Pré-amplificadores: por que são necessários e como escolher?
A reprodução de som de alta qualidade requer equipamento técnico especial. A seleção de um pré-amplificador requer atenção especial neste assunto. Com o material deste artigo, você aprenderá o que é, para que serve e como escolher a melhor opção corretamente.
O que é isso?
Um pré-amplificador nada mais é do que um pré-amplificador ou um amplificador eletrônico, converter um sinal elétrico fraco em um mais forte. É um dispositivo usado como um seletor de entrada e roteador entre a fonte e o amplificador de potência. É necessário diminuir ou aumentar o nível de volume do som.... Seu controle e ajuste estão localizados no painel frontal. Na parte traseira estão os conectores necessários para conectar um amplificador (microfone), um toca-discos e outros dispositivos.
O pré-amplificador elimina a adição de ruído, é um dispositivo de desacoplamento que protege a fonte de áudio da impedância de entrada instável após o processamento.
Para que é necessário?
O pré-amplificador é responsável por preparar o sinal proveniente de um microfone ou outra fonte para a amplificação necessária. É capaz de aumentar um sinal baixo e também eliminá-lo. Isso melhora a qualidade do som de entrada.... Além disso, o pré-amplificador pode ser usado para ajustar o sinal ou misturar vários sons em 1. Este dispositivo é usado para ajustar o som ao nível de potência inicialmente definido. Ele está localizado o mais próximo possível da fonte do sinal (por exemplo, um microfone, um sintonizador de recepção de rádio, um toca-discos). Esse recurso garante que o som recebido seja convertido e transmitido inalterado para o amplificador de potência.
Independentemente do nível de complexidade do projeto e da impedância de saída, a tarefa de qualquer pré-amplificador é transmitir um sinal de alta qualidade... Existem muitos circuitos de pré-amplificador.
Os próprios dispositivos são fáceis de projetar e oferecem alto desempenho. Eles têm um estabilizador interno e, portanto, não precisam de estabilização externa.
Comparação com estágio fono
Um estágio fono é necessário para corrigir a resposta de frequência. Este é um amplificador corretor com uma resposta de frequência especial. O sinal do cartucho magnético é menor em comparação com as fontes lineares. Um estágio fono embutido permite a conexão direta de um toca-discos. Com sua ajuda, é possível retornar o sinal ao seu valor original.
Inicialmente, os corretores foram embutidos nos amplificadores, marcando a entrada com a inscrição PHONO. A maioria dos dispositivos deste tipo está desatualizada, por isso é quase impossível encontrá-los. As placas podem ser adquiridas separadamente, integradas a dispositivos com um amplificador. A diferença entre um equalizador e um pré-amplificador é que ele retorna o som ao seu nível original e o amplificador o altera. Essa é a principal diferença entre os dispositivos.
No entanto, um estágio fono nem sempre é necessário ao trabalhar com som. Por exemplo, se o pré-amplificador tiver entradas Phono MM ou MC dedicadas (ou uma delas), não há necessidade de usar um estágio fono externo. No entanto, se o dispositivo estiver equipado apenas com entradas de linha, você não poderá ficar sem um estágio fono.... Ele fornecerá a voltagem de som necessária.
O pré-amplificador é bom porque torna possível alternar diferentes fontes... Ele também é responsável pela suavidade do controle de volume, ajustando o equilíbrio do estéreo, agudos e graves, e em alguns modelos também é responsável pelo "volume". Algumas unidades possuem pré-amplificadores fono integrados com entradas MM ou MC (ou ambos). Os pré-amplificadores fono integrados são atributos dos pré-amplificadores.
Visão geral da espécie
Hoje, você pode encontrar pré-amplificadores de três tipos à venda: instrumentais, de microfone e universais. Cada tipo de produto possui características próprias. Qualquer pré-amplificador tem pelo menos 1 entrada e saída de linha. O pré-amplificador estéreo é capaz de alterar o timbre do som. Graças ao uso de equipamentos de reprodução, é possível obter linearidade com praticamente nenhuma distorção de som. Outras modificações permitem obter um novo som de instrumentos musicais famosos. Além disso, cada modelo individual do dispositivo tem seu próprio caráter de som. Em vista disso, o dispositivo tem que ser escolhido levando em consideração o som adequado para uma pessoa em particular... No entanto, as características dos modelos são diferentes.
Por exemplo, alguns produtos são comprados para microfones, outros são necessários para guitarras. No sortimento dos principais fabricantes, você encontra modificações em lâmpadas, com bloco de timbre, em transistores de efeito de campo, amplificadores estéreo, dispositivos diferenciais com características de alto desempenho.
O tubo e outras modificações têm dados diferentes. Para adquirir o tipo de dispositivo necessário, você precisa entender suas diferenças.
Instrumental
O amplificador de instrumentação se distingue pela presença de uma série de características úteis. Tem a capacidade de ajustar o ganho por meio de 1 resistor. Isso permite que o ganho seja variado conforme necessário. Esses sistemas podem ser cruzados com dispositivos digitais, o que abre mais possibilidades.
A simbiose da tecnologia analógico-digital são dispositivos com coeficiente de controle ajustável. No mercado você encontra sistemas integrados, combinados com um microcontrolador. Os pré-amplificadores de instrumento podem alterar automaticamente o ganho e as faixas para melhorar a resolução de medição... Esses dispositivos têm alta impedância de entrada e alta rejeição de modo comum.
