Características dos amplificadores Onkyo
Mesmo os alto-falantes mais potentes são inúteis sem um bom amplificador capaz de fornecer reprodução de som correta, ampla resposta de frequência e altos níveis de sinal. A tecnologia japonesa premium oferece uma qualidade de som quase perfeita, mas ainda não é muito familiar para a maioria dos audiófilos russos. Portanto, vale a pena considerar os recursos e a variedade dos amplificadores Onkyo.
Sobre a marca
Onkyo foi fundada em Osaka, Japão, em 1946... Desde a sua criação, a empresa desenvolve e produz diversos equipamentos de áudio. Até o nome da empresa foi escolhido de forma a realçar o âmbito da sua actividade, pois "On" é traduzido do japonês como "som" e "Kyo" - como "harmonia". Já em 1950, a empresa lançou seu primeiro produto Hi-Fi, o toca-discos OP-670 de 4 velocidades. Em 1955, foi lançada a produção de amplificadores estéreo. E em 1970, o primeiro representante da linha Integra apareceu - o amplificador A725. Em 2015, uma bem-sucedida e conhecida empresa japonesa no mercado mundial adquiriu uma divisão da renomada empresa Pioneer, que se dedicava à produção de receptores AV e reprodutores Blue-Ray.
Em 2019, a empresa empregava cerca de 2.000 pessoas e tinha um faturamento anual de mais de US $ 55 bilhões. Agora todos os produtos da empresa são fornecidos sob duas marcas - Onkyo (modelos básicos e mais baratos são produzidos sob ela) e Integra (esta linha inclui versões atualizadas de amplificadores básicos, adaptado para uso como incorporado e com funcionalidade mais ampla).
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens dos amplificadores japoneses incluem:
- a mais alta qualidade de construção;
- design elegante e controle minimalista conveniente;
- a utilização dos mais modernos componentes eletrônicos;
- combinar as características dos elementos semicondutores localizados em canais diferentes;
- estabilização de tensão devido à instalação de transformadores toroidais;
- corpo durável de produtos;
- a mais alta qualidade de som, independentemente do modelo escolhido - não há "opções boas e caras" e "opções ruins e baratas" no sortimento da empresa, todos os produtos fabricados pela empresa fornecem som nítido e as diferenças entre os modelos são principalmente reduzidas ao poder e funções adicionais;
- arquitetura push-pull paralela em um circuito de 3 estágios, e apenas elementos discretos são usados no estágio de saída;
- Os receptores AV suportam as tecnologias Dolby e Audissey DSX mais recentes.
Esta técnica tem várias desvantagens, sendo as mais notáveis:
- Preço Alto - quase todos os amplificadores pertencem ao segmento premium e são mais caros não apenas do que as contrapartes chinesas e europeias, mas também produtos de outras empresas japonesas (por exemplo, Sony);
- dificuldades com manutenção e reparo - o escritório de representação oficial da empresa está aberto apenas em Mokva, em outras cidades a AT Trade está envolvida em reparos autorizados, cujos escritórios de representação estão longe de todas as regiões da Federação Russa;
- falta de firmware não oficial com funcionalidade estendida e uma pequena seleção de recursos oficiais;
- implementado em receptores Audissey DSX não suporta a geração de canais surround adicionais, portanto, para uma imersão total, você terá que pesquisar gravações com 7.1 canais.
Modelos populares
O sortimento da empresa é muito amplo, enquanto no mercado russo estão bastante disponíveis todos os modelos atuais e as opções descontinuadas pela empresa. Portanto, consideraremos uma visão geral dos mais populares deles.
- PA-MC5501 - Amplificador de 9 canais para sistemas de home theater Hi-Fi com 220 W / ch e distorção THD + N de apenas 0,05%. A implementação da tecnologia WRAT fornece uma ampla faixa de frequência (de 5 Hz a 100 kHz). Graças à sua enorme potência e amplificação de alta qualidade, é certificado THX Ultra2 Plus. Os conectores são banhados a ouro para garantir um contato de alta qualidade e nenhum ruído.
Não suporta ajuste de equilíbrio, tom e som, portanto, requer conexão a um receptor AV.
- PR-RZ5100 Preto - Pré-amplificador de home theater de 13 canais (formato 11.2). Certificado THX Ultra2 Plus, compatível com DTS: X, DTS Neural: X e Dolby Atmos. Tem a função de calibração automática de alto-falantes AccuEQ usando um microfone de configuração. Equipado com 8 entradas HDMI, 4 entradas de vídeo, 5 entradas de áudio digital e 7 entradas de áudio analógico, entrada Phono MM, entrada USB completa, bem como entrada WiFi, Bluetooth e Ethernet, o que permite que seja integrado em um sistema de áudio e vídeo doméstico de qualquer complexidade. A tecnologia VLSC garante alta clareza de som. Decodifica muitos formatos de vídeo, incluindo 4K / 60 Hz, HDR10 / Dolby Vision e 3D.
- A-9150 Silver - um amplificador estéreo integrado com uma potência de saída de 60 W / canal com um fator de distorção de 0,08%. Resposta de frequência - 10 Hz a 100 kHz. Fornece controle de amplitude de ± 10 dB para graves e agudos. Equipado com 4 entradas RCA, 2 entradas coaxiais, 2 entradas áudio-ópticas e um conector MM / MC separado. A tecnologia SpectraModule fornece taxas de variação superiores a 500 V / μs para manter a linearidade mesmo na faixa de alta frequência. Combinado com filtros DIDRC, isso resulta em excelente qualidade de som de alta frequência.
O DAC integrado de 768 kHz / 32 bits oferece amplificação de alta qualidade de fontes digitais.
- A-9000R Preto - amplificador estéreo integrado com potência de 140 W / canal com distorção de 0,006%. Equipado com 5 entradas RCA analógicas, 2 entradas digitais coaxiais, 1 entrada de áudio ótico, entrada AES / EBU digital balanceada, entrada MM / MC e porta USB, permitindo que você conecte a quase qualquer equipamento de áudio sem usar um mixer. Um DAC de 192 kHz / 24 bits separado é usado para cada canal. A caixa reforçada com elementos antivibração elimina qualquer ruído e distorção.
Conexão e operação
Ao conectar quaisquer fontes de sinal, você deve estudar cuidadosamente o nível de potência máxima para cada uma das entradas, indicado nas instruções. O mesmo se aplica às características dos alto-falantes conectados à saída. A tecnologia Onkyo é capaz de fornecer níveis muito altos de potência que, se combinados incorretamente, podem danificar os alto-falantes.
É melhor conectar o amplificador à TV usando cabos HDMI.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral do amplificador integrado Onkyo A-9150.
O comentário foi enviado com sucesso.