- Autores: Tsiunel M.M., Gavrish S.F., Tsiunel A.M., Gavrish D.S., Baranov A.V.
- Ano de aprovação: 2012
- Folha de roseta: criado
- Termos de amadurecimento: maturação tardia
- Tamanho da folha: ampla
- Cor da folha: verde, com uma flor cerosa média
- Dissecação de folhas: médio
- Segmentos de folha: longo e largo, filiforme achatado
- Altura da planta na fase de floração, cm: 90-110
- Tamanho do guarda-chuva: média
O Dill gigante russo é uma cultura de alto rendimento de maturação tardia que forma uma grande quantidade de massa verde em regiões com diferentes condições climáticas. Um dos principais diferenciais da variedade é a possibilidade de colheita múltipla, o que a torna procurada não só entre os veranistas, mas também entre os grandes produtores de verdura. A especiaria aromática tem finalidade universal e é utilizada na preparação de diversos pratos, bem como na conservação e decapagem.
Descrição da variedade
Dill gigante russo - o resultado do trabalho de produtores de vegetais como Tsiunel M.M., Gavrish S.F., Tsiunel A.M., Gavrish D.S. e Baranov A.V. Em 2012, o trabalho de melhoramento da variedade foi concluído e a cultura foi oficialmente registrada. Independentemente das condições climáticas da região de cultivo, a variedade de maturação tardia sempre apresenta altos rendimentos. Ao criar as condições agrotécnicas mais confortáveis de um arbusto adulto, você pode obter um monte de ervas suculentas, perfumadas e saudáveis, que tem um propósito universal e é usado tanto para preparar saladas frescas e pratos quentes, quanto como ingrediente essencial para preservação e decapagem. Mesmo depois de congelados e secos, os verdes retêm seu aroma e toda a composição vitamínica.
Vantagens:
- facilidade de atendimento;
- despretensão;
- alta produtividade;
- sabor excelente e aroma rico;
- a possibilidade de coleta múltipla de massa verde;
- formação tardia de guarda-chuvas de sementes;
- obtenção de safra estável em regiões com diferentes condições climáticas;
- resistência às flutuações de temperatura;
- imunidade às doenças e pragas mais comuns;
- a possibilidade de semear antes do inverno.
Graças ao trabalho de criação de longo prazo, a cultura é quase totalmente desprovida de desvantagens e é capaz de formar uma cultura estável e de alta qualidade.
Características da aparência da planta
O gigante russo Dill é uma cultura de maturação tardia. A altura máxima de um arbusto compacto durante o período de floração é de 110 cm, e na época da colheita da folhagem pode chegar a 150 cm.A altura da planta durante o período de coleta de especiarias costuma ultrapassar 2 metros. Na roseta elevada, crescem grandes placas folhosas com uma dissecção média. O afastamento do solo permite coletar especiarias puras com uma quantidade mínima de contaminação em todas as condições climáticas.
As plantas maduras formam uma massa verde exuberante e guarda-chuvas de sementes médias. As folhas novas são coloridas de verde profundo e cobertas por uma flor de cera fosca. As folhas grandes são compostas por partes filamentosas longas e largas. As características distintivas da cultura são a formação tardia do guarda-chuva de sementes e a possibilidade de colheita ao longo da estação de crescimento.
O alto caule central é verde escuro e coberto com uma flor fosca. Diâmetro médio.O cesto de sementes convexo é de tamanho médio e possui um grande número de raios.
Objetivo e gosto
Uma variedade de endro de alto rendimento de amadurecimento tardio ao longo da estação de crescimento forma verduras suculentas, aromáticas e ricas em vitaminas, que podem ser usadas frescas para adicionar em saladas e pratos quentes, e secas ou congeladas. Durante a época de conservação, cestos de sementes maduras com um aroma rico são usados como tempero tanto durante a decapagem como durante a fermentação.
Termos de amadurecimento
A primeira coleta de verdes aromáticos de uma cultura de maturação tardia pode ser realizada 30-40 dias após o aparecimento dos primeiros brotos. As verduras podem ser cortadas quando atingem 20 cm de altura.
Produção
Uma variedade de endro de maturação tardia distingue-se não apenas pela sua despretensão, mas também pelo seu rendimento. De um lote de 1 m2, você pode coletar de 2,4 a 2,6 kg de ervas suculentas e perfumadas ou de 2,2 a 4,1 kg de ervas para especiarias. Uma característica distintiva da cultura é a possibilidade de colheita múltipla. Uma planta adulta e sã para toda a temporada é capaz de formar até 400 gramas de massa verde.
Crescendo e cuidando
Apesar da despretensão do endro gigante russo, para obter verduras de alta qualidade e do volume necessário durante o seu cultivo, é necessário seguir todas as recomendações agrotécnicas. Uma safra de alto rendimento pode ser plantada no início da primavera e no final do outono. Semear as sementes antes do congelamento permite que você faça uma colheita o mais cedo possível.
Na escolha do local de pouso, deve-se dar preferência a áreas bem iluminadas e protegidas de fortes correntes de ventos frios. A quantidade máxima de colheita pode ser obtida em solos férteis enriquecidos com fertilizantes minerais e orgânicos com acidez neutra. Antes do plantio, as sementes devem ser embebidas por várias horas e tratadas com estimulantes de crescimento. A época ideal para o plantio na primavera é a terceira década de abril ou a primeira década de maio. O padrão de plantio é de 30 x 30 cm e a profundidade de semeadura não deve ultrapassar 10 mm. Para obter uma vegetação jovem e fresca durante todo o verão, o plantio de sementes deve ser realizado a cada 14 dias.
O cuidado cultural consiste em atividades clássicas:
- rega regular;
- soltura e remoção oportuna de ervas daninhas;
- curativo superior;
- controle de pragas;
- se necessário, afinando as camas.
O cultivo de endro está disponível em qualquer condição: terreno aberto e fechado, em varanda ou peitoril de janela. Antes de plantar o endro, é necessário fazer o pré-tratamento da sementeira, determinar corretamente a época, preparar os canteiros.