Tudo sobre materiais de cobertura "Agrotex"
Existem muitos materiais de cobertura diferentes no mercado agrícola. O material de produção nacional "Agrotex" apresenta boas características. Ajuda a aumentar a produtividade, é adequada para proteger as plantas das geadas, pragas e raios ultravioleta e é uma excelente opção de abrigo de inverno para rosas e outras plantas que gostam de calor. Vamos dar uma olhada mais de perto em suas variedades e recursos de uso.
O que é isso?
"Agrotex" é um material de revestimento não tecido produzido com a tecnologia spunbond pela marca russa "Agrotex", que faz parte do grupo de empresas "Hexa". É obtido a partir do polipropileno fundido pelo método de fiação, que permite a formação de fibras sintéticas que, aderidas, formam uma teia forte.
"Agrotex" destina-se a trabalhos agrícolas - é utilizado tanto em grande escala agroindustrial para cobrir grandes áreas de lavouras no campo, quanto em trabalhos de jardinagem, facilitando as preocupações dos veranistas.
Externamente, a agrofibra se assemelha a um tecido denso com textura porosa. Ele permite que o ar e a umidade passem, mas ao mesmo tempo protege as plantas do frio de maneira confiável. Os fabricantes incluem Componente SF (Estabilizador de UV), que ajuda a refletir os raios UV e manter o nível necessário de equilíbrio de temperatura. O pano de cobertura é usado para acelerar o aquecimento do solo, criar estufas, estufas e proteção de plantas no inverno.
Devido à leveza e massa de excelentes qualidades, o material tem sido muito apreciado por trabalhadores agrícolas e jardineiros amadores.
Propriedades
O "Agrotex" é um material amigo do ambiente e adequado para uso durante vários anos. É muito prático, adequado para o cultivo de qualquer planta e um abrigo de inverno para plantas perenes que gostam de calor. Suas principais características são - leveza e resistência.
Além disso, a fibra agrícola tem as seguintes propriedades:
- alto nível de proteção térmica;
- respirabilidade;
- Resistência à umidade;
- vários graus de densidade do material;
- facilidade de uso e manutenção;
- segurança para solo e plantas.
Vantagens e desvantagens
Este tipo de material de cobertura tornou-se uma alternativa valiosa ao filme plástico e, com o início da casa de campo de verão, a demanda dos consumidores aumentou. Vamos considerar os prós e os contras de usá-lo.
Prós:
- proteção das plantas de temperaturas extremas;
- transmissão de luz até 90%;
- aceleração do amadurecimento dos frutos e aumento da produtividade;
- diminuição do nível de evaporação da umidade;
- resistência à condensação;
- prevenir danos às plantas com vento forte, chuva, granizo;
- proteção contra pragas;
- repulsão de poeira;
- ampla gama de opções de materiais para cobertura de canteiros, estufas e estufas;
- economizando tempo e esforço para jardineiros.
A manifestação de possíveis deficiências não está associada às propriedades do material, mas às peculiaridades do manuseio do material durante o trabalho. Com um puxão forte, pode ficar mais fino, com má fixação ao longo das bordas, a probabilidade de ser soprado pelo vento aumenta.
Visualizações
Os fabricantes produzem uma ampla variedade de materiais de cobertura que diferem em cor, densidade e aplicação. Além das opções tradicionais de branco e preto, também existem combinações de duas camadas. Vamos considerar com mais detalhes os recursos de cada tipo.
- Branco. Projetado para acelerar o aquecimento do solo e abrigar plantas de temperaturas extremas. Um material com densidade de 17-30 g / m² pode ser usado para cobrir canteiros sem a construção de estruturas adicionais. Ele não permite que os brotos jovens congelem, protegendo contra o superaquecimento e as pragas de insetos. A tela com uma densidade de 42-60 g / m² é adequada para estufas, estufas, bem como para abrigo de inverno de arbustos com floração do calor (rosas, hortênsias, clematis). Alguns tipos são equipados com reforço adicional e laminação, o que aumenta significativamente a resistência da lona. O material laminado elimina a passagem de água e a formação de condensação no interior da estufa.
- Preto. Usado para cobertura morta. É espalhado diretamente no solo. Previne a formação de ervas daninhas e protege os frutos das plantas do contato com o solo. O material é respirável e retém umidade. Densidade 60-80 g / m² é ideal para o plantio de morangos, 90-120 g / m² - para plantio de safras de grande frutificação (abóbora, abóboras), abrigo entre filas e caminhos do local.
- Branco preto. A camada superior de cor branca reflete os raios ultravioleta, protege as folhas de superaquecimento e queimaduras. Fundo preto - mantém o nível necessário de calor e umidade, evita ervas daninhas.
- Amarelo-preto... A camada externa amarela ajuda a proteger as plantas de pragas sem o uso de produtos químicos, atraindo-as para a tela. Também mantém frutas e folhas limpas sem contato com o solo. O preto interno absorve os raios do sol, inibe o crescimento de ervas daninhas.
- Vermelho amarelo. A camada vermelha superior retém o calor, acelera o crescimento das plantas e favorece a colheita precoce, protege contra geadas. Amarelo interno - Oferece proteção contra insetos.
- Branco-vermelho... O lado externo branco protege dos raios escaldantes do sol. Vermelho mais baixo - contribui para uma maior retenção do calor no solo, acumulado ao longo do dia. Acelera o amadurecimento da fruta.
- Branco-prata (folha). Adequado para abrigar plantas em climas instáveis (quando a temperatura cai abaixo das normas climáticas médias) e nas regiões do norte. Ele protege as mudas jovens da geada de forma confiável e promove seu rápido desenvolvimento. A parte superior branca proporciona um bom acesso ao ar, enquanto a parte interna prateada potencializa a reflexão da luz nas plantas, acelerando seu desenvolvimento.
- Prata preta (folha). O lado externo prateado melhora a penetração da luz na planta, promovendo o crescimento e a maturação das safras. Preto interno - mantém o equilíbrio da umidade e do ar, evita o desenvolvimento de ervas daninhas.
Como escolher?
A marca comercial oferece uma ampla gama de materiais de cobertura. É produzido em rolos e em embalagens. Os rolos têm 1,6 ou 3,2 m de largura e 1,6 m de largura é conveniente para cobrir canteiros pequenos com safras precoces e estufas baixas em arco.
"Agrotex" branco largura de 3,2 m é adequada para cobrir estufas, e Preto - para o plantio de plantações de morangos e vegetais. Ao adquirir o material em uma loja, é imprescindível esclarecer a densidade dos rolos e as especificidades da aplicação declarada pelo fabricante.
Na hora de comprar, você precisa levar em consideração o tamanho da área que pretende cobrir (o número de leitos, o tamanho deles). Para que o material sirva por mais de uma estação, ele não pode ser puxado com força, portanto, para uma proteção confiável, é necessário cortar a tela em cerca de 15 cm de comprimento e largura a mais do que a cama. Isso permitirá que você fixe o abrigo com segurança com pinos ou pedras.
"Agrotex" na embalagem é conveniente porque contém todas as informações necessárias ao consumidor (densidade, tamanho, recomendações de uso). Pode ser comprado imediatamente cortes de tecido preto com furos prontos para o plantio. Para proteger as raízes de árvores e arbustos, além de prolongar as propriedades dos fertilizantes aplicados, os fabricantes produzem círculos de tronco especiais, cujo diâmetro varia de 40 cm a 1,6 m.
As capas protetoras são muito convenientes. Eles protegerão as plantas do frio do inverno e do superaquecimento do verão. Você pode escolher entre diferentes alturas e diâmetros para se adequar às flores, árvores e arbustos. Muito conveniente para cobrir espaçamentos de linha listras protetoras, que são cortes de 30 cm de largura e 10 m de comprimento.
Como usar?
Agrotex pode ser usado durante todo o ano. Na primavera acelera o aquecimento do solo e protege contra temperaturas extremas, no verão protege do sol escaldante e mantém a umidade, no outono prolonga o período de produção, no inverno protege os termofílicos de maneira confiável. plantas do frio.
Os lados da tela têm estruturas um pouco diferentes - um é liso e mais brilhante, o outro é áspero. Em uma estufa ou estufa, o material deve ser disposto com o lado áspero, pois favorece a passagem do ar e da umidade. Para acelerar o aquecimento do solo e cobrir as primeiras safras, você pode cobrir os canteiros com qualquer um dos lados.
Para cobertura morta e plantio A agrofibra preta é espalhada no solo com uma parte lisa, retém o calor por mais tempo. Ao usar materiais coloridos de duas camadas, lembre-se de que a camada preta é sempre a inferior. Normalmente, a camada mais escura é colocada no chão, e a camada mais clara fica no topo. A única exceção é a variante vermelho-amarelo, quando a camada vermelha é a superior. Após a colheita, a tela pode ser deixada no solo, pois suas propriedades permanecem adequadas por 3-4 anos.
Capas de proteção - proteção ideal para rosas, hortênsias, jasmim e outros arbustos ornamentais. Eles são muito fáceis de usar. Você pode escolhê-los completos com arcos e clipes para prender a tampa. O equilíbrio ideal de temperatura é mantido no interior e o ar é fornecido à cultura.
Recomenda-se armazenar Agrotex em estado seco e limpo após o uso. O material pode ser lavado sem girar na máquina de lavar. As manchas de sujeira são fáceis de lavar à mão e o material seca rapidamente.
"Agrotex" é capaz de fornecer às plantas proteção confiável contra o frio, a exposição aos raios ultravioleta e a pragas. A sua aplicação irá facilitar o trabalho de jardinagem e permitir-lhe desfrutar de uma rica colheita.
Veja o vídeo a seguir sobre as propriedades do material de cobertura da Agrotex.
Material agrícola e informativo muito interessante, vamos tentar.
O comentário foi enviado com sucesso.