Como escolher um material de cobertura para ervas daninhas?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e características
  3. Como escolher?
  4. Como usar

Qualquer morador de verão ou aldeão sabe como é difícil lidar com as ervas daninhas em suas terras. Se você não capinar e processar a área uma vez no tempo, será ainda mais difícil livrar-se da grama indesejada no futuro. Existem muitas maneiras de combater as ervas daninhas: capinar os canteiros, regar com produtos químicos, infusões especiais, fertilizar, cavar o local.

A opção moderna é usar um material de cobertura de ervas daninhas.

Peculiaridades

O método de eliminar ervas daninhas dos canteiros por meio de materiais de cobertura tornou-se recentemente mais eficaz e popular. Além disso, o preço desses fundos é relativamente baixo em comparação com o custo total de processamento do site usando métodos tradicionais. Este método tem características próprias, que trazem vantagens óbvias ao jardineiro:

  • plantas cobertas são protegidas de pragas e ervas daninhas no período inicial de seu desenvolvimento;
  • condições favoráveis ​​para a germinação de sementes e o crescimento de plantas jovens são formadas sob o material;
  • tais materiais são bastante simples de usar e não requerem muito esforço: é fácil cobrir os canteiros do jardim, bem como retirar se necessário;
  • Os produtos de cobertura são leves, mas ao mesmo tempo bastante duráveis ​​- podem resistir facilmente à chuva e outras influências naturais adversas (desde que bem fixados).

Existem vários tipos de materiais de cobertura de ervas daninhas. Para quase qualquer grupo de culturas, você pode escolher sua própria versão, mas todas elas têm um princípio de operação comum. Depois de arar (cavar) a horta, eles arrumam canteiros para o plantio na primavera ou semeadura, e sobre eles é espalhada uma fibra de cobertura, que é bem fixada de maneira adequada. Os buracos são então cortados na fibra de acordo com o padrão de semeadura ou plantio da safra planejada. Por meio desses recortes, ocorrerá toda a tecnologia agrícola para a cultura selecionada: plantio de sementes, irrigação, cuidados com os brotos e outros ciclos de desenvolvimento da planta.

Este método funciona especialmente bem para mudas ou plantas de frutos silvestres. Normalmente, a fibra preta é usada neste caso.

Não deixa passar os raios do sol e as ervas daninhas embaixo dele por falta de luz. Além disso, as bagas que caíram do galho não caem diretamente no solo, por isso permanecem limpas e facilmente visíveis para a colheita.

Existem materiais de cobertura transparentes e coloridos, mas cobrem os canteiros somente depois que as sementes são semeadas no solo. Na maioria dos casos, eles são feitos de fibra não tecida, eles carregam bem a luz, a umidade e o ar penetram. Nessas condições, as sementes germinam bem e o solo não sofre erosão.

O acabamento, neste caso, pode ser feito na forma de solução diretamente no material. A umidade será distribuída uniformemente pela superfície e gradualmente penetrará no solo.

Tipos e características

De acordo com sua composição, todos os tipos de materiais de cobertura podem ser divididos em três grupos principais:

  • agrofibra;
  • agrotêxtil;
  • filme.

Cada grupo tem suas vantagens e desvantagens, mas o princípio de funcionamento para todos, na verdade, é o mesmo: os canteiros e canteiros são revestidos de material, enquanto as raízes das plantas são quentes e as ervas daninhas morrem por falta de luz.

Agrofibre é um material de revestimento não tecido preto. Ele contém polipropileno, que foi passado por uma matriz fina. Em outras palavras, é polipropileno com orifícios muito pequenos.Devido a esta composição, a agrofibra se espalha facilmente. Se necessário, pode ser facilmente cortado e costurado. E graças à sua estrutura porosa, fornece ar às raízes das plantas e permite que o solo respire.

A água penetra facilmente nesse material e praticamente não evapora.

O polipropileno não apodrece e é resistente à luz solar. O material em si é inofensivo, não emite vapores tóxicos, não reage ao interagir com água ou fertilizantes químicos. A vida útil da agrofibra é de 3-4 anos.

Hoje em dia, é produzida uma agrofibra de duas camadas, sendo a camada inferior geralmente preta e a superior bicolor (branco-preto ou amarelo-preto). A camada inferior protege a planta de ervas daninhas e a camada superior protege a planta do superaquecimento do solo e das raízes.

Cada marca tem seus próprios nomes para essa fibra, mas todas são feitas com a mesma tecnologia. À venda você encontra: Spunbond, Agrotex, Lutrasil, Agril, Agrospan e outros.

Agrotêxtil. Este tipo de material de cobertura também é bastante popular entre os jardineiros. Por peso, é leve, evita de forma confiável a germinação de ervas daninhas, protege com eficácia as plantas contra geadas e pragas de insetos. O agrotêxtil é um material mais durável que o anterior, portanto sua vida pode ser de até 10-12 anos. Mas devido a isso, o preço desse material é várias vezes superior ao da mesma agrofibra.

Entre as variedades de agrotêxteis, destaca-se o denominado geotêxtil. Em termos de resistência, esta última é inferior à agrofibra, mas em termos de densidade está à frente da agrofibra. Os preços do geotêxtil variam entre esses materiais. Basicamente, todos possuem as mesmas características de desempenho, exceto quanto à duração do uso.

Tanto o agro-tecido quanto a agrofibra contribuem para o aquecimento mais rápido do solo no início da primavera, o que permite que as mudas termofílicas sejam plantadas mais cedo.

Por muito tempo, a película preta foi a única proteção das ervas daninhas para os canteiros. A vegetação daninha praticamente não germinou sob um abrigo escuro que não permitia a passagem dos raios do sol e morreu na videira.

Mas o filme tem desvantagens significativas quando comparado com outros agentes de cobertura.

  • O filme não deixa a água passar, o que complica o processo de irrigação.
  • Muitas vezes ocorrem doenças fúngicas sob ele devido à impossibilidade de troca de ar.
  • Só pode ser usado por uma temporada.

É melhor usado para evitar o crescimento de ervas daninhas nos corredores entre os canteiros. Nesse caso, o ideal é um filme reforçado, que pode durar de 2 a 3 temporadas. O preço do filme é o mais baixo entre os materiais de cobertura.

Como escolher?

Os materiais de cobertura não se destinam apenas ao controle de ervas daninhas - eles protegem as plantas da geada e da luz solar direta de maneira confiável. Antes de comprá-los, você deve ler atentamente as recomendações. O cumprimento estrito das instruções de uso prolongará sua vida útil. Dependendo da densidade, todos os produtos de cobertura podem ser condicionalmente divididos em 4 tipos:

  • preto denso;
  • branco denso;
  • média;
  • luz.

Por exemplo, se você precisa proteger suas mudas da geada, materiais leves são melhores. Devido à sua textura leve, eles não interferem no crescimento das plantas, mas ao mesmo tempo protegem-nas de forma confiável de mudanças repentinas de temperatura.

Para as regiões do sul do país, bem como durante os períodos de dias quentes, um material de cobertura branco e denso é o mais adequado para uso. Além de sua função principal, eles protegem o solo e as raízes das plantas da luz solar e da exposição ultravioleta.

Se o objetivo principal é proteger as plantas das ervas daninhas, então é melhor usar materiais pretos mais densos. Esses produtos são usados ​​com mais frequência em caminhos e corredores entre camas.

Como usar

E embora os materiais de cobertura de ervas daninhas sejam fáceis de usar, eles exigem o cumprimento adequado das regras de manuseio.

Antes de usar o material de cobertura para os canteiros, o próprio solo deve ser preparado para cobertura de fibra: cave bem, removendo as raízes das ervas daninhas, forme e equipe um canteiro ou canteiro de jardim, aplique fertilizante, nivele a superfície e regue se necessário. Dê um tempo para que a umidade seja absorvida pelo solo e o excesso evapore. Depois disso, você pode prosseguir para o abrigo.

A fibra precisa ser medida e cortada no tamanho dos canteiros ou canteiros de flores. Deixe alguns centímetros ao redor das bordas do material para prendê-lo. Em seguida, faça buracos nos espaços em branco de acordo com o número de plantas em potencial no jardim.

Para evitar que o material seja levado pelo vento e se mova, a fibra deve ser fixada ao solo. Para fazer isso, polvilhe o material de cobertura em torno das bordas com terra e pressione com pedras. Algumas decorações de jardim costumam ser usadas como meio de fixar, por exemplo, gnomos no jardim, vasos de flores e assim por diante. Você também pode colocar pequenos pinos de arame finos em toda a área do material. Para que as mudas cresçam sem obstáculos, elas devem ser plantadas nos buracos feitos na fibra.

É melhor cobrir as camas e trabalhar com material de cobertura em climas calmos. Isso tornará mais fácil trabalhar com a fibra.

      Existem muitas maneiras diferentes de controlar ervas daninhas no mercado hoje. Alguns deles exigem muitos custos financeiros e esforço físico. O método de cobertura é o mais simples e eficaz entre esta variedade. O material de cobertura não só remove a grama dos canteiros, mas também cria as melhores condições para o crescimento das plantas, o que tem um efeito positivo na produtividade.

      Veja abaixo uma visão geral do material de cobertura da Agrotex.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário