Como plantar endro?

Contente
  1. Cronometragem
  2. Seleção e preparação de sementes
  3. Onde você pode plantar?
  4. Requisitos de solo
  5. Tecnologia de semeadura em terreno aberto
  6. As nuances do plantio em uma estufa

O endro é uma cultura fácil de cultivar e, portanto, não é surpreendente que possa ser encontrado em cada segunda horta. Mas, para desfrutar regularmente de uma colheita abundante com as mais altas características gustativas, você ainda tem que fazer algum esforço.

Cronometragem

É comum plantar endro em terreno aberto várias vezes por ano. Na primeira vez, o procedimento é realizado no meio da primavera, após a conclusão da neve derretida. O número exato é determinado em função das características climáticas da região - geralmente cai em meados de abril ou mesmo no meio do mês seguinte. O horário de verão necessário para o endro deve ser de no mínimo 12 horas, o que, no entanto, corresponde tanto a abril quanto a maio. Para a germinação de grãos, o solo deve aquecer até 3-5 graus Celsius. Em princípio, a cultura é capaz de resistir a geadas leves com uma onda de frio de -5 graus, mas se houver ameaça de retorno do frio, então é melhor adiar o desembarque para uma data posterior.

Se está prevista a semeadura de endro para as mudas, isso pode ser feito a partir do final de março. A data exata é determinada dependendo do clima - é importante que a transferência direta para o solo seja realizada enquanto ainda houver umidade no solo e a própria cultura tenha pelo menos 30-35 dias para crescimento e desenvolvimento.

Costuma-se plantar endro pela segunda vez no verão. Na verdade, isso pode ser feito várias vezes durante a estação quente - em junho, final de julho ou meados de agosto, mas com a manutenção obrigatória de um intervalo de 15-20 dias entre os plantios. A semeadura de endro antes do inverno ocorre do final de outubro ao início de novembro, necessariamente antes do início da geada e do congelamento do solo. As sementes plantadas hão de hibernar com sucesso; na primavera, produzirão uma colheita algumas semanas antes da primeira semeadura na primavera.

Deve ser mencionado que alguns jardineiros preferem determinar dias favoráveis ​​de acordo com o calendário lunar, e a cada ano eles caem em datas diferentes. A eficácia deste método não foi comprovada, portanto, será possível plantar endro com sucesso sem ele.

Seleção e preparação de sementes

Como os grãos de endro contêm óleos essenciais que retardam significativamente o processo de germinação, eles devem ser processados ​​antes do plantio. O método mais simples envolve imersão em água quente. Para isso, as sementes são primeiro colocadas em um pequeno saco de tecido, após o qual são imersas em um recipiente com um líquido quente. Nesta posição, a semente deve ficar por cerca de um dia, mas para isso a água terá que ser trocada a cada 4 horas. Alguns jardineiros preferem dois ou três dias mantendo o material em gaze úmida, dobrada várias vezes.

Borbulhar é considerado bastante eficaz, mas este método ainda requer o uso de um dispositivo especial, ou um compressor de aquário. Para submeter os grãos a um tratamento com fluxos de ar, será necessário colocá-los em um recipiente de vidro, por exemplo, uma jarra, e enchê-los com um líquido quente, após o que será possível ativar o suprimento de ar. Novamente, você pode usar uma bolsa de pano, que é muito mais conveniente para submergir na água. O borbulhar da semente continua por 24 horas com a mudança de água obrigatória de 4 a 6 vezes.

Na falta de tempo extra, bastará enxaguar os grãos em água aquecida a 60 graus. Para a conveniência de interagir com pequenos espécimes, você precisará usar uma peneira com pequenos orifícios ou um rolo de gaze. Após os procedimentos realizados, as sementes devem ser secas por cerca de 10-15 minutos para que fiquem quebradiças, mas não sequem.

Quanto à escolha do material, ele pode ser adquirido em loja especializada online ou offline. Claro, não é proibido usar seu próprio material de plantio coletado. Ao selecionar uma variedade, deve-se levar em consideração o rendimento, a germinação e a resistência a temperaturas extremas de uma determinada variedade. Por exemplo, você pode pegar o "Granadeiro" de amadurecimento precoce, o "Lesnogorodsky" ou "Kibray" de meia temporada, que amadurecem bastante tarde.

Para a germinação, as sementes processadas serão suficientes para permanecer vários dias em gaze úmida, dobrada em várias camadas e dispostas sobre um prato. Manter a temperatura ambiente será importante.

Onde você pode plantar?

Apesar de o endro ser uma cultura despretensiosa, a planta ainda apresenta alguns requisitos para o local de plantio. É melhor plantar verduras ao sol, longe de locais onde a água derretida se acumule ou onde haja água subterrânea próxima. Uma planta colocada à sombra sob as copas das árvores ou perto de uma casa com um grande telhado estica muito, o que prejudica o seu sabor. Vizinhos de cultivo ideais são uma variedade de vegetais como repolho e pepino, bem como feijão, cebola e morango. É importante que os habitantes de uma mesma horta pertençam a famílias diferentes e, portanto, não compartilhem doenças e pragas. Além disso, você terá que observar para que as plantações altas não obscureçam o endro amante da luz.

Tomates, cenouras e manjericão definitivamente não são adequados como vizinhos da cultura. Os precursores adequados para verduras incluem pepino, batata, repolho, beterraba e legumes. Se o canteiro é suscetível a ataques freqüentes de pulgões, então primeiro é melhor plantá-lo com uma cebola que repele a praga, e no ano seguinte já é melhor voltar ao endro. Depois de uma vegetação saudável, aconselha-se plantar no jardim pimentos, ervilhas, batatas e até melões com abobrinha.

Requisitos de solo

O endro requer solo nutritivo e solto com um nível de acidez neutro e boa permeabilidade ao ar e à água. A cultura não poderá se desenvolver em solos ácidos, assim como no caso de líquido estagnado, porém, cinzas ou cal devem ser introduzidos muito antes do plantio, caso contrário a massa verde ficará vermelha. Em princípio, é comum preparar a cama no outono anterior ou na primavera, mas 2 a 4 semanas antes do plantio. Nesta fase, o solo é desenterrado junto com os fertilizantes. Você pode usar húmus ou composto na quantidade de 0,5-1 baldes por metro quadrado. Combinações básicas de minerais também são adequadas: uma colher de sopa de superfosfato, sulfato de potássio ou ureia para cada metro quadrado.

Muitos jardineiros preferem aplicar fertilizantes complexos - por exemplo, nitroammofosk, que contém proporções iguais de nitrogênio, potássio e fósforo.

Tecnologia de semeadura em terreno aberto

É impossível semear adequadamente o endro no jardim sem manter uma distância suficiente entre os grãos - cerca de 1-2 centímetros. Se as mudas vierem a ser muito rápidas, logo elas vão lutar pelo acendimento, estique-se. Além disso, existe uma grande probabilidade do aparecimento de uma flecha, o que afeta negativamente o sabor dos verdes. Um esquema de plantio de tapetes é bastante adequado para uma planta, segundo o qual os grãos são distribuídos uniformemente sobre a superfície solta, cobertos com um ancinho e abundantemente regados. No plantio em fileiras com uma vara de madeira, traçam-se linhas com 2 centímetros de profundidade. A distância entre eles chega a 20 centímetros. Os sulcos resultantes são bem regados, cheios de sementes e cobertos com terra seca.

Para obter uma boa colheita, você terá que regar o local preparado alguns dias antes do plantio. No canteiro será necessário fazer sulcos de 5 centímetros de largura, nos quais a distribuição do material será feita não em linha reta, mas em zigue-zague, para que cada planta tenha espaço suficiente para o desenvolvimento. Cada grão também terá que ser colocado em seu próprio buraco em miniatura de 1 a 2 centímetros de profundidade. O leito é selado com uma fina camada de terra ou cobertura morta com cerca de 1,5 centímetros de espessura, sendo que a primeira rega é realizada somente após 3 dias, sendo a umidade direcionada exclusivamente para os corredores. Cobrir as camas com papel alumínio ou fibra vegetal também ajuda.

Para que o endro do arbusto cresça rapidamente, ele deve primeiro ser levado ao estado de mudas em casa - por exemplo, em cassetes e depois transplantado para um terreno aberto.

As nuances do plantio em uma estufa

A presença de uma estufa de policarbonato celular no país possibilita a colheita de verdura por quase um ano inteiro. Claro, uma condição importante para isso é a presença de lâmpadas especiais de iluminação e um sistema de aquecimento, ou aquecedores infravermelhos. Se a estrutura não for aquecida, simplesmente será possível recolher o endro no início - em abril ou maio.

No aquecido

Uma estufa aquecida é adequada para o cultivo de endro se a temperatura for mantida em 15-20 graus, mesmo no inverno, e as lâmpadas fornecerem 10 horas de luz do dia. Normalmente, esses edifícios caros são erguidos para o cultivo industrial de safras. Para o cultivo, é melhor usar variedades que não sejam muito sensíveis à iluminação insuficiente. Então, estes incluem Grenadier, Almaz, Amazon e Kutuzovsky. Pelas normas, as sementes para o plantio devem ser preparadas da mesma forma que para o terreno aberto.

Apesar da presença de um aquecedor, você não deve colocar os canteiros no chão - as plantas congelam rapidamente. Os especialistas recomendam a construção de racks para esse fim, nos quais podem ser fixadas caixas com terra. Como a cultura tem um sistema radicular bastante longo, a altura do recipiente deve ser superior a 30 centímetros, sem esquecer também dos furos de drenagem. O recipiente é preenchido com uma mistura de solo e turfa na proporção de 3: 1. É melhor fertilizar o solo com fertilizantes minerais, cuja quantidade depende do tamanho das caixas. Portanto, para cada metro quadrado de terreno, você precisará de 14-20 gramas de uréia, a mesma quantidade de sal de potássio e aproximadamente 20-30 gramas de superfosfato.

Antes do plantio, sulcos são formados na superfície a uma distância de 15-20 centímetros entre si. A profundidade das ranhuras é de 1,5-2 centímetros. A terra é irrigada, e as sementes são colocadas nos sulcos, a distância entre os quais chega a 2-3 centímetros. Tudo está coberto de terra, depois disso será suficiente simplesmente manter o solo úmido por algum tempo.

Quando as mudas se alongam até 3-5 centímetros, elas precisam ser desbastadas para que o espaço livre entre os espécimes individuais aumente para 5-10 centímetros.

Em não aquecido

Em uma estufa sem aquecimento, o endro é plantado no outono. Em condições protegidas, a safra pode suportar facilmente o inverno e, na próxima primavera, começa a produzir a partir de meados de abril. O plantio da semente é feito diretamente no solo, por analogia com os canteiros. Se o inverno foi nevado e a umidade entrou pelo solo, você não terá que fazer nada até a primavera, caso contrário, faz sentido jogar neve dentro por conta própria.

A principal condição para o cultivo de safras em tal estufa é a manutenção constante da umidade do solo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário