Por que o endro fica amarelo e o que fazer?

Contente
  1. Cuidado impróprio
  2. Más condições
  3. Doenças e pragas
  4. Medidas de prevenção
  5. O endro amarelo pode ser comido?

Muitos residentes de verão que cultivam verduras em seu site frequentemente enfrentam problemas como o amarelecimento das folhas de endro. Ao mesmo tempo, a planta pode não crescer, secar e enrolar. Por causa do que isso pode acontecer e o que fazer a respeito, contaremos a você em nosso artigo.

Cuidado impróprio

Na maioria das vezes, o amarelecimento das folhas é observado se o jardineiro não cuidar adequadamente da cultura.

Falha em seguir o cronograma de rega

A rega inadequada é uma das razões pelas quais o endro que cresce no canteiro de um jardim (bem como no parapeito de uma janela ou em uma estufa) fica amarelo, avermelhado ou mesmo vermelho. Muitos tratam o endro como uma planta daninha, por isso acreditam que ele pode crescer em qualquer condição, mas não é o caso. O endro, como a maioria das plantas cultivadas, tem uma atitude negativa em relação à falta de umidade, o que se reflete especialmente no estado das variedades altas e arbustivas. Normalmente, com a falta de água, o endro amarelece, seca, começa a deformar, enrolar e enrolar, e também perde a suculência. Para fazer frente a esse problema, basta ajustar o regime de irrigação, com foco no clima e na temperatura.

Porém, é importante ressaltar que o excesso de umidade também pode ser prejudicial à planta. Uma grande quantidade de água pode causar o desenvolvimento de um fungo que, por sua vez, levará ao amarelecimento da planta e ao apodrecimento de seu sistema radicular.

Além disso, uma grande quantidade de água pode retirar do solo os minerais necessários para o endro, o que também não beneficiará a planta.

Má composição do solo

Solo ruim é outra razão pela qual podem surgir problemas com endro jovem e adulto, porque a planta requer uma grande quantidade de fertilizante para o crescimento completo. Na maioria das vezes, a causa do amarelecimento está na falta de fertilizantes de nitrogênio. Para resolver esse problema, a planta simplesmente precisa ser alimentada e é melhor aplicar fertilizantes complexos, que contenham não apenas nitrogênio, mas também outras substâncias úteis para o endro. Porém, ao planejar fertilizar o solo, não exagere, pois também pode prejudicar o endro.

Observe que o endro cresce mal, mesmo em condições em que o solo é altamente ácido e cheio de álcali. Não se desenvolverá muito bem em solo pesado. Portanto, se o endro ficou amarelo e começou a ficar muito atrasado no desenvolvimento, é um solo ruim que pode servir de causa.

Más condições

Condições inadequadas de cultivo também podem ter um impacto negativo na planta, além de fazer com que ela não germine. Assim, a planta pode simplesmente não ter iluminação suficiente, pois ela é necessária para o crescimento de endro de alta qualidade. Além disso, a iluminação é muito necessária para que o processo de fotossíntese nas células de endro prossiga normalmente e não seja perturbado. Idealmente, o endro precisa de cerca de 16 horas por dia para crescer forte e saudável. Caso contrário, a cultura se desenvolverá mal e sua parte do caule ficará muito fina.

O cuidado adequado também é importante para a planta, sem a qual ela pode murchar e amarelar. Então, depois que o endro jovem brotar, é preciso ter cuidado para que haja alguns centímetros de distância entre os arbustos. Caso contrário, a planta inibirá o crescimento.Posteriormente, o endro murcha, pois em condições de alta densidade e densidade de plantios, as plantas ficarão carentes de nutrientes, além disso, o espessamento começará a interferir na circulação das massas de ar, o que pode provocar o desenvolvimento de doenças de origem fúngica.

Doenças e pragas

Várias doenças e insetos nocivos também podem fazer com que o endro fique amarelo, enrole, resseque e depois morra. Para começar, considere as doenças que mais frequentemente precipitam esta planta. Muitas vezes, o endro é afetado pela podridão úmida, que é causada por regas muito frequentes. É por isso que a planta começa a apodrecer por baixo e a parte do caule fica amarela. Como resultado, o endro desaparece. Para lidar com essa doença, é necessário reduzir o número de regas para quatro vezes por semana.

Murcha verticilar é freqüentemente encontrada no endro. Esta doença se ativa principalmente no meio do verão, afetando a raiz. Esse fungo vive no solo e ali aparece devido ao composto que se decompõe mal no solo. Como resultado, quando a planta tem guarda-chuvas, ela fica amarela e murcha. Vale considerar que é impossível se livrar dessa doença, as plantas só podem ser protegidas pela desinfecção anual do solo.

O endro costuma ser afetado por doenças como a peronosporose. É uma doença que se ativa em condições de altas temperaturas e umidade excessiva. No primeiro estágio, causa amarelecimento da folhagem do endro, depois os brotos e os guarda-chuvas começam a amarelar. Eventualmente, as plantas infectadas murcham e morrem. Você pode lidar com esta doença com a ajuda de uma solução preparada de acordo com uma receita popular. Pegue 20 gramas de raspas de sabão em pó, 25 gramas de bicarbonato de sódio e misture com cinco litros de água morna. Com essa mistura, as plantas devem ser tratadas duas vezes e, caso a doença não tenha retrocedido, o processamento deve ser repetido.

Freqüentemente precipitado por endro e oídio. Por causa disso, também pode mudar de cor, passando a ficar coberto por uma leve floração. Você pode se livrar dessa doença fúngica, mas é recomendável combatê-la ainda nos estágios iniciais, usando antifúngicos especiais, que podem ser adquiridos em loja especializada para residentes de verão.

Se falamos de pragas, então na maioria das vezes o endro é precipitado por pulgões e começa a se tornar mais ativo principalmente em junho. Este é um inseto pequeno, mas muito prejudicial, cujo tamanho dificilmente ultrapassa alguns milímetros. A cor deste parasita pode ser diferente, mas é principalmente clara, preta ou verde. Este inseto nocivo suga ativamente os nutrientes, o que causa deformação e murcha na parte superior do endro. Ao mesmo tempo, se você examinar cuidadosamente as plantações afetadas, poderá ver colônias inteiras de parasitas nelas.

É perfeitamente possível lidar com esse parasita. Isso pode ser feito com a ajuda de remédios populares, cujo principal valor é a sua inocuidade, economia e facilidade de fabricação. As soluções mais eficazes são baseadas em alho, cebola e topos de dente de leão. No entanto, notamos que soluções desse tipo são eficazes apenas nos casos em que o parasita não teve tempo de se reproduzir. Caso contrário, é melhor usar produtos químicos.

Como regra, os produtos químicos raramente são usados ​​pelos residentes de verão. Esses produtos são altamente eficazes no combate aos pulgões prejudiciais, mas são muito tóxicos e podem prejudicar as próprias plantas e os seres humanos. Portanto, ao usar produtos químicos, é altamente recomendável não se esquecer das medidas de proteção pessoal. Na luta contra pulgões, geralmente são usados ​​agentes como o Biotlin ou o Karbofos. Observe que você não deve exagerar na dosagem dessas drogas, pois pode prejudicar o endro.

Antes de usar o produto, certifique-se de ler as instruções no verso da embalagem.

Medidas de prevenção

As medidas preventivas ajudam a evitar muitos dos problemas associados ao plantio cultural. Vamos considerar as dicas mais úteis:

  • portanto, as plantas do jardim devem ser inspecionadas regularmente para identificar problemas nos estágios iniciais;
  • certifique-se de fornecer cuidados de qualidade para endro, estabelecer um regime de irrigação e fertilizar completamente o solo;
  • livrar-se das ervas daninhas, porque muitas vezes são portadoras de fungos e insetos parasitas;
  • não se esqueça de remover a folhagem velha do local, pois as pragas e os esporos de fungos freqüentemente hibernam sob ela.

O endro amarelo pode ser comido?

O endro amarelo, se tiver mudado de cor devido a condições inadequadas de cultivo, pode ser comido; no entanto, o sabor e o aroma das plantas amareladas geralmente se deterioram ligeiramente. Mas se a planta foi afetada por fungos ou parasitas, ou seja, não vale a pena usá-la para cozinhar.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário