Como fazer um amplificador de fone de ouvido com as próprias mãos?
Às vezes, o volume dos fones de ouvido não é suficiente. É importante notar que os próprios fones de ouvido não são os culpados por isso, mas os dispositivos com os quais são usados. Eles nem sempre têm potência suficiente para fornecer um som nítido e alto. Esse incômodo pode ser facilmente resolvido com a montagem de um amplificador de fone de ouvido dedicado. Hoje, existem muitos esquemas propostos pelos quais você pode fazer um bom dispositivo para melhorar o som.
Regras gerais de fabricação
Ao fazer dispositivos, há muitos pontos importantes a serem considerados.
Em primeiro lugar, o amplificador não deve ser muito volumoso e ocupar muito espaço. Isso é fácil de conseguir se você fizer o dispositivo em uma placa de circuito impresso pronta.
As opções de circuito apenas com fios são inconvenientes para uso constante e acabam sendo excessivamente grandes. Esses amplificadores são necessários se for necessário testar um nó específico.
Fazer você mesmo um amplificador de som compacto pode economizar muito. No entanto, será útil levar em consideração suas deficiências óbvias. Freqüentemente, esses amplificadores de som não diferem muito alto, e partes individuais também podem ficar muito quentes neles. A última desvantagem é fácil de corrigir usando uma placa de radiador no circuito.
É importante atentar para a placa de circuito impresso destinada à colocação dos componentes. Sua condição deve ser muito boa. Para uma estrutura de reforço, é aconselhável escolher uma caixa de plástico ou metal. Deve ser altamente confiável. Deve-se notar que o caso não tem que ser feito por você mesmo, seria melhor até confiar a um profissional.
Na montagem, todos os elementos devem ser colocados exatamente em seus lugares de acordo com o esquema preparado com antecedência.
Ao soldar fios e acessórios é importante que os dois elementos não sejam soldados juntos. O radiador deve ser instalado de forma que não entre em contato com elementos individuais ou com o corpo. Quando preso, esse elemento só pode tocar o microcircuito.
É desejável que o número de componentes no dispositivo amplificador seja mínimo. É por isso que é melhor usar microcircuitos, não transistores. A impedância deve ser tal que o amplificador possa suportar até modelos de fone de ouvido de alta impedância. Nesse caso, a distorção e o ruído devem ser os mais baixos possíveis.
É melhor optar por circuitos de reforço de som simples. No entanto, você não deve usar elementos difíceis de encontrar.
Os amplificadores, montados em tubos, têm uma aparência muito elegante. É importante notar que eles se adaptam tanto a gravadores antigos quanto a aparelhos modernos. A principal desvantagem de tais esquemas é dificuldade na seleção dos componentes.
Os amplificadores de transistor são simples e não multicomponentes.... Por exemplo, transistores de germânio podem ser usados para qualquer dispositivo de áudio. No entanto, tais amplificadores são substanciais. Ao fazer isso, é importante observar a configuração correta para que a qualidade do som seja alta. O último pode ser evitado usando cabos blindados ou dispositivos que suprimem ruídos e interferências durante a montagem.
Ferramentas e materiais
Antes de montar seu amplificador de som para fone de ouvido, você precisa se preparar todas as ferramentas e materiais necessários:
lasca;
quadro;
fonte de alimentação (tensão de saída 12 V);
plugue;
fios;
interruptor na forma de um botão ou interruptor de alternância;
radiador para refrigeração;
capacitores;
cortadores laterais;
parafusos;
pasta térmica;
ferro de solda;
colofónia;
solda;
solvente;
chave de fenda em cruz.
Como fazer um amplificador?
Para fones de ouvido, fazer um amplificador de som com suas próprias mãos não é difícil, especialmente se você tiver um circuito pronto. Vale ressaltar que Existem várias opções de amplificadores, entre as quais existem opções simples e opções de alta qualidade.
Simples
Para criar um amplificador simples, você precisa de um PCB com orifícios cromados. A montagem do amplificador deve ser iniciada instalando os resistores na placa. Em seguida, você precisa inserir os capacitores. Neste caso, os primeiros são cerâmicos, e só então eletrolíticos polares. Nesta fase é importante observar cuidadosamente a classificação, bem como a polaridade.
A indicação do amplificador pode ser organizada usando um LED vermelho. Quando alguns dos componentes são montados na placa, é necessário dobrar seus cabos na parte traseira. Isso evitará que eles caiam durante o processo de soldagem.
Depois disso, você pode fixar a placa em um acessório especial que facilita a soldagem. O fluxo deve ser aplicado aos contatos e, em seguida, os terminais devem ser soldados. O excesso de partículas de chumbo deve ser removido com cortadores laterais. Nesse caso, é importante não danificar a pista da prancha.
Agora você pode instalar um resistor variável, soquetes para microcircuitos, soquetes de entrada e saída, bem como conexões de energia. Todos os novos componentes também devem ser fundidos e brasados. Qualquer fluxo remanescente na placa deve ser removido com uma escova e solvente.
Se a criação de um amplificador for feita em um microcircuito, ele deve ser inserido em uma tomada especialmente projetada para isso. Quando todos os elementos estiverem localizados na placa, você pode montar a caixa. Para fazer isso, aparafuse os racks roscados na parte inferior usando uma chave de fenda. Em seguida, uma placa com orifícios para os conectores necessários para as conexões é instalada neles. Na última etapa, colocamos a tampa superior.
Para que um amplificador caseiro funcione corretamente, você precisa conectar a fonte de alimentação através do plugue à tomada.
Você pode ajustar o volume de tal dispositivo para amplificar o som girando o botão do resistor variável.
O circuito mais simples para um dispositivo de reforço de som envolve um chip IC e um par de capacitores. Deve ser esclarecido que um capacitor nele é um capacitor de desacoplamento, e o segundo é um filtro de fonte de alimentação. Esse dispositivo não requer configuração - ele pode funcionar imediatamente após ser ligado. Este esquema prevê a possibilidade de alimentação a partir da bateria do carro.
Em transistores, você também pode montar o amplificador de som da mais alta qualidade. Nesse caso, você pode usar transistores de campo ou bipolares. Os primeiros permitem que você crie um dispositivo cujas características serão próximas aos amplificadores valvulados.
Alta qualidade
Montar um amplificador de som Classe A é mais complexo. No entanto, isso permite que você crie uma opção de melhor qualidade, adequada até mesmo para dispositivos de alta impedância. Este amplificador pode ser criado com base no microcircuito OPA2134R. Você também deve usar resistores variáveis, capacitores não polares e eletrolíticos. Além disso, você precisará de conectores através dos quais fones de ouvido e fontes de alimentação serão conectados.
O design do dispositivo pode ser colocado em uma caixa pronta sob outro dispositivo. No entanto, você terá que fazer seu próprio painel frontal. O amplificador precisará de uma placa de dupla face. Nele, a fiação foi feita com uma tecnologia chamada de engomagem a laser.
Este método consiste no fato de que um layout do futuro circuito é criado em um computador usando um programa especial.
Em seguida, em uma impressora a laser, a imagem resultante é impressa em uma folha de papel com superfície brilhante.Em seguida, ele é aplicado sobre uma folha aquecida e um ferro quente é passado sobre o papel. Isso permite que o design seja transferido para a folha. Em seguida, você precisa colocar a placa de circuito impresso resultante em um recipiente com um líquido quente e remover o papel.
A folha retém a imagem espelhada do PCB que foi criado no computador. Para a decapagem da placa, uma solução de cloreto férrico é usada, após o qual deve ser enxaguada. A seguir, são aplicados os furos necessários e o lado em que os elementos serão soldados é estanhado.
Depois disso, todos os componentes podem ser instalados na placa. Neste caso, é necessário iniciar com os circuitos de alimentação. É aconselhável instalar transistores nas saídas de um radiador... Para isso, são utilizadas gaxetas de mica, além de pasta condutora de calor.
Um amplificador de som de quatro canais para dois pares de fones de ouvido pode ser feito com base em dois microcircuitos TDA2822M, resistores de 10 kΩ, 10 μF, 100 μF, 470 μF, capacitores de 0,1 μF. Você também precisará de soquetes e um conector de alimentação.
Para transferir, você precisa imprimir o cartão e transferi-lo para o textolite. Em seguida, a placa é preparada e montada conforme descrito acima. No entanto, ao montar um dispositivo de 4 pares, você deve ter um cuidado especial com a soldagem dos conectores MicrofonIn e MicrofonOut. O caso de tal dispositivo é criado independentemente de materiais de sucata.
Os amplificadores de som feitos por eles mesmos operam com uma fonte de alimentação com uma voltagem de 12 V ou mais. Começando com uma fonte de alimentação de 1,5 V, o MAX4410 pode ser usado para construir um amplificador de som portátil. Esse dispositivo pode operar com as baterias mais comuns.
Medidas de segurança
Ao fazer seus próprios amplificadores de som, você não deve apenas ter cuidado, mas também seguir as regras de segurança. Para os humanos, tensões de mais de 36 V são perigosas.
É importante ter cuidado e ter cuidado ao instalar e configurar as fontes de alimentação, primeiro ligando o dispositivo recebido.
Se o conhecimento não é suficiente, vale a pena recorrer a com a assistência de um especialista qualificado. Deve estar presente durante a montagem e inicialização do amplificador. Um cuidado especial será necessário ao trabalhar com capacitores eletrolíticos. Não vale a pena testar a fonte de alimentação sem cargas.
Ao montar o amplificador, você deve usar um ferro de solda para conectar os contatos e fios... Esta ferramenta é perigosa, pois as altas temperaturas podem causar danos aos seres humanos. Se você aderir às precauções de segurança, tudo isso pode ser evitado.
Em primeiro lugar, é importante monitorar a picada para que ela não toque nos fios elétricos quando estiver quente. Caso contrário, pode ocorrer um curto-circuito.
Também importante antes de iniciar o trabalho, verifique a facilidade de manutenção da ferramenta, especialmente seus garfos... No processo de trabalho, o ferro de soldar deve ser colocado sobre um suporte de metal ou madeira.
Ao soldar, você deve ventilar constantemente o ambiente para que substâncias nocivas não se acumulem nele. Existem várias toxinas nos vapores da colofónia e da solda. Segure o ferro de soldar apenas pelo cabo isolado.
Para obter informações sobre como fazer um amplificador de fone de ouvido estéreo, consulte o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.