Amplificadores de fone de ouvido: o que são e por que são necessários?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Por que os amplificadores são necessários?
  3. Visão geral da espécie
  4. Divisão por classe
  5. Avaliação das melhores modelos
  6. Regras de seleção

É fácil adivinhar que um amplificador de fone de ouvido é necessário para aumentar a intensidade do sinal, para que os fones de ouvido forneçam o volume de som desejado. Consequentemente, muitos usuários têm uma pergunta natural - por que precisamos desses amplificadores separados para PCs, laptops, bem como players e smartphones, se eles já têm volume? Responderemos a essas e outras perguntas em nossa revisão.

Peculiaridades

Na maioria das vezes, os amplificadores de áudio para fones de ouvido são compactos e podem ser divididos em 2 tipos principais. Alguns são usados ​​para os chamados "tampões de ouvido", estes são os modelos mais compactos em que a tensão de saída é de 0,5-2V. Outros são adequados para acessórios de tamanho normal, esses produtos são grandes e têm uma tensão de saída de 1 volt ou mais.

Se os fones de ouvido em smartphones geralmente buscam algum meio-termo entre a vida útil da bateria do gadget e suas dimensões, então em amplificadores externos o foco é manter a reprodução de som de alta qualidade.

Ao criar um smartphone, os fabricantes se concentram no consumo mínimo de energia das peças funcionais, pois isso permitirá um uso mais longo de uma bateria em miniatura, como resultado, em vez de microcircuitos completos de alta qualidade e elementos discretos em amplificadores de fone de ouvido embutidos , um microcircuito extremamente econômico é normalmente selecionado. Deve-se notar que essas economias muitas vezes vão para o lado, e o usuário, em vez de som de alta qualidade, ouve algumas gravações de áudio não naturais e até irritantes.

Tudo isso causa fadiga no processo de escuta.

A única saída neste caso é instalar um amplificador móvel externo... Ele é conectado ao conector de fone de ouvido ou saída de linha. Assim, os próprios fones de ouvido já estão conectados ao dispositivo portátil. Os amplificadores para "plugues" geralmente são miniaturas e, para os de tamanho normal, são usados ​​outros um pouco maiores. Além da qualidade de sinal aprimorada, os amplificadores de som também podem estender a vida útil da bateria dos smartphones, uma vez que consomem pouca corrente de um dispositivo externo.e, para amplificar o sinal, consomem a energia de sua própria bateria.

Amplificadores estacionários são amplamente usados. Eles são alimentados por uma tomada, portanto, é impossível usá-los na estrada ou na falta de eletricidade. Os amplificadores portáteis são mais práticos, eles têm uma fonte de alimentação de bateria separada ou bateria recarregável.

São indispensáveis ​​em viagens e viagens, bem como em outros locais onde não haja acesso a tomadas.

Por que os amplificadores são necessários?

Na prática, o dispositivo que conhecemos como amplificador de som para fones de ouvido resolve duas tarefas principais:

  • fornece um nível de volume de som suficiente;
  • transmite sinal de áudio sem ruído e distorção.

Ao mesmo tempo, a segunda função é tão importante quanto a primeira, porque a qualidade do som ainda é o elo mais fraco, apesar do bom volume de muitos telefones celulares modernos. Vamos imaginar alguns carros que aceleram até 120 km / h. Mas, ao mesmo tempo, um se move com extrema confiança, enquanto o outro treme, está constantemente se movendo de um lado para o outro devido à suspensão deficiente ou às rodas danificadas.

O mesmo se aplica ao amplificador: o volume é apenas um parâmetro de um dispositivo acústico. Ela é sem dúvida importante. Mas apenas como a primeira condição, o segundo fator de reprodução de som confortável é a qualidade do sinal de áudio; na grande maioria dos casos, o preço de todo o dispositivo como um todo depende muito disso.

Os fones de ouvido são uma ferramenta de trabalho para muitas pessoas. Este dispositivo permite-lhe desfrutar de faixas musicais, revelar o seu som de uma nova forma e, ao mesmo tempo, não se preocupar que o volume excessivo atrapalhe as famílias ou vizinhos. No entanto, para revelar toda a gama da melodia não funcionará sem um amplificador de fone de ouvido. Além do mais, Um amplificador de fone de ouvido é necessário para transmitir graves e médios, na sua ausência eles praticamente não são detectados.

Assim, o uso de amplificadores permite que você obtenha um som surround de alta qualidade a partir de um som plano e silencioso... Mesmo o dispositivo mais primitivo permitirá que você revele toda a amplitude da faixa de som com graves completos. As altas frequências também se tornam mais inteligíveis: a nitidez do som desaparece nelas, enquanto o ouvinte pode distinguir claramente a separação do instrumento.

Visão geral da espécie

Primeiro você precisa distinguir entre um dispositivo de alta fidelidade e um amplificador portátil típico. Na maioria dos casos amplificadores de fone de ouvido são bastante modestos em tamanho, graças ao qual podem ser usados ​​com um telefone móvel fora do ambiente doméstico.

Esse dispositivo é alimentado por uma bateria removível. Os dispositivos Hi-Fi estacionários são caracterizados pelo fato de que todo o consumo de energia neles depende apenas da quantidade de corrente elétrica consumida na tomada, enquanto o consumo de energia dos produtos portáteis depende muito da quantidade de carga e tensão.

De acordo com as leis dos físicos, a quantidade de corrente consumida é diretamente proporcional à sua tensão e inversamente proporcional à tensão que é fornecida à fonte... Consequentemente, quanto mais alto o parâmetro de impedância do fone de ouvido, menor será o consumo de corrente na saída. Dependendo de quais elementos estão envolvidos na estrutura do mecanismo, todos os amplificadores podem ser condicionalmente divididos em três categorias: tubo, bem como transistor e híbrido.

Deve-se observar que esta gradação se aplica exclusivamente a dispositivos fixos que podem ser usados ​​com fones de ouvido para PC.

Luminária

Esses mecanismos contribuem para aumentar a suavidade. Eles providenciam Amplificação muito mais suave da reprodução do som em comparação com outros tipos de equipamento, o som na saída é quente e confortável e as lâmpadas brilhando no escuro ajudam a criar uma espécie de ambiente de conforto. No entanto, esta unidade exige cada vez mais as condições de sua operação.

Só pode ser utilizado em área bem ventilada e ventilada, sempre inacessível a animais de estimação e crianças pequenas, pois as lâmpadas esquentam bastante durante o funcionamento e podem causar queimaduras se manuseadas sem cuidado.

Transistor

Modelos alimentados por transistores de germânio convertem as ondas em um som nítido e preciso. Eles não têm nenhum estilo específico, portanto, podem ser usados ​​para se conectar a uma ampla variedade de tipos de materiais de áudio. Os dispositivos são compactos em tamanho, além disso, consomem muito menos energia do que todos os outros tipos de amplificadores. O dispositivo transistor funciona melhor com fones de ouvido de baixa impedância.

Híbrido

Esses dispositivos usam os dois elementos em seu circuito: uma lâmpada e um transistor. Modelo similar ideal para fones de ouvido de baixa impedância, onde a lâmpada fornece um som suave e o transistor é responsável pelo detalhe e intensidade do sinal... As versões híbridas geralmente são escolhidas estritamente para cada tipo específico de fone de ouvido, uma vez que a qualidade e o volume do som resultante dependem muito disso.

Divisão por classe

Com base nas características do modo de operação e na dependência da corrente de saída do dispositivo dos parâmetros da força eletromotriz do sinal de entrada, todos os dispositivos são divididos em várias classes.

Classe A"

Nesse caso, a amplificação do som é realizada na seção linear da característica corrente-tensão, onde não há distorções. Os dispositivos deste grupo distinguem-se pela melhor linearidade de amplificação, distinguem-se pela completa ausência de qualquer distorção do sinal recebido., mas sua eficiência é extremamente baixa - está na faixa de 15 a 20%.

Tais dispositivos são considerados antieconômicos, pois consomem muita energia e quase sempre são desperdiçados. Outra desvantagem dos dispositivos desta classe é que eles ficam muito quentes durante a operação.

Apesar disso, atualmente esse tipo de equipamento é considerado um dos mais demandados.

Classe "B"

É aqui que o amplificador de onda sonora ocorre exclusivamente durante o meio-ciclo do som. Ou seja, pode-se notar que o amplificador opera com um pequeno corte, assim, seu próprio amplificador do grupo A opera para todas as meias-ondas. na saída, o valor da corrente diminui e a eficiência aumenta várias vezes, chegando a 60-70%.

Classe "AB"

Este é um elo intermediário entre A e B, tais amplificadores podem reduzir a distorção do sinal de áudio. O parâmetro de eficiência desses dispositivos também é intermediário e corresponde a 40-50%.

Avaliação das melhores modelos

Beyerdynamic A 2

No topo dos amplificadores populares. De acordo com alguns usuários, foi eleito o melhor de 2019. O modelo não é de forma alguma novo, mas ainda não perdeu sua relevância. Este é um amplificador estacionário que pode lidar com cargas completas com facilidade. Com uma resistência de 600 ohms, ele fornece 100 mW por canal, o que é confortável para a audição humana. Há um par de conectores RCA para entrada, bem como 2 conectores de áudio com um conector de 6,3 mm e uma saída de linha.

O som deste amplificador é volumoso, preciso, cortante, tem boa dinâmica, clareza e naturalidade. E o fabricante ainda recebeu um prêmio pelo design estiloso do equipamento.

Fostex HP-A3

Amplificador de transistor para fones de ouvido modernos, que considerado ótimo em termos de preço / qualidade... A alimentação é fornecida via USB, o equipamento é compacto e leve, o que torna o modelo cômodo para uso em campo. Leve este amplificador portátil com você para trabalhar, viajar ou viajar sem problemas. Porém, se desejar, também pode ser utilizado estacionário, para isso basta conectar o equipamento a um computador e curtir o som de suas faixas favoritas.

O hardware não requer a instalação de nenhum driver.

Um DAC confiável é instalado internamente, arquivos de áudio PCM de até 96 kHz / 24 bits são suportados. Não há DSD nativo. O som é bastante agradável, detalhado, linear, cria uma cena de áudio não muito ampla, mas ao mesmo tempo claramente traçada. Claro, em comparação com o primeiro modelo, o design é bastante simples e um tanto desatualizado, mas não causa nenhuma associação negativa.

Fiio Olympus 2-E10K

Um amplificador de som relativamente orçamentário e muito compacto, pode-se dizer que Esta é uma opção de bolso que quase não ocupa espaço... Porém, com tais dimensões, esse dispositivo é capaz de emitir som não apenas para os próprios fones de ouvido, mas também pelo conector coaxial, bem como pela saída traseira, ignorando o amplificador. Conexão e alimentação exclusivamente via USB.

O fabricante criou um tal amplificador como uma alternativa à placa de áudio padrão de laptops e computadores pessoais, para este fim ele cobre 100%. O som é bastante de alta qualidade e detalhado, sem graves pronunciados, como costuma ser o caso de modelos baratos... A caligrafia geral pode ser considerada bastante neutra.

Regras de seleção

Muitos amantes da música estão agora interessados ​​na questão de como escolher o dispositivo certo para amplificar o som dos fones de ouvido. A indústria moderna oferece uma grande variedade de amplificadores - São Hi-Fi e Hi-End, modelos sem fio em bluetooth e conexão via cabo para dispositivos de baixa e alta impedância, miniamplificadores balanceados e produtos de estúdio, também há opções para deficientes auditivos e dispositivos com entrada op-amp ótica .

É para eles que forneceremos uma série de fatores principais aos quais você deve prestar atenção ao escolher o modelo ideal.

  • Percepção pessoal. Certifique-se de testar o dispositivo na loja, ele deve criar uma sensação de imersão completa e confortável na acústica para o ouvinte. Pode ser um som uniforme e preciso ou, ao contrário, suave - em qualquer caso, deve ser adequado para você, para que ao ouvir sua música favorita você experimente apenas uma sensação de satisfação total.
  • Escolhendo o tipo de amplificador certo... Dependendo de suas preferências individuais, você pode escolher um dos três tipos de amplificador, cada um deles foi discutido acima. Para a reprodução de som da mais alta qualidade, você deve selecionar os dispositivos levando em consideração as características dos fones de ouvido e seus parâmetros técnicos.
  • Número de conectores... Se você pretende ouvir materiais de áudio com amigos, é melhor prestar atenção especial a este critério. Alguns dispositivos podem funcionar com dois ou até três pares de fones de ouvido ao mesmo tempo.

Claro, esses modelos são muito mais caros, no entanto, a sensação de "arrepios" conjunta vai pagar totalmente esses investimentos adicionais.

  • DAC... Um conversor USB de digital para analógico, como um elemento no circuito do amplificador, permite que até as melodias mais antigas sejam sentidas em um novo formato. Este critério é especialmente relevante se a maior parte dos arquivos de áudio forem reproduzidos em um computador pessoal.
  • Métodos de conexão... Alguns modelos de amplificadores permitem que você selecione as opções de conexão para o seu dispositivo. Se você possui um CD player ou um sistema estéreo tradicional, é melhor escolher um amplificador do tipo que suporte cada uma das opções de conexão possíveis. Se o equipamento estéreo tiver uma conexão do tipo RCA, você deve comprar um amplificador com a mesma opção de chaveamento.

Para obter informações sobre quais amplificadores de fone de ouvido são populares entre os compradores, consulte o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário