Características e características do spunbond do material de cobertura
Para a maioria dos jardineiros amadores, a chegada da temporada de chalés de verão está associada a tarefas agradáveis. A ideia de obter uma boa colheita às vezes está associada a algum grau de ansiedade em relação às condições meteorológicas. Um excelente ajudante em questões difíceis de jardinagem pode ser um material de cobertura spunbond. Protegerá as plantas do frio, chuvas desagradáveis e pragas e promoverá um crescimento e amadurecimento mais rápidos dos frutos. Vamos considerar suas principais variedades, características técnicas e escopo.
O que é isso?
Spunbond é um tecido não tecido que recebeu seu nome do nome do método de produção. A tecnologia spunbond possibilita a obtenção de um material a partir de fibras de polipropileno tratadas termicamente. Devido à sua leveza e baixo custo, encontrou aplicação em uma ampla variedade de campos. Capas para sapatos, atributos médicos (camisas cirúrgicas descartáveis, chapéus, máscaras, etc.) são feitos com ele.
No ramo de costura, o spunbond é um atributo de amortecimento indispensável ao costurar alguns detalhes de roupas. (coleiras, cintos, punhos). É frequentemente utilizado na produção de móveis para estofamento de móveis estofados e como material de embalagem para seu transporte. Para fins de construção, eles estão envolvidos na criação de impermeabilização. Na agricultura, o spunbond SUF está em grande demanda. A adição de um estabilizador ultravioleta aumenta a resistência a extremos de temperatura e exposição à luz solar direta, por isso a lona é um excelente material de cobertura para proteger várias plantas e solo.
Especificações
O material de cobertura não tecido usado em chalés de verão pode durar de 3 a 4 temporadas
Possui as seguintes características técnicas:
- alta resistência (resistência ao rasgo e deformação);
- passando um nível suficiente de luz;
- garantir o acesso aéreo necessário;
- permeabilidade à água e resistência à umidade (por exemplo, irrigação sobre a tela);
- vários graus de densidade de variedades de spunbond;
- simplicidade de uso e cuidado;
- segurança da planta
Vantagens e desvantagens
Nos últimos anos, mais e mais residentes de verão começaram a usar não filme plástico, mas spandbond como material de cobertura. Com o início da temporada de jardinagem, suas vendas aumentam significativamente. Vamos considerar suas principais vantagens e desvantagens.
Vantagens:
- criando um equilíbrio de temperatura ideal para o crescimento e desenvolvimento da planta;
- proteção contra extremos diários de temperatura (proteção contra queimaduras e geadas);
- obter uma colheita antecipada, garantindo um rápido aquecimento do solo;
- passagem de água e retenção de umidade sob o abrigo;
- proteção de mudas de pragas;
- a leveza do material garante a segurança das lavouras com abrigo de contato e não torna as estufas mais pesadas;
- as propriedades respiráveis protegem contra a formação de mofo e podridão no material.
Entre as desvantagens pode-se destacar o baixo grau de proteção contra os raios ultravioleta diretos de alguns tipos de materiais com baixo nível de densidade. Eles são mais usados em áreas sombreadas e em sombra parcial.
Aplicativo
O Spunbond pode ser usado no jardim em qualquer época do ano, tanto no exterior como no interior.O spandbond branco ajuda a aquecer o solo e protege as plantas de desastres atmosféricos. Com o início da primavera, eles podem cobrir o solo dentro da estufa, o que permitirá que você plante mudas mais cedo. Também é ótimo para criar estufas e é um isolamento confiável para abrigar plantas no inverno (flores perenes, arbustos e árvores que gostam de calor).
O spunbond preto destina-se à cobertura do solo. Ele mantém um microclima favorável para o crescimento e desenvolvimento das plantas. É espalhado no solo previamente preparado para o plantio e são feitas covas para o plantio de mudas. As mudas criam raízes rapidamente, à medida que o ar e a água entram no solo, mantendo o nível de umidade necessário. A agrofibra negra evita a formação de ervas daninhas, apodrecimento e bolores no solo. É muito eficaz para morangos. Eles podem cobrir os canteiros antes de plantar novos arbustos, e também cobrir os arbustos jovens que já estão crescendo, fazendo cortes em forma de cruz com cuidado. Spandbond elimina o contato dos bagos com o solo úmido, mantendo-os limpos e evitando o apodrecimento.
Variedades
À venda você pode encontrar diferentes tipos de materiais de revestimento. Na maioria dos casos, é vendido em rolos, mas às vezes é possível encontrar embalagens prontas com um determinado comprimento. Considere as principais diferenças entre o material de cobertura.
Por cor
As tecnologias modernas permitem obter fibras sintéticas de qualquer tonalidade, mas os spunbond brancos e pretos, de finalidades diferentes, são adequados para trabalhos de jardinagem. Mais recentemente, os fabricantes começaram a produzir spunbond preto e branco de dupla face - o lado preto inferior retém a umidade e evita ervas daninhas, e o lado branco superior reflete os raios ultravioleta. O spunbond de cores densas é usado principalmente em projetos paisagísticos.
Por densidade
O spunbond branco tem uma densidade mais baixa. Dependendo da finalidade de uso, os fabricantes produzem variedades da seguinte densidade.
- 17-30 g / m² - esse material é adequado para proteger plantas de terreno aberto de geadas de curta duração na primavera e luz solar direta durante um período quente. Podem cobrir diretamente os canteiros com frutos silvestres e hortaliças, sem a construção de uma moldura adicional, pressionando as bordas com pedras ou polvilhando com terra. O material fino e leve não é absolutamente perceptível pelas plantas e não danificará nem mesmo os brotos mais finos com o contato direto.
- 42-60 g / m2 - ideal para a construção de pequenas estufas baixas com caixilharia em arco. Protege as mudas do vento e superaquecimento.
- 60 g / m²- leve, mas ao mesmo tempo um material de cobertura muito durável com funções de proteção aumentadas. Estufas e estufas de uma grande área são cobertas com eles. Acelera o amadurecimento da safra e protege as plantas de baixas temperaturas até -10 ° C. Suporta cobertura de neve, adequada para abrigar flores perenes, arbustos frutíferos no inverno.
O spunbond preto tem um maior grau de densidade, pois se destina à cobertura morta.
Uma certa fuligem está presente na composição da tela, que dá sua cor e absorve os raios ultravioleta. Para trabalhos em chalés de verão, telas com essa densidade são adequadas.
- 80-90 g / m² - pode ser usado para cobrir o solo em volta das colheitas de frutos silvestres (morangos, morangos silvestres, amoras). Pode ser deixado no inverno para proteção adicional do sistema radicular.
- 100-110 g / m2 - adequado para o cultivo de abóbora e abóboras.
- 120 - 150 g / m2 —Material extremamente durável, muitas vezes se espalha nos caminhos do local, evitando o aparecimento de ervas daninhas.
Como escolher?
Você pode comprar spunbond para trabalhos de jardinagem em lojas de construção ou agrícolas. Na hora de comprar é preciso estar atento não só à densidade e cor, mas também à largura, a presença de um estabilizador ultravioleta na composição e no reforço.É necessário selecionar o material de cobertura de acordo com o comprimento e largura da área coberta, levando em consideração que a lona deve ser 10-15 cm mais larga que a cama. Isso é necessário para que as bordas possam ser fixadas com pedras, pinos ou polvilhadas com terra. Para as necessidades agrícolas, o spunbond laminado é mais adequado, tendo uma largura:
- 1,6 m - conveniente para canteiros pequenos e estreitos, é conveniente para eles cobrirem as primeiras colheitas de cenoura, beterraba, rabanete e verduras;
- 2,1 m - esta largura é adequada para estufas em arco e pequenas estufas de estrutura em que são plantados tomates, pepinos e pimentões;
- 3,2 m - necessário para a cobertura morta de grandes plantações de vegetais (abóbora, abobrinha) ou grandes áreas de morangos.
O Spunbond vendido em embalagens geralmente contém de 5 a 10 cortes, cuja largura e comprimento estão indicados na embalagem. Você pode encontrar opções convenientes para suas camas. Além disso, a embalagem fornece todas as informações necessárias ao comprador - área e densidade do material, presença da SUF, país de origem. Para cobrir estufas e estufas, é melhor comprar um material de cobertura com um estabilizador ultravioleta. Ajuda a manter o equilíbrio de temperatura necessário - não fica muito quente sob os raios escaldantes, mantém o calor bem e deixa passar um pouco quando a temperatura cai à noite.
O reforço é um elemento adicional de alguns tipos de material e é representado por inserções elásticas em forma de malha. Aumenta a densidade da teia e sua vida útil. O spunbond reforçado é recomendado para cobrir estufas em regiões com temperaturas instáveis e ventos frequentes. Uma tela preta reforçada com alta densidade é adequada para o paisagismo de um local ou abrigando caminhos entre canteiros.
Dicas de uso
Spunbond em condições de jardim pode ser usado durante todo o ano. No outono e no inverno, ele protegerá as plantas de maneira confiável do frio, na primavera e no verão - do sol forte, rajadas de vento forte, granizo. As laterais da tela têm texturas diferentes - uma delas é lisa, a outra é áspera. A este respeito, muitos consumidores têm dúvidas sobre como cobrir adequadamente uma estufa ou jardim. A fim de proteger do frio e da rápida germinação das safras, é permitido colocar fios de lã brancos nos canteiros de ambos os lados. Ao cobrir uma estufa ou estufa, o lado áspero deve ser colocado para fora, permite que o ar e a umidade passem melhor, e também evita o acúmulo de água na superfície em tempo de chuva.
O spunbond branco será o melhor isolamento para arbustos jovens imaturos de jasmim de jardim, hortênsia, vegela e outras plantas perenes termofílicas.
Com o início do clima frio, começa a preparação das safras que adoram o calor para o inverno. É uma ótima alternativa para ramos de abeto. Para formar um abrigo ao redor dos arbustos, você precisa furar alguns pinos e envolvê-los com material de cobertura.
O spunbond preto é bom para a primavera aquecer o solo mais rapidamente. Pode ser espalhado cerca de 2 semanas antes do plantio planejado e depois removido. Você pode colocá-lo no chão com qualquer um dos lados. O plantio de sementes em solo quente dá brotos rápidos e as mudas plantadas se adaptam rapidamente às condições de campo aberto.
Se for usado material de cobertura preto para o plantio de morangos, morangos ou vegetais, ele deve ser colocado no chão com o lado liso, cortando os orifícios apropriados. Ele retém melhor o calor e a umidade, enquanto a parte superior áspera permite que o ar e a água fluam livremente. A rega é realizada no próprio material. No final do período de frutificação, o spunbond não pode ser removido, pois é adequado por vários anos.
Ao remover, a tela deve ser limpa de sujeira e seca. É mais conveniente armazená-lo em um rolo em uma sala seca. Para obter uma boa colheita, é necessária uma manutenção cuidadosa das culturas hortícolas.E não se trata apenas de capinar, regar e alimentar. É necessário protegê-los de forma confiável do frio, forte exposição à luz solar direta e pragas de insetos. O material de cobertura não tecido pode lidar com essas tarefas. Será uma boa ajuda para os residentes de verão, aliviando suas preocupações e ajudando a aumentar a produção.
O vídeo abaixo conta em detalhes sobre as propriedades e recursos de escolha de um spunbond.
O comentário foi enviado com sucesso.