Como cultivar endro?

Contente
  1. Seleção de variedade
  2. Como crescer ao ar livre?
  3. Crescendo em outras condições
  4. Doenças e pragas
  5. Possíveis problemas

Jardineiros amadores precisam saber exatamente como cultivar endro, quais devem ser os cuidados com esta planta. É preciso descobrir o quanto ela cresce, que tipo de solo adora o endro. E também vale a pena descobrir como regá-lo para um crescimento rápido em campo aberto e como organizar o cultivo em uma estufa a partir de sementes.

Seleção de variedade

Os verdes de endro distinguem-se por excelentes combinações culinárias. Esta planta parece relativamente bonita nos canteiros do jardim. Mas para saboreá-lo ao máximo, para obter um bom resultado culinário, é preciso escolher a variedade certa. Portanto, os primeiros tipos de endro não podem produzir muitos vegetais. No entanto, eles funcionam muito bem como preparações culinárias.

Entre as variedades de maturação precoce, o "Granadeiro" é freqüentemente recomendado. Demora cerca de 30 dias entre a formação dos primeiros rebentos e a preparação da colheita para a colheita. A planta é cultivada em quase todas as condições. Possui excelente produtividade. O sabor é bom o suficiente.

A variedade "Redut" também é procurada. Em cada um de seus arbustos, você pode obter até 40 g de verduras. Espalhar não é típico desse tipo de endro. O aroma é sofisticado. A produção de especiarias é bastante grande.

Para os amantes da vegetação, um grupo de meia temporada é mais adequado. Ela terá tempo para dar inflorescências de sementes em condições normais. Então, O endro "Lesnogorodsky" cresce até 1,3 m. É adequado para uma ampla variedade de finalidades culinárias. A folhagem persiste por muito tempo.

As alternativas neste grupo seriam:

  • Amazonas;
  • Richelieu;
  • "Buyan";
  • "Hércules".

Os conhecedores de plantas frondosas devem escolher variedades de maturação tardia. Entre eles, Borey se destaca favoravelmente.... Ele dará bons verdes em uma média de 40-65 dias. As especiarias podem ser obtidas em 65-95 dias. A produção do caule está atrasada por muito tempo.

Você também pode escolher:

  • "Kutuzovsky";
  • "Geada";
  • Aneto;
  • "Pavão".

Como crescer ao ar livre?

Área de pouso

Acredita-se que o endro seja exigente em relação a vários fatores, incluindo o solo. No entanto, isso não significa que tais momentos possam ser ignorados. Além disso, com a abordagem certa, a planta responderá muito bem. Foi estabelecido que essa cultura adora solo com um bom nível de umidade, que deve ser previamente desenterrado. É necessário escolher áreas com solo solto que apresentem reação química neutra.

O endro, apesar de sua despretensão, cresce mal se a acidez estiver abaixo de 6,3... Você não pode plantar onde a farinha de lima ou dolomita foi introduzida. Adjacência a quase todos os vegetais é permitida. Mas, ao mesmo tempo, é melhor excluir o contato íntimo direto com eles; o plantio próximo de erva-doce também é indesejável.

O predecessor pode ser qualquer coisa diferente de aipo.

Tâmaras de semeadura

Arbustos perfumados produzem safras ao longo da temporada. Portanto, o plantio pode ser feito várias vezes ao ano. O momento específico é selecionado levando em consideração o objetivo definido pelos jardineiros. Portanto, se eles se esforçam para obter verduras com um cheiro agradável, a safra deve ser plantada na primavera e / ou no outono. Se conseguir brotos com guarda-chuvas é uma prioridade, o plantio de verão é preferível.

É necessário considerar quantos dias uma determinada variedade cresce. Este momento deve ser selecionado levando-se em consideração as características climáticas de uma determinada região. Normalmente se dedicam à semeadura desde os últimos dias de abril, terminam o trabalho em meados de maio. No verão, você pode plantar endro em qualquer momento arbitrário.No outono, atuam em outubro e novembro, mas apenas para que a planta não germine antes do início da geada.

Como faço para preparar as sementes?

Uma boa colheita e até as próprias mudas não podem ser cultivadas sem o preparo do material de plantio. Brotos rápidos podem ser obtidos apenas com a imersão adequada. Este procedimento remove os óleos essenciais que estão cobrindo abundantemente os embriões. Sementes embebidas também produzem mudas mais viáveis. Finalmente, com tal preparação, uma proteção confiável contra plantas pode ser alcançada.

Alguns agricultores observam que a semeadura com sementes secas ainda é possível. Porém, nesta opção, o tempo de muda aumentará. A maneira mais fácil de fazer sem encharcar é nos meses de outono. Se você ainda decidir embeber as sementes, é preferível usar água mineral sem gás em vez de água da torneira. Você pode acelerar drasticamente o processo se colocar sementes de endro em um saco de gaze embebido em vodca por 15 minutos; depois disso, eles terão que ser lavados com água limpa e secos.

Ao usar ativadores de crescimento, você só precisa seguir as instruções. Cada medicamento tem suas próprias nuances:

  • "Epin" é preferível se houver probabilidade de geada;
  • "Fitosporin" ajudará a excluir a derrota de doenças;
  • O zircão é especialmente poderoso para estimular o desenvolvimento e ajudar no surgimento de raízes.

Dos meios disponíveis para imersão, o seguinte pode ser adequado:

  • infusão de cinza de madeira;
  • chá de camomila;
  • suco de babosa;
  • permanganato;
  • mel;
  • suco de batata;
  • caldo de cogumelos.

Aterrissagem

Acredita-se que as sementes de endro germinam a uma temperatura de 3-5 graus. No entanto, é mais aconselhável esperar até que o ar aqueça até 16-18 graus. O plantio correto em alguns casos permite que você obtenha arbustos de endro exuberantes sem guarda-chuva até o outono. Para isso, em vez de linhas, a semeadura é realizada em cachos. Pilhas de sementes são despejadas nas reentrâncias, que são então cobertas com uma fina camada de terra; terá de ser compactado e eliminado - bem, se de repente os guarda-chuvas forem necessários mais cedo, as plantações só precisam ser desarmadas.

É necessário cavar o solo na queda, de preferência mais fundo. Nesse momento, os fertilizantes são obrigatoriamente usados. Seu consumo é de 5 kg por 1 m2. A alimentação ideal é com esterco de vaca ou excrementos de pássaros. Em alguns casos, é usado húmus.

Suplementos minerais também são úteis. Entre eles, o superfosfato e o sal de potássio são considerados a melhor solução. Eles são consumidos em um volume de 0,2 kg e 0,15 kg por 1 m2, respectivamente. Com a chegada da primavera, é necessário soltar completamente o solo. A rega grande deve ser feita cerca de 48 horas antes do plantio.

Cuidado

Para que o endro cresça no jardim, não são necessárias medidas extraordinárias. No entanto, uma abordagem competente ainda é útil, porque neste caso, a produtividade será maximizada. O plantio deve ser regado tão freqüentemente quanto possível. Uma irrigação fraca ou insuficientemente abundante leva à inibição do desenvolvimento e à eliminação da flecha. É verdade que também não vale a pena derramar fileiras de endro.

O fluido estagnado leva à perda do aroma característico. O consumo ideal de água é de 20-30 litros por 1 m2. Por esse motivo, aliás, é altamente recomendável fazer uma boa drenagem. Não há necessidade de alimentar o endro durante a estação de crescimento, inclusive no verão. Todos os fertilizantes devem ser colocados antes que as sementes ou mudas sejam plantadas.

Uma exceção é a situação em que os arbustos se desenvolvem de forma extremamente lenta. Nesse caso, as técnicas agrícolas padrão permitem que pequenas quantidades de fertilizante sejam adicionadas. Arbustos amarelados geralmente indicam falta de nitrogênio. Mas é indesejável se deixar levar por isso. É necessário arrancar as ervas daninhas e soltar o endro logo após o seu enraizamento. Livre-se das ervas daninhas em um estágio inicial com mais frequência; então, quando a planta está enraizada, esse procedimento é realizado a cada 14 dias.

É necessário afrouxar o plantio em 5 cm de profundidade. O afrouxamento deve ser abandonado em áreas suficientemente soltas. Freqüentemente, recomenda-se regar com uréia para um crescimento rápido.Em vez disso, às vezes são usados ​​esterco de vaca e infusão de urtiga.

O desenvolvimento pode ser acelerado de outras maneiras - muitas vezes, para isso, os plantios precisam ser desbastados.

A timidez tem um efeito prejudicial até mesmo nessa planta geralmente despretensiosa. O afrouxamento regular também desempenha um papel importante - é provável que muitos casos de crescimento deficiente estejam associados a ele. As plantas jovens podem ser transplantadas com desbaste. Mas endro adulto não pode ser transplantado em princípio, mesmo se houver uma necessidade urgente. De qualquer forma, ele dificilmente sobreviverá a tal procedimento; e mesmo com rebentos jovens, deve-se apressar-se antes que murche.

A amônia (também conhecida como solução aquosa de amônia) também pode ajudar a ativar o crescimento. Esta cobertura funciona por muito tempo e ajuda a garantir o esplendor das plantas. No entanto, deve-se sempre lembrar que este é um produto químico potencialmente perigoso (mesmo em baixa concentração). Sob a ação da amônia, o solo é acidificado, o que aumenta o risco de danos às plantas por fungos patológicos. Ao processar, é necessário usar equipamento de proteção individual; métodos de suporte mais suaves são o uso de ácido bórico ou fermento.

Às vezes, as sementes são inicialmente embebidas em ácido bórico. O curativo foliar é realizado durante a floração e a brotação. O fermento é usado para soltar o solo, o que é muito importante em áreas argilosas. É necessário criá-los com bastante força. Esses curativos são realizados exatamente a cada 2 semanas.

Crescendo em outras condições

Na estufa

Cultivar adequadamente o endro no inverno significa enterrar as sementes a uma profundidade de 1,5-2 cm. A cada 14-20 dias, é necessário semear as sementes, caso contrário, uma nova colheita estável não pode ser garantida. A fertilização deve ser feita periodicamente. Você pode encher a estufa com terra comum e solo arenoso e argiloso. Mas o mais preferível é a mistura de solo geralmente recomendada para o plantio ao ar livre.

Recomenda-se cavar e fertilizar os canteiros no outono - nesse sentido, não há especificidade do cultivo em casa de vegetação. Aterrar diretamente no solo é permitido se não congelar, mesmo no mês mais frio. Caso contrário, você terá que usar caixas profundas cheias de mistura de solo. Essas caixas devem ser equipadas com canais de drenagem de água.

Importante: cuidar adequadamente do endro na estufa significa regá-lo em tempo hábil. O não cumprimento desta recomendação resultará em floração inesperada e perda de massa verde.

A temperatura ao manter esta planta deve ser de pelo menos +15 graus. É absolutamente impossível regar a cultura com água fria. Devemos lembrar também da sua fotofilia, por isso é mesmo necessário recorrer à iluminação artificial. O endro deve ser iluminado de forma a estender o período do dia para pelo menos 12 horas. Este momento é especialmente importante em dias nublados.

Vale a pena considerar que algumas variedades sobrevivem à falta de luz melhor do que outras. Muitos deles foram criados por criadores domésticos. As variedades de maturação precoce são as preferidas para o cultivo comercial em estufas. Variedades de maturação tardia darão o maior rendimento, mas não é tão fácil esperar por isso. Em estufas de policarbonato, os aquecedores são preferidos.

Com o início da escuridão, a sala deve ser coberta com material isolante de calor. É melhor montá-lo com antecedência e de forma permanente, para não bagunçar todos os dias. A terra em uma estufa sem aquecimento é regularmente regada com água fervente. Em condições de estufa, o endro também pode atuar como compactador de tomates e pimentões. Você pode obter 0,5 kg de verduras em um canteiro de jardim - se esse resultado não for alcançado, você ainda precisa experimentar.

Casas

Este momento não é menos importante do que os segredos do cultivo de arbustos de endro no campo ou no jardim. Para o cultivo no peitoril da janela, é melhor abandonar os primeiros híbridos, preferindo espécies intermediárias ou mesmo tardias. Não é necessário usar nenhuma variedade. O solo do jardim é considerado da mesma forma que nos casos normais.Recomenda-se alimentar as plantas com complexos minerais; é aconselhável usar lâmpadas de fitol para iluminação e pistolas de pulverização para irrigação.

Em casa, você também pode usar hidroponia. Em qualquer caso, você precisa escolher o local certo para o pouso. Se não for possível colocar o endro em nenhum lugar, exceto na janela norte, a iluminação é ainda mais intensificada. Recipientes feitos de materiais naturais não são piores do que os de plástico e, ao mesmo tempo, têm uma ótima aparência.

Qualquer tanque de plantio deve ter canais de drenagem.

A profundidade do recipiente deve ser de pelo menos 15-20 cm - isso se deve ao fato de que a colheita não é realizada durante o cultivo. A cobertura das mudas deve ocorrer pelo menos 1 vez a cada 30 dias. Melhor fazer isso com ainda mais frequência. Os fitolampos não devem ser colocados muito alto para que os brotos recebam um intenso fluxo de luz. O forro da folha de espuma ajudará a evitar o frio.

A camada de drenagem é criada a partir de tijolos. A argila expandida também pode ser usada para esse fim. A pulverização de um borrifador é realizada a cada 2-3 dias. O acabamento com cinza de madeira é muito útil. Além dela, vale a pena usar composições minerais complexas.

Doenças e pragas

O perigo é a peronosporose. Quando afetadas por essa infecção, as folhas ficam cobertas de manchas amarelas sujas. Quando negligenciada, a folhagem fica marrom e seca. A doença se desenvolve rapidamente. Não há remédios disponíveis; na fase inicial, a planta é tratada com produtos biológicos.

Se a lesão for negligenciada, você terá que usar produtos químicos. Freqüentemente, as plantações de endro sofrem de oídio. Todos os arbustos afetados são removidos. Mais ou menos saudáveis ​​- são tratados com caldo de cebola e mostarda ou com uma solução espessa de sabão com adição de iodo. Nos casos mais difíceis, reagentes poderosos são usados.

É importante saber e remédios populares para pulgões. Em vez disso, pode ser removido mesmo com medicamentos fortes, mas é improvável que tal solução seja segura e prática. Uma solução de sabão líquido acaba sendo um bom ajudante (é diluída até uma concentração de 3%). Esta ferramenta útil não é apenas muito eficaz, mas também inofensiva. A infusão de cinza ou tabaco também é freqüentemente recomendada.

Se larvas amarelas forem vistas, a mosca da cenoura está comendo o endro. É especialmente ativo em lugares frios e úmidos. Infusões de absinto e tomate ajudam bem com esse inseto. Se a planta escurecer, há uma grande probabilidade de que se trate de uma fomose. A flor branca está predominantemente associada ao oídio.

Uma infecção por phoma pode até afetar as raízes do endro. Para combatê-lo, use o líquido bordalês, diluído a 1%. O oídio se desenvolve com freqüência especialmente em um fundo de alta umidade. Os arbustos afetados morrem em cerca de uma semana.

Você não pode comê-los.

Possíveis problemas

Se o endro ficar preto nas camas e secar, a já mencionada fomose é quase a culpada. A razão pela qual a planta seca pode ser de um tipo diferente. Às vezes, está associada a uma derrota de Fusarium ou murcha verticilar. O mesmo é verdadeiro para pulgões e mariposas-guarda-chuva. Mas se a planta ficar azul, pode ser muito mais difícil lidar com o problema, porque ele não está realmente descrito em lugar nenhum; há materiais sobre vermelhidão, amarelecimento e escurecimento, sobre azulamento - não.

Se em algum ano houve um fracasso global, o principal que se deve fazer na próxima safra é adquirir sementes de alta qualidade e cuidar do estado da terra. E você também deve usar mais fertilizante. Todas as plantas infectadas devem ser removidas. Em dias quentes, as camadas de endro são cobertas por um dossel. Verifique se há luz suficiente e se a umidade é ideal.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário