Amplificadores para antena de TV: como escolher e conectar?
Para melhorar o sinal de um receptor de televisão em áreas rurais e no campo, bem como em um apartamento na cidade, um amplificador especial é usado para uma antena externa ou interna. Este é um dispositivo compacto de preço acessível que pode ser facilmente instalado com as próprias mãos, sem recorrer aos serviços de profissionais.
Em nossa análise, nos deteremos nas principais características técnicas dos amplificadores e também consideraremos os critérios para escolher o modelo ideal para uso doméstico.
O que é isso?
No mundo moderno, a televisão há muito tempo é o principal meio de recepção e distribuição de informações, e isso faz os engenheiros pensarem em melhorar a transmissão. O problema é que a melhor qualidade de vídeo e áudio pode ser alcançada apenas se a fonte do sinal estiver na linha de visão, quando o receptor estiver localizado nas proximidades do repetidor e quando for removido, o sinal diminuirá. É por isso que o sinal é mal recebido em muitas casas - isso causa deterioração na qualidade da imagem e cria ruídos estranhos. Além disso, ao trabalhar em uma conexão a cabo, a taxa de transferência de dados é reduzida significativamente.
Para melhorar a qualidade de recepção e transmissão, é necessário um dispositivo especial - um amplificador de sinal.
É especialmente importante usá-lo entre residentes de vilas e vilas, bem como em casas particulares dos limites da cidade, quando não houver uma única antena externa centralizada localizada no telhado de um edifício de vários andares.
Dispositivo e princípio de operação
Todos os amplificadores de sinal de TV destinados ao uso em chalés de verão ou em residências privadas possuem um dispositivo bastante simples. Eles são um par de placas conectadas entre si por meio de um circuito reforçado especial - usado para reduzir a quantidade e a quantidade de ruído que pode ocorrer durante a operação.
O loop do cabo é equipado com um capacitor especial para ajustar a faixa de frequência. Nesse caso, o circuito de entrada desempenha o papel de um filtro passa-altas. Ele prevê várias frequências de operação: na primeira faixa, os parâmetros são próximos a 48,5 MHz, e na segunda correspondem a 160 MHz.
A presença de resistores no circuito de trabalho da estrutura permite definir o modo desejado.
Alterando os parâmetros de resistência, é possível atingir um ajuste de tensão de 5 V e uma corrente correspondente a 5 A - são esses indicadores que proporcionam a amplificação máxima de um sinal de televisão em 4,7 dB a uma frequência correspondente a 400 MHz.
A maioria dos amplificadores de antena para televisores no mercado exige conexão a uma fonte de alimentação de 12 V, até mesmo baterias de carro atendem a esses critérios. Para conseguir a operação mais correta do dispositivo, é melhor usar um estabilizador consistindo de um eletrólito e uma ponte de diodo.
O amplificador de antena pode ser conectado a uma TV por meio de um cabo coaxial. No entanto, neste caso, o uso adicional de uma bobina será necessário e o amplificador será conectado diretamente ao receptor de TV por meio de um capacitor.
Qualquer amplificador funciona de acordo com um certo princípio.
- Os sinais da antena passam por um transformador compatível.
- De lá, eles vão para o primeiro resistor conectado ao emissor comum. Nele, o sinal é amplificado e, ao mesmo tempo, o circuito de trabalho é estabilizado em paralelo.
- Em seguida, o sinal da linha segue para o segundo estágio, onde é realizada a equalização de frequência.
- Na saída, o sinal amplificado vai diretamente para o receptor de TV.
Visão geral da espécie
Existe uma classificação geralmente aceita de todos os modelos de amplificadores de sinal digital para equipamento de televisão à venda.
Dependendo das características do projeto, eles são divididos em vários tipos de acordo com a faixa de frequência, bem como o local de instalação.
Por faixa de freqüência
De acordo com este parâmetro, todos os modelos apresentados em lojas de eletrônicos podem ser divididos em 3 grupos.
Dependendo da categoria, eles realizam tarefas diferentes, de modo que cada tipo de amplificador pode ser utilizado para obter um ou outro resultado desejado.
Vamos considerar cada tipo com mais detalhes.
- Banda larga... Esses modelos são geralmente usados como um elemento em antenas internas domésticas para TVs com um amplificador. Sua funcionalidade se resume a melhorar a qualidade da transmissão simultaneamente em vários receptores.
- Multi-banda. Esses projetos são usados para receber dispositivos localizados em mastros elevados. Normalmente, esses amplificadores são instalados em residências particulares.
- Faixa. Amplificadores deste tipo são necessários quando é necessário obter recepção de sinal de alta qualidade de uma fonte localizada a uma grande distância do próprio receptor. Este projeto corrige o sinal, suprime o ruído que aparece à medida que o cabo muda. Mais frequentemente usado para melhorar o sinal de transmissão digital.
No local de instalação
De acordo com este critério, todos os modelos fabricados são divididos em 2 tipos, dependendo da instalação do dispositivo e das características técnicas da instalação. Todos os amplificadores de sinal para 20 ou mais canais podem ser divididos em internos e externos.
- interno - são unidades compactas que podem ser instaladas diretamente ao lado de um receptor de televisão. Esta opção tem uma desvantagem: devido às perdas do cabo quando as condições climáticas se deterioram, a qualidade do sinal que vai diretamente para o amplificador pode ser observada.
- Motor de popa e mastro - estão localizados em um longo mastro perto da antena. Devido à longa distância, a melhoria máxima do sinal é garantida. No entanto, o design apresenta uma grande desvantagem, como a fragilidade, uma vez que qualquer queda de raio ou vento forte pode danificar o dispositivo.
Os amplificadores também são convencionalmente divididos em passivos e ativos.
- Em modelos ativos, a placa é conectada diretamente ao invólucro da antena - desta forma, o receptor de televisão pode receber um grande número de canais. No entanto, este dispositivo sofre oxidação gradual dos elementos estruturais, o que leva ao seu colapso sob a influência de fatores ambientais desfavoráveis.
- Modelos passivos requerem o uso adicional de um amplificador externo vendido separadamente. Esta opção é mais lucrativa e durável, mas requer custos adicionais para instalação e configuração do equipamento.
Top models
Existe um grande número de antenas com amplificadores de sinal no mercado moderno.
Entre eles, existem dispositivos para transmissão analógica e digital.
Vamos nos deter na descrição de alguns deles.
ASP-8 "Extra"
O modelo doméstico é uma antena passiva em fase com 4 pares de vibradores em forma de V. Uma característica distintiva dessas antenas é a capacidade de atualizá-las para obter um ganho de sinal ideal. A faixa de freqüência de operação permite receber 64 canais no corredor de 40 a 800 MHz.
Alguns usuários apontam que a qualidade de construção de tais amplificadores não é a mais alta. No entanto, o fabricante garante que, instaladas em um mastro, as antenas com tal amplificador podem suportar rajadas de vento de até 30 m / s.
"Meridian-12AF" do Locus
Um dispositivo bastante econômico que recebeu muitos comentários favoráveis dos usuários. Do lado positivo, nota-se o cuidado do design, assim como o alto ganho, devido ao qual o receptor de TV pode receber o sinal. a uma distância de até 70 km de sua fonte.
Devido ao seu tamanho diminuto, o modelo pode ser instalado até mesmo em mastros.
A superfície do produto é tratada com um composto anticorrosivo especial, que fornece um recurso de trabalho por 10 anos.
"Beija-flor" de REMO
Outra antena que oferece a melhor relação custo-benefício. Refere-se a modelos ativos, portanto, precisa ser conectado à rede elétrica. O adaptador de alimentação contém um regulador - isso permite definir o ganho necessário, cujo valor máximo corresponde a 35 dB.
Todos os elementos do dispositivo são feitos de metal, graças ao qual pode resistir às oscilações de temperatura. O amplificador é capaz de receber canais digitais e analógicos. No entanto, o comprimento do cabo de rede não é longo o suficiente, portanto, você precisará comprar um cabo de extensão adicional.
"Inter 2.0" de REMO
Os residentes dos primeiros andares de edifícios de vários andares são frequentemente forçados a comprar uma antena interna equipada com um amplificador de sinal, uma vez que os objetos ao redor podem criar alguma interferência. Este modelo é o líder entre esses dispositivos.
Trata-se de um aparelho multifuncional de custo acessível. A antena processa simultaneamente 3 sinais de rádio, 10 analógicos e 20 digitais. Graças aos controles ergonômicos convenientes, você pode realizar o controle necessário do nível do sinal para garantir a máxima qualidade. Entre as vantagens destacam-se comprimento de cabo suficiente para permitir que o amplificador seja instalado em qualquer lugar. As desvantagens são a baixa qualidade do plástico do qual o corpo é feito e a perda periódica da estabilidade de recepção em caso de condições climáticas adversas.
DVB-2T
O amplificador possui características técnicas e operacionais bastante boas. Os usuários são atraídos pelo preço e especialistas destacam a funcionalidade do microcircuito. O corpo de metal selado o protege de influências mecânicas adversas. No entanto, os usuários ainda devem fornecer proteção confiável contra a precipitação atmosférica, uma vez que este projeto está localizado o mais próximo possível da antena terrestre.
O ganho varia entre 20-23 dB, enquanto o nível do ruído que o acompanha não excede o limite de 3 dB.
O único ponto negativo que alguns consumidores apontam é que tal amplificador suporta frequências de 470 a 900 MHz. Este modelo é muito procurado por veranistas e proprietários de casas de campo.
Rexant 05-6202
Outro modelo de amplificador popular, uma característica distintiva é a divisão dos sinais de entrada em fluxos. No entanto, para funcionar neste modo, a estrutura precisa amplificar todas as frequências que produz. A vantagem do modelo se resume à sua versatilidade, uma vez que suporta uma faixa de frequência bastante impressionante de 5 a 2500 MHz. Além disso, o amplificador pode funcionar com televisão digital, cabo e terrestre.
Para as vantagens do modelo, os usuários referem a presença de 3 saídas para conexão, de forma que o sinal pode ir direto para 3 fontes.
Para comparação: todos os outros analógicos têm apenas dois conectores para cabos. Porém, como mostra a prática, por um conjunto tão impressionante de vantagens, aliadas ao custo democrático da estrutura, era preciso pagar com sua confiabilidade. Como os depoimentos indicam, durante o uso, um dos ramos do divisor pode simplesmente falhar.
Como escolher?
Ao escolher um amplificador de sinal de TV doméstico para transmissão digital e analógica, deve-se em primeiro lugar prestar atenção à faixa de frequência e à possibilidade de sua colocação. As características técnicas das estruturas não são menos importantes. Vamos listar os mais importantes.
- Coeficiente de ruído. O princípio funciona aqui - quanto mais alto, pior é a qualidade do áudio. Os especialistas recomendam a compra de modelos em que a figura de ruído não exceda 3 dB.
- Consumo elétrico. Os melhores amplificadores são aqueles que consomem eletricidade na faixa de 30 a 60 A.
- Parâmetro de ganho. Este coeficiente é diretamente influenciado pela distância da fonte do sinal ao consumidor final. De nada adianta usar um amplificador se sua casa está na linha de visão de um repetidor - em todos os outros casos, o projeto deve ser escolhido levando em consideração este parâmetro, expresso em decibéis.
- Tamanho do sinal de saída... O parâmetro ideal é 100 dB / μV.
- alcance de frequência... Deve corresponder completamente aos parâmetros análogos do receptor de TV, caso contrário, a compra de um amplificador será inútil.
No momento da compra verifique a rotulagem do produto e certifique-se de que a embalagem contém as informações básicas do fabricante, bem como o número e a série do produto.
Como conectar?
Para colocar corretamente um amplificador ativo em uma antena de televisão, é necessário realizar uma série de manipulações simples. Em geral, o diagrama de conexão é bastante simples e se parece com isto:
- desencapando o cabo coaxial, após o que é necessário afrouxar os parafusos do terminal para prender ainda mais o cabo da antena;
- em seguida, o fio é enfiado de forma que a trança fique sob os suportes e pressione sob o terminal - isso evitará um curto-circuito;
- então você precisa apertar bem as fitas de retenção e colocar a tampa no amplificador;
- em seguida, o dispositivo é instalado na antena, fixado com um par de conexões aparafusadas.
Em seguida, resta apenas apertar todas as porcas, conectar o cabo ao plugue e ao amplificador, certifique-se de observar a polaridade, em seguida, desconecte o receptor de TV da energia e, em seguida, conecte o fio que vai para ele da antena.
Assim, podemos afirmar com segurança que o procedimento de conexão de um amplificador não é complicado, mas requer o máximo de precisão e cuidado.
Como é a aparência de um amplificador de antena para recepção de TV, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.