correta instalação. A lã de rocha (como de costume, os construtores chamam de isolamento de basalto) é adequada para cobrir a fachada, as paredes ou o telhado. As camadas são empilhadas em estágios e sequencialmente. As habilidades profissionais não desempenham um papel especial aqui. O principal é realizar a instalação das lajes, conseguindo a junção exata dos segmentos entre si. Mesmo um pouco de experiência em construção e uma abordagem criativa para os negócios permitirão que você conclua toda a gama de trabalhos de instalação para colocar o isolamento de basalto com exatidão e dentro do prazo.

É necessário adquirir antecipadamente rolos ou chapas, bem como estocar as seguintes ferramentas:

  • isolamento (material de basalto, por exemplo, na forma de lajes);
  • glassine;
  • ripas de madeira;
  • faca de construção;
  • moagem flutuador;
  • espuma de poliuretano;
  • pregos e martelo.

Inicialmente, é necessário fechar as fendas, fissuras e fendas encontradas na superfície a ser tratada. Para isso, a espuma de construção é mais frequentemente usada. Embora, a aspereza seja geralmente selada com feltro ou estopa como uma opção barata. Além disso, é feita a impermeabilização, uma camada de barreira de vapor é colocada de modo que a condensação não permaneça no isolamento. A ventilação natural é fornecida para maior durabilidade e características de qualidade do produto. Se o telhado for isolado de dentro da sala, um filme especial é usado como barreira de vapor.

O forro de material de barreira de vapor fornece ventilação natural do espaço e retém o vapor de água. A barreira de vapor é glassine, foil ou film. Um grampeador de construção é usado para fixadores. Por exemplo, se a impermeabilização de uma casa for realizada sob o telhado, obtém-se a barreira necessária que não permite a entrada de humidade na divisão. A instalação da camada de isolamento térmico é geralmente realizada nas vigas com um grampeador.

Sob uma densa camada de lajes de basalto, uma caixa é instalada, que é feita de finas ripas de madeira. Para a fixação do isolante, além de um grampeador especial, são utilizados parafusos, mástique e cola de construção.

Vale a pena considerar, a partir do exemplo de uma cobertura, como é realizada a instalação do isolamento de basalto na forma de lajes.

  • Primeiro, uma cornija de metal é construída na casa, ela é fixada na parede de suporte com cavilhas. Devido aos beirais, você pode reduzir a carga do isolamento e ao mesmo tempo proteger o material de influências externas.
  • Na cornija preparada, as placas de isolamento são fixadas com cola de cimento polimérico para uma fixação confiável à base da parede. O adesivo é distribuído de maneira precisa e uniforme por toda a superfície da placa de basalto. Em seguida, o material é pressionado firmemente contra a base da parede (na estrutura). É melhor instalar o material de basalto (placas) de baixo para cima, movendo-se da direita para a esquerda. Isso garante uma cobertura uniforme. E é muito mais conveniente trabalhar dessa maneira. Primeiro, as placas inteiras são montadas e, em seguida, as áreas restantes são cobertas com pedaços cortados das placas.
  • Após a obra principal, a superfície da parede é nivelada com uma talocha. Esta etapa da obra é necessária para a futura instalação de uma fachada ventilada.

        O processo de instalação do isolamento de basalto não difere em complexidade e consumo de energia. No entanto, para obter o resultado, é necessário seguir todos os conselhos sobre a escolha do material em termos de densidade e dimensão, sobre a escolha das ferramentas e a natureza do trabalho. A técnica de desempenho aqui é bastante simples, mesmo para um iniciante. Ao mesmo tempo, não se esqueça que a avaliação máxima da qualidade do isolamento da casa só é possível no inverno.

        Os prós e contras da lã basalto estão no próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário