Amplificadores de som: visão geral dos tipos e segredos de escolha
A maioria dos sistemas projetados para reproduzir som tem um acessório especial chamado amplificador de áudio. Com sua ajuda, o som é transmitido bem alto, sem interferências eletromagnéticas estranhas e várias distorções. Os amplificadores diferem uns dos outros em seu design e também têm diferentes áreas de aplicação e sincronização com outros equipamentos de áudio.
O amplificador de potência de som pode ser integrado ao sistema de qualquer dispositivo ou ser um dispositivo independente separado com seu próprio painel de controle.
O que é isso?
Um amplificador de som pode ser encontrado em qualquer equipamento de alto-falante de qualidade. Pode ser um gravador de rádio para ouvir música em um carro, um aparelho de som, um home theater ou um reprodutor de som comum, um telefone ou um laptop - em uma palavra, o amplificador é aplicável onde quer que o equipamento tenha alto-falantes. Um amplificador é um dispositivo que opera na rede elétrica e converte o sinal elétrico, tornando-o mais forte do que os parâmetros originais, aumentando a potência da corrente elétrica.
Dispositivos para amplificação de som são subdivididos de acordo com sua área de uso. As principais áreas de aplicação de amplificadores são profissionais e de consumo... Além disso, os amplificadores podem ser classificados com base em seu design - existem opções de terminação única ou push-pull. Por exemplo, um amplificador de terminação única opera no modo de amplificação linear, quando, durante um período completo, uma corrente elétrica passa pelo transistor.
A tarefa de um amplificador doméstico é dar potência adicional ao som, para levar o sinal sonoro a tais indicadores de alcance que o ouvido de uma pessoa comum possa ouvir, ou seja, até 15-23 kHz. Esse aumento na transmissão do som é justificado pelo fato de que, com a idade, a sensibilidade auditiva de uma pessoa diminui e as pessoas em idade madura percebem sons em uma frequência não superior a 16-18 kHz.
Amplificadores de áudio industriais também são importantes e amplamente usados. Eles são usados para notificações informativas em edifícios e estruturas, oficinas de produção, em áreas abertas, bem como em grandes centros comerciais ou de entretenimento.
O objetivo de usar tais dispositivos é maximizar e transmitir informações a todos os ouvintes que estão em grandes áreas.
Qualquer amplificador de potência de áudio tem certas características.
- Potência de saída de áudio - pode ser nominal, que é medido em relação ao fator de distorção de som estabelecido de ordem não linear, ou máximo, isto é, medido em relação a um coeficiente determinado arbitrariamente.
- Eficiência - determina o parâmetro de amplificação do som em relação à sua potência sonora original.
- Alcance de frequência - indica com quais flutuações de frequência o dispositivo de amplificação pode funcionar. Normalmente está entre 20 e 22 kHz.
- Distorção harmônica - é um coeficiente que determina a parte da distorção que está presente quando o som amplificado é transmitido a uma frequência de referência de 1 kHz. A distorção pode normalmente estar entre 0,001% e 0,1%.
- Relação de som para ruído - mostra o nível de como o próprio ruído do amplificador de som está relacionado ao som amplificado por ele transmitido.
- Fator de despejo - reflete a capacidade do amplificador de suprimir interferência indesejada que surge no campo de tensão elétrica, o que pode afetar significativamente a qualidade da transmissão do som.
Além dessas características, um amplificador de áudio pode ser avaliado pelo grau de distorção de intermodulação, pela presença de diafonia e também pela determinação da velocidade de saída do som.
Para que servem?
Freqüentemente, as pessoas comuns se perguntam por que um amplificador de som é necessário, se você pode apenas adicionar o volume. No entanto, o amplificador não só adiciona volume, mas também dá potência ao som transmitido. Vários dispositivos usados para transmitir som nem sempre podem transmiti-lo com um alto nível de qualidade. Mas se você conectar esses dispositivos a equipamentos de amplificação, o som de saída mudará significativamente suas características:
- o sinal de áudio na saída torna-se de melhor qualidade, é protegido dos efeitos de distorção e várias interferências;
- existe uma oportunidade transmitir som várias vezes mais alto e mais poderoso do que seu estado original.
Ao usar um amplificador, você não precisa usar uma opção de aumento de volume e pode estender a vida útil dos alto-falantes de um ou outro dispositivo.
Dispositivo e princípio de operação
Considere como funciona um amplificador convencional, que funciona para amplificar o som em alto-falantes de áudio.
- Um detalhe importante é o sistema de entrada ao qual a fonte de som está conectada. A tensão de entrada geralmente é diferente entre a fonte e o amplificador.
- Transformador - converte a potência da corrente elétrica que entra no amplificador em um valor de alto desempenho.
- Estágio de saída - consiste em transistores que realizam a tarefa de converter a corrente elétrica de alta tensão proveniente da fonte de alimentação. Do estágio de saída, o sinal convertido é enviado para o dispositivo de saída de áudio.
- Ajustando as configurações - esta unidade só pode ser encontrada em amplificadores independentes. Com o ajuste, você pode selecionar o nível de qualidade do sinal de áudio transmitido.
A seguir está um diagrama da operação de um amplificador de potência de som para um dispositivo típico convencional.
- Corrente elétrica da rede elétrica ou do sistema de energia do veículofornecido pela bateria, entrando no transformador, é convertido em parâmetros DC.
- Sinal de áudio convertido e amplificado sem alterar o comprimento de onda do áudio, vai para o dispositivo de saída, de onde o som vem com uma qualidade superior e uma forma mais potente. Normalmente, essa transmissão é feita por alto-falantes de áudio.
Um dispositivo amplificador usado para equipamentos domésticos, por exemplo, um computador ou gravador, também recebe um sinal de uma fonte de som conectada através do sistema de entrada, converte-o com um aumento na potência da amplitude das ondas oscilatórias e transmite o som para o dispositivo de saída.
O que eles são?
O equipamento de áudio moderno é equipado com um amplificador de som - seja um dispositivo que transmite um sinal de processador digital ou um dispositivo sem fio que funciona com Bluetooth, você pode encontrar um amplificador mono e um modelo estéreo neles. Um dispositivo amplificador de som pode parecer um miniamplificador usado em dispositivos de pequenas dimensões e, por exemplo, um smartphone tem um microamplificador embutido. Seria errado dizer que um amplificador grande é melhor do que um pequeno.
Independentemente do tipo ou tipo de amplificador usado, ele executará sua função com base em suas capacidades de design.
Por nomeação
As opções de amplificadores de potência de som são categorizadas de acordo com sua aplicação.
- Amplificadores de áudio para carro - Projetados para aumentar a potência dos alto-falantes e do subwoofer. Eles são subdivididos em dispositivos com 1 a 6 canais. A versão de canal único funciona com dispositivos de alta potência.A versão de dois canais funciona com um sistema de áudio que possui canais separados que geram som estéreo. Dispositivos de três canais podem ser conectados a um subwoofer e dois alto-falantes. O amplificador mais comum com quatro canais, onde você pode conectar 4 alto-falantes de uma vez ou 3 alto-falantes e um subwoofer. Amplificadores com 5 e 6 canais também oferecem a flexibilidade de conectar vários dispositivos de áudio, economizando espaço significativamente, mas são mais caros.
- Amplificadores de áudio domésticos - amplificadores individuais de uso doméstico são raros, uma vez que qualquer equipamento de mídia já os possui em uma versão embutida. Por este motivo, o uso de um amplificador adicional no dia a dia não é necessário para aumentar a potência do som, mas para eliminar possíveis interferências durante sua transmissão. Esta opção é realizada por um bloco especial que controla o timbre, potencializando ou, inversamente, reduzindo as frequências altas e baixas do som.
- Amplificador de concerto É um tipo de equipamento profissional concebido para se sincronizar com instrumentos musicais ligados à rede eléctrica. O dispositivo de tal amplificador também inclui alto-falantes, um bloco de vários efeitos especiais e um bloco de controle de tom.
- Amplificador de estúdio - também pertence ao tipo de equipamento profissional, cuja tarefa é amplificar ligeiramente o som e maximizar a sua qualidade. Um amplificador de estúdio tem muitas diferenças em comparação com um amplificador de consumidor. Eles consistem em uma faixa de sensibilidade mais alta, atingindo até 100.000 Hz, os canais são regulados separadamente e, em vez de uma unidade de controle de tom, o amplificador de estúdio tem um console de mixagem. O equipamento de estúdio é muito mais potente e projetado para cargas pesadas em termos de duração de uso, tem proteção contra sobretensões elétricas, tem conectores mais confiáveis e de alta qualidade, e assim por diante.
Dispositivos que amplificam o som, além de sua finalidade, também são subdivididos de acordo com o nível de potência.
Por classe de potência
O nível de potência é entendido como o indicador total do sinal de saída, que é levado em consideração para um ciclo de funcionamento do dispositivo, dependendo do circuito do dispositivo.
Convencionalmente, as classes de potência do amplificador de som são divididas em vários grupos.
A mais alta qualidade - classes A, B, AB, C. Esses dispositivos são capazes de fornecer o som analógico mais puro e sem ruído. O design do dispositivo é um método de transistor ou tubo para converter som. Esse equipamento é utilizado em âmbito doméstico e profissional.
A conversão de som da mais alta qualidade é realizada apenas com a ajuda de um amplificador valvulado de classe A. Esses dispositivos são caros e seus preços podem chegar a vários milhões de rublos. Os amplificadores valvulados têm a capacidade de replicar com precisão a aparência do som de entrada e emiti-lo sem qualquer distorção, mas com uma quantidade significativa de amplificação.
A desvantagem desse equipamento de alta qualidade não é apenas o custo, mas também a grande quantidade de eletricidade consumida.
Dispositivos para dispositivos pequenos - classes D, E, F e T. Esses amplificadores usam circuitos digitais e modulação de ativação e desativação de pulso.
Mais comum amplificadores classe D, que, ao contrário dos tipos analógicos, o sinal de entrada é recebido não na forma de uma sinusóide, mas como um pulso retangular. A amplitude dos pulsos é constante e sua duração depende do sinal de entrada. O dispositivo opera em uma frequência de 10 a 100.000 Hz. Os pulsos de som resultantes são amplificados por transistores e o som de saída é filtrado em passa-baixas.
Amplificador automotivo - Classe H. Esta técnica é usada em ambientes com um nível limitado de voltagem elétrica. O design do dispositivo inclui um amplificador de classe AB.A eficiência desse amplificador é de 83-85% e é considerado de baixa potência, mas a taxa de distorção do som é de apenas 0,1%.
Ao escolher um amplificador de som, eles são guiados não apenas por seu escopo, mas também por sua classe de potência operacional.
Modelos modernos
Para escolher um modelo de amplificador, você deve levar em consideração não só os parâmetros vintage de sua aparência e propriedades, mas também se guiar pelas avaliações de profissionais da área de acústica. Os amplificadores podem ser bastante grandes e também existem modelos compactos. Os dispositivos embutidos têm uma aparência muito reduzida, mas também existe uma versão portátil usada em um carro.
Vamos dar uma olhada em alguns modelos modernos como exemplo.
- Denon PMA-520AE - Modelo confiável de dois canais com saída de 70 W por canal. O amplificador integrado a transistor opera em frequências de 5 a 100 kHz. O fator de distorção é de 0,02%. O custo é de 18.000-20.000 rublos.
- Pioneer A-30 - amplificador transistorizado de dois canais integrado, classe AC. Potência por canal 70 W. Opera na faixa de frequência de 5 a 100 kHz. O custo é de 25.000 a 28.000 rublos.
- Marantz PM5005 - amplificador transistorizado de dois canais integrado com potência de 40 W para cada canal. Opera na faixa de frequência de 10 a 20 kHz. O fator de distorção é de 0,01%. O custo é de 25.000-30.000 rublos.
- Onkyo A-9150 - amplificador de transistor integrado, dois canais, classe AC. A potência de cada canal é de 60 watts. Opera na faixa de frequência de 10 a 100 kHz. O fator de distorção é de 0,08%. O custo é de 45.000-60.000 rublos.
- Yamaha A-S801 - amplificador de transistor integrado, dois canais. A potência por canal é de 100 watts. Opera na faixa de frequência de 20 a 200 kHz. Os capacitores têm uma potência de 12 μF. O custo é de 55.000 a 60.500 rublos.
Os modelos listados não são novos em produção, mas já ganharam popularidade entre os usuários durante o uso.
Como escolher?
Para escolher o modelo certo para acústica de som ativa, seja um amplificador de carro em miniatura ou um dispositivo de grande porte para equipamento de concerto de chão, existem certos parâmetros aos quais você deve prestar atenção.
- Antes de comprar um amplificador, primeiro você precisa escolher um equipamento acústico. e só então, focando em seus parâmetros, selecione um dispositivo de amplificação de som. Ambos os dispositivos devem ser sincronizados entre si na potência e na frequência da faixa operacional.
- Ao escolher um dispositivo de amplificação de som, você precisa levar em consideração a área da sala ou espaço aberto em que ele tem que trabalhar.
- Para equipamento de amplificação de som durável os especialistas recomendam escolhê-lo com uma reserva de energia em relação ao que você precisa. Isso é feito para não usar o amplificador ao limite de suas capacidades.
- O equipamento de alta qualidade possui um nível de distorção de som não superior a 3%. Quanto mais baixo for este indicador, melhor será o amplificador.
- A relação sinal-ruído do dispositivo de amplificação deve ser a mais alta possível - dá uma ideia da clareza do som na opção de volume máximo.
- Os amplificadores funcionam em diferentes faixas de frequência, mas o melhor é aquele que pode operar em frequências de 16 a 100 kHz. Nesta faixa, o ouvido humano percebe melhor a qualidade do som.
Cada fabricante indica as características exatas e detalhadas nas instruções de seus produtos, basta averiguá-las e compará-las entre vários modelos do mesmo segmento de preço.
Você pode descobrir como o amplificador de som funciona abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.