Microfone
Esses dispositivos amplificam o sinal do microfone para o nível de linha. As opções de microfones individuais melhoram muito a qualidade do som. A maioria destes dispositivos está equipada com um microcircuito INA 217. Graças a ele, é garantido o nível mínimo de distorção do som e um caminho de baixo ruído na entrada. Esses dispositivos são bons para microfones de baixa impedância com um nível de sinal fraco característico.
Esses dispositivos são relevantes para microfones de estúdio e dinâmicos. Esses dispositivos podem ter 1, 2 ou 3 transistores. Além disso, são híbridos e tubulares. Os produtos do primeiro tipo são projetados para melhorar a qualidade do som, incluindo a remoção de ruídos estranhos. Análogos de lâmpadas são bons porque faça o som aveludado e quente... No entanto, o preço dessas modificações é alto.
Universal
Os versáteis modelos de pré-amplificador têm suas próprias características. Se os analógicos do instrumento permitirem a conexão direta de instrumentos e os microfones forem necessários ao trabalhar com microfones, os dispositivos universais combinam as duas opções. Ao trabalhar com eles, você pode alterar o modo de operação de instrumental para microfone e vice-versa.
Caso contrário, possui as mesmas características dos dois tipos de dispositivos.
Fabricantes populares
Várias empresas líderes mundiais estão envolvidas na produção de pré-amplificadores. Entre elas estão diversas marcas, cujos produtos atendem a uma demanda especial dos consumidores e são muito apreciados pelos profissionais. Esses fabricantes oferecem aos compradores uma gama de produtos de alta qualidade, incluindo modelos de transistores Hi-Fi ou de última geração.
- Audient Ltd É uma marca do Reino Unido para dispositivos de microfone discreto de alta qualidade.
- Manley Laboratories, Inc É um fabricante americano de pré-amplificadores valvulados de qualidade com som suave.
- Universal Audio, Inc - 1 dos principais fabricantes de modelos de gravação profissional.
- Forusrite Audio Engineering Ltd - Fabricante britânico de pré-amplificadores profissionais de 8 canais para tecnologia antiga e moderna.
- Prism Media Products Ltd - fabricante de vários tipos de dispositivos, incluindo modelos do tipo semicondutor, que se dedica à produção de produtos de ponta.
Como escolher?
Ao comprar um pré-amplificador de alta qualidade para um captador de fonógrafo ou outro dispositivo, você precisa prestar atenção a uma série de fatores. Os principais entre eles são critérios como tensão de entrada e saída. A tensão de saída não deve ser inferior ao amplificador de entrada. A potência de entrada depende do próprio dispositivo para o qual o pré-amplificador está selecionado. (por exemplo, um microfone, player ou telefone).
É importante prestar atenção à distorção harmônica, bem como à linearidade na faixa de áudio... Ao escolher entre as opções de tubo e semicondutor, você precisa levar em consideração suas próprias nuances. Por exemplo, as versões valvuladas oferecem um bom som, mas em termos de relação sinal-ruído e distorção não linear, são inferiores aos transistores. Eles são caprichosos na vida cotidiana, mais perigosos de operar e mais caros do que outros modelos.
Ao comprar, é necessário verificar o funcionamento do aparelho. É importante avaliar o som em volumes baixos, padrão e altos. Além disso, você precisa entender a diferença entre as opções de um, dois e três canais. Modificações multicanais são necessárias para expandir os estúdios. Além disso, é necessário levar em consideração o tipo de dispositivo conectado, a adequação à área de trabalho, a quantidade de canais e a necessidade de opções adicionais. Além de ajustar o ganho de som, alguns modelos são equipados com outras funções úteis para gravação. Um deles é um filtro passa-baixa que corta frequências de até 150 Hertz. Graças a ele, é possível se livrar do ruído de baixa frequência.
Outras opções úteis incluem incorporar um transformador ao caminho do som. Outros amplificadores de dois canais são equipados com uma opção de suporte estéreo. É responsável por ajustar uniformemente o nível de ganho entre os canais. Isso torna mais fácil trabalhar com som ao usar dois microfones. Outros pré-amplificadores têm uma matriz MS embutida para gravação Mid-Side.
Como conectar?
A conexão do pré-amplificador ao amplificador de potência é realizada diretamente no próprio dispositivo. Em que é inadmissível instalar um conector de contato em curto-circuito nos terminais PRE OUT. Essa é a causa do dano. Para não danificar o pré-amplificador e obter o som da mais alta qualidade do sistema, é melhor seguir as instruções de um modelo específico ao fazer a conexão. É importante conectar corretamente suas fontes de sinal às entradas e saídas do painel traseiro de seu pré-amplificador específico. Via de regra, para comodidade do usuário, são indicados em cores diferentes. O plugue deve se encaixar o mais firmemente possível nos soquetes dos dispositivos.
Se os cabos XLR estiverem balanceados, a conexão é feita por meio das entradas de CD. Nesse caso, você precisa selecionar o tipo de conexão simétrica para o CD usando o menu de configurações.... Depois disso, você deve conectar os cabos do amplificador de potência aos conectores de saída do pré-amplificador.
Para garantir a fase correta dos canais durante a conexão, é necessário observar a polaridade correta dos cabos (por exemplo, vermelho à direita, preto à esquerda).
Para obter informações sobre a função do pré-amplificador, consulte o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.