Variedades de materiais de cobertura e dicas de uso
No cultivo, muitos jardineiros usam um material de cobertura que serve não apenas para proteger a planta do frio do inverno, mas também desempenha outras funções.
Visualizações
O envoltório plástico é tradicionalmente usado para cobrir as plantas. No entanto, atualmente, muitos outros tipos de folhas de cobertura têm surgido. E a própria folha de polietileno mudou e melhorou.
Filme de polietileno
O filme é de diferentes espessuras, o que afeta sua resistência e durabilidade. Um filme comum tem as seguintes características: protege do frio, retendo suficientemente o calor e a umidade. No entanto, não é permeável ao ar, tem efeito à prova d'água, promove condensação e requer ventilação periódica durante o uso. Esticado sobre a moldura, ele afunda após a chuva.
Sua vida útil é curta - cerca de 1 temporada.
Existem muitas variedades de envoltório plástico.
- Com propriedades estabilizadoras de luz. O aditivo na forma de um estabilizador de UV torna-o mais durável e resistente aos efeitos negativos da radiação UV. Esse material é capaz de reter água e calor no solo. O filme está disponível em preto e branco: a superfície branca reflete os raios de sol e a preta inibe o crescimento de ervas daninhas.
- Filme de isolamento térmico. Seu objetivo direto é preservar o calor e proteger contra as ondas de frio recorrentes na primavera e nas geadas noturnas. Essas propriedades são mais características de uma tela branca ou verde claro: esse filme cria um microclima 5 graus mais alto do que o normal.
- Reforçado (três camadas). A camada intermediária da teia é formada por uma malha. Seus fios são feitos de polipropileno, fibra de vidro ou polietileno e podem ser de diferentes espessuras. A malha aumenta a resistência, reduz a capacidade de esticar, pode suportar geadas severas (até -30), granizo, chuva forte, ventos fortes.
- Bolha de ar. A superfície transparente do filme tem pequenas bolhas de ar, de tamanho diferente. A transmitância de luz do filme é quanto maior, quanto maior o tamanho das bolhas, mas ao mesmo tempo suas propriedades mecânicas são reduzidas. Tem boas características de isolamento térmico: protege as colheitas de geadas até -8 graus.
- Filme de PVC. De todos os tipos de filme de polietileno, é o de maior resistência e durabilidade, podendo servir mesmo sem retirá-lo da moldura por cerca de 6 anos. Contém aditivos formadores de luz e estabilizadores. O filme de PVC transmite até 90% da luz solar e apenas 5% dos raios ultravioleta e tem propriedades semelhantes às do vidro.
- Filme hidrofílico. Sua característica distintiva é que a condensação não se forma na superfície interna e a umidade, acumulada em gotas, flui para baixo.
- Filme com aditivo de fósforoque converte os raios ultravioleta em infravermelhos, o que ajuda a aumentar o rendimento. Ele vem em rosa claro e laranja. Esse filme pode proteger tanto do frio quanto do superaquecimento.
Material de cobertura não tecido
Este tecido de cobertura é feito de propileno. O material é produzido em rolos de vários tamanhos por diferentes fabricantes, e há diversas variedades dele, que são inerentes às mesmas características distintivas distintas.
Spunbond
Este é o nome não só do material de revestimento, mas também da tecnologia especial de sua fabricação, que confere ao abrigo propriedades como resistência e leveza, respeito ao meio ambiente, incapacidade de se deformar durante mudanças de temperatura.
Sua estrutura inclui aditivos que evitam a cárie e a ocorrência de infecções fúngicas. A tela é capaz de passar bem água e ar.
O escopo de sua aplicação é bastante amplo, mas é especialmente procurado como abrigo para plantações de jardins.
Spunbond vem em branco e preto. Todos os tipos de plantas são cobertos de branco para o inverno. O preto tem a adição de um estabilizador de UV: isso aumenta suas propriedades operacionais e técnicas.
- Lutrasil. A tela é semelhante em propriedades ao spunbond. Lutrasil é um material semelhante a uma teia muito leve. Possui elasticidade, não forma condensação e possui densidade diferenciada. O escopo de uso é a proteção contra geadas e outros fenômenos climáticos adversos. O lutrasil preto é usado como cobertura morta e inibe o crescimento de ervas daninhas ao absorver a luz solar.
- Agril. Difere em águas altas, transmissão de ar e luz e aquece bem o solo. Sob o agril, o solo não é encrostado e não se forma erosão.
- Lumitex. O tecido tem a capacidade de absorver e reter alguns dos raios ultravioleta, protegendo assim as plantas do superaquecimento. Boa permeabilidade à água e ao ar. Promove o amadurecimento da safra mais cedo (em 2 semanas) e seu aumento (até 40%).
- Lona de folha. É freqüentemente usado no cultivo de mudas. É um material altamente respirável que difunde a luz de maneira uniforme. A camada metálica promove a ativação da fotossíntese, tem efeito benéfico no desenvolvimento e crescimento das plantações.
- Tecidos agrotécnicos. O material de cobertura, que tem “agro” no nome, são os agro-tecidos. A tecnologia de sua fabricação não permite o uso de herbicidas durante o uso da lona. Como resultado, produtos ecológicos são cultivados. É assim que a maioria dos jardineiros amadores trabalha, uma vez que eles fazem plantações para uso pessoal.
Os tecidos agrotécnicos retardam o processo de evaporação da umidade do solo, têm boas propriedades de aeração e criam um microclima favorável ao desenvolvimento das plantas.
Agrofibra SUF-60
Este tipo de tecido não tecido é freqüentemente usado para cobrir estufas. O material protege as colheitas de geadas até -6 graus. Sua característica é a resistência aos raios ultravioleta.
O uso de SUF-60 ajuda a aumentar o rendimento em até 40% sem o uso de herbicidas.
O negro de fumo contido em sua composição é capaz de reter calor de maneira uniforme e em pouco tempo para aquecer o solo. Como o material é altamente permeável ao ar e ao vapor de água, a condensação não se forma em sua superfície.
Além disso, o SUF desempenha as seguintes funções: retém a umidade, protege contra pragas (insetos, pássaros, roedores) e é usado como cobertura morta. O material tem uma resistência suficientemente elevada para ser deixado no solo durante todo o inverno.
O Agrospan tem as mesmas características do agril, mas é mais durável e tem uma vida útil mais longa. Não confunda a tela de revestimento Agrospan, que cria um microclima para as plantas, e Isospan, que é usado na construção para proteger as estruturas do vento e da umidade.
Existem nãotecidos brancos e pretos, que diferem em escopo. A tela branca é usada para proteger os primeiros brotos do sol forte, para cobrir estufas e estufas, para formar um microclima, bem como para abrigo de plantas no inverno.
O pano preto, com outras características, é usado para reduzir a evaporação da água, aumentar o aquecimento do solo e prevenir ervas daninhas.
Os tecidos não tecidos de duas camadas têm cores de superfície diferentes. A parte de baixo é preta e funciona como cobertura morta.A superfície superior - branca, amarela ou folha, é projetada para refletir a luz e ao mesmo tempo fornecer iluminação adicional da planta sob o abrigo, acelera o crescimento e amadurecimento dos frutos. Abrigos com lados preto-amarelo, amarelo-vermelho e vermelho-branco aumentaram as propriedades de proteção.
Policarbonato
O material é usado apenas para cobertura de estufas e é o abrigo mais durável e confiável. É um material leve, mas muito durável, que retém bem o calor e transmite luz (até 92%). Ele também pode conter um estabilizador de UV.
Dimensões (editar)
O material de cobertura é normalmente encontrado comercialmente na forma de um rolo e vendido por metro. Os tamanhos podem ser muito diferentes. A largura do filme de polietileno é na maioria das vezes de 1,1 a 18 m, e em um rolo - de 60 a 180 m da teia.
Spunbond pode ter uma largura de 0,1 a 3,2 m, às vezes até 4 m, e um rolo contém 150-500 m e até 1500 m. O Agrospan geralmente tem uma largura de 3,3, 6,3 e 12,5 m, e seu comprimento em um rolo é de 75 a 200 m.
Às vezes, o material de cobertura é vendido na forma de peças embaladas de diferentes tamanhos: de 0,8 a 3,2 m de largura e 10 m de comprimento.
O policarbonato é produzido em placas com dimensões 2,1x2, 2,1x6 e 2,1x12 m.
Densidade
A espessura e a densidade do tecido de cobertura afetam muitas de suas propriedades e determinam sua aplicação funcional. A espessura da teia pode variar de 0,03 mm (ou 30 mícrons) a 0,4 mm (400 mícrons). Dependendo da densidade, o material de cobertura é de 3 tipos.
- Luz. A densidade é de 15-30 g / sq. m. Esta é uma tela branca com um bom nível de condutividade térmica, água e permeabilidade ao ar, transmissão de luz, capaz de proteger do calor do verão e baixas temperaturas da primavera. Ele serve para abrigar quase todas as plantas cultivadas que crescem em solo aberto, e é permitido espalhar simplesmente sobre as plantas.
- Densidade média - 30-40 g / sq. m. Um lençol branco desta resistência é geralmente usado para cobrir estufas temporárias e estufas feitas de arcos, bem como para abrigo de plantas no inverno.
- Apertado e mais espesso. A tela é branca e preta. Sua densidade é de 40-60 g / sq. m) Este tipo de material para cobertura de plantas contém frequentemente um estabilizador de radiação ultravioleta, que aumenta a duração do funcionamento, e carbono técnico, que lhe confere uma cor preta.
O branco é usado para cobrir estruturas de moldura e proteção de plantas. Preto é usado como cobertura morta.
A vida útil de tal tela é de várias temporadas.
Como escolher?
Para determinar corretamente a escolha do material para abrigar plantas, vários fatores devem ser levados em consideração.
