Por que o endro fica vermelho e o que fazer?

Contente
  1. Condições precárias e pouso perdido
  2. Cuidado impróprio
  3. Doenças e pragas
  4. Medidas de prevenção

Às vezes, as folhas do aneto despretensioso começam a ficar vermelhas nos canteiros, ou melhor, adquirem uma coloração marrom-rosada. Este sintoma desagradável pressagia a secagem precoce das plantas. As razões para esse fenômeno são muitas e, como mostra a prática, é perfeitamente possível combater isso.

Condições precárias e pouso perdido

Variedades arbustivas de alto rendimento de endro ruborizam com mais freqüência, pois são elas que são cultivadas em canteiros separados. Para tais variedades, é necessária a adesão estrita às normas agrotécnicas, erros em que, entre muitos outros motivos, estão carregados de aparecimento de manchas marrom-rosadas nas folhas. Para o cultivo competente de arbustos de endro, é importante levar em consideração várias condições quanto à escolha do local de plantio e cuidados com a cultura.

  • Esta cultura adora luz, e muitos iniciantes no ramo de jardinagem, sabendo disso, tendem a plantá-la em lugares ensolarados. No entanto, na verdade, sob os raios escaldantes diretos, as lâminas das folhas das plantas começam a encolher e a mudar de cor. O plantio de arbustos de endro em locais sombreados, na sombra de outras plantas, costuma estimular o aparecimento de danos à cultura por doenças ou pragas, o que leva ao aparecimento de manchas acastanhadas nas plantas. Levando isso em consideração, os locais ideais para o plantio do endro são canteiros iluminados, onde a sombra parcial clara será observada ao meio-dia.
  • A condição e a estrutura do solo onde a cultura é plantada também afetam a pigmentação das plantas. A folhagem do endro plantada em locais com solo pobre também muda de cor para marrom. Aqui, a deficiência de compostos de nitrogênio, fósforo e potássio tem um efeito extremamente negativo no desenvolvimento da cultura. Será necessária alimentação adicional e frequente dos arbustos, mas a conseqüência disso será o acúmulo de nitratos nos mesmos.
  • Outro possível fator relacionado ao tema em discussão é o grau de acidificação do solo. O fato é que essa cultura apresenta excelente germinação, mas baixo desenvolvimento justamente em solos acidificados. As lâminas das folhas frescas se formam muito lentamente, e as folhas que aparecem tornam-se marrons ou adquirem tons de lilás. Os arbustos da cultura ficam marrons também em solos alcalinos.
  • Uma causa significativa do avermelhamento das folhas é também o espessamento das plantações. Levando em consideração a germinação sem importância das sementes, eles tentam plantá-las com mais frequência. Portanto, quando aparecerem brotos, recomendamos desbastá-los, deixando uma distância de 3 a 5 cm entre eles, caso contrário, eles se obscurecerão, impedindo uma ventilação efetiva.

As folhas das plantas também começam a mudar de cor quando faz frio, nos períodos de chuvas fortes e prolongadas ou, ao contrário, quando faz calor.

Cuidado impróprio

Erros e não observância de regras adequadas de cuidado agrícola da cultura também levam ao aparecimento de folhas "vermelhas". A razão para o escurecimento das folhas e seu posterior ressecamento pode muito bem ser a violação do regime de irrigação da cultura. Uma condição para o cultivo eficaz de endro é a moderação estrita da irrigação, excluindo os processos de alagamento ou secagem do solo. Nesse sentido, não só os parâmetros quantitativos da irrigação são relevantes, mas também os qualitativos. A temperatura da água para irrigação deve ser a mais próxima possível da temperatura do solo nos canteiros.

O líquido frio contribui para a mudança da cor das folhas, principalmente nos períodos de calor, quando a diferença de temperatura é especialmente pronunciada. Além disso, a irrigação excessiva contribui para o desenvolvimento anormal das raízes das plantas e estimula o aparecimento de doenças de natureza fúngica. Muitas vezes acontece que, ao notar arbustos avermelhados, o jardineiro aumenta imediatamente o volume da irrigação, agravando a situação atual. Sem dúvida, as camas devem ser úmidas, mas não pesadas e pantanosas. Existem regras aqui:

  • a irrigação é feita apenas com líquido quente;
  • regime típico de irrigação - 3 vezes a cada 7 dias;
  • em altas temperaturas, a irrigação abundante é realizada diariamente;
  • na rega, os aditivos nutritivos são diluídos em água;
  • em um verão chuvoso, as camas são sistematicamente afrouxadas.

A verdadeira razão para a mudança na cor das folhas da cultura é falta de fertilizantes... Nestes casos, as plantas começam a murchar e secar. Com os devidos cuidados dos canteiros, respeitando as regras para a introdução de matéria orgânica e fertilizantes minerais, não será necessária a aplicação frequente de aditivos (especialmente para espécies de maturação precoce). As espécies de maturação tardia devem ser alimentadas até 2 vezes durante o verão. Verbasco ou excrementos de pássaros são usados ​​como aditivos.

Deve ser lembrado aqui que uma quantidade excessiva de matéria orgânica leva a um aumento significativo da massa verde, o que resulta na deformação dos caules sob seu peso. O avermelhamento da vegetação pode indicar uma deficiência de compostos de fósforo no solo.

Doenças e pragas

Das muitas variedades de doenças das plantas vegetais, leva a uma modificação da cor das folhas fusarium... É bastante difícil confundir tal vermelhidão de uma cultura com uma infecção fúngica, uma vez que durante uma infecção de fusarium, a parte superior da roseta é coberta de vermelho e os ramos localizados abaixo ficam amarelos. Nas próprias plantas, no local dos cortes, os caules também ficam rosados. No entanto, não existe um tratamento específico. Normalmente, a cultura é submetida a um exame completo e os arbustos doentes são removidos. O resto dos arbustos deve ser regado com uma solução de manganês ou "Fitosporin" e, em seguida, fertilizar com fertilizantes minerais, que incluem aditivos de potássio e fósforo.

Vermelhidão nas folhas de endro aparece quando elas derrota pulgões, cachos de folhagem e cernelha. Um provável indício disso pode ser o aparecimento de formigas nos patamares, uma vez que consomem os resíduos adocicados dos pulgões, sendo seus principais distribuidores. Numerosos grupos de pulgões estão localizados nos entrenós dos arbustos e no dorso das folhas. Se houver suspeita de seus possíveis ataques, 3-4 ramos da cultura devem ser imersos em água salgada. Se mosquitos esverdeados aparecerem nesta solução, então suas suspeitas foram confirmadas.

As receitas populares tornaram-se uma forma comum e eficaz de se livrar dessa pequena praga. Usado para processar infusões de cinzas, hozmyl, cascas de cebola ou penas de alho têm a garantia de dar o efeito desejado.

Medidas de prevenção

Você pode se livrar das invasões de pequenas pragas alimentando os arbustos com fósforo e compostos de potássio. De acordo com jardineiros experientes, o sabor e o cheiro dessas composições espantam efetivamente esses insetos nocivos. Muitas vezes, para este fim, é utilizada uma preparação biológica "Fitoverm", após a sua aplicação, as verduras podem ser consumidas em 2-3 dias.

As medidas preventivas comuns incluem vários procedimentos.

  • A safra não é semeada no mesmo local no ano seguinte. Eles não crescem depois de outras plantas guarda-chuva, uma vez que desenvolvem doenças e pragas semelhantes.
  • As medidas preparatórias nos leitos são realizadas com a adição dos volumes necessários de composições de nitrogênio e potássio-fósforo... Se necessário, efetue uma redução qualitativa do nível de acidez do solo.
  • Levar a cabo imersão preliminar da semente em solução de manganês ou Fitosporina.
  • Necessariamente realizado desbaste regular das plantações.
  • Guardado afrouxamento regular e arrancar ervas daninhas dos canteiros.
  • São realizados procedimentos sanitários de combate às formigas.
  • O necessário balanço hídrico.

Para cultivar uma safra saudável e de alta qualidade, você precisa adicionar nutrientes ao solo e desenterrá-lo regularmente. A este respeito, os fertilizantes usados ​​no outono são adequados.

  • O húmus é diluído com água na proporção de 1: 1, a composição é utilizada na proporção de 2 litros por 1 m2.
  • O verbasco é preparado na mesma proporção da fertilização anterior. É importante lembrar aqui que seu excesso pode levar à fragilidade dos caules.
  • Uma camada de estrume podre é colocada no solo e, em seguida, é solta. Não recomendamos o uso de estrume fresco aqui - as plantas podem se queimar.

Remédios populares serão eficazes:

  • soluções de sabão ou manganês;
  • pousando em torno da cultura de malmequeres, espantando insetos nocivos com seu cheiro;
  • infusões de urtiga.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário