Amplificadores de som para acústica doméstica
O amplificador é parte integrante do equipamento de reprodução de som doméstico. Eles são usados para amplificar dispositivos de baixa potência para reproduzir e atingir as características de um sinal de áudio. Existem também aparelhos de reprodução de som com amplificadores de potência integrados, mas muitas vezes suas características técnicas e funcionalidade não atendem a todos os requisitos.
Portanto, a maioria dos conhecedores de som de alta qualidade costumam recorrer à compra de um amplificador externo que melhor atenda às suas necessidades. Nesta publicação, tentaremos descobrir qual dispositivo escolher.
Requisitos
A tarefa do dispositivo de amplificação principal é gerar um sinal da potência necessária e transmiti-lo ao circuito de carga, que pode conter uma variedade de acessórios, desempenhando a função de reprodução de som:
- sistemas acústicos,
- fones de ouvido,
- rede de transmissão com fio,
- sistema modulador e muito mais.
Dispositivos de amplificação domésticos para sua finalidade principal assumem um baixo nível de amplificação de som com o mínimo de distorção.
Esses dispositivos são geralmente usados para sistemas domésticos de reprodução de som, cuja condição principal é a qualidade do som, não seu volume.
Visão geral da espécie
Os sistemas acústicos têm vários parâmetros e áreas de utilização, a este respeito, o dispositivo de amplificação tem vários tipos. Por poder, existem:
- preliminares, que são um elo de transição;
- terminal, aumentando diretamente a potência;
- integral, conectando ambas as modificações anteriores em um único dispositivo.
De acordo com a base elementar, eles são divididos em:
- luminária;
- transistor;
- plataformas integrais.
Pelo número de canais conectados, os dispositivos são divididos em:
- dispositivos de canal único;
- dispositivo de dois canais;
- quatro canais;
- dispositivos de amplificação multicanal.
Um aspecto importante da classificação é o escopo de uso do dispositivo:
- amplificador de áudio para automóveis;
- sistemas de áudio domésticos;
- equipamento de concerto;
- equipamento de estúdio.
Avaliação das melhores modelos
Vamos considerar alguns modelos, vamos falar sobre as características dos dispositivos, suas vantagens e desvantagens. Escolher um amplificador não é uma tarefa fácil considerando a quantidade de marcas e modificações. Nosso top inclui amostras caras e opções de orçamento.
Yamaha A-S201
Yamaha é considerada uma das melhores marcas da indústria de equipamentos multimídia. Como pioneira em tecnologia de áudio, a empresa cresceu e se tornou um gigante global, tornando-se favorita na fabricação de equipamentos de gravação. Ao mesmo tempo, a empresa nunca para de surpreender, constantemente desenvolve e produz novos itens inovadores, um dos quais é o dispositivo de amplificação Yamaha A-S201. Se você decidiu comprar um amplificador, deve-se ter em mente que o Yamaha A-S201 é um dos melhores em seu tipo. Tem uma construção sólida, tem um som maravilhoso, um ótimo conversor de som de vinil (estágio fono).
Entre as vantagens: a potência do aparelho é de 100 watts por canal. Junto com isso, entre as qualidades positivas destacam-se o volume do som, mesmo com um projeto complicado de obras musicais, a disponibilidade de um guia prático, um controle remoto e pilhas no momento da compra do aparelho.
As desvantagens incluem a falta de saídas ópticas de áudio coaxial.
SMSL SA-36A Plus
Do lado positivo: o amplificador de áudio suporta Bluetooth com a capacidade de conectar outros dispositivos de áudio via transmissão de dados sem fio, a presença de um amplificador classe D para sistemas de alto-falantes, som detalhado, caixa de alumínio, versatilidade e compactação. O alcance é de até 10 metros.
Contras: poucas entradas.
TPA3116 LM1036 (2.0)
Positivo: Dispositivo de amplificação confiável e barato. O dispositivo pertence a dispositivos de qualidade... Possui alto nível de eficiência (até 90%). Junto com isso, não há necessidade de sistemas de resfriamento adicionais. O fabricante equipou o dispositivo com proteção contra aquecimento excessivo, excesso de corrente elétrica e curto-circuitos. A placa de dispositivo atende a todos os requisitos para dispositivos de amplificação classe D.
Contras: a potência varia de 10 a 15 watts. A instalação é adequada para uso doméstico. Se você estiver com um orçamento limitado, pode comprar um amplificador desta classe.
Pioneer A-10-K
Vantagens: desenho original, estrutura simétrica, consistência técnica apurada. Este dispositivo surge como uma espécie de dispositivo de alta fidelidade que combina elegância e simplicidade. Com um som impecável de 10 kHz e faixa de reprodução, você pode ouvir qualquer formato - de música a efeitos sonoros em filmes. Fabricado em alumínio. O consumo de energia é de 135 watts.
Contras: som insuficientemente bom com interferência, o volume é aumentado por software. A unidade é adequada para conexão a um sistema de home theater.
Dynavox CS-PA1
Se você decidiu comprar um dispositivo para amplificar esta marca, então você precisa aprender sobre suas qualidades marcantes: o dispositivo não é muito grande, equipado com uma função de efeito sonoro 3D, que permite complementar a base estéreo e a amplificação sonora. A amplitude do som deste dispositivo está em um nível excelente, apesar do preço acessível do dispositivo. A energia para salas de 20 metros quadrados chega a 10-20 watts por canal.
Contras: preço alto. Adequado para uso doméstico.
Critérios de escolha
Escolher um amplificador adequado para um apartamento só seu, que atenda aos requisitos de hoje e aos desejos individuais, é uma tarefa difícil. Até certo ponto, esta é até uma tarefa técnica e de engenharia. É necessário levar em consideração os parâmetros do reprodutor e dos sistemas de alto-falantes que serão usados em conjunto com o amplificador. E também calcular adicionalmente o tamanho e a acústica da sala onde ficará e funcionará o equipamento musical. E ainda por cima, você precisa decidir sobre os custos, tendo considerado uma barra de qualidade aceitável para você.
Existem vários pontos importantes a serem considerados.
- Em primeiro lugar, é necessário avaliar o nível de distorções transientes (lineares) e de intermodulação (não lineares). Os fabricantes não indicam esses valores com muita frequência, e sua presença no passaporte indica uma abordagem completa dos negócios. Para as melhores amostras, o segundo valor não é superior a 1%. As instalações domiciliares apresentam um indicador satisfatório de não mais de 3%.
- Ao reproduzir música, as membranas do alto-falante sofrem vibrações erráticas. Eles também são chamados de parasitas. O dispositivo de amplificação é capaz de neutralizá-los. O sucesso disso é avaliado por alisamento - outro parâmetro numérico, que para uso doméstico deve ser de pelo menos 100.
- A relação sinal-ruído. É quando você configura o controle de volume do dispositivo para o limite e compara a quantidade de interferência com a diferença nos limites de saída do sinal desejado. Quanto maior o número, mais claro será o som.
- Alcance de frequência... Quanto mais extenso for, melhor. É especialmente bom quando esta faixa vai para a zona que não é captada pelo ouvido humano - isso garante um trabalho sem interferência no audível. Claro, todas as outras coisas sendo iguais.
- É imperativo levar em consideração a impedância e a sensibilidade dos alto-falantes com os quais o amplificador precisará funcionar. Alto-falantes com baixa sensibilidade requerem um dispositivo mais potente. Uma impedância acústica inferior à calculada para o dispositivo de amplificação é capaz de provocar um curto-circuito e quebra de todo o sistema de áudio. Mais, embora não seja perigoso, com uma diferença significativa pode diminuir o volume da música que está sendo tocada.
- Na questão do número de canais de reprodução, considere quantos alto-falantes você deseja conectar ao amplificador e de que maneira. A maioria dos amplificadores são de 2 canais, é possível conectar dois alto-falantes em modo mono ou estéreo a eles. Existem amostras de 4 canais e, em alguns - o número de canais pode ir até 8. Os modelos multicanal permitem que você conecte alto-falantes adicionais a um amplificador. Por exemplo, um subwoofer está conectado a um canal de 4. No entanto, esses amplificadores são mais caros do que os amplificadores comuns de 2 canais com potência igual devido ao seu design mais complexo.
E mais algumas recomendações adicionais.
- A seleção de uma modificação de amplificador nem sempre se resume ao seu preço e marca.... No entanto, adquirir uma marca excessivamente barata também é irracional - não há necessidade de contar com um milagre.
- Compre o dispositivo em lojas de varejo onde não possa ser testado, só é possível decidindo primeiro sobre a seleção de sua modificação.
- É necessário escolher um dispositivo para amplificação com reserva de energia, para não "espremer todo o suco" quando o recurso está próximo do limite, pois isso reduz instantaneamente sua confiabilidade. Por exemplo, um dispositivo com um recurso máximo de 100 W garante uma operação confiável e de longo prazo apenas com aproximadamente 2 vezes menos energia.
- Além disso, você deve se concentrar no tamanho da área onde o equipamento de produção de som será usado.... A potência aproximada de cada um dos canais é de 3-5 W / m2. Quando o espaço não ultrapassa 15 m2, então é necessário guiar-se pela primeira figura, e se o espaço for superior a 20 m2 - a segunda.
- É necessário escolher um dispositivo para amplificação, no qual a conexão das caixas acústicas seja realizada não por meio de travas de mola, mas com terminais roscados. Esta é a fixação mais forte dos cabos, aliás, é uma espécie de indicador da qualidade e envolvimento do aparelho na categoria Hi-Fi.
Para concluir. Não é necessário comprar a modificação mais moderna. Às vezes, um dispositivo que está em uma prateleira ou depósito há muito tempo se torna muito mais barato sem degradar seu desempenho.
Para uma análise de vídeo do amplificador Yamaha A-S201, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.