Em primeiro lugar, você precisa decidir para que propósito o material será usado.
- Filme de polietileno é mais adequado para aquecer o solo no início do trabalho sazonal e após o plantio das plantas - para reter a umidade no solo ou para evitar a formação de excesso de umidade. Uma vez estabelecido o clima quente e estável, ele pode ser substituído por um tecido não tecido e usado durante toda a estação.
- Para decoração de gramado, para aumentar o crescimento da grama, são usados lutrasil, spunbond e outros tipos de tecido não tecido leve, que cobrem as plantações imediatamente após o plantio.
- A finalidade de utilização do material também depende da cor.porque a cor afeta a quantidade de calor e luz absorvida e transmitida. Um pano branco é necessário para formar um microclima. Para evitar o crescimento de ervas daninhas, você deve escolher uma tela preta para cobertura morta.
- Filme preto de polietileno pode ser usado para cultivar morangos. Ele é colocado no chão, fazendo buracos para os arbustos. A cor preta, atraindo os raios solares, promove o amadurecimento mais rápido dos frutos.
- Para cobrir círculos próximos ao tronco árvores como cobertura morta e design decorativo, você deve escolher um material de cobertura verde.
- Para cobrir plantas para o inverno você pode escolher qualquer tipo de tecido não tecido denso.No entanto, deve-se ter em mente que o filme plástico é mais adequado para cobrir estufas e estufas no inverno.
- Para arbustos de framboesa remanescentes, que é cortada para o inverno, a agrofibra é mais adequada, sob a qual a condensação não se acumula.
É necessário levar em consideração a densidade da tela.
- Para o cultivo de pequenas espécies de plantas (cenoura, ervas, alho e cebola), deve-se adquirir material leve não tecido branco para jardim, bem como para mudas jovens ou enfraquecidas, escolhendo qualquer tipo de tela de menor densidade para simplesmente cobrir o canteiros: as plantas vão ser fáceis à medida que crescem, levante-as.
- A tela de média densidade é escolhida para mudas crescidas e maduras, vegetais (tomates, abobrinhas, pepinos), flores cultivadas em estufas temporárias.
- O material mais denso deve ser comprado para abrigar estufas permanentes, para árvores jovens, coníferas e outros arbustos ornamentais como abrigo de inverno. Por exemplo, spunbond branco, spandex ou agroSUF com uma densidade de 30 a 50g / sq. m: o molde não se forma sob esta tela, e as plantas não apodrecem.
Para uso nas áreas onde faltam dias quentes e ensolarados, na hora de escolher é necessário dar preferência a um material com a adição de um estabilizador UV: tal pano compensa a falta de calor. Nas regiões áridas do norte, a melhor opção seria usar papel alumínio ou plástico-bolha.
A resistência ao desgaste também é importante. O filme reforçado vai durar mais.
A qualidade do produto é outro indicador que deve ser levado em consideração. A densidade do material de cobertura deve ser uniforme. A falta de homogeneidade da estrutura e a espessura irregular são sinais de um produto de baixa qualidade.
Como colocar?
O método mais fácil de usar uma folha de cobertura é simplesmente espalhá-la no canteiro do jardim. Recentemente, um método de cultivo de morangos e outras safras em um material de cobertura se tornou popular. As camas devem ser devidamente cobertas. Na hora de comprar, é preciso lembrar que a largura da lona deve ser maior que a largura da cama, já que as bordas devem ser fixadas ao solo.
Antes de estabelecer uma tela de uma cor, você precisa determinar onde estão as partes superior e inferior. Um tecido não tecido tem um lado liso e o outro áspero e fofo. Deve ser colocado com o lado felpudo para cima, pois permite a passagem da água. Você pode realizar um teste de controle - despeje água em um pedaço de tela: o lado que permite a passagem da água é o topo.
A agrofibra pode ser colocada em qualquer lado, pois ambos permitem a passagem de água.
Primeiro, o solo do canteiro é preparado para o plantio. Em seguida, a tela é colocada, endireitada e fixada com segurança ao solo. O tipo de solo afeta a maneira como é fixado. Em solo mais macio, deve ser fixado com mais freqüência do que duro, após cerca de 1-2 m.
Para a fixação, você pode usar qualquer objeto pesado (pedras, troncos), ou apenas polvilhar com terra. No entanto, este tipo de fixação tem uma aparência inestética e, além disso, não permite que a teia seja puxada uniformemente. Melhor usar pinos especiais.
Tendo coberto o canteiro, sobre a cobertura, determinam os locais onde serão plantadas as plantas e fazem cortes em forma de cruz. As mudas são plantadas nas fendas resultantes.
Em estufas temporárias de arco, o material de cobertura é fixado com suportes de fixação especiais e é fixado ao solo por meio de pinos especiais com anéis.
Um amplo e variado sortimento de materiais de revestimento permite fazer a melhor escolha de acordo com objetivos específicos.
Você pode encontrar informações visuais sobre o material de cobertura no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.