Dicas para escolher e usar material de cobertura preta
Quando começa a temporada de chalés de verão, uma das principais questões que preocupam os jardineiros é a proteção das plantas de vários fatores adversos. As ervas daninhas são um problema, por exemplo. Os fabricantes oferecem uma tela moderna feita com as tecnologias mais recentes para proteger as plantações. Ele permite que você economize energia, sem causar danos significativos ao orçamento. Esse know-how é o material de cobertura preta.
Para que é necessário?
O material de cobertura possui um grande número de propriedades positivas. Ajuda a proteger as mudas de baixas temperaturas, evita infecções fúngicas e o crescimento de ervas daninhas, mas não interfere no fluxo de oxigênio. O produto foi projetado para operação de longo prazo e pode ser usado ativamente por 7 ou mais anos.
Sob uma tela densa, a terra não será lavada pela chuva. Não há reação com venenos e curativos, então as propriedades irão persistir por muito tempo. E também o material protege contra caramujos e lesmas, que se sentem desconfortáveis sob ele.
O gramado com material de cobertura esticado parece muito bem cuidado. A composição do solo é preservada. Além disso, esta opção é muito relevante para uma residência de verão, onde os proprietários podem visitar apenas aos fins-de-semana, pois ajuda a reter a humidade por mais tempo, evitando a sua evaporação. Como o acesso dos raios ultravioleta é bloqueado, as ervas daninhas não crescerão ativamente, respectivamente, a quantidade de capina é minimizada.
O material, de cor preta e amarela, ajuda a prevenir o aparecimento de parasitas. Eles param de se orientar no espaço e podem se reproduzir.
Tecido preto e branco é recomendado para o cultivo de morangos.
Para o procedimento de cobertura morta, uma tela preta e preta e branca é adequada.... Pode ser um material não tecido ou um filme. No entanto, deve-se ter em mente que o filme não permite a passagem de umidade, então você deve pensar em organizar a irrigação por gotejamento. Quando se trabalha em estufas, é recomendável dar preferência à agrofibra.
Geotêxtil preto é uma solução mais drástica. Se precisar trabalhar em estufas sem aquecimento, é melhor usar uma tela preta de um lado e papel alumínio do outro.
Ele é colocado de cabeça para baixo com papel alumínio, que refletirá a luz solar.
Vantagens e desvantagens
Antes de fazer uma escolha, você precisa considerar os prós e os contras do material de cobertura preta. Vários jardineiros acreditam que ele é melhor do que branco e que lida com as tarefas de maneira mais confiável.
A lona é capaz de proteger as plantações dos efeitos de um ambiente adverso. Eles não são afetados pela luz solar direta e pela precipitação. E também a deficiência de umidade e nutrição é excluída. O microclima natural não permite que bactérias patogênicas se enraízem, além disso, criam-se condições ideais para o crescimento. É muito fácil cuidar das mudas, fertilizá-las ou regá-las.
Observa-se que o material de cobertura preta é universal. Pode ser usado para organizar estufas e estufas, para arranjar caminhos ou estender-se sobre um canteiro de jardim.
Tendo uma estrutura bastante densa, mantém suas funções por muito tempo e tem uma ótima aparência. Vários materiais podem ser usados ativamente por um longo tempo.
Filme preto é mais frequentemente usado para procedimentos de cobertura morta... O produto é muito apreciado pelo seu preço acessível.Telas reforçadas são populares em projetos paisagísticos. As ervas daninhas praticamente não crescem sob a película preta.
No entanto, esta ferramenta pode ter e limitações... Vários deles estão associados à instalação inadequada do produto ou ao não cumprimento das regras de funcionamento. Nesse caso, danos significativos podem ser causados às mudas, uma vez que erros levam ao aparecimento de condensação, podendo causar problemas como fungos e, em alguns casos, a morte de plantas.
Além do mais, produtos pretos estão sujeitos a forte aquecimento... Como a passagem do ar é difícil, isso pode ameaçar a formação de apodrecimento. Para tornar as características negativas menos pronunciadas, os jardineiros recomendam polvilhar o material com palha. Em áreas quentes, cubra as plantações com jornais ou grama. Os estabilizadores de UV são destruídos após 2 meses de operação.
Visualizações
A tela de cobertura preta tem várias variedades. As diferenças podem ser em termos de parâmetros:
- Cor;
- densidade;
- Método de preparação.
A escolha deve ser feita de acordo com a necessidade do consumidor. Vamos considerar os materiais mais populares.
- Spunbond é feito de fibras de polipropileno. É resistente à radiação ultravioleta, não tem medo de queda de temperatura e precipitação. Pode ser utilizado tanto no exterior como em estufas ou estufas. A densidade de 50 g / m2 não só protege contra o frio, mas também ajuda a prevenir o desenvolvimento de ervas daninhas. Para áreas frias, os indicadores devem ser maiores: até 120 g / m 2. A tela pode ter duas camadas, neste caso também é adequado para procedimentos de cobertura morta. A camada clara protege do superaquecimento e neutraliza os efeitos da luz solar, enquanto a escura, localizada na parte inferior, protege contra o crescimento de ervas daninhas.
Materiais reforçados são usados para decorar caminhos de jardim.
- Geotêxteis são feitos de fibras de poliéster que são expostas ao calor. É caracterizado por excelente permeabilidade ao ar e durabilidade. Entre as vantagens estão custo acessível, versatilidade, confiabilidade e facilidade de instalação.
- Agrospan é um análogo do spunbond. Estabilizadores de UV estão disponíveis. Eles se distinguem pelo seu baixo preço, excelente proteção contra ervas daninhas.
- Agrotex é apresentado em várias formas. A superfície da tela é perfurada, portanto, não há necessidade de fazer furos manualmente para as mudas. Protege contra insetos, temperaturas extremas, bactérias patogênicas.
- Agril tem boa permeabilidade ao ar. Lida bem com o aparecimento de ervas daninhas. Protege contra baixas e altas temperaturas, evita a formação de crosta no solo. Promove a colheita mais precoce possível. O material é capaz de transmitir luz solar, portanto é ideal para uso em estufas.
Como escolher?
Para que um material tenha todos os méritos percebidos, é necessário levar a sério sua escolha. Os jardineiros recomendam escolher apenas um produto que tenha embalagem de marca. Caso contrário, existe o risco de adquirir uma falsificação barata com o nome de uma marca cara. Conseqüentemente, as propriedades de tal produto estarão distantes das declaradas. Além disso, é necessário distinguir entre conceitos, por exemplo, filme, spunbond ou lumitex.
E também segue com antecedência decidir sobre o método de aplicação. O material com densidade de 17 a 30 g / m 2 protege perfeitamente o plantio do frio, 42-60 g / m 2 é utilizado em canteiros e estufas. Produtos de alto desempenho são capazes de fornecer proteção contra ervas daninhas, geadas e secas. Além disso, se você precisar de um estabilizador ultravioleta, deverá procurar um produto com a etiqueta "UV".
Como usar?
A aplicação do material de cobertura preta pode ser diferente. Os usuários podem colocá-lo no campo e no jardim. Vamos considerar os aplicativos mais populares:
- quadro;
- sem moldura;
- cobertura morta.
No primeiro caso, o material esticado sobre uma moldura especialmente preparada... O objetivo das estufas é aquecer o solo o mais cedo possível para que as mudas possam ser cultivadas nele. A lona deve ser bastante densa, pois estará sujeita a uma carga significativa na forma de precipitação, vento e diminuição da temperatura. No entanto, ao mesmo tempo, umidade suficiente e o regime de temperatura necessário devem ser mantidos dentro da estufa ou estufa para que as plantas cresçam e se desenvolvam mais ativamente.
Maneira sem moldura é assumido quando você precisa aquecer a terra e esconder as mudas da luz solar. Para isso, um material de densidade não muito alta é bastante adequado. O solo é coberto imediatamente após o plantio das mudas. Essa tela permitirá a passagem de ar e água, mas ao mesmo tempo fornecerá proteção contra a luz solar. Por não pesar muito, as mudas em processo de crescimento poderão pegá-lo com calma, sem quebrar.
Qualquer um desses tecidos não tecidos pode ser usado para cobertura morta. Nesse caso, o solo não superaquecerá e nem secará, e as ervas daninhas não crescerão mais ativamente. Como a água e a sujeira não entram na lona, os frutos ficam limpos e não apodrecem. O microclima é ótimo para o plantio se desenvolver corretamente.
O material de cobertura deve ser colocado em uma cama preparada com antecedência. Além disso, cortes transversais são feitos ao longo das marcas. As mudas são plantadas nesses locais. Deve-se notar que, neste caso, as mudas não precisarão de irrigação e remoção freqüente de ervas daninhas. A colheita será abundante e de alta qualidade.
Para o uso de material de cobertura na casa de verão, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.