Como abrigar uvas para o inverno?
Sabendo como cobrir as uvas para o inverno, pode evitar com segurança problemas em preservar as suas qualidades. Basta descobrir como cobrir bem a cultura, quando fazê-lo e como fechar as uvas novas do frio. Depois de entender esses tópicos, com maneiras simples e confiáveis de criar uma capa rápida e fácil, você pode estudar dicas adicionais para uma compreensão mais profunda do tópico.
Quando você deve cobrir?
Determinar o momento exato em que é hora de fazer um abrigo é muito importante. Se você perder esse prazo, terá que se despedir das esperanças de uma boa colheita na próxima safra. É necessário, em primeiro lugar, focar nas características climáticas de certas regiões e localidades. Você não deve se apressar em isolar a videira do ambiente externo - se ela ainda não completou o ciclo vegetativo natural do período quente, ao invés do benefício, haverá apenas danos. No outono muito quente, os brotos colhidos prematuramente podem apodrecer e apodrecer.
Os produtores profissionais começam a cobrir o trabalho nas primeiras geadas de outono.
Tabela geográfica
A sensibilidade da videira ao frio é bastante grande, pelo que necessita de abrigo em todo o território do nosso país, não excluindo a costa do Mar Negro. Mas ainda há uma gradação dos termos aproximados das obras de cobertura. Apesar do fato de que em uma determinada estação a necessidade deles pode surgir mais cedo ou mais tarde, este é exatamente o momento em que tudo definitivamente deve estar pronto para o trabalho. As informações médias necessárias podem ser vistas na tabela abaixo.
Também vale a pena considerar as peculiaridades da variedade e as nuances de uma economia particular e muitas outras sutilezas.
Região |
Tempos e medidas de abrigo |
Sibéria e Urais |
Abrigo temporário no final de setembro - início de outubro, final em 30-40 dias |
Subúrbios de moscou |
Aproximadamente novembro, proteção de 3 camadas |
Pista do meio |
Normalmente em meados de novembro, com ajustes climáticos, cerca de 30 dias após o fim da queda das folhas |
Região do volga |
Com o início da geada no solo |
Terra negra |
Sem indicações claras de datas, com início de geadas 1-3 graus |
Região de Krasnodar |
Outubro a novembro, cerca de 2 semanas após o final da queda das folhas e após o tratamento com compostos protetores |
Primorsky Krai |
De meados ao final de outubro, às vezes um pouco mais tarde |
Regiões de Kaliningrado e Leningrado |
O mais tardar no início de outubro |
Karelia |
Sem prazos claros, imediatamente no início da geada |
Trabalho preparatório
Carregamento de umidade
Este procedimento deve ser feito após a primeira geada. Mas é preciso entender que às vezes, devido às condições climáticas, eles não chegam e a segurança da folhagem verde não permite que você adivinhe o que fazer. Nesse caso, a "estrela-guia" será o índice de temperatura média diária. Assim que não estiver mais do que +10 graus por 10 dias, você pode iniciar imediatamente a irrigação com carregamento de água. Não vale a pena se apressar e tentar “trabalhar à frente da curva”.
Se o carregamento de umidade for iniciado em um índice de temperatura de 10,1 a 14,9 graus, então este é simplesmente um consumo desnecessário de água. Se a temperatura for ainda mais alta, o crescimento dos rins começará prematuramente, o que normalmente deve dar frutos para o próximo ano.Então você terá que se separar com pensamentos sobre a colheita, e às vezes - com o próprio arbusto em geral. Mas apenas determinar o momento certo não é suficiente. Jardineiros e vinicultores novatos muitas vezes não conseguem decidir quanta água deve ser vertida.
A solução para esse problema é muito simples: você precisa se concentrar em quanto você consegue despejar sob o arbusto. Idealmente, a água deve ser derramada até que ela pare de ser absorvida pelo solo e uma poça comece a se formar. No entanto, essa oportunidade, fornecida por um sistema principal de abastecimento de água ou um poço individual, não está disponível em todos os lugares. Portanto, em alguns casos, uma espécie de compromisso é o uso de 100 litros de água por 1 planta adulta. Com essa vazão mínima, é possível garantir um inverno normal.
Os brotos de uva jovens são carregados com água a uma taxa de 30-50 litros por 1 arbusto. No entanto, sempre que possível, esses valores devem ser ultrapassados. A prática de longo prazo de várias fazendas demonstra consistentemente que quanto mais as uvas são "carregadas" com umidade, mais fácil ela hiberna e mais eficientemente dá frutos na próxima temporada. Após chuvas fortes, se o solo for umedecido em 0,6-0,8 m (isso deve ser verificado e não avaliado a olho nu na superfície), a irrigação com carga de água especial não é necessária.
Se a umidade for menor, não há como ficar sem ela.
Top curativo
Este procedimento deve ser iniciado imediatamente após a colheita. A queda das folhas deve ser evitada para que cada folha que caia traga substâncias úteis para o solo e não se esgote, como costuma acontecer no final do verão. Normalmente, a alimentação de outono é reduzida a pulverização com uma solução de magnésia. Apenas o monofosfato de potássio é depositado no solo.
Não aumente a dose. Jardineiros inexperientes freqüentemente tentam introduzir vários fertilizantes, tanto quanto possível. Só pode causar danos à planta. Devido ao excesso de fósforo, por exemplo, a vegetação é inibida. As quantidades ideais de qualquer medicamento estão indicadas na embalagem, foram trabalhadas por experiência e analisadas por dezenas de especialistas treinados.
Os produtores de uvas geralmente preferem o composto e o estrume. Essa também é uma prática muito boa e se encaixa perfeitamente nas últimas tendências da agricultura orgânica. O método seco de introdução de húmus pressupõe que ele será simplesmente enterrado no anel da raiz. O método de "embutir em um buraco" implica a aproximação máxima da composição às raízes.
Pouco antes do inverno, você pode colocar um pouco de cinza sob a videira.
Tratamento contra doenças
É realizado em duas etapas. Primeiro, assim que a safra é colhida, um inseticida é usado. Você pode aderir à dosagem e concentração máximas permitidas - ao mesmo tempo, não há mais nenhum risco, e quanto menos insetos nocivos durante o inverno, melhor. Você pode escolher um medicamento ao seu gosto. Uma opção muito boa é o "Aktara", que deve ser usado para muitas outras plantas. Se nos meses quentes a vinha foi afectada por fungos, os insecticidas são combinados com fungicidas, mas no caso de tratamento forçado em clima relativamente quente, é necessário dar preferência à mistura bordalesa e outras substâncias de efeito suave.
Dentre os meios disponíveis para combater as ameaças, o produtor pode usar:
- sabão de alcatrão;
- solução de cinzas;
- vinagre de mesa;
- permanganato de potássio;
- sabão em pó comum;
- peróxido de hidrogênio (mas todas essas opções, exceto a última, são muito fracas).
Poda
Você pode se aproximar da videira com um podador em suas mãos somente depois que a última folha estiver no chão. Mesmo as folhas deformadas e parcialmente secas continuam a cumprir a sua função até certo ponto - e devemos deixá-las fazer o principal até o fim. A poda em tempo chuvoso é fortemente desencorajada. A única desculpa para ela será a situação em que não houver outro horário, quando as fortes chuvas caírem, por exemplo.
O tempo exato de poda no outono é determinado levando-se em consideração a localização geográfica do vinhedo:
- na região do Cáucaso do Norte - o último terço do outono;
- nas proximidades de Moscou - outubro;
- Setembro é o período ideal para os jardineiros da Sibéria, dos Urais e do Extremo Oriente.
Pena que é muito importante limpar e desinfetar as tesouras de poda ao passar para cada novo arbusto. As videiras podem ser infectadas com muita facilidade. O tratamento da infecção transferida será extremamente difícil, às vezes completamente impossível. Para não limpar, você pode simplesmente manter um pote de álcool à mão enquanto trabalha. Basta mergulhar o instrumento ali para eliminar todos os fatores infecciosos.
Os primeiros arbustos nos primeiros anos de desenvolvimento devem ser cortados com muito cuidado. Restam apenas 2 ou 3 botões. O comprimento do tronco deve corresponder às dimensões da treliça. Os botões externos com bom desenvolvimento da videira não precisam de ser cortados. Em arbustos de uva adultos, todos os ramos finos secos são cortados, o cânhamo não deve permanecer.
Às vezes você tem que trabalhar com um arbusto de uva seriamente negligenciado. Você precisa se concentrar na espessura do maior galho com madeira perene. É necessário compreender que mesmo um sistema radicular bem desenvolvido não é capaz de fornecer nutrientes a 5 ou mais vinhas. Os ramos mais antigos e mais novos devem ser removidos.
Formar uma videira em arco não requer encurtamento, apenas precisa ser guiado.
Esconderijos eficazes
Solo de morro
Cobrir uvas com terra é mais fácil do que outras opções. Este método é ideal para plantas de primeiro ano. O tamanho do aterro deve ser de 200-250 mm. Com a formação de uma cobertura de neve confiável, essa proteção é suficiente.
Ao trabalhar com arbustos mais desenvolvidos, é necessário pré-cobrir com palha, trapos, garrafas plásticas.
Semi-abrigo
Este método é muito bom se a temperatura média no inverno não for inferior a -15 graus. Um semi-abrigo é construído com trapos, palha e itens semelhantes. O resultado é simples e confiável. Você só precisa fazer um casulo com uma camada de 30-50 mm.
Recomenda-se enrolar com barbante; o problema é que essas soluções não darão certo se as geadas forem muito fortes.
Capa completa
Esta é a solução mais séria, exigindo o máximo consumo de materiais e sua seleção criteriosa. É necessário usar cobertura total mesmo em locais com clima frio relativamente ameno, se a espessura da neve for relativamente pequena. A abordagem usual é colocar 1 cm de material de cobertura 1 grau abaixo de zero grau. Ou seja, na Sibéria, nos Urais e no Extremo Oriente, o abrigo deveria ter no mínimo 50 cm, devendo ser criado apenas em dias secos.
É imperativo lidar com alguns dos meandros do uso de materiais de cobertura específicos. A folhagem é freqüentemente usada para proteger as uvas no inverno. Este método funciona especialmente bem nas regiões do norte, onde a proteção da terra é ineficaz.
As recomendações são as seguintes:
- prepare as folhas com antecedência (as folhas de choupo são as melhores);
- mantê-los em pilhas de 40-45 cm de altura sob uma capa de polietileno;
- Fixar a videira após o início da geada diretamente no solo, sem sulcos;
- com o início de geadas severas, cubra o arbusto com 30-35 cm de folhas, depois com polietileno, depois com copas de tomate e outros materiais que melhorem a retenção de neve.
Algumas pessoas usam ramos de abeto. Esse material está prontamente disponível em qualquer área arborizada. A camada de ramos de abeto deve ter 30-40 cm. Roedores nocivos não começam em tal abrigo. Excelente ventilação é fornecida, no entanto, não é possível encontrar material adequado em todos os lugares.
Mas em qualquer lugar não é difícil comprar spunbond. O próprio agrofibra funciona bem em locais relativamente quentes. Em regiões mais frias, pode ser usado em conjunto com cobertura morta e outros materiais auxiliares. O abrigo Spunbond é compatível com a colocação de uvas diretamente nas treliças.
Mas, em qualquer caso, deve ser preso com muita segurança, caso contrário, mesmo o vento mais fraco será uma surpresa desagradável.
Características do abrigo de uvas jovens
Este trabalho pode ser feito de forma rápida e fácil se você levar em consideração as recomendações básicas. As plantas do primeiro ano, assim como as safras anuais, devem ser protegidas assim que a temperatura média diária cair abaixo de +5 graus. Estas são plantas especialmente delicadas e precauções extras não farão mal. A cobertura de rebentos é realizada no máximo 3 semanas antes da chegada da geada. Você pode até fazer isso mais cedo - ainda vai beneficiar as plantas.
Mas alguns recomendam não alimentar arbustos jovens com a aproximação do inverno. A poda deles também é contra-indicada. A melhor maneira de isolar é o alto amontoado. Em áreas com climas frios, deve-se usar folhagem ou galhos de abeto.
A própria videira sob tal proteção não precisa ser embrulhada adicionalmente.
Abrigo em áreas com invernos muito rigorosos
Tais condições obrigam o uso de uma proteção térmica de três camadas. Eles começam com a aspersão do solo a uma altura de 50-150 mm. Em seguida, há 50-100 mm de matéria orgânica. E na última volta, o aterro de terra é formado com uma camada de 150-250 mm. Com uma persistente falta de neve no inverno, é aconselhável despejar rolos largos do solo. Para proteger as raízes da geada, espalhe palha - junco, turfa, palha ou grama seca do jardim; papel oleado não funciona de todo.
Regras de abrigo
Não pense que se as uvas forem cultivadas em uma estufa, isso resolverá automaticamente todo o problema. Os preparativos para o inverno são praticamente os mesmos que em áreas abertas. Em primeiro lugar, é necessário retirar todos os arbustos das treliças. Eles são tratados com vitríolo de ferro. O abrigo é feito estritamente de tecidos naturais - qualquer material sintético é inaceitável dentro de estufas.
Com cobertura total, após o término da queda da folhagem, o arbusto é cortado no tamanho desejado. Após o tecido, coloque um filme. Em seguida, a planta é pressionada contra o solo com grampos especiais. Para que não endireite, despeje a terra. Sua camada, dependendo da força do gelo, pode chegar a 300 mm.
Se não houver frio intenso, o abrigo deve ser ventilado. Proteção de emergência em caso de geadas inesperadamente severas - pressionando as uvas ao solo e preenchendo o solo. Isolamento térmico excessivamente forte é impraticável, caso contrário as plantas apodrecerão. Para ela, o terreno que originalmente ficava perto dos arbustos não é adequado.
Claro, você precisa pensar com cuidado sobre tudo, monitorar o tempo.
Todas as variedades precisam ser cobertas?
As variedades de uvas universais técnicas e individuais podem, teoricamente, hibernar se a temperatura for de pelo menos -20 graus. Eles se distinguem pela boa resistência à geada:
- "Isabel";
- Concorde;
- Lydia.
No entanto, é necessário levar em consideração a real severidade do clima, e não apenas os índices de temperatura. Nas regiões do sul do país, muitas variedades podem realmente hibernar sem abrigo. Mas é melhor jogar pelo seguro e cuidar das plantas. Às vezes, mesmo uma cultura puramente preservada fisiologicamente após o congelamento não agradará à colheita. É improvável que esse resultado agrade aos jardineiros.
Adendo
A bucha não deve tocar o solo. Para qualquer trabalho de cobertura, o sistema raiz deve ser protegido. O arbusto, endurecido e pronto para procedimentos de isolamento, apresenta casca marrom-clara. Ao usar um filme, ele deve ser consertado:
- Pranchas;
- Pedra natural;
- tijolo;
- acessórios.
Se as plantações de videira estão orientadas para o norte, caem sob a direção dominante dos ventos, ou se o local é muito úmido, a proteção térmica deve ser mais potente do que na opção usual. O envolvimento denso da videira com filmes, outros materiais impermeáveis é inaceitável. Um orifício de ventilação ou mesmo dois canais devem ser feitos neles. Ao isolar as vinhas em uma área aberta (não em uma estufa), a camada de neve no topo do layout deve ser de pelo menos 50 cm.
Se a videira não amadureceu, não ficou marrom no tempo necessário, ela é desenterrada e transplantada para um vaso. A panela em si é mantida em fogo moderado durante todo o inverno (de 10 a 15 graus). Em alguns casos, a ardósia é usada como abrigo. O uso de cal ajuda a reduzir a probabilidade de debate. Não é possível remover o isolamento térmico antes de abril - mas isso também é permitido apenas quando não há perigo de geada precoce.
O cultivo de uvas no gazebo é um tópico importante separado. O abrigo, mesmo para uma trepadeira grande e jovem, é muito difícil. Alguns anos após o pouso, isso é quase completamente inatingível. Teremos que escolher as variedades mais resistentes à geada.
Mas mesmo isso não permite o cultivo em gazebos em qualquer lugar, exceto nas regiões mais ao sul.
Você pode descobrir como cobrir um arbusto de uva jovem para o inverno no ano de plantio no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.