Por quantos dias o endro brota e por que não há brotos?

Contente
  1. Como são as mudas?
  2. Fatores de influência
  3. Cronometragem
  4. Por que a germinação é pobre?
  5. Como acelerar o tempo de germinação?

O endro é um condimento popular usado em muitos pratos. Esta planta é considerada despretensiosa e cresce quase sozinha. Mas para conseguir uma colheita rica, o jardineiro precisa monitorar os primeiros brotos e criar as condições certas para seu crescimento e desenvolvimento.

Como são as mudas?

As primeiras mudas de endro são verdes claras. Eles são fracos e muito gentis. No entanto, depois de alguns dias, a situação muda. Os verdes estendem-se para cima e ficam mais fortes rapidamente.

Se o jardineiro colocou um grande número de sementes nos sulcos de semeadura, a princípio os canteiros podem ficar muito espessos. Para que as plantas se desenvolvam normalmente, elas devem ser desbastadas. Como resultado, a distância entre as mudas verdes deve ser de pelo menos 2-3 cm.

Fatores de influência

O tempo de surgimento dos primeiros brotos depende muito da variedade de endro escolhida pelo jardineiro. As variedades de maturação precoce são as primeiras a surgir. Essas verduras são comumente usadas em saladas. As primeiras variedades populares são consideradas "Aurora" e "Griboyedovsky". Eles crescem bem nas regiões do sul e no centro da Rússia.

As variedades do meio da estação germinam alguns dias depois. Eles são adequados para cultivo ao ar livre e estufas. Se todas as condições necessárias forem satisfeitas, germinam cerca de duas semanas após a semeadura. As seguintes variedades são populares entre os jardineiros: "Kustisty", "Lesnogorodsky".

Variedades de jardineiros de maturação tardia são geralmente plantadas em estufas ou estufas. Eles se distinguem por uma vegetação mais exuberante. Este endro contém mais vitaminas. Além disso, é armazenado muito melhor, retém sua apresentação por mais tempo durante o transporte. O endro tardio germina mais tarde do que todas as outras variedades. Variedades comuns de endro de maturação tardia são Dill e Alligator.

Existem outros fatores que afetam a taxa de emergência de mudas na área.

  1. Hora de pouso. Vale a pena plantar endro no jardim apenas quando o solo aquecer bem. A época ideal para o plantio de verduras precoces na zona central do nosso país é a partir de meados de abril, no sul - a partir do início deste mês. Se as sementes forem colocadas em solo frio, elas levarão muito mais tempo para germinar.
  2. Qualidade do solo. O endro cresce mais rápido em solo rico e fértil. Portanto, o site deve ser alimentado. Para isso, você pode usar fertilizantes orgânicos ou complexos. A composição química do solo também desempenha um papel importante. Se o solo for muito ácido, as mudas terão que esperar muito mais. Em alguns casos, os verdes não crescem em uma área negligenciada.
  3. Iluminação. Para que as mudas apareçam ao mesmo tempo, sejam fortes e saudáveis, é importante que o jardineiro se certifique de que as plantas recebem luz suficiente. Para isso, eles são plantados em áreas iluminadas. Ao cultivar plantas em casa, os recipientes com ervas devem ser colocados nos parapeitos das janelas. Se o endro não tiver luz suficiente, as mudas se esticam, tornam-se fracas e pálidas.
  4. Qualidade da semente. A qualidade do material de plantio desempenha um papel muito importante. Você não deve semear sementes velhas em sua região. Para o plantio, o material de plantio com não mais de 2-3 anos é adequado. Você pode semear as sementes compradas e as coletadas em seu site no ano passado. O principal é que sejam armazenados nas condições corretas até o próprio plantio.

É muito fácil criar condições adequadas para o cultivo de vegetação jovem. Até mesmo um jardineiro novato pode lidar com essa tarefa.

Cronometragem

Os jardineiros podem semear endro não só na primavera ou verão, mas também no outono. No último caso, os brotos às vezes aparecem depois que a neve derrete, quando chegam os dias de sol. Nesta época, a vegetação do local cresce muito ativamente, porque o solo é alimentado pela água do degelo.

O endro semeado na primavera em terreno aberto geralmente cresce em 2 semanas. Se a temperatura do ar durante o dia estiver acima de 18-19 graus Celsius, isso acontece 4-5 dias mais rápido.

O endro com efeito de estufa germina mesmo com mau tempo, 10-11 dias após a sementeira. Mudas que emergem em uma estufa geralmente parecem mais saudáveis ​​e fortes do que aquelas que crescem ao ar livre.

Por que a germinação é pobre?

Existem várias razões principais para a má germinação das sementes de endro.

  1. Plantio muito denso. Os sulcos devem ter pelo menos 5 cm de distância. Após o surgimento das mudas, elas precisarão ser adicionalmente desbastadas. Graças a isso, eles crescerão mais rápido.
  2. As sementes foram plantadas muito profundamente. Para não ter que esperar muito tempo o surgimento das mudas, as sementes não devem ser plantadas em grande profundidade. Normalmente, o material de plantio é semeado em sulcos de até 1,5 cm de profundidade e polvilhado por cima com uma fina camada de terra com areia. Um substrato nutritivo pode ser usado como pó. Isso terá um efeito positivo no crescimento e desenvolvimento da planta.
  3. Falta de umidade. O solo deve ser bem umedecido. Para isso, as camas são regadas regularmente. Caso contrário, as mudas aparecerão tarde demais. Além disso, sua folhagem será amarela clara ou vermelha.
  4. Escolha errada de vizinhos. Para que o endro cresça rapidamente, os canteiros devem ser colocados ao lado dos vizinhos "corretos". O endro cresce bem ao lado de morangos, cebolas ou leguminosas. Todas essas plantas terão nutrientes suficientes para o desenvolvimento normal, já que suas "dietas" são diferentes.
  5. Excesso de nutrientes no solo. Vale lembrar que a condição do solo é afetada negativamente não só pela falta de nutrientes, mas também pelo seu excesso. Portanto, você não precisa superalimentar verduras jovens.

Para que o endro cresça e se desenvolva normalmente, o local pode ser desinfetado adicionalmente antes do plantio das verduras. Para fazer isso, você pode usar água fervente comum ou uma solução fraca de permanganato de potássio.

Como acelerar o tempo de germinação?

Existem outras maneiras de acelerar o processo de germinação das sementes e aumentar o rendimento do endro.

Preparação de material de plantio

O primeiro passo antes do plantio é verificar a qualidade das sementes utilizadas. Isso é feito de forma muito simples. A semente é colocada em um recipiente com solução salina por várias horas. As sementes adequadas para o plantio afundam durante esse período. O material de plantio de baixa qualidade, ao contrário, flutua. Depois de selecionadas as sementes adequadas, elas precisam ser bem enxaguadas em água corrente e secas em papel.

As sementes podem ser germinadas ainda mais antes do plantio. Para fazer isso, eles são primeiro lavados em água morna e, em seguida, deixados de molho por um dia. Para não prejudicar as plantas futuras, a água do recipiente deve ser trocada periodicamente.

Uma solução de cinzas também pode ser usada para imersão. Para a sua preparação, 2 colheres de sopa de cinzas secas são diluídas em 1 litro de água morna. O produto é infundido por dois dias. Depois disso, ele é filtrado e colocado em outro recipiente. Um saco de tecido com sementes também é colocado lá. Nesse formulário, o material de plantio é deixado por 5 horas. Após este tempo, as sementes são ressecadas e semeadas no solo.

Além disso, os estimulantes de crescimento adquiridos podem ser usados ​​para o mesmo fim. Os mais populares são Kornevin e Epin. Essas drogas contribuem para o rápido desenvolvimento do embrião. E também o processamento de material de plantio com estimulantes de crescimento permite fortalecer a imunidade da futura planta jovem.

As sementes germinadas não podem simplesmente ser jogadas nas ranhuras. Isso vai prejudicá-los muito, pois o broto pode quebrar. Portanto, eles são simplesmente dispostos de forma organizada nos poços preparados com antecedência.

Preparação correta do solo

Para que os primeiros brotos apareçam mais rápido, o solo deve ser bem umedecido antes do plantio. Se as sementes forem plantadas em solo seco, a emergência das mudas deve ser esperada somente após a chuva. Se o endro for cultivado em uma estufa ou janela, ele não aparecerá sem ser regado.

Além disso, o solo deve ser solto: deve ser macio. O endro deve ser plantado no local após a batata, beterraba ou leguminosas. Nesse caso, o rendimento dos verdes será muito maior. Se as plantas que foram cultivadas no local selecionado anteriormente foram atacadas por pulgões, então as cebolas ou algumas flores com um cheiro forte devem ser plantadas ao lado dos canteiros. Isso ajudará a evitar pragas. Malmequeres comuns são os mais adequados para esse propósito.

Aterragem antes do inverno

Para que os jardineiros possam usar ervas frescas para fazer saladas em abril, o endro deve ser plantado antes do inverno. O solo para a semeadura é preparado em etapas. Primeiro, é fertilizado com fertilizantes orgânicos ou minerais. Depois disso, o material de plantio é semeado no solo preparado. É importante ter tempo para fazer isso antes que o solo congele, pois o endro deve se adaptar ao frio.

Ao semear as sementes no outono, elas devem ser enterradas mais profundamente no solo. Em cima das camas, você pode cobrir adicionalmente com cobertura morta (palha, papel, turfa). Na primavera, o material de cobertura é removido. Isso geralmente é feito depois que as primeiras fotos aparecem no site.

Se você seguir todas as regras ao plantar as sementes e cuidar delas, os brotos da vegetação no jardim aparecerão muito rapidamente.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário