Revisão dos amplificadores de som soviéticos

Contente
  1. História
  2. Peculiaridades
  3. Avaliação do modelo
  4. Amplificadores de variedade superior

Na União Soviética, vários equipamentos de rádio eletrônicos domésticos e profissionais foram produzidos; era um dos maiores fabricantes do mundo. Havia rádios, gravadores, rádios e muito mais à venda. Este artigo se concentrará em um dispositivo muito importante - Amplificador de áudio.

História

Aconteceu que não havia amplificadores de alta qualidade na URSS até o final dos anos 60. Há muitas razões para isso, incluindo: o atraso na base do elemento, o foco da indústria em tarefas militares e espaciais, a falta de demanda entre os amantes da música. Naquela época, os amplificadores de áudio eram em sua maioria integrados a outros equipamentos e acreditava-se que isso era o suficiente.

Amplificadores separados de tipo de produção doméstica "Eletrônica-B1-01" e outros não podiam se orgulhar de alta qualidade de som. Mas, no início da década de 70, a situação começou a mudar. A demanda começou a aparecer, então surgiram grupos de entusiastas que estavam engajados no desenvolvimento de equipamentos apropriados. Então, a liderança dos ministérios e departamentos começou a perceber que o atraso em relação aos modelos ocidentais é bastante impressionante e precisa ser mantido. Devido à confluência desses fatores em 1975, um amplificador chamado "Brig" nasceu. Ele se tornou, provavelmente, uma das primeiras amostras em série do equipamento soviético da mais alta classe.

Lembre-se de que, naquela época, os eletrônicos de consumo eram divididos em classes. O primeiro número no nome do dispositivo significava sua classe. E bastou olhar a rotulagem do dispositivo para entender a que segmento ele pertence.

O equipamento da classe mais alta, a que pertencia o "Brig", no nome, os primeiros eram zeros, "premium" orgulhosamente usava um no nome, "meio" - um dois e assim por diante, até o grau 4.

Falando em "Brig", não se pode deixar de lembrar seus criadores. Eles eram engenheiros Anatoly Likhnitsky e seu colega mecânico B. Strakhov. Eles literalmente se ofereceram para criar este milagre da tecnologia. Esses dois entusiastas, devido à falta de equipamentos de alta qualidade, decidiram criá-lo eles próprios. Eles colocaram para si sérios desafios e conseguiram projetar o amplificador perfeito. Mas, muito provavelmente, ele teria permanecido em duas cópias, se não fosse pelo conhecimento de Likhnitsky com autoridades influentes de Leningrado sobre assuntos de "amantes da música". Naquela época, a tarefa era criar um amplificador de alta classe, e eles decidiram atrair uma pessoa talentosa para esse trabalho.

Visto que Likhnitsky trabalhava em uma esfera desinteressante para si mesmo, ele aceitou essa oferta com grande entusiasmo. Os prazos eram apertados, o amplificador precisava ser rapidamente colocado em produção em massa. E o engenheiro ofereceu sua amostra de trabalho. Após pequenas melhorias, alguns meses depois, o primeiro protótipo apareceu, e em 1975 - um amplificador serial completo.

Sua aparência nas prateleiras das lojas pode ser comparada ao efeito de uma explosão de bomba e, em uma palavra, foi um triunfo. "Brig" não podia ser comprado à venda, mas só era possível "pegá-lo" com uma sobretaxa substancial.

Então, um ataque vitorioso aos mercados dos países ocidentais começou. "Brig" foi vendido com sucesso para países europeus e Austrália. O amplificador foi produzido até 1989 e custou muito dinheiro - 650 rublos.

Devido ao seu desempenho superior, o dispositivo estabeleceu o padrão para as próximas gerações de amplificadores soviéticos e foi o melhor por muito tempo.

Peculiaridades

Para fazer o equipamento parecer mais potente, é necessário um amplificador de áudio. Em alguns exemplos, ele pode ser incorporado dentro do dispositivo, enquanto outros precisarão ser conectados separadamente. Um dispositivo eletrônico especial, cuja tarefa é amplificar as vibrações sonoras na faixa da audição humana. Com base nisso, o dispositivo deve operar na faixa de 20 Hz a 20 kHz, mas os amplificadores podem ter características melhores.

Por tipo, os amplificadores duram para uso doméstico e profissional. Os primeiros são destinados ao uso doméstico para reprodução de áudio de alta qualidade. Por sua vez, os equipamentos do segmento profissional subdividem-se em estúdio, concerto e instrumental.

Por tipo, os dispositivos são divididos nos seguintes tipos:

  • terminal (projetado para amplificar a potência do sinal);
  • preliminar (sua tarefa é preparar um sinal fraco para amplificação);
  • completo (os dois tipos são combinados nesses dispositivos).

Na hora de escolher vale a pena preste atenção ao número de canais, potência e faixa de frequência.

E não se esqueça do recurso dos amplificadores soviéticos como conectores de cinco pinos para conectar dispositivos. Para conectar dispositivos modernos a eles, você terá que comprar ou fazer você mesmo um adaptador especial.

Avaliação do modelo

Nesta fase do desenvolvimento da eletrônica, muitos amantes da música podem dizer que os amplificadores de som soviéticos não são dignos de atenção. As contrapartes estrangeiras são de melhor qualidade e mais poderosas do que seus irmãos soviéticos.

Vamos colocar desta forma: esta afirmação não é totalmente verdadeira. Existem, é claro, modelos fracos, mas entre a classe alta (Hi-Fi) existem alguns exemplos decentes. A um custo baixo, eles produzem um som muito decente.

Com base nas avaliações dos usuários, decidimos compilar uma classificação de amplificadores domésticos pelos quais vale a pena mostrar interesse.

  • Em primeiro lugar está o lendário "Brig". Suporta reprodução de áudio de alta qualidade, mas apenas se grandes sistemas de áudio estiverem disponíveis. Esta é uma unidade bastante poderosa, capaz de fornecer 100 watts por canal em um pico. Aparência clássica. O painel frontal é da cor de aço e contém os controles. Vários dispositivos podem ser conectados ao amplificador e podem ser facilmente alternados entre si enquanto ouve música. Este amplificador é perfeito para ouvir jazz, música clássica ou música ao vivo. Mas se você é um amante de heavy rock ou metal, essa música não soa tão bem quanto você gostaria.

A única desvantagem do aparelho é seu peso, é de 25 kg. Bem, é cada vez mais difícil encontrá-lo na versão original de fábrica.

  • O segundo lugar é ocupado pelo "Corvette 100U-068S". Ele quase não é inferior ao primeiro lugar. Produz um som potente de 100 watts, o painel frontal está equipado com luzes indicadoras e botões de controle convenientes. Mas há uma desvantagem - é o caso. É feito de plástico, o que, com um peso bastante grande do dispositivo, tem um efeito negativo no funcionamento.

Com o tempo, o painel da fachada simplesmente adquire uma aparência assustadora. Mas o enchimento do amplificador e os parâmetros excelentes podem superar essa desvantagem.

  • O terceiro passo honroso é "Estônia UP-010 + UM-010"... Este é um conjunto de dois dispositivos - um pré-amplificador e um amplificador de potência. O design é austero e legal. Mesmo agora, anos depois, não se destacará na gama de nenhum equipamento e não causará rejeição estética. O painel frontal do pré-amplificador possui muitos botões e knobs diferentes que permitem ajustar o som como desejar e de forma conveniente. Não há muitos deles no amplificador final, apenas quatro, mas são suficientes.

Este dispositivo é capaz de fornecer som com uma potência de 50 watts por canal. O som é muito agradável, e até o rock soa bem.

  • Fixado em quarto lugar "Surf 50-UM-204S". Ele foi o primeiro amplificador valvulado doméstico e não é fácil conhecê-lo agora. O design do case se assemelha a blocos de computador modernos, ele próprio é feito de bom metal.O painel frontal contém apenas o botão liga / desliga e os controles de volume, um por canal.

Este dispositivo produz um som muito claro e agradável. Recomendado para amantes de música ao vivo.

  • Completa o topo "Engenharia de rádio U-101". Este amplificador pode ser chamado de uma opção econômica, mas mesmo agora, em termos de qualidade de som, está à frente de muitos sistemas de áudio básicos do Reino do Meio. Este dispositivo não tem muita potência, apenas 30 watts por canal.

Para audiófilos, é claro, não é adequado, mas para amantes de música iniciantes com um orçamento pequeno, é o ideal.

Amplificadores de variedade superior

Um grupo separado são os amplificadores de palco profissionais. Também havia muitos deles, e eles tinham seus próprios detalhes. Esses dispositivos eram muito mais poderosos do que os dispositivos domésticos. E como os músicos tinham que viajar muito, os amplificadores foram equipados, entre outras coisas, com maletas especiais para transporte.

  • "Trembita-002-Stereo"... Este é provavelmente o primeiro e mais bem-sucedido exemplo de amplificador profissional para apresentações de palco. Ele também tinha um console de mixagem. Não havia análogos até meados dos anos 80.

Mas este dispositivo também tinha uma desvantagem significativa - baixo consumo de energia - e falhava sob cargas pesadas.

  • "ARTA-001-120". Um amplificador de concerto com uma boa potência sonora de 270 W na época, ele tinha muitas entradas para conectar dispositivos adicionais. Pode ser usado como um console de mixagem.
  • "Estrada - 101"... Já era todo um complexo de concertos, constituído por vários blocos.

Esta, é claro, é uma avaliação subjetiva, e muitos podem discordar dela, lembrando amplificadores de modelos como "Electronics 50U-017S", "Odyssey U-010", "Amfiton - 002", "Tom", "Harmonica", "Venets", etc. Esta opinião também tem direito à vida.

De tudo isso, podemos concluir: para um amante iniciante de som de alta qualidade, seria melhor comprar um amplificador soviético do que usar falsificações incompreensíveis da Ásia.

Para uma visão geral dos amplificadores de som soviéticos, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário