Visão geral e aplicação do filme PET
O filme de embalagem Lavsan é feito por método mecânico de fluoroplástico. Esse material se tornou onipresente: nas indústrias química, de alimentos, medicina e farmacologia, instrumentos e engenharia mecânica. O nome oficial desse tipo de tela polimérica é filme PET.
O que é isso?
Entre uma ampla seleção de materiais de embalagem de polímero, o filme PET (tereftalato de polietileno) é muito procurado. Em termos de características físicas e operacionais, assemelha-se ao plexiglass e ao policarbonato, mas com parâmetros de desempenho superiores. As características do material podem variar dependendo do uso de certos aditivos. As características únicas do filme mylar são combinadas com um custo acessível e a capacidade de reciclar produtos usados. Tudo isso leva a uma demanda consistentemente alta por esses filmes em uma ampla variedade de indústrias.
O tereftalato de polietileno é produzido na forma de flocos ou pequenos grânulos com 3-4 mm de tamanho.
Eles podem atuar como produtos semiacabados para processamento técnico subsequente ou ser usados como produtos totalmente acabados., neste último caso, deverão ser submetidos a moldagem (isolantes elétricos, fibras têxteis), extrusão (película fina) ou injeção de alta pressão (embalagens para produtos na forma líquida).
Devido à introdução de aditivos complexos, é possível atingir o grau necessário de opacidade do produto acabado e a cor necessária., ajuste os parâmetros de rigidez e elasticidade. É possível alterar as propriedades do produto acabado substituindo sucessivamente as etapas de resfriamento e aquecimento entre o estado inicialmente amorfo e o estado cristalino que emergiu durante o aquecimento a 80 graus ou mais.
Características e propriedades
Os filmes de tereftalato de polietileno são produzidos em estrita conformidade com GOST 24234-80.
As principais características dos filmes mylar incluem:
- aumento da resistência ao choque em temperaturas de -75 a + 150;
- a destruição do material começa quando aquecido de +300 graus;
- inércia para todas as principais categorias de produtos químicos;
- umidade reduzida e permeabilidade ao gás;
- possibilidade de pintura sem necessidade de metalização;
- elasticidade combinada com alta resistência à tração;
- facilidade de impressão em cores na superfície PET;
- baixo consumo de calor na formação de produtos;
- a possibilidade de utilizar diferentes tipos de reciclagem e processamento.
O filme PET é dez vezes mais durável e mais resistente do que sua contraparte de polietileno. Possui a higroscopicidade mais fraca e a maior estabilidade dimensional.
Porém, a soldagem térmica deste material apresenta algumas dificuldades devido à cristalização e ao encolhimento, que aumentam a fragilidade do material.
Dentre as desvantagens do filme, pode-se distinguir a redução da resistência à ação prolongada de soluções alcalinas, pois raramente é utilizado para embalagens de sabonetes líquidos, xampus e alguns outros tipos de produtos contendo álcalis.
Visão geral da espécie
Uma grande variedade de produtos de filme é produzida à base de tereftalato de polietileno, que pode diferir em sua estrutura estrutural e, consequentemente, em características operacionais.
Embalagem
A embalagem representa o segmento central no qual os revestimentos de filme foram originalmente introduzidos.Hoje, o filme PET é usado em invólucros de cosméticos, produtos químicos domésticos e rações. Dependendo da estrutura do material, os seguintes tipos de filme de embalagem são diferenciados:
- BOPET - caracterizado por alta resistência à perfuração, ideal para a criação de embalagens plásticas flexíveis, portanto, é ativamente utilizado para embalagens de produtos viscosos e líquidos;
- PET-G - utilizado na fabricação de rótulos termoencolhíveis;
- UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO - devido à sua excepcional resistência a impactos e influências térmicas, aliada à dureza, tem ampla aplicação na fabricação de embalagens para produtos congelados.
Nos últimos anos, um recipiente de embalagem multicamadas se espalhou, consistindo de um filme de três camadas, uma base de papelão, um revestimento metalizado e um revestimento externo de papel.
Do lado de fora, essa estrutura também é revestida com filme PET.
Ao produzir este material de embalagem, vários métodos tecnológicos são geralmente usados:
- coextrusão - laminação;
- laminação - extrusão, etc.
Nesse tipo de embalagem, o polímero passa a ser um elemento importante, pois é ele quem protege o produto de vazamentos e deterioração. O filme Lavsan protege a embalagem da microflora patogênica que atinge o produto acabado, da ação da radiação ultravioleta, do calor e da umidade. É amplamente utilizado para embalar sucos de comida para bebês e produtos lácteos fermentados.
Vários tipos de embalagens são criados a partir de filme PET:
- bilateral - consiste em duas camadas, interligadas por uma trava, cada parte possui saliências e reentrâncias, repetindo a forma do conteúdo do recipiente;
- bolha dobrada - envolve a colocação de uma base de papelão ou plástico;
- tuba - embalagem prática e original, bastante versátil;
- me sentindo - assemelha-se visualmente a uma caixa, ideal para guardar cosméticos, artigos de papelaria, brinquedos e lembranças;
- correções - são usados para embalar produtos em peça;
- Vitrines PET - dispositivos de demonstração simples e fáceis de usar, ideais para decorar pontos de venda de mercadorias.
Poligráfico
O material possui uma estrutura rígida, por isso é mais utilizado para laminação externa. Esta categoria inclui o filme PET em folhas, usado para cobrir todos os tipos de produtos de impressão para protegê-los de danos mecânicos adversos.
Isolante
Uma modificação separada dos filmes mylar usados para criar proteção elétrica eficaz de dispositivos eletrônicos e máquinas sem reduzir suas características funcionais. Algumas versões encontraram aplicação na criação de revestimentos de cabos.
Metalizado
Esses filmes estão relacionados ao campo da construção.
Representam uma fina base polimérica de pequena espessura, sobre a qual se aplica uma liga de micropartículas de níquel, prata, cromo ou ouro.
O filme é freqüentemente usado em janelas de metal-plástico. Além disso, os produtos são amplamente utilizados como revestimento que economiza calor.
Formulários
As principais áreas de aplicação do filme mylar:
- produção de fibras de vários tipos (lavsan e outras);
- produção de filmes de vários tipos (laminado, vácuo, encolhimento, polarização, impressão, estiramento, holográfico);
- produção de embalagens tanto na estrutura de produtos multicamadas com base na combinação de papel e várias camadas de plástico, quanto separadamente.
Uma direção relativamente nova de uso do filme lavsan pode ser chamada de indústria automobilística, onde é usado para cobrir elementos de compressores, painéis elétricos, elementos de carroceria de automóveis, bem como conectores, bombas e outras peças.
O aumento da resistência e uniformidade de espessura em toda a superfície, bem como o baixo encolhimento em temperaturas elevadas, em combinação com a inflamabilidade, determinam a demanda por produtos como base para fitas de filme, filmes fotográficos e gravações em fita.
O filme PET é usado em motores, transformadores e outros dispositivos elétricos para atuar como isolamento resistente ao calor no enrolamento. Esse cabo retém sua integridade e funcionalidade sob a influência das condições climáticas, água do mar e alta acidez do solo.
O filme Lavsan é muito procurado na fabricação de contêineres, tecidos artificiais e também em pneus de automóveis. Muitos materiais compostos usados em engenharia mecânica são baseados em filmes PET.
As fibras Lavsan são amplamente utilizadas em vários setores da economia estrangeira e russa. Eles servem como base para a produção de materiais de poliéster para uma ampla variedade de finalidades: mangueiras e correias de transmissão reforçadas, lonas, fitas de embalagem, airbags de automóveis, revestimentos de piso, tecidos de cardan, bem como revestimentos de geofabric e banner. Filmes de termopacagem de alta qualidade são usados para embalar produtos de perfumaria e farmacêuticos. Na maioria dos casos, a embalagem de produtos químicos domésticos também é feita de filme de poliéster.
Mais de 80% de todas as embalagens PET são feitas de grânulos.
Fabricantes
No território do nosso país, empresas de produção que se dedicam à produção de filmes PET foram abertas na década de 70 do século passado. Um está baseado em uma empresa militar em Vladikavkaz, e o segundo está em Vladimir, no território da Fábrica Química de Vladimir. No entanto, a Rússia ainda depende de matérias-primas importadas.
Se considerarmos o mercado internacional como um todo, então, do ponto de vista da produção e do consumo, os maiores "players" são as empresas da América do Norte.
No entanto, em nosso país, são utilizadas principalmente matérias-primas europeias e asiáticas. Há uma tendência bastante interessante aqui.... Historicamente, as instalações de produção de filmes de Lavsan mais poderosas estão localizadas em países asiáticos. Este segmento está se desenvolvendo mais ativamente na Coréia do Sul, Japão e Índia - são as fábricas indianas que têm estado entre os líderes mundiais nos últimos anos. A produção de filmes PET na China está crescendo rapidamente, em termos de volumes de produção, as empresas chinesas estão se aproximando das indianas, mas até agora os produtos estão quase totalmente vendidos no território de seu país.
Neste contexto, as empresas europeias estão muito atrasadas. Apenas alguns fabricantes trabalham aqui, 2/3 de todo o mercado europeu é coberto pela Mitsubishi (Alemanha) e Torey (França). Mylar PET-E Mylar está ligeiramente atrás deles em relação à DuPont (Grã-Bretanha, Luxemburgo).
Em processamento
Graças ao desenvolvimento de tecnologias de reciclagem de materiais plásticos, foi possível reduzir significativamente o custo de produção de filmes PET. Esse processo inclui a antepara e a trituração da embalagem lavsan usada. Em seguida, o material triturado passa por uma série de ciclos de limpeza dos aditivos e lavagem, é seco e passa pela etapa de descarregamento. Os flocos resultantes vão diretamente para a produção ou são granulados. Se o plástico reciclado foi limpo adequadamente, ele pode ser usado sem quaisquer restrições.
A única desvantagem do filme resultante é a deterioração das características do plástico: o filme torna-se mais frágil e menos transparente.
Mas com issom mesmo o polímero reciclável mais abaixo do padrão pode ser usado para criar embalagens.
Resumindo o acima exposto, pode-se notar que Hoje, os produtos de filme à base de PET se tornaram um produto técnico indispensável, amplamente utilizado em oficinas de produção para diversos fins. Apesar da ampla seleção de análogos feitos de outros materiais poliméricos, o filme lavsan ganha no nicho de recipientes de embalagem devido a uma combinação única de características de desempenho.Facilidade de uso e durabilidade aliam-se ao respeito ao meio ambiente do material - é esse fator que permite sua ampla utilização para as necessidades da indústria alimentícia.
Qual a diferença entre os filmes APET, PET-E, PET-G e BOPET, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.