Como plantar endro em terreno aberto com sementes?

Contente
  1. Seleção de variedade
  2. Datas de desembarque
  3. Preparação
  4. Como semear corretamente?
  5. Cuidados de acompanhamento

O endro não é apenas uma erva que adoramos usar na culinária. Também é uma erva medicinal usada para fins medicinais. À primeira vista, não há nada difícil em cultivar endro em seu jardim.

Alguns semeiam uma safra uma vez, e ela se multiplica de ano para ano como uma erva daninha, enquanto outros estão constantemente lutando pela colheita dessa folhagem. No artigo, iremos explicar-lhe como plantar endro a céu aberto com sementes, a que variedade dar preferência, como escolher o local de plantio certo e como cuidar de uma plantação de endro.

Seleção de variedade

Você precisa escolher variedades de endro com base na região onde você mora. É melhor semear variedades resistentes a temperaturas extremas e com alta capacidade de germinação.

Com essas sementes, você tem a garantia de obter muito verde com o simples cuidado agronômico das plantas.

Vamos considerar várias dessas variedades.

  • "Pernicioso". Esta variedade não produz guarda-chuvas, o que lhe permite acumular massa verde no caule por muito tempo, e não brotos em forma de guarda-chuva.

  • Grau "Lesnogorodsky" endro são classificados como variedades de meia temporada. Esta espécie dá folhagem constantemente, acumula verduras, mesmo quando o processo de formação de rebentos de guarda-chuva de amadurecimento das sementes está em andamento.
  • "Kibray". Esta variedade dá uma colheita tardia (maturação tardia), mas semeando este endro, tem-se a garantia de obter folhagem abundante. Esta variedade demonstra cem por cento de germinação.
  • "Granadeiro" pertencem a variedades de maturação precoce. Você pode colher verduras 4 semanas após os primeiros brotos de endro aparecerem no local e, após 2 meses, os caules e as sementes estarão maduros para uso em conservação e como especiarias.

Se o seu objetivo é conseguir bons guarda-chuvas, então é melhor semear endro "Gribovsky" ou "Preobrazhensky"; variedades como "Richelieu", "Max", "Carrossel", "Reduto" e outras também são adequadas. As plantas destas variedades fornecem verduras suculentas: "Salut", "Almaz", "Hércules", "Kutuzovsky" endro e outras.

Tendo decidido semear endro, decida quando quer fazer a colheita e o que exatamente lhe interessa mais: verduras, sementes, guarda-chuvas ou talos. Com base nisso, escolha a variedade desejada. E não se esqueça das especificidades regionais.

Datas de desembarque

O endro é uma daquelas culturas que podem ser plantadas no jardim desde os primeiros dias da primavera até ao final do outono. Vamos considerar em detalhes as safras de primavera, verão e outono.

  1. Na primavera você pode começar a semear endro literalmente assim que a neve derreter e o solo degelar. As sementes de endro podem germinar a uma temperatura de 3-4 graus Celsius. E para garantir um plantio uniforme, termine de semear as sementes a cada duas semanas.

  2. Verão, antes de semear o endro, é melhor fazer germinar as sementes. Sem preparação adicional, existe o risco de não germinarem: o calor afeta negativamente a germinação da semente.

  3. No outono O endro é semeado quando fica mais frio e a temperatura está abaixo de 3 graus Celsius. Isso evita que as sementes germinem. E para que a crosta não se forme no solo no inverno, é melhor cobrir os canteiros.

As plantações de primavera fornecem vegetação abundante, o endro plantado no verão fornece bons guarda-chuvas e sementes e o endro de outono é mais robusto e resistente. Uma planta que é plantada no outono tem uma imunidade mais forte, raramente fica exposta a doenças.

Preparação

Para plantações de endro, escolha áreas ensolaradas - então você obterá uma vegetação suculenta e brilhante.As plantas sombreadas se esticarão, terão uma cor clara, mas o mais importante, esses arbustos perdem alguns dos elementos úteis. Dill adora solo solto e neutro.

O endro que cresce em solo ácido terá uma cor avermelhada e, em uma superfície alcalina, será de cor amarela. Em ambas as opções, o endro crescerá lentamente e o tempo de obtenção de verduras picantes mudará significativamente.

Não é recomendável semear endro em ambiente lamacento ou sempre úmido.

Para um resultado garantido, é melhor semear no solo sementes pré-germinadas. Veja como prepará-los antes do plantio.

  1. Sementes de qualidade são embrulhadas em um saco de gaze ou linho e mantidas por três dias em água morna (até +45 graus). Para manter a temperatura especificada, o líquido é trocado 5-6 vezes ao dia. Esse procedimento melhora a germinação e promove a desinfecção das sementes.

  2. Em seguida, as sementes são cobertas com uma base úmida na forma de um guardanapo de pano úmido e deixadas em uma temperatura de 18-22 graus para a germinação.

  3. As sementes germinadas são secas antes do plantio.

Esse tratamento irá acelerar o enraizamento das sementes no solo e promover a germinação após 5-6 dias, enquanto as sementes não tratadas emergirão somente após 15-20 dias. A preparação pré-plantio aumenta a imunidade da planta.

Como semear corretamente?

É necessário plantar endro em terreno aberto com sementes (seja em uma casa de verão ou no jardim de uma casa particular) até uma certa profundidade. As regras são as mesmas.

  1. Primeiro, cave bem a área para que a baioneta da pá chegue ao nível de pelo menos 25 centímetros. Adicione matéria orgânica.

  2. O plantio na primavera (março, abril, maio), via de regra, não requer rega adicional se as sementes forem semeadas em solo úmido. Basta fazer sulcos de 2 centímetros de profundidade com distância de 20 cm entre si com um pedaço de pau ou barra especial, semear e cobrir a semente com terra úmida.

  3. Se for um plantio prematuro, os canteiros são cobertos à noite para evitar consequências negativas em decorrência das geadas de retorno.

Na primavera, 1 g de sementes é distribuído por 1 metro quadrado; para o plantio de outono, essa quantidade é duplicada. O endro não precisa ser semeado em canteiros separados, cresce bem nos corredores, por exemplo, entre as fileiras de tomate, em uma plantação de pepino ou repolho.

Além de economizar terras, essa vizinhança protegerá outras plantações de criaturas prejudiciais - o endro emite óleos essenciais perfumados que são prejudiciais a muitos insetos.

Mas também existem plantas incompatíveis com endro, como aipo e cenoura. Essa vizinhança é indesejável.

Cuidados de acompanhamento

O primeiro passo após o plantio é garantir que as plantações de endro sejam bem regadas. Se, aliás, o solo não estiver molhado, derrame os sulcos antes de colocar as sementes no solo (a uma distância de 1-2 cm uma da outra). Uma exceção é o plantio de outono: o endro não é regado no outono.

Então, o plantio de endro na primavera e no verão será mais favoravelmente afetado pela irrigação por gotejamento. Antes que as mudas apareçam, regue com cuidado para não enxaguar as sementes. Após a rega, não deve formar-se uma crosta no solo - o que tornará difícil romper as mudas.

Na ausência de um sistema de irrigação por gotejamento, em dias quentes, os verdes são regados por aspersão - isso é muito benéfico para as plantas. O solo nas plantações de endro deve sempre permanecer moderadamente úmido. A propósito, se a água subterrânea está perto da superfície, o endro não é plantado nesses solos.

Como qualquer planta, o endro precisa de alimentação, mas não em grandes quantidades: o endro vai crescer bem de qualquer maneira, especialmente se o solo foi fertilizado antes do plantio. Depois de 2-3 folhas terem aparecido, a uréia pode ser dada às mudas de endro.

Para obter mais vegetação, na fase de formação dos guarda-chuvas, eles são pinçados. Após esta técnica, um novo talo irá romper do seio da folha.

Para combater doenças e pragas, não use compostos químicos - afinal, são verduras que entram imediatamente nos alimentos.

Portanto, se afetado pelo oídio ou pelo aparecimento de pulgões no endro, trate os canteiros apenas com preparações biológicas, como Fitosporin, Fitoverm e outros biofungicidas. Pó de tabaco pode ser pulverizado.

Você pode começar a coletar verduras de endro cerca de 4-5 semanas após a germinação, mas se desejar, isso pode ser feito mais cedo - não haverá nenhum dano para a planta. Acontece que quando a altura do caule atinge 15-20 centímetros, é mais conveniente coletar a massa verde.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário