- Autores: Kononov A.N.
- Ano de aprovação: 2002
- Folha de roseta: criado
- Altura da tomada, cm: 30-40
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- O período da germinação à maturação biológica (colheita com especiarias): 79 dias
- Folhagem: Forte
- Tamanho da folha: ampla
- Cor da folha: verde escuro, com uma leve floração cerosa
- Dissecação de folhas: médio
Entre as hortaliças, muito úteis e indispensáveis para o preparo de saladas frescas, o endro ocupa um lugar especial. Até mesmo um plantador de vegetais inexperiente pode cultivá-lo em uma crista de jardim. Uma das mais populares é a variedade Bushy de meia temporada, capaz de se adaptar a quase todas as condições climáticas.
História de criação
Esta espécie é relativamente nova, uma vez que foi criada em 2000 por criadores da empresa agrícola "Association Biotechnics". A autoria pertence ao famoso cientista Kononov A.N. Culture em 2002 juntou-se às fileiras do Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa. O endro é cultivado em pequenas propriedades ajardinadas, bem como em campos agrícolas e terras. Devido à sua resistência ao estresse e rápida adaptação, o endro pode crescer produtivamente em qualquer zona climática.
Descrição da variedade
Dill Bushy é um representante de um grupo de tipo abundantemente frondoso. A planta é caracterizada por uma roseta elevada de folhas, atingindo uma altura de 30-40 cm. A planta tem abundante folhagem - de 10 a 12 folhas, uniformemente coberta por uma cor verde escura com uma flor cerosa quase imperceptível. O forte espessamento se deve ao fato dos internódios estarem muito próximos. As bordas da folhagem são moderadamente dissecadas.
Características da aparência da planta
O endro torna-se bastante potente - a altura do arbusto chega a 150-180 cm.Na época da floração, o pedúnculo central sobressai por ser ligeiramente maior que os restantes. A planta atinge seu crescimento máximo durante o período de floração. O guarda-chuva de endro é de tamanho médio, com raios uniformemente distribuídos.
O peso de um espécime quando colhido para verduras chega a 10-12 gramas, e quando cultivado em especiarias - 18-20 g. O endro cortado tolera perfeitamente o transporte e também mantém seu frescor e apresentação atraente por muito tempo. Recomenda-se armazenar verduras em sacos a vácuo ou em filme plástico na prateleira inferior do refrigerador.
Objetivo e gosto
Dill Bushy tem excelentes propriedades gustativas. As folhas apresentam alta suculência, maciez, maciez e excelente aroma. A riqueza do aroma se deve ao alto teor de óleos essenciais na composição. Além disso, os verdes exalam um aroma refrescante e dão um toque picante às saladas.
Verduras cortadas são adicionadas a pratos frios, sopas e também secas, congeladas, usadas para enlatados. Especiarias aromáticas são preparadas a partir das sementes.
Termos de amadurecimento
Esta variedade representa uma categoria de variedades de endro de meia temporada. Do aparecimento em massa de brotos ao amadurecimento técnico da cultura, são necessários 40 dias (para obter verduras perfumadas). Para preparar sementes de especiarias, o crescimento demorará mais tempo - 79-80 dias. A colheita pode ser feita por um longo período - de maio a setembro.
Produção
Essa variedade tem bons rendimentos, mas requer condições climáticas favoráveis e cuidados básicos. De 1 m2 de plantio em verduras, você pode cortar 2-2,2 kg de endro. O rendimento médio das especiarias é ligeiramente superior - 2,57 kg. Você pode cortar as folhas em etapas.O rendimento máximo foi registrado em torno de 3,5 kg de endro com especiarias.
Crescendo e cuidando
O endro é cultivado através da semeadura direta de sementes no solo. O regime de temperatura mais favorável para o crescimento do endro é de + 16-18 graus. As sementes podem ser semeadas desde a última semana de abril até meados de julho. As sementes são enterradas no solo por 2 cm, não mais. O padrão de semeadura ideal é 20x5 cm.
Os canteiros onde será semeado o endro são pré-alimentados com superfosfatos e estrume, sendo também abundantemente humedecidos. Você pode aumentar o rendimento semeando endro várias vezes por temporada e observando o intervalo entre os procedimentos de 10-14 dias. Não é recomendado cultivar endro em cumes onde o aipo foi o predecessor. Uma característica da variedade é a capacidade de se auto-semear.
Cuidar de uma cultura herbácea consiste em procedimentos simples: desbaste das plantações, afrouxando espaçamentos entre fileiras e limpando ervas daninhas, rega diária em calor extremo (o endro padrão é regado a cada 2-3 dias), prevenção de vírus e infestações de insetos. Em caso de possíveis geadas noturnas, será necessário cobrir com filme plástico. Recomenda-se alimentar a planta com fertilizantes à base de potássio.
O cultivo de endro está disponível em qualquer condição: terreno aberto e fechado, em varanda ou peitoril de janela. Antes de plantar o endro, é necessário fazer o pré-tratamento da sementeira, determinar corretamente a época, preparar os canteiros.
Requisitos de solo
O endro cresce confortavelmente em solos soltos, leves, nutritivos e permeáveis ao ar e à umidade. É importante que o solo não esteja azedo, encharcado. Solos franco-argilosos, franco-arenosos, cultivados e levemente ácidos são ideais para o cultivo de endro.
Condições climáticas exigidas
Para o plantio do endro, é selecionada uma área limpa e nivelada, onde há muito sol e luz ao longo do dia. Apesar de sua boa resistência ao estresse, a planta é suscetível a ondas de frio repentinas e sombra prolongada.
Resistência a doenças e pragas
A alta imunidade oferece resistência a uma série de doenças: oídio, murcha de fusarium. A pulverização preventiva não é realizada, portanto, o tratamento da semente é necessário antes da semeadura.