Por que o endro ondula e o que fazer?

Contente
  1. Más condições
  2. Doenças e pragas
  3. Medidas de prevenção

O endro fresco pode ser visto em quase todas as hortas. Muitos jardineiros consideram esta planta absolutamente despretensiosa e não perdem tempo a cuidar dela. Isso geralmente leva ao fato de que o endro se enrola, amarelece e seca.

Más condições

Na maioria das vezes, isso se deve ao fato de que as verduras são cultivadas em condições inadequadas.

Densidade de plantações

Ao plantar endro, as sementes nas ranhuras não devem ser colocadas muito próximas. Isso levará ao fato de que as verduras não crescerão e se desenvolverão bem devido à falta de nutrientes. Depois que os primeiros brotos aparecem, o endro deve ser cuidadosamente desbastado. Eventualmente não deve haver mais de 2 centímetros de espaço livre entre as mudas individuais. Quando o endro ainda está mais velho, o procedimento pode ser repetido, pois as plantas crescem de tamanho com o tempo.

Apenas os arbustos mais fortes devem ser deixados no local.

Solo impróprio

O aumento da acidez do solo também afeta muito o estado da vegetação jovem. Nessas condições, o endro germina lentamente. Ela se desenvolve por muito tempo. A folhagem das plantas maduras começa a ficar vermelha ou amarela e ondular. Para evitar que isso aconteça os canteiros antes do plantio de verduras devem ser desacidificados... É melhor usar cascas de ovo em pó para esse propósito. A cinza de madeira não deve ser adicionada ao solo. Se não houver tempo para a desoxidação do solo, você deve escolher outro local para plantar endro.

O solo no local também não deve ser muito pobre. Portanto, a escolha de um local para vegetação deve ser tratada com cuidado. É melhor alimentar os canteiros onde o endro crescerá no outono. Normalmente, os seguintes fertilizantes são usados ​​para esta finalidade.

  • Húmus. Via de regra, o solo é alimentado com húmus diluído em água morna em proporções iguais. O produto deve estar bem podre.
  • Verbasco. Este fertilizante também é diluído antes do uso. Se você pegar um produto muito concentrado, os caules da planta ficarão quebradiços e fracos.
  • Infusão de urtiga... Também funciona bem para a alimentação de verduras. Vale a pena usar a folhagem de urtiga jovem. Os verdes são derramados com água fervente. Depois disso, o recipiente com a infusão é deixado à sombra por uma semana. Durante esse tempo, o produto tem tempo para fermentar. Filtre a infusão antes de usar. Você pode alimentar o endro com esses produtos várias vezes por temporada. O principal é que o intervalo entre os curativos deve ser de no mínimo 5 a 7 dias.

Não plante o local em solo altamente empobrecido. Antecessores ruins para ele são salsa, nabo, cenoura e aipo. Cresce melhor depois de legumes, pepinos e tomates.

Aquecer

Dill é uma planta termofílica. Portanto, geralmente é plantado em áreas bem iluminadas. Mas na hora de escolher um local para plantar folhagem jovem, vale lembrar que sob o sol escaldante do meio-dia, o endro perde rapidamente o seu atrativo e perde o sabor. Portanto, vale a pena colocar as camas em sombra parcial. Nesse caso, as plantas têm bastante sol, mas não sofrem com o calor extremo.

Se o endro murchar e secar, e suas folhas se dobrarem gradualmente, os canteiros devem ser regados regularmente. Recomenda-se o uso de água morna e bem estabilizada para isso. Alguns jardineiros deixam deliberadamente grandes barris no local e regam os canteiros com a água da chuva coletada. Deve ser lembrado que regar demais os canteiros também pode prejudicar as plantas jovens.

Se a folhagem começar a enrolar e o endro ficar preto, provavelmente o problema está exatamente no fato de a área estar muito úmida.

Doenças e pragas

A causa do enrugamento do endro também pode ser a atividade de várias pragas. Os seguintes insetos são perigosos para as plantas.

  • Pulgão... Na maioria das vezes, os leitos de endro são afetados por pulgões. A propagação dessas pragas é facilitada pela atividade ativa das formigas. Os pequenos parasitas se alimentam do suco da vegetação, privando-o das substâncias necessárias ao seu desenvolvimento. Isso faz com que as folhas de endro se enrolem e se tornem pegajosas. Em alguns casos, escalas de cinza semelhantes às cinzas podem ser vistas em sua superfície. É assim que a velha concha se parece, que o pulgão solta de vez em quando. Se não houver muitos pulgões no local, o endro pode ser tratado com uma infusão de folhas de batata ou tomate. Em vez de tais produtos, uma solução com sabão em pó também é usada. As camas podem ser regadas ou pulverizadas com ele. É melhor fazer isso à noite. As verduras também podem ser polvilhadas com pó de tabaco ou makhorka.
  • Formigas... Como esses insetos ajudam a espalhar pulgões, vale a pena se livrar deles. Via de regra, os jardineiros simplesmente regam os formigueiros com água fervente. Repita este procedimento a cada poucos dias. Além disso, o solo próximo aos formigueiros deve ser escavado. Se isso não funcionar, você pode polvilhar mostarda ou canela em pó ao lado deles.
  • Mariposa endro... Esta é uma praga bastante incomum. Esta mariposa também é chamada de anis ou mariposa guarda-chuva. O inseto é pequeno. Suas asas são marrons. É muito difícil perceber essa praga. Normalmente, os jardineiros entendem que o local foi infectado ao perceber uma fina teia de aranha na folhagem. Como as pragas se alimentam da seiva das plantas, a folhagem do endro enfraquece rapidamente e começa a se enrolar. Você pode salvar as plantas das pragas destruindo todas as partes das plantas infectadas com insetos.
  • Folha de besouro... Esta praga também representa um perigo para o endro. Como resultado da atividade dessas pequenas pragas verde-claras, a folhagem começa a se enrolar. Como resultado, o endro se assemelha a variedades encaracoladas de salsa. Se você não começar a lutar contra o besouro a tempo, os arbustos podem secar completamente. Eles espantam essas pragas com infusões perfumadas preparadas à base de frutas cítricas. Para prepará-los, basta colocar as cascas secas de limão ou laranja em um recipiente, regar com água fervente e deixar várias horas em local aquecido. Filtre o produto antes de usar. A cinza peneirada misturada com uma pequena quantidade de pimenta e pó de tabaco ajuda no combate a essas pragas. Para não perder tempo lutando contra o besouro da folha, o endro é plantado em canteiros com cebola ou alho. Essas plantas repelem efetivamente as pragas com seu cheiro.
  • Mosca da cenoura... Este inseto é pequeno em tamanho. Suas asas são quase transparentes. Via de regra, as pragas tornam-se ativas na segunda quinzena de maio. A folhagem das plantas doentes é coberta por uma flor escura e deformada. O crescimento do endro diminui. Plantar vegetação em canteiros com cebolas ou cenouras também ajuda a proteger as plantas dessas pragas. Calêndulas ou calêndulas também são plantadas ao lado do endro. Para proteger o endro das doenças, ele pode ser tratado com infusões de absinto, tomate ou batata. Além disso, as plantas podem ser polvilhadas com uma fina camada de pó de mostarda ou pó de tabaco. Se houver muitas pragas no local, vale a pena lutar contra elas usando "Cipermetrina" ou seus análogos.

Doenças comuns também são perigosas para o endro jovem.

  • Oídio. Esta é uma das doenças fúngicas que representam um perigo para o endro. Formigas e pulgões contribuem para a disseminação desta doença. O principal sintoma da doença são as copas cobertas por uma saburra branca. Com o tempo, a placa na folhagem e nos caules fica mais espessa e fica mais escura. No futuro, os ramos infectados secam e morrem.Tendo percebido os sinais da doença, os leitos podem ser tratados com uma solução de mostarda em pó ou infusão de cebola. Se as plantas estiverem muito infectadas, fungicidas comerciais podem ser usados ​​em vez de remédios caseiros. Para prevenir a propagação da doença, recomenda-se pulverizar a área com uma solução leve de permanganato de potássio. Uma pequena quantidade deste produto também pode ser adicionada à água durante a rega. Isso só vai beneficiar as plantas.
  • Peronosporose... Esta doença também é conhecida como míldio. Manchas verdes claras aparecem na superfície das plantas doentes, que escurecem rapidamente. A folhagem se enrola e seca. Esta doença pode destruir plantas em apenas alguns dias. Para o tratamento das camas, você pode usar "Fitosporin" ou outras preparações semelhantes. Para evitar a propagação da doença, recomenda-se polvilhar as verduras com giz amassado ou cinza de madeira.
  • Verticilose... Esta doença fúngica se desenvolve muito rapidamente. Nos primeiros dias, a folhagem do endro adoecido torna-se amarela. Em seguida, torna-se letárgico e enrolado. Com o tempo, a folhagem escurece. É impossível lutar contra esta doença. Portanto, é recomendado que arbustos infectados sejam simplesmente removidos do local e queimados. Para evitar a infestação dos canteiros, é importante monitorar a qualidade do esterco usado na fertilização. Deve estar bem podre.

Em geral, é bastante simples proteger os arbustos de endro dessas doenças. O principal é inspecionar seus leitos em tempo hábil e prestar atenção até mesmo aos menores sinais da doença.

Medidas de prevenção

Para que a folhagem de endro não enrole, o jardineiro deve cuidar bem dos canteiros com ervas.

  • Escolha as variedades certas. Variedades primitivas como "Gribovsky" ou "Umbrella" distinguem-se pelo excelente rendimento e resistência a doenças comuns. Escolhendo variedades tardias de endro, você deve prestar atenção a "Dill" e "Salute".
  • Prepare adequadamente o solo para o plantio de endro. Desde a queda, os canteiros precisam ser desenterrados e fertilizados. Se o solo for ácido, polvilhe os canteiros com farinha de dolomita ou cascas de ovo esmagadas.
  • Processe as sementes antes de plantar. Para proteger o endro de doenças fúngicas comuns, o material de plantio pode ser processado em uma solução de permanganato de potássio. Neste caso, o produto não deve ser muito concentrado. Normalmente, em uma solução leve, as sementes são embebidas por 2-3 horas. Após o processamento, eles são cuidadosamente lavados e bem secos.

Se você cuidar adequadamente do endro que cresce nos canteiros, os verdes crescerão bem, não se enrolarão.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário