Por que o endro não cresce no jardim e o que fazer?
O endro é uma planta saudável e aromática que pode ser vista na maioria dos jardins domésticos. As verduras não precisam de muita manutenção e geralmente crescem muito bem. Mas às vezes os jardineiros se deparam com o fato de que o endro se desenvolve mal e não dá frutos.
Más condições
Se o endro não cresce no jardim ou na estufa, o jardineiro deve prestar atenção às condições em que foi plantado.
- O solo. Em primeiro lugar, é necessário prestar atenção à qualidade do solo. Ela deve ser fértil. Ao semear endro em um terreno com solo pobre, a terra deve ser fertilizada primeiro. Para isso, tanto a matéria orgânica quanto os fertilizantes minerais complexos podem ser usados. Normalmente os jardineiros incorporam composto ou húmus no solo. Isso pode ser feito no outono e na primavera. A acidez do solo também desempenha um papel importante. Não deve ser muito alto. Vale lembrar que não se deve desacidificar o solo para endro com cal. Isso faz com que a folhagem de endro fique vermelha. Normalmente, as cinzas são utilizadas para este fim, que também serve como um excelente fertilizante do solo e protege as raízes das plantas de doenças e várias pragas.
- Iluminação. O endro, como muitas outras plantas, adora o sol. Com luz insuficiente, as mudas verdes se estendem e tornam-se pálidas. Portanto, para plantar um local, é necessário escolher locais ensolarados. Não coloque canteiros com vegetação à sombra de árvores ou próximo a cercas altas. Em tais condições, o endro cresce muito mal. Plantar endro em local ensolarado acelera o processo de germinação, pois o solo onde as sementes são colocadas é bem aquecido.
Ajuste incorreto
Para que as plantas se desenvolvam bem, certas regras devem ser seguidas ao plantá-las.
- Você precisa semear em solo pré-umedecido. Se o solo estiver seco no momento do plantio das sementes, elas germinarão por muito tempo. Regue as plantas com água morna e bem estabilizada.
- O material de plantio deve ser localizado a uma profundidade de no máximo dois centímetros. Além disso, não deve ser muito coberto com terra. Tudo isso levará ao fato de que o endro germinará por muito tempo e os brotos permanecerão fracos e pálidos.
- Para que os verdes estejam sempre à mão, várias variedades de endro devem ser colocadas no jardim ao mesmo tempo.
- Não plante plantas muito próximas umas das outras. Nesse caso, as sementes germinarão lentamente.
Além disso, é importante que na hora de semear o endro, o solo já esteja bem aquecido.
Sementes ruins
Muitas vezes, o motivo pelo qual o endro não brotou é a má qualidade das sementes. Às vezes, as verduras que crescem no jardim se reproduzem por auto-semeadura. Isso leva ao fato de que os verdes degeneram e se tornam menos de qualidade. Para evitar que isso aconteça, recomenda-se que as sementes sejam compradas em lojas especializadas ou colhidas manualmente.
Para o plantio no solo, recomenda-se o uso de sementes bem maduras, armazenadas em local quente e seco. Os procedimentos a seguir ajudarão a melhorar a germinação das sementes.
- Calibração. Para não perder tempo plantando sementes de baixa qualidade, elas precisam ser bem separadas antes do plantio. A escolha pela semeadura vale grãos do mesmo tamanho. Não deve haver manchas ou traços de mofo em sua superfície. Após a separação das sementes de baixa qualidade, o restante do material de plantio deve ser encaminhado para um recipiente com solução fisiológica. Em alguns minutos, outros grãos de baixa qualidade irão flutuar para o topo.As sementes restantes devem ser enxaguadas em água corrente e depois secas em folha de papel.
- Absorver. Mergulhar as sementes em água morna ajudará a acelerar o processo de germinação. Os grãos, embalados em uma pequena sacola, são colocados em um recipiente por um dia. Em vez de água morna comum, você pode usar uma solução fraca de permanganato de potássio. As sementes são colocadas nele por apenas alguns minutos.
- Uso de vodka. Você pode acelerar o processo de germinação das sementes mergulhando as sementes em vodka. Deixá-los no contêiner leva apenas 15 minutos. Após este tratamento, a semente deve ser lavada e seca. Esse tratamento acelera significativamente o processo de germinação das sementes.
Se as sementes compradas forem usadas para o plantio, não é necessário embebê-las. Basta semeá-los em solo bem umedecido.
Cuidado impróprio
Para que o endro se desenvolva bem, ele deve ser devidamente cuidado após o plantio. Preste atenção aos procedimentos a seguir.
- Rega. As plantas precisam de muita umidade. A rega regular torna as folhas verdes e suculentas. Vale a pena regar as plantas duas vezes por semana. Se o verão for quente, vale a pena irrigar canteiros dia sim, dia não. Não umedeça demais o solo. Isso leva ao apodrecimento do caule e à perda do aroma de endro. Use água morna para irrigação. Também protegerá as plantas de muitas doenças fúngicas.
- Top dress. Enquanto ainda não há brotos no local, os canteiros são tratados com fertilizantes minerais diluídos em vasilhames. As mudas cultivadas também precisam de alimentação. Você pode determinar o que vale a pena alimentar as plantas, concentrando-se em sua aparência. Se a folhagem ficar vermelha, o endro está com baixo teor de potássio. Se ficar amarelo e ondular, as plantas são deficientes em nitrogênio. Para consertar todos esses problemas, deve-se alimentar o endro. É importante regar bem a área antes de fertilizar.
- Proteção solar. Se o verão e a primavera são quentes, é importante proteger o endro do sol. Para isso, vale a pena instalar um dossel sobre os canteiros. Neste caso, o solo não secará, o que significa que o endro jovem crescerá saudável.
- Afrouxamento. Para manter o solo leve e arejado, as camas precisam ser afrouxadas regularmente. No processo, também vale a pena remover todas as ervas daninhas do local. Se isso não for feito, os brotos jovens perderão nutrientes e não serão capazes de crescer e se desenvolver normalmente.
O cuidado de endro não demora muito. Portanto, mesmo um jardineiro ocupado pode manter as camas em boas condições.
Doenças e pragas
Muitas vezes, as doenças interferem no crescimento e desenvolvimento normais do endro.
- Oídio. Esta é uma das doenças mais comuns. Uma densa floração branca aparece nas plantas infectadas. Escurece com o tempo. Se nada for feito, as plantas morrem rapidamente. Vale a pena combater esta doença com medicamentos comprados.
- Blackleg. Se o endro adoecer, a parte inferior do caule começa a escurecer. Por causa disso, a planta morre muito rapidamente. Você pode se livrar desta doença tratando o local com "Fitosporin".
- Cercosporose. Como resultado desta doença, pequenas manchas escuras aparecem nas hastes e guarda-chuvas. Com o tempo, eles crescem e se espalham para outras plantas. Você pode salvar o local tratando as plantas com líquido bordalês. Recomenda-se realizar esse processamento uma vez a cada duas semanas.
- Peronosporose. Esta doença afeta não apenas o endro, mas também outras verduras do local. Como resultado da doença, uma flor roxa aparece nas mudas, que escurece com o tempo. Depois de um curto período de tempo, a maioria das mudas doentes morre. Você pode lidar com esta doença usando uma solução de oxicloreto de cobre.
Muitas vezes, os pulgões aparecem no local onde cresce o endro. Por causa disso, o endro se enrola e desaparece com o tempo. Para combater essas pragas, você pode usar remédios populares simples. Uma decocção de folhagem de batata ou talos de tomate é excelente para processar o local.Você pode pulverizar a área com uma solução à base de sabão em pó. Para proteção contra pulgões, flores com aroma forte, como malmequeres ou camomila, também podem ser plantadas ao lado do endro.
Dicas úteis
Os conselhos de jardineiros experientes podem ajudá-lo a cultivar verduras perfumadas de alta qualidade em seu jardim.
- Para aumentar o rendimento do endro, vale a pena plantar verduras várias vezes seguidas. O intervalo entre os procedimentos deve ser de pelo menos duas semanas.
- Além das variedades precoces de endro, vale a pena plantar variedades tardias no país. Eles são semeados no início de junho. Nesse caso, a safra pode ser colhida ainda no outono.
- Se as condições climáticas permitirem, é melhor plantar endro no início da primavera. Nesse caso, os arbustos ficarão fortes e resistentes à maioria das doenças.
- De vez em quando, os verdes precisam ser desbastados. Pela primeira vez, isso é feito imediatamente após a germinação. Se este momento for perdido, o endro se enrolará e crescerá muito lentamente.
Resumindo, podemos dizer que é muito fácil cultivar verduras em sua casa de verão. O principal é fazer tudo de acordo com as normas, dando às plantas a quantidade certa de umidade e alimentação.
O comentário foi enviado com sucesso.